gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
SIBS prepara-se para Multibanco.net
Contribuído por scorpio em 30-07-01 20:27
do departamento thou-shall-not-play-with-moh-money
News juggler escreve "Segundo se pode ver aqui a SIBS anda a ultimar uma espécie de Multibanco para a net. Quoting: "O Serviço MBNet é um sistema inovador de transacções seguras na Internet, lançado pelo sistema bancário português, que permite a realização de pagamentos on-line com garantia de segurança para os clientes e comerciantes que aderem ao serviço, vindo assim criar as condições para o desenvolvimento do comércio electrónico em Portugal. ". "
Para começar, ter o site aberto com o serviço em construção não inspira muita confiança. Afinal o problema do e-commerce em .pt está nos métodos de pagamento (que já são aos molhos) ou na pobre oferta de serviços e sites que existe?

A Ordem dos Engºs e a Matemática | Windows / Linux  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • juggler
  • aqui
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Vaporware ou algo mais ? (Pontos:2)
    por jneves em 30-07-01 21:20 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Multibanco na internet já existe em multibanco.pt. Exige um pinpad, mas eles dizem que é possível usar o cartão. Quanto a pagamentos com multibanco na Internet, algumas lojas têm (FNAC, Pingo Doce e Continente) porque tiveram uma cunha para obter uma referência de entidade para usarem nos sites (como o multibanco só permite 1000 entidades e só há umas 20 livres, só se arranja mesmo com cunha).

    Portanto, a não ser que eles estejam a anunciar um novo sistema multibanco, dificilmente vejo o que poderão estar a inventar desta vez.

    SIBS mais rápida que a MS (Pontos:2)
    por jneves em 30-07-01 21:33 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    A estratégia .NET da Microsoft incluía uma tentativa de toda a gente se inscrever no serviço Passport. Afinal em Portugal a SIBS foi mais rápida.

    Com todos os clientes na internet a usar a SIBS para pagamentos (não esquecer que a SIBS tem vários bancos por trás), a SIBS acaba por ganhar o nível de poder no mercado que têm a SONAE (Modelo, Continente e Makro) e a Jerónimo Martins (Pingo Doce, Feira Nova e Recheio) em conjunto. Estas duas empresas, seguindo o exemplo da americana Wal-mart fazem a maior parte dos seus lucros de pagamentos que os fornecedores pagam para fazer negócio com elas, ou como dizia recentemente um fornecedor, "o negócio deles é alugar prateleiras".

    Neste caso a SIBS nem as prateleiras vai fornecer, ou seja, recebe parte de todas as transacções e ainda pode pôr o preço que quiser nos seus serviços, graças ao serviço multibanco, cria um monopólio sobre os pagamentos na Internet.

    Re:SIBS mais rápida que a MS (Pontos:2)
    por jneves em 31-07-01 7:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    E isso é razão para deixar-lhes estender o seu monopólio para o mercado de pagamentos pela Internet porque ?
    Re:SIBS mais rápida que a MS (Pontos:1)
    por kaser em 31-07-01 9:14 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://kaser.nsk.yi.org
    Boa ideia
    acho que ficamos todos á espera de um portal feito por ti

    Re:SIBS mais rápida que a MS (Pontos:2)
    por Cyclops em 31-07-01 9:44 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Bem, se a SIBS e o multibanco, entao e natural que seja a SIBS a fazer o multibanco via internet.

    Nao ha aqui monopolio algum de pagamentos pela internet, dado que podes sempre fazer os pagamentos via uma entidade externa por visa.

    Hugs, Cyke
    Os Icons ja' nao sao o que eram ... (Pontos:2)
    por xeon em 31-07-01 9:45 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    quoting:

    "Para facilitar a utilização do serviço poderá fazer um download do ícone MBNet. Este ícone, uma vez instalado no seu computador, permitirá o acesso directo ao site do serviço MBNet."

    --
    Nao ha' mulheres feias ... um gajo e' que bebe pouco ...


    Nao inspira muita confianca? (Pontos:2)
    por Cyclops em 31-07-01 10:03 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    • O que é a certificação digital ?
    • O que é uma Autoridade de Certificação

    Na faq tem estes dois pontinhos... o que sugere o uso de uma CA.

    O que tu viste sao provavelmente testes, uma vez que nao creio que haja desenvolvimento assim ao aberto. E tb nao creio que seja para ficar em http ;)

    Hugs, Cyke
    o ppl fala fala (Pontos:1)
    por racme em 31-07-01 19:19 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    o ppl fala fala, mas a verdade e que temos um "servico multibanco porreiro" como eu o ano passado a tentar explicar a um amigo meu nos states como carregava o telas pelas atms ou comprava bilhetes pra concertos, etc... Pra quem ta habituado a ver aquelas cashmachines pretas com monitores scheneider monocromaticos!! so o facto de ter pub a TIde e detergentes pra maquina, deixame algo satisfeito, ou nao ;(!! (a verdade e que eles tb tem algumas ideias inovadoras, como por exemplo, em algumas zonas tem drive ins de atms, voces imaginam porque!! broklyn, duas da manha, nao e o place ideal pra se levantar guito... ) se calhar a aposta nao era ma por ca!!! a verdade e que o nosso multibranco mesmo a nivel europeu e um dos melhores sistemas atms, senao o melhor, talvez por estar entrega a uma empressa indepedente(lol,venham as flames ;) ) e que representa todos os bancos. evitase por exemplo a situacao holandesa em que se fizeres um levantamento num banco que nao o do teu cartao entao, nesse mesmo dia se quiseres voltar a levantar guito tens de procurar um mb do banco onde tens conta. Mas nao e so mar de rosas, ja sou critico, e nada satisfeito, quanto a sua posicao em relacao ao comercio online A sua solucao pra ecommerce(verificacao de num de credito e respectivo processamento de compra com o visa, mastercard, etc) implica uma taxa de 10% em cada transacao. Fora os custos de implementacao do servico e aluger mensal/anual. Agora imaginem pra pequenos sites com lojas online se justifica o investimento?!?! Nada como recorrer a empressas americanas pra esse efeito ou entao desacreditar no sistema e passar a funceminar com vales de correio e entregas a cobranca!!! Como alguem me dizia no outro dia a grande diferenca das compras onlines com cartao de credito entre us e portugal e outros paises da uniao eu. nao e a desconfianca no servico mas sim o facto de a compras por catalogo existirem nos states a mais de 40 anos. Mas tb o facto de um miudo de 15 anos nos states conseguir um cartao com muito facilidade, enquanto aqui perguntante pela situacao militar, IRS , sabes nadar ou nao, tens problemas com a tua mulher e se o teu cao tem pulgas. pra que tu no fim torcas o nariz e mais uma vez desacredites no sistema!!!
    Re:uh? (Pontos:1)
    por k em 31-07-01 0:17 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Ir à rua é o que queremos evitar.
    Ir ao homebanking seria igual se não fosse o problema das entidades (não há espaço para novas entidantes/sites). Assim estes problemas ficam resolvidos e toda a gente fica contente.

    Se poem isto a funcionar fora das nossas fronteiras podes ver o VISA a perder uma quota enooorme de mercado... É q muita gente, independentemente de poder ter cartão de crédito ou não, não gosta de crédito para nada. Assim a história é outra...
    --
    k

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]