gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Minho Campus Party
Contribuído por ajc em 19-07-01 10:36
do departamento woodstock-da-internet
Minho Campus Party Já apareceu aqui um artigo sobra a Minho Campus Party, acompanhado das inevitáveis críticas sobre a página, por ter flash, e pela organização, por ter espanhóis.
É fundamental que as pessoas vejam, se puderem, além desses pormenores. Vai ser uma festa da informática como ainda não se viu outra por cá. O Linux é apenas uma das áreas representadas e eu gostaria que fosse a mais forte, mas isso, obviamente depende das pessoas. Talvez uma página em flash seja um obstáculo grande demais.
Vou contar um pouco da história deste evento.
Em Espanha já houve várias iniciativas destas com um enorme sucesso. Não se trata de uma iniciativa especificamente para o Linux, mas sim para tudo aquilo que dá gozo à comunidade de jovens capazes de levar os seus computadores às costaa, dormir em tendas, e passar uma semana inteira a fazer o que lhes apetece, seja jogar, downloads a 34Mbits/s, entrar em competições ou beber cerveja.

O Linux aparece aqui por ser um dos temas que entusiasmam essa comunidade, mas não é, de modo algum, o objectivo da festa. O objectivo é que as pessoas se divirtam. Se for menos gente do Linux, vai mais gente de gaming ou de som ou imagem. Podem ter a certeza que até vai haver gente a fazer ... gasp... coisas em flash.

Por isso a questão da página ser em flash, e dos routes serem da cisco, e de haver software M$ é uma infelicidade, mas não é um escândalo como seria se o evento em causa fosse uma iniciativa da comunidade Linux.

Quanto à organização a história é assim: há cerca de um ano, O Professor Altamiro Machado da UMinho, entretanto falecido, lembrou-se de trazer para Portugal este tipo de festa. A organização passou para a AIMinho (Associação Industrial), que tem vindo a convidar pessoas para organizar cada componente da festa. Entretanto, recorre à organização espanhola para auxiliar, uma vez que eles já têm a experiência de 3 eventos destes, e muitas vezes é uma idiotice voltar a inventar a roda.

Em relação à área Linux posso dizer-lhe que não vai ser coordenada por recém-chegados a esta comunidade :). Estarei lá em todas as minhas versões, académica(UMinho, GIL), comunitária (Gildot), e empresarial (*PUB*NOT*ALLOWED*), e em última análise serei o responsável pela boa ou má imagem que a comunidade Linux dê neste acontecimento.

Por isso convido os leitores do Gildot a quem tendas e páginas em flash não metam medo, a quem a ideia de um pavilhão de exposições cheio de maluquinhos dos computadores e de algumas directas a jogar em rede não pareçam insuportáveis, deixem-se de coisas, e inscrevam-se.. Acreditem quando todas as televisões falarem da coisa e filmarem a confusão toda, os que não estiverem lá vão sentir alguma melancolia.

Como nada é perfeito, a inscrição custa 15 contos, mas como inclui a comida durante uma semana, até nem é nada de espantoso.

Vêmo-nos em Braga!

Bug no Windows 2000 .. descoberto por português :) | Java ou Python?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Minho Campus Party
  • Mais acerca Minho Campus Party
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Claro (Pontos:2)
    por Gimp em 19-07-01 12:03 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Haver um evento desses seja em Braga ou na Conchichina é óptimo. Mas convenhamos que antes de publicitar o evento na net é preciso ter um pouco de cuidado. Ou querem que surja uma imagem á lá Itrade.com que ninguém percebe e que não é funcional? As críticas surjem rápidamente. a minha reacção foi muito brusca e um pouco off-topic e por isso já pedi desculpa. É lógico aproveitar o trbalho de outros mas isso levou a erros infelizes que acredito de rápida resolução. Quanto ao medo, bem, não é medo, é uma esposa e fora das minhas férias 8))).
    Os meus 2 Paus zZzZz
    uh !?!? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-07-01 13:54 GMT (#2)
    Por isso a questão da página ser em flash, e dos routes serem da cisco, e de haver software M$ é uma infelicidade, mas não é um escândalo como seria se o evento em causa fosse uma iniciativa da comunidade Linux.

    Qual era o problema se isto fosse uma iniciativa da comunidade linux e a pagina fosse em flash e os routers serem cisco ?
    A dos routers nem me entra... agora o flash !?!? Nao sabes ver paginas flash em linux ? Que raio é que o "linux" tem contra o flash ?
    É por estas e por outras que o linux é um "bicho de 7 cabeças"... parece que quem usa linux so sabe ver paginas em ascii no lynx. PleeeasE!

    Re:uh !?!? (Pontos:2, Esclarecedor)
    por joaobranco em 19-07-01 17:13 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Na realidade, usar um código em Flash, versão 5, pode ser um problema para quem usa Linux (ou *BSD, ou outro qualquer S.O. livre). Ainda não existe um plugin para esta versão do flash que funcione correctamente com todos as capacidades do mesmo (nomeadamente hyperlinks). E foi esta a versão do flash que utilizaram na referida página (que não consigo utilizar em Linux).

    Apesar disso, é estupidamente fácil construir páginas que funcionem adequadamente quer para quem tem flash quer não. Mais ainda, faz parte das recomendações de acessibilidade que todos devem respeitar na criação de novas páginas, de acordo com os requisitos de visitabilidade (embora se destinem a sites publicos, parece-me que estas normas devem ser respeitadas por quaisquer pessoas de bom senso).

    JB

    Infelizmente só olham para as coisas más :( (Pontos:0, Lança-chamas)
    por Anonimo Cobarde em 19-07-01 13:59 GMT (#3)
    Caro amigo AJC:

    Como utilizador e editor do Gildot já deve ter aprendido que a comunidade de utilizadores que povoam o Gildot gosta mais de criticar do que apoiar. Por outro lado, como infelizmente são obsecados pelo fantástico sistema operativo Linux, que é considerado por mim um dos melhores sistemas operativos gratuitos existentes no mundo, tentam afastar das suas imediações tudo o que seja anti-linux e anti open-source.

    Sendo assim e visto a Cisco e a Microsoft apoiarem este evento, imaginam que o mesmo evento será maioritáriamente povoado por malucos do Windows e afins. Que ideia mais idiota!
    Tive o prazer de estar presente no último evento realizado em Espanha e o prazer de conviver com uma comunidade de gamers e de entusiastas do Linux, onde aprendi imenso, diverti-me à brava e fiz uma data de amigos.

    Mas os portugueses de uma forma geral são broncos e quando têm a possibilidade de participar num evento deste tipo só sabem criticar, dizer mal e criticar mais uma vez. Também existe o medo de andarem todos á pancada dentro do evento e piorarem a imagem dos informáticos portugueses.

    Graças a Deus que ainda existe um grupo sensato de entusiastas, como você, que acreditam na realização deste evento e que não dão ouvidos às malcriações de putos que não sabem o que fazer durante o dia e muitas vezes durante a noite.

    Infelizmente o nível de maturidade do Gildot desceu bastante nestes últimos meses, apesar de existir um grupo que amadureceu.pConvido todos os reais amantes de Linux a participarem neste grande evento se tiverem a coragem de aparecerem.

    Re:Infelizmente só olham para as coisas más :( (Pontos:3, Interessante)
    por GdoL em 19-07-01 14:33 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    A qualidade de criticar é realçada pela qualidade de construir melhor. Mas também por ser capaz de se identificar com as suas ideias.
    O Gildot é um espaço de divulgação e discussão, e a discussão não é só elogios. Concordo que a crítica deve ser construtiva e se possível sempre identificada. Nesse aspecto o Gildot não é melhor nem pior que os outros espaços de discussão e, isso sim, reflecte a qualidade de quem nele participa e pretende continuar a participar.
    Clarificando: Defendo que a liberdade de expressão é o melhor meio de contruir qualquer coisa. Mesmo que existam pessoas que levem essa liberdade de expressão a extremos com que não concorde.

    visite a Gazeta do Linux.com

    eBoX:email

    Re:Infelizmente só olham para as coisas más :( (Pontos:1, Engraçado)
    por leitao em 19-07-01 15:39 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://linuxfreesite.com/~nunoleitao/

        Tas muito politicamente correcto hoje... muito bem!

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re: (Pontos:1)
    por NeVErMinD em 19-07-01 19:24 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Caro Anónimo:
    Ao ler o seu post só posso concluir que Vª Excelencia é igual ou pior que todos aqueles criticaram este evento, isto porque para além de nao ter 0.0001% de razao no que escreve ainda vem criticar negativamente este forum e fa-lo como anónimo. Devia perceber que ao criticar-se nao se está propriamente a dizer Mal, existem as criticas positivas, e se esta comunidade de Putos, como lhe chama, lhe chamaram a atençao para diversas "falhas", a organizaçao so tem é de ponderar se as pode corrigir ou se nem sequer as julga como tal. Nao vi nenhum post a dizer "Nao façam o evento" e vi varios a apoiarem, agora se Vª Excelencia so sabe olhar para o seu umbigo e tem dificuldade em aceitar criticas, fica-se por saber quem é o bronco na historia...
    Re: (Pontos:1)
    por NeVErMinD em 19-07-01 19:26 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Antes que começe a velha historia de o que é ser anónimo e blá blá blá....

    NeVErMinD aka Gonçalo Silva gngs@mega.ist.utl.pt
    Erros (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 19-07-01 16:51 GMT (#6)
    Então aproveito para pedir que verifiquem a ortografia do manual de sobrevivencia e o link para a EuroTux....
    acho ke deves deixar a ganza! (Pontos:1)
    por Houser em 19-07-01 19:01 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    ke ke tem o link pra euroTux... funciona bem! ja agora experimenta traduzir cenas em espanhol!!
    Re:acho ke deves deixar a ganza! (Pontos:1)
    por Maeglin em 20-07-01 11:03 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Porquê deizar a ganza ?? e o link na altura em fiz o post era www.eurotrux.com ... placas estava escrito como plavas , chave era lhave , etc... mas enfim já corrigiram ...
    Só posso dizer TNX :-))

    Re:acho ke deves deixar a ganza! (Pontos:1)
    por Maeglin em 20-07-01 11:22 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Olha para o titulo da pagina : "Campus-Party 2001::La odisea esta en la Red. "
    Será que não conseguem traduzir isto ?!?

    mesmo assim acho ke devias tentar... (Pontos:1)
    por Houser em 20-07-01 23:24 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    nop num dá pois apenas podemos corregir texto e cenas assim... num temos acesso ao HTML... mas parece ke em breve nova pagina ira ser contruida por vossa causa...zezezzz peace
    Mais informação, por favor! (Pontos:3, Interessante)
    por Eraser em 19-07-01 17:11 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Já que existem algumas pessoas do gildot talvez possam dar mais informações.

    1) O preço é unico? E quem não quiser estadia nem refeições? E quem não poder ir os dias todos?

    2) É tudo a porta fechada?

    3) Quais os eventos (palestras, torneios,etc)? Têm hora e local marcados?

    4) Se vai haver palestras de algum tipo quais os intervenientes?

    5) Isso dos eventos existe realmente ou é vaporware e vai ser anarquia total sem princípio nem fim (2 e 2 são 4, tudo ao molhe e fé em Deus 8) )

    Espero ter leventado algumas questões pertinentes. Eu fui uma das pessoas que criticou o site. Não foi pelo flash mas sim pela falta de informação. Como já disse (e mantenho) parace que ninguém se quer "atravessar" em termos de organização e falam do evento de uma maneira muito genérica. A única informação mais especifica diz respeito aos patrocinadores.

    Fiquem bem!
    JP

    PS: Desejo as maiores felicidades ao evento e estou muito interessado em participar. Daí a minha decepção pela falta de informação.

    Re:Mais informação, por favor! (Pontos:1)
    por Houser em 19-07-01 19:04 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    A unica coisas ke te posso responder é ke sim o preço é unico.... à porta fechada... mmmm acho ke não... eu num kero morrer abafado la dentro! peace! vou ver se sako mais info e depois aviso o povo!
    Re:Mais informação, por favor! (Pontos:2, Esclarecedor)
    por ebeira em 19-07-01 23:20 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    1. Sim, o preço é único, seja qual for o tipo de presença e sua duração. 2. O evento é exclusivo para os inscritos. As entradas na zona de evento serão controladas. Nesse sentido é um evento à porta fechada. No entanto a zona de stands e demos será publica. 3, 4. Iremos anunciar o programa base, palestras e cursos na próxima semana. Estamos a ultimar o programa. Espero ter boas contribuições de gente do Linux. Idem para as competições. 5. A experiencia dos espanhóis é muito positiva - é realware, não vaporware nem anarquia. Por isso apostamos em aprender com eles. Aproveito para agradecer a todos o interesse que têm manifestado pelo evento, e que nos anima. E não deixaremos de nos "atravessar" completamente na iniciativa (eu, a AIMinho, a equipe que está a organizar o evento). E. Beira (coordenador do Minho Campus Party)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]