gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Oracle 9i e Linux
Contribuído por ajc em 06-07-01 21:44
do departamento tomanix?
Bases de Dados daniel escreve "Vivam! Na passada sexta-feira fui à apresentação do Oracle 9i em Portugal, no Carlton Hotel (Um Hotel novo em Lisboa que é um mimo). A piada toda, e daí esta minha submissão, foi que as demonstrações nos portáteis Compaq lá presentes eram todas em... Linux, you got it! "
daniel:
A apresentação técnica esteve a cargo do conhecido "tomanix" (quem foi ao SimpLinux99 (nao houve mais, que pena) e viu as apresentações de empresas Comerciais - Websolut e Oracle deve-se lembrar dele, que foi o segundo a falar)

Podem ver o powerpoint :) em: página

Alem disso, deu um gozo enorme, ver que todas as demonstrações (menos uma - de um auto-anunciado primo do Pedro Lamy) foram feitas em Linux - neste caso Redhat 7.1 com o KDE.

Na parte aberta a perguntas, por parte do público (mais de 500 pessoas - novo recorde), foram todas invariavelmente sobre Linux.

Maior piada, é o facto de agora a distro oficial que certifica o Oracle 9i ser a... SuSE. Pois, parece que a RedHat nao se quis "colar", dizem as más línguas que é porque está a fazer um Pacote de Base de Dados (eles até tinham um RH especial de corrida caríssimo que era Oracle optimized - nada mais que uns patches tipo bigmem e bigfile - e com suporte, mas enfim)

Comments?

Abracos,

Mozilla 0.9.2 e afins | Shared source "viral"  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Red Hat
  • página
  • Mais acerca Bases de Dados
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Oracle 9i e Linux (Pontos:1)
    por sonigs em 08-07-01 18:22 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.litux.org
    A maior parte das empresas tem muita curiosidade sobre o Linux. Inclusivé, se o Linux será tão fácil de usar numa empresa pelos seus funcionários como é o Windows (click, drag, point). Como sabemos, enquanto não o for, continuará por uma comunidade restrita a nível mundial e a alguns administradores de sistemas. Como todos sabem, estatisticamente, a maior parte dos servidores ainda corre WinNT.

    Depois, se muitas ainda não o usam, pelo menos no servidor da empresa, é exactamente por não haver pessoal devidamente qualificado para o manter. Além de que correm graves riscos de que caso consigam ter alguém com esse prefil, essa pessoa salte da empresa para uma que lhe ofereça mais 50c. e algumas regalias. Quando isso acontece, é muito problemático para a empresa. E é mais fácil arranjar Administradores Win do que Linux. É o mercado. Enquanto tudo isto não se compor, a comunidade não pode esperar milagres e ver o mundo a utilizar Linux.

    My 2cents (Pontos:1)
    por McB em 18-07-01 16:12 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Viva!
    Eu também tive a sorte de estar presente na apresentação do Oracle 9i.

    Começo por destacar o Hotel Carlton... simplesmente *fantástico*, os jardins, todo o enquadramento. Infelizmente nesse dia estava a decorrer a reunião da Internacional Socialista, o que fez com que o Engº. Guterres não colocasse a cabecinha no cepo aquando da aprovação do Orçamento Rectificativo! (smart guy!;), hein!)
    Chamava também a atenção para o facto de toda a apresentação ter o patrocínio COMPAQ. Será que foi a Compaq que pagou o Hotel também? É que no que diz respeito aos habituais portateis de Dell, só vi mesmo 1...o resto eram tudo COMPAQs... PAra além do mais, havia quase tanta gente da COMPAQ (pólos brancos) como da ORACLE (pólos negros)

    Já no que diz respeito à apresentação, de facto o António Marques (Tomanix) esteve ao seu nível. A primeira vez que tomei contacto com estes senhores foi nas V Jornadas de Informática de Gestão, em que a sua apresentação foi considerada a melhor de todas (isto nos idos anos de 1999, ai que saudades! :). Foi de facto muito engraçado em ver os portateis com Linux!

    Porém, uma coisa que o ajc não falou foi o novo suporte para cluster que foi referido na apresentação. Alguém sabe exactamente como é que aquilo funciona? Tive a sorte de ter acabado de implementar uns dias antes um cluster de Linuxes (High Availability + Load Balancing, com Ultra-Monkey, uma solução da VA Linux), e acabei por tentar perceber o funcionamento "milagroso" do 9i em cluster... confesso que não percebi! Alguém já tem o 9i, já experimentou, etc?

    Yours,
    McB
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]