gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
49% dos servidores correm windows (netcraft)
Contribuído por chbm em 03-07-01 17:23
do departamento lies,-damn-lies-and-:)
Internet pls escreve "O survey Netcraft deste mês mostra que 49% dos servidores correm Windows (as várias versões). O Linux é o segundo sistema operativo mais utilizado (29%) e Solaris o terceiro (8%). " [chbm: convem lêr a explicação dos resultados. eles contam máquinas, não sites :) apache+unix corre a maioria dos sites. VirtualHost anyone ? :)]

.NET opensource? | Computador dos pobres em Portugal  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • pls
  • survey Netcraft
  • Mais acerca Internet
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    YARS: Yet Another Reboot Server! (Pontos:2)
    por CrLf em 03-07-01 20:56 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    O que é realmente assustador não é 49% dos servidores serem Windows... é muitos desses 49% serem Windows 9x (pequenos servidores)! Há por aí muito boa gente que teima em pôr Windows 9x a fazer o trabalho que devia ser feito por (...ahem...) Windows NT ou 2K ou *nix (firewall, mail, NAT, ...). A estabilidade e segurança ficam a perder.

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Re:YARS: Yet Another Reboot Server! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por chbm em 03-07-01 21:14 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Depois de ler o texto deles fiquei com ideia que muitos dos windows são pessoal com cabo/dsl (@home por ex) com servidores de brincar em w9x para partilhar os mp3 com os amigos.
    Re:YARS: Yet Another Reboot Server! (Pontos:2)
    por CrLf em 03-07-01 21:49 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Sim, mas o que eu dizia é que mesmo muita gente (pequenas empresas ou escritórios) a usar w9x como servidor mas sem ser servidor de brincar. É isso que é assustador.

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Re:YARS: Yet Another Reboot Server! (Pontos:2, Informativo)
    por Lowgitek em 03-07-01 22:08 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.ideiasdigitais.co.pt
    É bastante interessante o teu ponto de vista é é realmente uma grande realidade pelo meno sem Portugual pois não tenho muito contacto com a realidade lá fora.
    Entre as explicaçoes que mais ouço por parte dos administradores e senhores responsáveis por sistemas em empresas a nº 1 vai para... custos??? Mas será que essa gente não pensa bem, bom ao meu ver não pensam mesmo porque assim que eu experimento dizer que o windows 9X não foi feito para ser um servidor eles me veem com a bandareira que sustentar um nt mas vale dar pao de ló a um burro... ora o que esses senhores parecem negar é o custo/manutenção/fiabilidade dos sistemas *nix, Eles bem tentam a dizer que falta pessoal especializado e teem medo de se aventurar no mundo linux ... mas vejamos bem qualquer gajo pensa que sabe mexer em nt faz o mesmo estrago a pensar que sabe a mexer em linux ou congenere a unica diferença principal e que no linux vê se logo quem não percebe e anda ali a brincar ou a perder tempo e dinheiro e no windows primeiro tem que se esperar que algum mais jeitoso aparece e que diga ao Sr. administrador de sistema que afinal mais valia apostar na formação dos empregados/funcionários e com o dinheiro que poupavam em manutenção poderiam ter muito mais segurança, estabilidade e o melhor nisso tudo técnicos que realmente percebessem daquilo que fazem.

    Fica aqui o meu desabafo :)
    Re:YARS: Yet Another Reboot Server! (Pontos:2, Interessante)
    por NeVErMinD em 03-07-01 21:55 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Exactamente. Tambem dá para ver que a maioria sao pequenos servidores de web a correr em win9x se repararmos na diferença de percentagens de utilizacao entre o IIS (26%) e as maquinas que correm windows(49%). A diferença ou seja 23% na minha opiniao sao pequenos e instantaneos daemons de web que servem apenas para trocar mp3´s e afins.
    Eu acho mesmo assustador 49% serem windows... (Pontos:3, Interessante)
    por pls em 03-07-01 22:18 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Confesso que não tenho qualquer simpatia pela Microsoft. 49% dos web servers serem máquinas de windows é... mau.

    O Linux e os *BSD (ou por outras palavras os "unix like" livres) estão em explosão continua, o que muito me agrada, mas em grande parte segundo o estudo na netcraft, roubando mercado aos "unixes comerciais". Nada de novo (o "a brief history of hackedom" documenta exemplarmente a tendência) mas faz-me alguma comichão a quantidade de gente (entre particulares e empresa que escolhe o windows como a sua plataforma de servidores (neste caso de WWW). O facto dos "servidores partilhados" (i.e. a maioria deles administrados por gente mais competente e melhor preparada) serem para 80% dos dominios "não microsoft" já não me chega... estou a ficar mal habituado com o ritmo de crescimento de popularidade do unix e quer mais. MaiS. MAiS. MAIS. MAIS!!! World domination now.

    Enfim... recalcamentos de ter passado os últimos 15 anos a ver a Microsoft "ganhar terreno" e popularidade no mundo dos outros (os "não técnicos" / "microsoft way" / no brain or know how required).

    A realidade é que estou relativamente convencido que o "lugar no desktop", mais ou menos partilhado com os unixes, está "devidamente conquistado" pela microsoft. Não vão propriamente desaparecer "rápidamente"... nem a usenet vai voltar a ser utilizável como era há década e meia... essa "multidão" veio para ficar e acaba por directa ou indirectamente servir como base do suporte financeiro para os hackers da velha guarda ("hackers" aqui no sentido real/original do termo). É natural que corra aplicações de servidores www. Vão ser, óbviamente, a maioria "das máquinas" as operadas por essa multidão. Mas ficaria profundamente satisfeito em ver os unixes (livres ou comerciais; nem sou esquisito :-) a ganhar mercado relativamente às tentativas da microsoft na àrea dos servidores (NT/2000).

    Esta "falta de distinção" entre as versões domésticas do windows e as versões "profissionais" incomoda-me. É a grande falha deste estudo da netcraft. Já lhes dei a minha opinião. Espero que por um lado mantenham estes dados disponíveis e actualizados mas "partam" a fatia da Microsoft nos vários "flavours do windows". É extrictamente necessário que isso suceda para se poder avaliar o que está REALMENTE a acontecer na Internet e quais as tendências.
    Re:Eu acho mesmo assustador 49% serem windows... (Pontos:3, Informativo)
    por CrLf em 03-07-01 22:29 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Sendo um bocadinho mauzinho, se calhar a razão porque pôem todos os Windows no mesmo saco é porque são todos farinha do mesmo saco no que respeita à qualidade (ou seja... mau). Mas agora sendo um bocadinho mais justo, o Windows NT/2K não é tão mau quanto o 9x/ME ;)

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    web servers... dos ricos (Pontos:1)
    por drdude em 04-07-01 9:35 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Seria interessante saber qual o OS e software utilizado nos servers das empresas do Fortune 500.
    E se formos a ver pelos "grandes" (Pontos:3, Interessante)
    por Karlus em 04-07-01 16:20 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://karlus.net
    De uma lista de empresas tiradas destes indices:
    * Dow Jones Industrial Average
    * Fortune e50
    * Fortune 500
    * InformationWeek 100
    * NASDAQ 100
    * S&P 500
    * USA Today Internet 100

    que totalizam 795 empresas unicas chega-se a brilhante conclusao que a Microsoft está com 47% do mercado contra 30% da Netscape e 18% do Apache.

    O estudo é de Abril deste ano e está aqui .

    Pelo que a Microsoft tem MUITO peso... (Pontos:1)
    por pls em 04-07-01 18:24 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Está visto que a Microsoft tem muito peso, mesmo na quota de mercado dos servidores. Vamos ver como evolui esta quota de mercado com o tempo...

    Não sabia que o servidor da netscape tinha tanto peso. Estava convencido que estaria bem abaixo do apache também na liga dos "pesos pesados".

    O mais interessante é mesmo seguir a evolução. Uma imagem sem movimento diz muito pouco sobre o que se passa no mundo. Alguém sabe deste tipo de estatísticas (tipo netcraft com balanço histórico) mas por sistema operativo e entre as principais companhias do mundo?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]