gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Reciclagem Informática
Contribuído por Xmal em 20-06-01 19:15
do departamento mecenato
perguntas dINAMItE escreve "Cada vez que olho ali para o canto da sala vejo um monte de "lixo" informático que já não me serve de nada, desde teclados até chassis sem tampas... Será que alguém conhece alguma empresa/instituição que recolha este tipo de materiais? "

IP a borlix | Linguagens orientadas por objectos?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca perguntas
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    discos ? (Pontos:2)
    por buffer em 20-06-01 19:26 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://xpto dot org
    Se tiveres para ai uns discos da-me :)
    da sempre geito ..

    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    aceitam-se boards e processadores (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 20-06-01 19:44 GMT (#2)
    ya, um processador e uma mother board ( mesmo antigos) davam-me realmente imenso jeito..
    Lixo e `lixo'... (Pontos:1)
    por jmce em 20-06-01 20:22 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Está tudo avariado? Ou há algum material considerado obsoleto mas ainda a funcionar? Alguma coisa para cima de 486 (incluindo 486)?

    <wishful-thinking> Não há por acaso uns teclados IBM daqueles antigos robustos e (yummmm) CLICantes?   8:-)  </wishful-thinking>

    Re:Lixo e `lixo'... (Pontos:1)
    por pedro em 21-06-01 9:58 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    tenho 2, 1 em casa e outro no emprego. gosto especialmente do que tenho no emprego, que mantem o pessoal a volta acordado :)
    -- bgp is for those who can't keep it static long enough
    Re:Lixo e `lixo'... (Pontos:2)
    por dINAMItE em 21-06-01 12:49 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Errrrr, em principio tá tudo avariado, sinceramente não tenho tempo para ver aquilo, mas deve ser 486 pra baixo.
    Teclados "crocantes" é capaz de haver ali no caixote ;)
    Roi-te de inveja! :-) (Pontos:2)
    por mazevedo em 22-06-01 0:26 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    <MODO RANHOSO>
    A minha máquina actual (P550) está a utilizar o mesmo teclado que tenho de 1987. Um IBM de tecla dura. Não o troco nem por nada... É por isso que algumas peças obsoletas, não o são assim tanto...
    </MODO RANHOSO>

    Agora a sério, este tipo de teclados podem encontrar-se (acho eu) por exemplo nas estações da EDP (algumas das máquinas velhas deles são IBM). Portanto, é esperar que renovem as máquinas, tentar conhecer alguém lá dentro e pedir um teclado quando os deitarem fora!!!

    Se já vi a CGD dar computadores para escolas, porque não a particulares?
    ----
    //\anuel /|zevedo

    ferro-velho informático (Pontos:2)
    por bgravato em 20-06-01 21:31 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Existem para aí algumas empresas que se dedicam à revenda de material usado, do estilo ferro-velho informático.

    Há uns tempos visitei a página de um desses "sucateiros", mas já não me lembro do endereço, mas não há-de ser difícil encontrares... :-)

    Mas se tiveres para aí material que não seja muito muito velho (tipo 286's), e especialmente discos e simms/dimms (que costuma ser o material mais procurado...) eu posso-te fazer o jeito... e livro-te disso gratuitamente ;-)

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    There's a place !!! (Pontos:2, Informativo)
    por monge em 20-06-01 21:58 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://go.to/monk
    Se e' mesmo LIXO a que te referes (ou seja, sem possibilidade de venderes ou dares para caridade--por motivo de avaria ou por o material ser do jurassico), entao informo-te que existe um sitio:

    E' 'a saida da Boubela, em direccao a S. Joao da Talha (perto do Instituto de Energia Nuclear, onde esta' o reactor chamuscado!).

    Demorei algum tempo a dar com aquilo, mas e' uma questao de ires perguntando.

    Aquilo basicamente e' um ferro velho da informatica. Eles desfazem completamente os computadores: algumas coisas eles metem para venda (algumas, verdadeiras reliquias!--vi la discos de 10MB gigantescos); outras, suponho que mandem para reciclar.

    Se precisares de mais alguma informacao, faz responder, que eu costumo estar por aqui diariamente.

    Cumps.

    It doesn't matter who made it... It matters who got the idea (monk)
    try (Pontos:3, Informativo)
    por MavicX em 21-06-01 9:32 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    www.ferrovelho.com

    ou despacha isso num leilão online
    Pedido (Pontos:4, Informativo)
    por SUp3rFM em 21-06-01 9:38 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    Recebi aqui na empresa um mail, que posso divulgar:

    Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo Paião - Figueira da Foz

    Exmos Senhores:

    Somos uma Escola do 2º/3º Ciclo da Escolaridade Básica ,implementada na vila do Paião, concelho da Figueira da Foz, que procura melhorar as condições de aprendizagem dos seus alunos, valorizando a componente cientifica e tecnológica bem como a integração na vida social e activa, em parceria com a comunidade envolvente e os representantes das actividades económicas e culturais. Face às actividades que nos propomos realizar, nomeadamente no âmbito do Clube de Ciências, somos confrontados com dificuldades várias, resultantes da escassez de meios, que não permitem levar a cabo alguns dos nossos projectos. Situa-se neste caso a informática, que é de facto um importante instrumento pedagógico no processo ensino-aprendizagem, e para a qual não temos dado uma resposta satisfatória pelo reduzido número de computadores disponíveis.
    Mais informamos que, o Clube de Ciências (Actividade de Complemento Curricular que envolve alunos da nossa Escola e colaborado com algumas Escolas região ) tem desenvolvido actividade várias, preferencialmente no domínio da Educação Ambiental e na divulgação da componente prática das Ciências.
    Conscientes da importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação na consecução e divulgação das nossas actividades, somos confrontados frequentemente com a falta de meios, já que a Escola só dispõe de 11 computadores para uma comunidade de cerca de 400 alunos. Assim, vimos por este meio, solicitar o apoio possível para preencher esta grave lacuna material, dado que a Telecom, como grande empresa que é, ao renovar o seu parque informático deve dispor de computadores que poderá não utilizar, e que nos seriam muito úteis.

    Pedindo desde já desculpas pela ousadia do nosso pedido/apoio, agradecemos antecipadamente a atenção que nos for facultada, subscrevemo-nos atenciosamente

    Paião, 18 de Junho de 2001

    A Coordenadora do Clube de Ciências e Presidente da Assembleia de Escola

    Isabel Maria Fernandes
    (isabelfernandes@portugalmail.pt)
    (info@eb23-paiao.rcts.pt)
    Pagina do Clube de Ciências : http://www.terravista.pt/ilhadomel/3074/index.htm

    Fica o apelo.

    Btw, já ofereci 3 máquinas lá de casa a uma associação de invisuais. Geralmente, têm um anúncio quase permanente no suplemente Computadores, do Público (2ª feira).


    .: SUp3rFM :. .: No whining, no moaning. Just facts :.

    Re:Pedido (Pontos:3, Interessante)
    por mlopes em 21-06-01 11:36 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Faz-me um bocado de impressão dar uma máquina para uma escola ou outra instituição e saber que a seguir, eles das duas uma, ou cometem o crime de pirataria informática e espetam com software pirateado lá em cima, ou então gastam dinheiro comprando o Windows, se têm dinheiro para Windows, com as opções que por ai há, então não devem precisar de caridade. E não, não me venham com a treta do utilizador comum não conseguir utilizar Linux, eu não nasci a saber utilizar e aprendi. Quem precisa trabalha e aprende, é um bocado o sidrome do pedinte que não quer trabalhar.
    Acho bem que se dê se houver possibilidades disso, mas acho que tambêm deve haver um esforço por parte de quem necessita para utilizar soluções mais económicas.
    Re:Pedido (Pontos:3, Informativo)
    por MacLeod em 21-06-01 13:02 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Tu provavelmente nao aprendeste linux enquanto andavas na escola "preparatória". Não digo que nao seja possível, até era bastante bom que as pessoas aprendessem cedo. Mas é um problema prático de ensino, e já há poucas pessoas capazes de ensinar informática nas escolas EB 2/3, quanto mais linux...

    E depois não te esqueças que há toda uma série de programas didácticos do tipo coisas da Porto Editora, ou programas para brincar com a geometria ou mesmo programas da TI ou Casio para ligar a calculadora gráfica ao PC, que só há para Windows. É tudo muito bonito, mas se as pessoas querem utilizar os computadores convem que seja com o SO que lhes dá mais jeito.

    Re:Pedido (Pontos:1)
    por mlopes em 21-06-01 14:24 GMT (#12)
    (Utilizador Info)

    Não aprendi porque o Linux não existiam em 1985/6 quando estava na preparatória, e não aprendi em 1987/88 nem quando comecei a mexer em computadores (8086 com 256k de Ram s/ disco e com uma drive de 5 1/4 de 369k), mas concerteza que há quem tenha aprendido a mexer em Linux e noutros Unix's.

    E nesta situação não estamos a falar de compilar o kernel ou instalar hardware estranho, essa tarefa é para quem instala as máquinas, provávelmente um professor que já terá passado há algum tempo pela preparatória, para os alunos sobra a tarefa de utilizar um interface gráfico que na minha opinião os do linux estão muito bons.


    Re:Pedido (Pontos:2)
    por MavicX em 21-06-01 14:39 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Voltamos á mesma questão Linux vs windows em desktop. Podes ter a opinião que tiveres mas é reconhecido por todos mesmo por algums fanaticos de linux que o windows ainda está á frente quer em simplicidade de utilização quer como plataforma de aprendizagem para os iniciados no mundo dos Pc's.
    Re:Pedido (Pontos:1)
    por racme_2000 em 21-06-01 14:54 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Pois e! E porque nao se cria o Projecto Linux nas Escolas!!! E se uma escola mais carente mais necessitada em vez de enviar mails as empressas locais a pedir seja o que for que recorra as instituicoes criadas pra esse efeito!!! Implementar o linux nas escolas em Portugal, ora ai esta um bom e grande projecto pra todos nos!!
    Re:Pedido (Pontos:1)
    por mlopes em 21-06-01 15:31 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Mas não te esqueças que aqui a discussão não é "Linux X Windows" nos desktops, mas sim "Necessidades X Dinheiro", se o Linux apesar de na opinião de alguns não ser tão bom no desktop como o Windows (não, essa não é a minha opinião) conseguir satisfazer a necessidade dos utilizadores, então é a melhor opção.
    Re:Pedido (Pontos:2)
    por buffer em 21-06-01 21:32 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://xpto dot org
    "E nesta situação não estamos a falar de compilar o kernel ou instalar hardware estranho, essa tarefa é para quem instala as máquinas, provávelmente um professor que já terá passado há algum tempo pela preparatória, para os alunos sobra a tarefa de utilizar um interface gráfico que na minha opinião os do linux estão muito bons."

    Estamos a falar de máquinas antigas, certo ? 486, pentiums 100, 166.. pouca memoria e etc..
    Eu, praí a um ano, usava Gnome num Pentium200MMX ( 32 megas ) e não era lá muito interessante ver aquilo a arrastar .. KDE, iden.. ok ok, existem alternativas, mas, para máquinas cujos recursos são mesmo escasos.. não sei não ..

    Eu nem quero ver p.e. o Mozilla .9.1 a correr em qualquer coisa abaixo do Pentium 200mmx ( agora com 80mb ), achas que alguém tem paciencia para ver a máquina a atrofiar-se num alto arrastamento ? Eu não ..

    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    Re:Pedido (Pontos:1)
    por mlopes em 22-06-01 10:58 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    O Mozilla num 486 é impensável, aliás eu nunca o experimentei em nada abaixo de um PII 350 com 320M de RAM, mas tambêm não estás à espera de pôr o IE 5 e o Windows 2000 num 486? De qq maneira o Windowmaker com Dock's para as aplicações que se quer serve perfeitamente, e varia um bocado da carneirada de WM's que se utiliza por ai, como vários utilizadores já disseram antes (e eu posso confirmar pela experiência com o meu primo de 10 anos) os miudos normalmente não têm dificuldade a adaptar-se a ambientes diferentes.
    Re:Pedido (Pontos:2)
    por buffer em 22-06-01 12:10 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://xpto dot org
    :)
    Mentes jovens são mais abertas.. e mais fáceis de mudar..
    "we never free a mind once it has reached a certain age" says it all :)

    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    Re:Pedido (Pontos:2)
    por buffer em 22-06-01 16:04 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://xpto dot org
    Sim, mas .. " They have trouble letting go.. " :)
    E acho melhor paramos por aqui, senão não tarda muito temos o script do The Matrix aqui todo ..
    :-)

    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    Re:Pedido (Pontos:2)
    por MacLeod em 24-06-01 1:19 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    I did what I did because I had to. ;)
    Re:Pedido (Pontos:2, Informativo)
    por faustino em 21-06-01 19:50 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Quanto à geometria sei que existem alguns programas para linux, tipo Dr. Geo e Dr Genius, para ligação das ti's ao pc utiliza-se o TiLP , que consegue ligar-se a todos os modelos da texas, coisa que nem os graphlinks fazem no windows, para a casio parece que o Cafix tem esse intuito.

    Como vês a falta de programas não é assim tão grande.

    Re:Pedido (Pontos:2)
    por MacLeod em 22-06-01 11:59 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Olá. Realmente não conhecia esses programas. Já tinha andado à procura, mas só tinha encontrado coisas mais técnicas, não muito apropriadas para miudos. Quanto ao site do TiLP, só consigo abrir o index, os outros links dão-me 404's.
    Re:Pedido (Pontos:1)
    por faustino em 22-06-01 16:49 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Isto não dá certo.

    Bem vê se este link serve.

    Re:Pedido (Pontos:2, Informativo)
    por dbf em 21-06-01 21:21 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Sem querer entrar numa guerra linux x windows, mas para ficar aqui a informação, existem varios projectos de linux para crianças :

    Aqui fica um que me parece bem interessante:

    http://www.debian.org/devel/debian-jr/

    É o Debian Junior, feito por alguns utilizadores de linux com alguma experiencia/formação em crianças/jovens.
    Se lerem um pouco sobre o projecto vão perceber que é um debian potato normal, mas configurado para miudos dos "0 aos 99" como eles proprios dizem.
    É gratuito, tem uma pequena comunidade que apoia/usa o debian jr.
    Traz uma serie de aplicações que são especialmente vocacionadas para crianças.
    Desde editores de texto, jogos, algumas aplicações de matematica e linguas, muitas em inglês infelizmente :( .
    Em termos de Desktop, por opinião das pessoas envolvidas não usam nem kde ou gnome.
    Cá em casa as minhas duas filhas adoram.(Uma tem 6 outra 3.)
    IMHO, se é uma escola primaria e se não existem recursos, mais vale uma maquina mais antiga que podera correr um windowmaker e umas quantas aplicações do que nenhuma e os miudos, posso garantir, que ficam todos contentes.
    Aqui fica uma parte da apresentação do projecto:
    "
    Debian Jr. GoalsMaking Debian desirable to children The primary goal of the Debian Jr. project is to make Debian an OS our children want to run. This involves some sensitivity to the needs of children as expressed by the children themselves. As parents, developers, older siblings, sys admins, we need to keep our ears and eyes open and discover what it is that makes computers desirable to children. Without this focus, we can easily get sidetracked trying to achieve abstract goals like "user friendliness", "simplicity", "low maintenance", or "robustness" that, while they are certainly laudable goals for Debian as a whole, are too broad for addressing the specific needs and wants of children....."

    Nuno
    Re:Pedido (Pontos:3, Interessante)
    por MacLeod em 22-06-01 12:07 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Viva Nuno,

    Está porreiro! Estive a ver e gostei muito. Vou ver se faço alguma pressão sob professores que conheço para se fazer uma experiências com aquilo. Só tenho pena é de uma coisa, que seja em inglês. Porque normalmente os miudos mais novos têm uma certa dificuldade em entender tudo. Como já foi aí falado "porque não se implementa o projecto linux nas escolas", começar com a tradução de uma distribuição como o Debian Junior era muito positivo. Fica a ideia :)

    sugestao (Pontos:1)
    por grumpy bulgarian em 21-06-01 21:04 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://oink.com/bizarrity/bizarrity.html
    da proxima vez que tiveres vontade de doar material deste, porque é que nao o doas com linux pre-instalado? ha empresas que fazem isso com os respectivos OSs...


    Grumpy B)

    Políticas (Pontos:1)
    por Castanheiro em 21-06-01 21:42 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056
    Se calhar se o governo poupasse dinheiro não gastando rios de dinheiro em licenças de software da vocês sabem quem, devia sobrar bastante dinheiro para equipar as secundárias deste país com hardware novo + software livre. É bom sonhar.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]