gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Os jardins murados do Admirável Mundo Novo
Contribuído por jmce em 07-06-01 1:15
do departamento dinheiro-mentiras-e-vídeo
Televisão A `TV Interactiva' é lançada hoje pela TV Cabo e pela Microsoft [press release], empresa a que Portugal dá assim o que parece ser (neste campo) uma rara oportunidade para "inovar". Todas as televisões nacionais nos entretiveram ontem com o anúncio da chegada do tele-digital Admirável Mundo Novo. Entretanto, as formas como este meio poderá afectar a privacidade dos utilizadores parecem não interessar (jornalisticamente) aos media, mas será de admirar se a "criatividade" da TV Cabo e anunciantes não for além de "personalizar um anúncio com o nome do cliente". [continua no desenvolvimento]

Mais elucidativa sobre as possibilidades técnicas e as tentações comerciais é uma brochura da ICTV, uma parceira da MS nestas coisas da TV interactiva:

Power is useless without control. ICTV ensures that network operators get the optimum blend of both. With the help of Windows NTTM technology built into our system, operators can manage and monitor bandwidth, charge by usage, record access, control content, and maintain their plug-in environments to optimize financial and service objectives. ICTV also includes a SybaseTM database to handle customer information and monitor system use. The combination of these technologies creates a powerful way to research subscriber demographics critical information to operators in determining whether to operate inside or outside the garden walls. It is this unparalleled level of control and flexibility that separates ICTV from the rest of the industry.

O que são as "garden walls"? A este respeito vale a pena ler o artigo "Web Behind Walls", que nos fala das tentativas de compartimentação da Internet em "jardins murados" (sucedâneos da televisão) de acordo com as conveniências dos media: "for millions of households, therefore, the World Wide Web will be neither worldly nor wide". E no entanto para muitos será talvez esta a primeira visão da Internet: muito menos Internet e muito mais TV.

Neil Postman defende que, entre as visões de Admirável Mundo Novo e 1984, terá sido a primeira a melhor previsão dos perigos que nos esperam: não o controle pela repressão violenta mas o controle pela abundância da irrelevância. A TV Interactiva não desmente esse padrão. Mas, numa sociedade onde tanto das nossas vidas se passa em torno da televisão, é imediato associar a caixinha que agora nos é proposta às memórias do "telescreen" de Orwell.

Por uma coincidência cósmica, o lançamento da TV interactiva contará com a presença de Steve Ballmer. Num outro evento (a decorrer numa avenida chamada da Liberdade), o mesmo Ballmer palestrará sobre "A agilidade como factor de competitividade empresarial" [Expresso, Microsoft].

À hora a que escrevo, ainda não se sabe se a palestra vai incidir sobre a agilidade para mentir em público, a agilidade para contornar/remodelar as leis, a agilidade para afastar a concorrência por maioria de advogados e práticas desonestas, a agilidade para subornar ou a agilidade para nos fechar em jardins vigiados.

Os gestores X, os Desktops e as Aplicações | Portugal no seu melhor ! :)  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • brochura
  • ICTV
  • Web Behind Walls
  • Admirável Mundo Novo
  • 1984
  • melhor previsão
  • coincidência cósmica
  • Expresso
  • Microsoft
  • mentir em público
  • agilidade para subornar
  • lançada hoje
  • TV Cabo
  • press release
  • personalizar um anúncio com o nome do cliente
  • Mais acerca Televisão
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    damn... (Pontos:1)
    por peyote em 07-06-01 7:56 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    um "telescreen" big brother'esco powered by microsoft: agora tenho medo! ;)


    peyote

    ---
    'God is as real as I am', the old man said. I was relieved since I knew Santa wouldn't lie to me...
    web == TV (Pontos:2)
    por joao em 07-06-01 9:06 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    O que são as "garden walls"? A este respeito vale a pena ler o artigo "Web Behind Walls", que nos fala das tentativas de compartimentação da Internet em "jardins murados" (sucedâneos da televisão) de acordo com as conveniências dos media: "for millions of households, therefore, the World Wide Web will be neither worldly nor wide". E no entanto para muitos será talvez esta a primeira visão da Internet: muito menos Internet e muito mais TV.

    Para mim este é o maior problema uma vez que as empresas que controlam as comunicações sõ também as que controlam os conteudos. Saiu ontem uma noticia segundo a qual os internautas americanos passam 50 % do seu tempo em apenas 4 redes de sites (Microsoft, Yahoo, AOL, Napster) o que é absurdo num meio que é suposto permitir a descentralização. Em Portugal passasse certamente a mesma coisa e tenho a certeza que há pessoas para quem a internet é o Sapo. Um dia a Telepac, que controla grande parte do trafego, lembra-se de vedar o acesso ao resto da internet e só permite esse acesso a alguns sites dos seus parceiros e os clientes nem notam a diferença. Ninguém sente falta daquilo que não conhece...

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Vai ser um fracasso (Pontos:3, Interessante)
    por MavicX em 07-06-01 9:41 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Primeiro pela falta de cobertura da bidirecionalidade para a maior parte dos clientes TVcabo , segundo pelo preço muito alto para a maioria dos Portugueses. Pagar 3 contos e tal mais 6 ou 7 pela ligação da (netcabo) mais 50 pela setbox.

    E vamos pagar isso para que a tv interactiva da netcabo com apenas a TVI a transmitir meia duzia de tenovelas ( em que se pode ver o curriculo dos actores e pouco mais)o que é bom ficou tudo de fora principalmente o video on demading.

    E alem disso o modelo da TVinteractiva não é um modelo ainda provado e são muitos os especialistas que afirmam que não vai a lado nenhum. Se não vejamos a televisão é uma coisa passiva e não activa a maior parte das pessoas chega ao fim do dia mete um canal e deixa-se dormir a ver televisão (não estão para andar a ver estatisticas ou cenas dos proximos capitulos etc...). Em segundo lugar a televisão ao contrário do computador não é um aparelho pessoal mas sim familiar, para se ver em familia e não para uma pessoa andar a ver a interactividade e lixando-se para os outros que estão a ver televisão.

    No caso portugues temos ainda de contar com a falta de cultura ( informatica/tecnica ) a maior parte das pessoas nem sabe trabalhar com um video quanto mais andar a matar a cabeça e a ler manuais de como é que a tvinteractiva funciona.

    Por todas e mais razões a história do controlo dos espectadores e "jardins murados " ainda vai ter de esperar por melhores dias.
    Re:Vai ser um fracasso (Pontos:1, Engraçado)
    por TarHai em 07-06-01 10:54 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Parece-me que va pelo mesmo caminho que o WAP.

    Por muito que facam publicidade ao WAP, nao me chega sequer a tentar comprar um telemovel e pagar os periodos para saber qual e o restaurante italiano mais proximo.

    E sem duvida mais barato e rapido perguntar a um policia ou vendedor.

    Eventualmente, depois de toda esta onda de 'sermos os primeiros' passar, a TV interactiva nao sera mais nada que uma versao actualizada do teletexto.
    ---
    Timing... (Pontos:1)
    por monge em 07-06-01 12:47 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://go.to/monk
    Penso que isto tudo foi um bocado precipitado...

    Portugal (ainda!) nao precisa de TVinteractiva e nao me parece que va precisar nos proximos 2/3 anos...

    Oxala a TVcabo a aguente ate' la'...

    P. S. - Nao sei porque, mas tou a sentir que Portugal esta' a vestir o papel de cobaia... Axo q alguem quis experimentar esta nova "brincadeira", mas resolveu vir "testa-la" num pais "pequenito", para nao sujar as maozitas... :(

    Cumps.

    It doesn't matter who made it... It matters who got the idea (monk)
    Yap, fracasso! (Pontos:2)
    por CrLf em 07-06-01 13:49 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Também concordo que vai ser um fracasso. Se muita gente pensar como eu, então o que querem da televisão é ficar sentado em frente a ela sem mexer uma palha (se quero interactividade vou para o computador) nem sequer para ver o teletexto da RTP. Para mim a TV é um electrodoméstico estúpido como o frigorífico ou a máquina de lavar, funciona bem então deixa estar, é tão pouco divertido andar a brincar com a TV como com o forno microondas.
    Já para não falar na fraca qualidade do ecrã, em que um pixel é um borrão mal amanhado. Andar a "surfar" pela net na televisão é um crime para os olhos.
    Outra coisa a que eu acho um piadão é ao facto de toda a gente parecer esquecer que as TVboxes vão usar a mesma banda do pessoal que tem serviço netcabo, ou seja, vai ficar ainda mais lento. E ainda falam de video-on-demand, se uma coisa dessas fosse implementada na rede netcabo poderíamos ver filmes a 1 frame a cada dez minutos (provávelmente só suficiente para os filmes do Manoel de Oliveira).
    As tentativas de misturar a TV com o computador quanto a mim só podem resultar em abortos, porque apesar de a TV ter algumas semelhanças com o monitor de um PC, as filosofias e o perfil dos utilizadores não poderiam ser mais diferentes!

    UAU, poder ver um jogo de futebol de vários ângulos, ser eu próprio o realizador... náaa, eles que trabalhem porque eu sou uma couch potato!

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Nem os numeros batem certo... (Pontos:3, Interessante)
    por drdude em 07-06-01 12:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    De acordo com a TVCabo, dentro dos proximos 2/3 anos, ambicionam ter cerca de 1 milhão de habitações com set-top boxes. Eu acho este numero no minimo curioso, quando hoje em dia, de acordo com a TVCabo a SportTV tem 270.000 assinantes! Ora vejamos: 1. A TVBox é tão cara como a set-top box. 2. A TVBox é facil de instalar e obvio de utilizar (basta usar o commando normalmente), não é preciso saber usar um teclado/computador (lembro que apenas 33% da população activa em Portugal tem o 9º de escolaridade ou mais!!). 3. A TVBox pode ser instalado em qualquer acesso TVCabo com ou sem bidireccionalidade (este ultimo que actualmente apenas abrange 700 mil habitações). 4. A TVBox oferece 2 serviços de grande consumo, da qual já existe mercado e predisposição e interesse do telespectador: Desporto (inevitavelmente o Futebol), e Cinema. A TVInteractiva oferece um serviço que ninguem necessita, nem sabe bem para que serve. Estes e mais argumentos deixam-me um pouco pessimistas em relação ao possivel sucesso da TVinteractiva. PS: de acordo com contas da octal/novabase, cada unidade set-top box custa pouco mais de 100cts a fabricar. ora, a TVCabo, aluga o serviço TVIntr por 1.500$, e o equipamento por 1.500$, mais uma joia de 30.000$... o que significa que está a suportar os custos do equipamento...
    Placa de televisão (Pontos:2)
    por Gimp em 07-06-01 13:18 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    E voilá! Tenho a minha PCTopBox. Posso ver todos os canais, consultar o teletexto e até organizar as coisas como eu gosto! O admirável mundo novo da PCTopBox!!!
    Os meus 2 Paus zZzZz
    Re:Placa de televisão (Pontos:2)
    por fog em 07-06-01 14:49 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    E aposto que até tens também, acesso á Internet na tua PCTopBox ;)
    Re:Placa de televisão (Pontos:2)
    por Gimp em 07-06-01 15:08 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    A ideia era não mencionar a interné :-)
    Os meus 2 Paus zZzZz
    Re:Placa de televisão (Pontos:2)
    por fog em 07-06-01 15:26 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Pronto OK, daqui a pouco vais me dizer que a PCTopBox também tem acesso aos canais codificados na norma CableCrypt ;)
    Re:Placa de televisão (Pontos:2)
    por Gimp em 07-06-01 15:35 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Sim...mas isso é um segredo ok?.-)
    Os meus 2 Paus zZzZz
    Re:Placa de televisão (Pontos:1)
    por TheLarch em 08-06-01 20:58 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    As emissões da TVInteractiva são digitais (DVB ou MPEG2, como preferirem). O Cablecrypt não se aplica neste serviço. É provável que o acesso condicional se faça por Nagravision como no serviço por satélite.
    Sem fanatismos ... (Pontos:1)
    por Jcarlos em 07-06-01 13:28 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Apesar de não gostar muito da plataforma acho que o sucesso da coisa vai depender essencialmente dos conteudos ... se aparecerem programas fixes o pessoal acaba por aderir os publicitarios investem em força e aparecem coisas mais interssantes.
    O problema é que a imaginação dos produtores portugueses fica-se normalmente por adaptar formatos de outros paises Europeus, ora se neste caso somos nós as cobaias não estou a ver bem onde é que eles vão arranjar os programas (nem as ideias).
    No Problem (Pontos:0, Gozão)
    por Czar em 07-06-01 16:39 GMT (#15)
    (Utilizador Info)

    Boas,

    Nao ha problema, se tudo correr ao melhor estilo das apresentacoes M$ nao vai funcionar ... logo ainda ira haver algum tempo mais de TV Normal ...

    Czar

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]