gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Portugal acorda para o Echelon...
Contribuído por BladeRunner em 31-05-01 11:46
do departamento à-coca
News Branc0 escreve ""O presidente da comissão parlamentar de investigação ao sistema Echelon, Carlos Coelho, considera-o «um perigo muito sério». Afirma mesmo que representa uma ameaça aos direitos dos cidadãos e afecta a concorrência leal no mercado internacional." É o que se lê nesta reportagem. Parece que as entidades nacionais finalmente acordaram para o que este sistema representa... "

Planeta Knuth | TV Nabos && DHCP - the revenge  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Branc0
  • nesta
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Gildot acorda para a noticia:))) (Pontos:2)
    por Gimp em 31-05-01 13:42 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Tou a ver que o meu problema é ter TVCABO:). Na SicNotícias já se falou sobre o EXELON(lê-se com X sim, porque na Sic ontem o jornalista insistia em dizer EXELON eheheh) e esta comissão há mais de 3 semanas julgo eu. Não se falou antes com o meu post mas pelo menos que se fale...
    Os meus 2 Paus zZzZz
    Franca e Alemanha. (Pontos:4, Interessante)
    por leitao em 31-05-01 13:52 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Isto nao me convence -- pessoas como o Carlos Coelho nao passam de marionetas que na realidade nao percebem nada do assunto, e nao estao realmente preocupadas com os problemas de privacidade. Com o que ele esta' realmente preocupado e' em seguir o que paises como a Franca e a Alemanha andam a dizer, estilo "gravador"...(nao interessa nada para Portugal irritar os paises que mais contribuem para os fundos de desenvolvimento...)

    Se estes paises andassem a dizer que o Echelon nao existia o Carlos Coelho por esta altura estava a dizer a mesma coisa.

    E' que a Franca e a Alemanha teem os seus proprios sistemas de intercepcao de comunicacoes, e "bater" no Echelon e' uma boa maneira de desviar as atencoes. Basta pensarem que a Franca nao e' um pais naturalmente "adepto" a cooperar com os US nestas coisas, e acreditem que eles teem algo semelhante para contrabalancar...

    A nao ser que voces sejam ingenuos suficientes para pensar que um pais (Franca) que ainda 'a poucos anos atras fez testes nucleares de + de 100MTons no Pacifico sul (15 anos depois de estes testes terem sido erradicos pelos US e UK) nao tenha redes de espionagem e controlo da "populaca" bem desenvolvidos...

    Cheers,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 31-05-01 14:26 GMT (#4)
    O que é que as redes de espionagem da França e Alemanha ganham com a recomendação da utilização de PGP e coisas do genero ?
    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:3, Informativo)
    por leitao em 31-05-01 14:35 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    Porque eles sabem perfeitamente que por muito que tentem convencer o publico a o usar, este simplesmente nao esta' para se chatear e *nao o usa*.

    Alem de que isto me parece uma contradicao, porque a Franca e' dos poucos paises Europeus que tem legislacao *bem definida* que restringe o uso de encriptacao:

    The Data Encryption policy enacted by the French government under Ministerial Order 92-1358 of 28 December 1992, stipulates that encryption can be used by private individuals who wish to protect their information from intruders or ensure that this information could be confidentially transmitted to its recipients. It nevertheless calls for a rigorous control of encryption usage, for the "preservation of national defense and internal or external security of the nation." Consequently, companies that market, or use software with encryption capabilities within France have to navigate a complex prior notification and approval process administered by the Service Central de la Securite des Systemes d'Information (SCSSI). The current law covers every software program with information security features of any kind - passwords, digital signatures, message authentification, or data encryption capabilities. The majority of mass market software products available in France includes security features and therefore are subject to the decree. These are products which are legally exportable from the U.S. but which require approval from the French government before they can be imported. Companies that fail to receive prior approval before selling encrypted software are exposed to criminal penalties including: fines from USD 1100 to USD 9000 for every copy of a product illegally sold or used; jail sentences for managers of French subsidiaries; injunctions against distribution of products; and a ban on future filings under the law. These penalties may be extended to the company's distributors and customers as well.

    Chamas a isto um pais "aberto" em relacao a criptografia ? Nao sejas ingenuo...


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:1)
    por GdoL em 31-05-01 14:46 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    COm a globalidade da Internet, a França tinha de ter um 'policia' por cada francês para impedir o uso de software de criptografia. O Open Source não tem subsidiárias, 'executivos locais', ou 'distribuidores' para pedirem licença para importar o software. Não faz muito sentido esses tipo de lei, pois não? Que a população não o use já é uma realidade. Mas a quantidade absurda de comunicações só por si impede qualquer control das comunicações. Esses sistemas de escuta só fazem sentido em espionagem industrial policial ou política. E nesse caso só não usa sistemas criptográficos quem for ingénuo.
    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:2)
    por leitao em 31-05-01 14:49 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

        Nesse caso, acabas de me dar razao!

        Se so' o usa quem e' ingenuo, faz algum sentido a UE legislar sobre isto, e andar a atacar os US+UK pelo echelon ? E' claro que os paises da UE teem sistemas semelhantes (talvez nao tao disseminados), e os franceses apenas andam a tentar fazer dos outros parvos!!

        Nao caias nessa...

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:1)
    por jmce em 31-05-01 14:55 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Se estiver escrito na lei que nao se usa, fica sempre aberta a porta para nos virem bater `a porta... independentemente dos problemas tecnologicos de controle generalizado.
    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:1)
    por GdoL em 31-05-01 15:06 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    Não penso que seja proibido usar, mas sim não vernder sem autorização. Os EUA tentaram fazer o mesmo quando proibiam a exportação do PGP. Mas não podiam proibir o 'desenvolvimento' da mesma ideia por outros países.
    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:1)
    por racme_2000 em 31-05-01 20:26 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    E possivel vender sistemas de encriptacacao mas com chaves limitadas a 56bits, visto ser essa possivel decriptar pelo NSA com natural facilidade. Software que utilize chaves de 128bits pela lei e proibido exportar pra fora do teritorio americano
    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:1)
    por GdoL em 01-06-01 1:16 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    O software era proibido, mas nunca conseguiram impedir que as fontes fossem. Conclusão, podia-se, e publicou-se, publicar livros e exporta-los. Mas não se podia vender o software descrito nesses livros, e de onde bastava transcreve-los.
    128bits para quase toda a gente (Pontos:1)
    por k em 01-06-01 14:12 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Com excepção do Afganistão, Cuba, Coreia do Norte, Irão, Iraque, Libia, Sudão e Síria acho que toda a gente pode ter encriptação de 128 bits exportada dos EUA. Fabricado lá podem ter o que quiserem :)

    Lembro-me que o PGP international edition era igualzinho ao americano (e com chaves de 1024 bits ou mais) com a excepção que haviam um longo processo de OCR pelo meio, pois a fonte vinha em papel do outro lado do Atlantico :)
    --
    k

    Re:Franca e Alemanha. (Pontos:2, Interessante)
    por biduxe em 31-05-01 18:26 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Talvez achem que eu sou ingénuo, mas eu não acredito que França e Alemanha tenham alguma coisa parecida com o echelon. No caso da França, se um sistema tipo echelon existisse, caiam-lhe logo encima como aconteceu com o escândalo das fragatas para taïwan, com o do Rainbow-Warrior, ou aínda os testes no pacífico-sul.
    Nem a França nem a Alemanha são os EUA e se um échelon francês ou germÂnico existisse os EUA iam logo denunciá-lo. Isso mesmo! Eles têm lata para isso!
    Sobre os ensaios nucleares, não sou a favor deles claro mas acho engraçado como depois de fazer os testes todos deles o EUA quiseram fazer um tratado para acabar com os testes. É como se numa disputa entre duas pessoas uma dissesse "pronto vamos fazer as pazes e não se fala mais no assunto, depois de levar a melhor". Se formos a ver, a França no que diz respeito aos testes nucleares teve a mesma atitude dos EUA, isto é, fazer os testes todos, e depois, assinar o tratado. Só que com quinze anos de atraso.
    ------ EOFim.
    Link (Pontos:2)
    por chbm em 31-05-01 14:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Um artigo no it-analysis (cuidado com os pop-ups)
    Resposta da Comissão e UE é absurda! (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 31-05-01 14:40 GMT (#6)
    O que eu acho de mal nisto tudo... é simplesmente eles não tomarem uma medida no sentido de fazer com que os outros paises (EUA, UK, etc) parem de usar este sistema.

    Pelo que me apercebi o q a comissão e a UE fizeram foi recomendar o uso de encriptação... Que tal lezarem pelos nossos interreses? É para isso q eles lá estão... (em teoria é isso ;P) já que isto é uma clara violação dos direitos de privacidade dos Europeus (e do resto do mundo)

    Re:Resposta da Comissão e UE é absurda! (Pontos:2)
    por leitao em 31-05-01 14:50 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

        Mais um sonhador...


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Resposta da Comissão e UE é absurda! (Pontos:2, Engraçado)
    por Eraser em 31-05-01 16:50 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Creio ter havido uma pequena desatenção.

    "Que tal lezarem pelos nossos interreses?

    Creio que a intenção era escrever:

    "Que tal zelarem pelos nossos interreses?

    A "lezarem os nossos interesses" já eles andam a muito ;)

    lezar: causar dano ou lesão ;prejudicar;ofender.
    zelar: cuidar;proteger.

    Fiquem bem!
    JP

    Re:Resposta da Comissão e UE é absurda! (Pontos:2)
    por joao em 31-05-01 17:22 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    A "lezarem os nossos interesses" já eles andam a muito ;)

    Não se escreve "lezarem", mas sim "lesarem". Não se escreve "andam a muito", mas sim "andam há muito". Ganhei!! :)

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Re:Resposta da Comissão e UE é absurda! (Pontos:1)
    por SlickFox em 31-05-01 21:07 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Não se escreve "andam a muito", nem "andam há muito". (com haga e significa existir), mas sim a com acento agudo ... :-)

    Cump :)
     
    Escreve-se "andam há muito" sim !! (Pontos:2)
    por joao em 31-05-01 21:20 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Não se escreve "andam a muito", nem "andam há muito". (com haga e significa existir), mas sim a com acento agudo ... :-)

    Onde raio é que aprendeste a escrever? Escreve-se "andam há muito" que é o mesmo que dizer "andam existe muito (tempo)". O que se pretendia dizer é que "já existe muito tempo desde que eles lesam os nossos interesses". Ganhei 2!! :)

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Re:Escreve-se "andam há muito" sim !! (Pontos:1)
    por SlickFox em 04-06-01 11:53 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Tens razao, my mistake ... :-)

    Cump
    Re:Resposta da Comissão e UE é absurda! (Pontos:1)
    por McB em 06-06-01 15:45 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    mas sim a com acento agudo ... :-)

    Acento agudo????
    "as in á"??
    Que eu saiba isso não existe na língua portuguesa!.
    Que tal "a com acento grave", as in "à"?

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:Resposta da Comissão e UE é absurda! (Pontos:1)
    por TarHai em 31-05-01 18:17 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Mas desde quando e que os direitos dos cidadaos de outros paises sao importantes para um dado pais?

    Nao e da competencia de nenhum governo aconselhar a fazer seja o que for a outro governo.

    Quando os EUA dizem que vao espiar as redes europeias, os europeus so tem que se defender como podem e tomar uma posicao tipo "se nos espiam nos nao compramos avioes".


    ---
    As ovelhas e as generalizações (Pontos:4, Engraçado)
    por jmce em 31-05-01 15:00 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Às vezes faz bem adoptar um ponto de vista matemático e ter com as afirmações sobre "Portugal" e "políticos portugueses" pelo menos tanto cuidado como com as deduções sobre ovelhas escocesas (desculpem todos os que estão cansados da anedota):

    Um engenheiro, um físico e um matemático viajavam de comboio pela Escócia e viram uma ovelha negra pela janela.

    "Aha", disse o engenheiro, "estou a ver que as ovelhas escocesas são negras".

    "Hmmm", disse o físico, "o que queres dizer é que algumas ovelhas escocesas são negras".

    Mas logo o matemático retorquiu: "Não, tudo o que ficamos a saber é que há pelo menos uma ovelha na Escócia, e que pelo menos um lado dela é negro!".

    PS: Uma variante da anedota termina com o desânimo do "computer scientist": "Oh não! Um caso especial!"


    Deletemse a ler estes dois documentos tal como eu (Pontos:2, Engraçado)
    por racme_2000 em 31-05-01 20:59 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Se gostam de livros de ficcao tem aqui dois bons pra se entreterem http://www.europarl.eu.int/tempcom/echelon/pdf/prechelon_en.pdf http://www.europarl.eu.int/tempcom/echelon/pdf/431720_en.pdf So uma nota segundo as conclusoes do estudo do comite temporario as interceptcoes fazem-se maioritariamente atraves das comunicacoes por satelite visto as terrestres, cabos submarinos e fibra optica presuporem sempre a localizacao fisica das mesmas. (Sobre as ligacoes por cabos submarino ao q parece ja existem pra ai uamas historias engracadas de uns subs americanos com dispositivos de escuta, mas isso fica pra outra altura... :)) O backbone frances ta saturado pelos proprios, pro nos e pelos espanhois! sim voces sabem ao que me referido ADSL e ao que parece a Netcabo tb! feixes de informacao pro outro lado do atlantico, andam eles a pagar a forncedores de acesso nos states porque a nossa ligacao com o resto do mundo atraves de franca, ja deu o que tinha a dar. Se antes so apanhavam o meio tem agora a origem. Nao venham dizer que e pra escutar os terroristas e saber onde vao eles por as bombas! e sim pra favorecer as empressas americanas em detrimento das europeias!
    Re:Deletemse a ler estes dois documentos tal como (Pontos:1)
    por racme_2000 em 01-06-01 20:28 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    tou a escrever um livro pa, ;) deixame la divagar a vontade ;)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]