gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Report da Uniao Europeia sobre o Echelon
Contribuído por vaf em 28-05-01 19:07
do departamento madalena-ofendida
Cifragem Cyclops escreve "O Parlamento Europeu ja tem um relatório sobre o Echelon (em preparação, pelo que penso que esta informação "escorreu" de algum lado).
[vaf: Podem-se ler algumas conclusões interessantes no relatório. Será desta que o Software livre vinga pondo de lado o fantasma das patentes de software, em nome de uma política europeia mais independente? Continua.]

Cyclops continua:

Entre outras recomendações:

  • The Commission and Member States are asked to devise appropriate measures to promote, develop and manufacture European encryption technology and software and above all to support projects aimed at developing user-friendly open-source encryption software.
  • Both the European institutions and the public administrations of the Member States are called upon systematically to encrypt e-mails so that ultimately encryption becomes the norm.

Sr. Ministro da Ciencia e Tecnologia... ATENCAO! "

[vaf: Serão ainda de realçar:

  • The use of computers made it possible to generate coded texts, using powerful encryption algorithms, which offer practically no starting-points for codebreakers. Decryption now entails trying all possible keys. The longer the key, the more likely it is that this attempt will be thwarted, even using very powerful computers, by the time it would take. There are therefore usable methods which may be regarded as secure at the present state of technology.
  • Advanced Encryption Standard (AES), is a European process which was developed under the name Rijndael in Louvain, Belgium. It is fast and is regarded as secure, since it incorporates no key-length restriction. The reason for this lies in a change in American policy on cryptography (see paragraph 1.4.).
  • A páginas tantas falam sobre o PGP (o antigo) e logo a seguir dizem:

    There is, however, a further implementation of the Open PGP Standard: GnuPG. GnuPG offers the same encryption methods as PGP, and is also compatible with PGP. However, it is freeware, its source code is known and any individual can use it and pass it on. The Federal German Ministry for Economics and Technology has promoted the porting of GnuPG on Windows and the development of a graphic interface; unfortunately, however, these functions have not yet been fully developed. According to the information available to your rapporteur, work is continuing.

    É ainda interessante notar que em todas as ferramentas e soluções de que falam, põem sempre em questão se se trata de uma implementação livre. Dá gosto ouvir.]

    Comunicações pela rede eléctrica ??? | Submarino bate no fundo.  >

     

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Cyclops
  • relatório
  • Mais acerca Cifragem
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Wow... (Pontos:1, Lança-chamas)
    por Cyclops em 29-05-01 1:34 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ha um problema na PTnet:
    * threads gigantescas de insultos.

    Ha um grande evento favoravel ao free/open software, e a favor da privacidade da parta de UE:
    * nem um unico post...

    Triste... triste...
    calma (Pontos:1)
    por higuita em 29-05-01 2:15 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    da' tempo... o post e' novo, muito pessoal ainda nao o viu

    vais ver como amanha a esta hora ja' vais ter muitos mais posts
    Higuita
    Ministros (Pontos:2)
    por higuita em 29-05-01 2:08 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    Alguem tem o email dos ministros?!

    que tal enviar uma copia, com as partes que falam do software livre em "bold", talvez assim consiga entrar na cabeca deles...
    e ja' agora outra copia para todos os partidos da oposicao...(sublinhando tambem o freeware, assim chamava mais a atencao)

    assim, com um documento oficial da uniao europeia era capaz de fazer acordar um movimento open-source nos dirigentes do pais e poupar uma fortuna em software e hardware

    ate' quem sabe daqui a uns tempos eles decretarem que apenas se pode usar software open-source nos organismos publicos (salvo quando nao existe alternativa)

    humm... e' tao bom sonhar 8)

    Higuita
    Re:Ministros (Pontos:1)
    por js em 30-05-01 1:32 GMT (#7)
    (Utilizador Info)

    Eis a Lista de emails de ministros (e não só) que encontrei no Infocid. Em modo texto, uma beleza!

    humm.... (Pontos:2)
    por higuita em 30-05-01 8:09 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025
    a tentacao e' grande...

    e tem quase todos...
    bem, espero que os secretarios gostem do email ;)

    (sim, porque devem ser raros os que leem mesmo o email, talvez a nao ser para receber as piadas e as imagens giras)
    Higuita
    Re:humm.... (Pontos:2)
    por Branc0 em 30-05-01 11:04 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.branc0.f2s.com
    Eles não lêem o e-mail não é por falta de vontade, simplesmente 90% das pessoas que têem acento na Assembleia da Republica *não* sabem ler o e-mail...
    "A mais louca das mulheres consegue dominar o mais inteligente dos homens"
    Já não era sem tempo! (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 29-05-01 9:12 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Apesar de se tratar de uma aplicação específica (software de encriptação), já é um bom começo. Já está na hora de haver uma espécie de incentivos ao desenvolvimento de software livre nacional (como se faz por exemplo com a agricultura). Quanto mais o tempo passa mais os computadores e as aplicações que usamos neles se tornam mais importantes. Porugal precisa de apanhar o barco arriscando-se a ficar em terra. E, apesar de não ser programador e nem perceber nada disso, tenho consciência que existem muitos bons programadores nacionais, que só não dão a cara porque não lhes dão essa hipótese, acabando por desempenhar funções de administradores de sistemas ou técnicos de informática no geral. SIGT3RM PS: IMHO
    Check this out (Pontos:2)
    por MavicX em 29-05-01 10:17 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Espionagem debaixo dos oceanos
       
    "
    Depois da grande polémica envolvendo o projecto Echelon, que se baseia numa rede espia americana via satélite que intercepta telecomunicações, surge novamente a público que a National Security Agency (NSA) tem feito espionagem desde os anos 90 nos cabos de fibra óptica submarinos.

    De acordo com o Wall Street Journal, a NSA efectuou várias operações secretas utilizando submarinos especiais que nas profundidades dos oceanos colocavam escutas nos cabos. "

    http://www.digito.pt/tecnologia/noticias/tec3910.html

    Ui preaking sub-aquatico vou ver se entro para a Marinha agora com os novos submarinos tambem podemos fazer um preakingzinho como o tio Sam.


    Hum... (Pontos:2)
    por Branc0 em 29-05-01 11:26 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.branc0.f2s.com
    Eu não se isto neste momento tem a ver muito para o caso, mas mandei por TVCabo lá em casa à pouco tempo e enquanto estava a descobrir os canais apanhei o Canal Parlamento com uma discussão sobre o Trabalho do Ministério do Dr. Mariano Gago.

    De realçar que não se falou nada disto, não se falou de Software livre, não se falou de privacidade e não se falou de tarifas de acesso à internet...

    De que se falou então? Falou-se da investigação e das condições que os laboratórias das nossas Universidades actualmente têem, não acho que isto seja um aspecto descurado mas resumir o estado da Tecnologia e da Informação em Portugal aos nossos laboratórios parece-me grave e que os nossos politicos estão um pouco adormecidos para o que é e para o que devia ser o trabalho do Ministério da Ciência e Tecnologia.

    Ou então fui eu que vi o debate errado, e que devia ter esperado mais uns dias para por Televisão por cabo...


    "A mais louca das mulheres consegue dominar o mais inteligente dos homens"

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]