gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Software GNU/Linux para os mais novos
Contribuído por jmce em 28-05-01 11:33
do departamento jovens-pinguins
Linux quantic_oscillation escreve "Não digam que o GNU/Linux não tem software para as criancinhas", chamando a atenção para o LinuxForKids (também com versão em português) e o linuxhelpers.org. O primeiro procura "promover o uso de Linux como uma plataforma educacional e de entretenimento para crianças" anunciando e avaliando software que vai aparecendo. O segundo procura divulgar necessidades e recursos, servindo como centro de informação sobre o software educacional para Linux, e ambiciona criar um dispositivo de livro electrónico educacional.   Os leitores do Gildot têm algumas experiências interessantes com o uso de Linux por crianças ?

Mandrake 8.0 vs Red Had 7.1 | Que software existe para a webcam  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • LinuxForKids
  • versão em português
  • linuxhelpers.org
  • plataforma educacional e de entretenimento
  • livro electrónico educacional
  • Mais acerca Linux
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    How nice (Pontos:2)
    por Branc0 em 28-05-01 12:16 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.branc0.f2s.com
    Isto é tudo muito bom... falta saber é onde é que as crianças usam Linux. A não ser que o pai (ou mãe) da criança seja um GNU maniaco não estou a ver crianças a mexer em Linux.

    De qualquer das maneiras talvez se devesse mandar um mail ao Sr. Ministro Mariano Gago... talvez ele não saiba que isto até ficava bem (e barato) nas escolas portuguesas.


    "A mais louca das mulheres consegue dominar o mais inteligente dos homens"

    Re:How nice (Pontos:2)
    por CrLf em 28-05-01 12:32 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    A minha irmã com 13 anos já usa Linux à algum tempo. Acabo por ser eu a fazer as configurações, instalar programas, etc, mas para utilização normal ela não costuma ter problemas.

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Re:How nice (Pontos:2)
    por Branc0 em 28-05-01 12:37 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.branc0.f2s.com
    Acrescento então às crianças que têem pais e mães adeptos de GNU/Linux também aquelas que têem irmãos e/ou irmãs adeptos do GNU/Linux.

    No entanto, e como já deves ter percebido, o que me interessa é a massificação da tecnologia e isso não se faz entre familiares e amigos (ajuda mas não chega). Tem que haver apoios vindos de cima, tem que haver uma educação de gastar pouco para ter bons resultados...

    Acho que é necessário ensinar aos "Homens de amanhã" pelo menos a Filosofia GNU/Linux e como mexer basicamente neste S.O.
    "A mais louca das mulheres consegue dominar o mais inteligente dos homens"
    Re:How nice (Pontos:1)
    por GdoL em 28-05-01 18:48 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.gazetadolinux.com
    Se a tecnologia não for boa, e neste caso é, não há apoios de cima (nem do alto...) que valham. A massificação também acontece por experiências positivas de transmisão interfamiliar e entre amigos. Basta ver como se populariza um livro, ou uma música. Um sistema operativo/ambiente também é ou pode ser um objecto cultural passível de ser comunicado entre pessoas. Claro que se nas escolas existir Linux, Win e Macs é mais fácil escolher.
    Re:How nice (Pontos:2)
    por bgravato em 29-05-01 0:14 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    > Acho que é necessário ensinar aos "Homens de amanhã"

    O problema disto é que cada vez mais a evolução tecnológica processa-se a uma velocidade maior, enquanto que a revolução agrícola demorou séculos, a revolução industrial durou décadas, e hoje em dia a evolução entre uma geração e a seguinte já é demasiado rápida, e aquilo que possamos ensinar aos homens de amanhã, quando chegar o amanhã, já tudo estará ultrapassado e obsoleto, e já existirão muitas outras coisas novas...

    Acho que nem mesmo o melhor dos analistas poderá prever o que irá acontecer no futuro, pois provavelmente será algo "nunca antes visto"...
    Esperemos que o resultado não seja caótico... às vezes assusto-me um bocado com a velocidade com que as coisas evoluem...

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Sede natural (Pontos:2, Interessante)
    por jmce em 28-05-01 13:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Contrariamente ao que parece ser uma opinião popular, de que qualquer interface para crianças tem de ser estupidificada ao extremo (mais propriamente "dumbed down", mas não me ocorre uma expressão portuguesa), tenho ficado com o feeling (apesar de muito pouca experiência com elas) de que as crianças que chegam "de fresco" a um computador têm uma ânsia de experimentar e aprender muito grande, e que se adaptam muito rapidamente aos ambientes mais inesperados, muitas vezes não feitos a pensar nelas. Estou a lembrar-me de uma exposição que envolvia um computador com Linux onde se podia usar um visualizador de VRML; vi os adultos que o tentaram usar bastante atrapalhados, mas um miúdo sem experiência do programa em causa conseguia depois de alguns minutos divertir-se a passear por uma garrafa de Klein.

    Infelizmente, depois de alguns anos em ambientes/educação de gratificação imediata (doses maciças de televisão, infotainment, permissividade excessiva, escolas onde se cultiva a noção de que aprendizagem que dá trabalho é anti-pedagógica), muitas crianças parecem, pelo contrário, ficar com a tendência para desistir seja do que for primeiro sinal de complexidade.

    sim (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 28-05-01 16:51 GMT (#5)

    a minha sobrinha de 4 anos ja da' uns toques no gimp....lolol


    Eu uso Debian e o meu puto tambem!!! :) (Pontos:1)
    por Bruno em 28-05-01 19:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info)

    Pois e', a Debian tambem tem preocupacoes a este nivel.
    Debian Jr. e' o nome do projecto. Um SO orientado para criancas.
    E' Debian e' bom. :)


     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]