gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Quantos somos em Portugal a aceder à Internet?
Contribuído por jmce em 24-05-01 10:39
do departamento bué
Portugal grumbler escreve: "Já não é a primeira vez que vejo alguém a atirar ao ar que em portugal 20% da população tem acesso à Internet. Ainda ontem sobre os portais citou-se o José Alberto Carvalho a dizer "dois milhões de utilizadores de Internet existentes em Portugal". Sinceramente acho o número hiperinflaccionado, especialmente se entendermos como utilizador de Internet alguém que acede regularmente (pelo menos uma vez por semana) à mesma, não apenas que já viu um amigo a utilizar o Internet Explorer ou a aceder ao "mirc" (duuh :-))."

[grumbler continua] "Apesar de serem números indicados pelo ICP, quem é que não tem pelo menos uma conta (ou mais) de acesso em cada um dos gratuitos? Já para não falar que era prática corrente dos ISPs darem os valores de todas as contas existentes na sua base de dados (estando ou não activas).Ainda por cima tendo em conta que segundo valores do próprio ICP, em 2000 existiam 4.313.600 números de telefone, isso implicaria q a taxa de penetração da Internet seria à volta dos 25% dos acessos telefónicos (partindo do princípio que pelo menos 2 pessoas acedem de cada acesso telefónico).

Alguém tem alguma estimativa mais próxima da realidade de quantos são na realidade os utilizadores da Internet em Portugal? (Talvez esteja a pecar por defeito, mas tenho algumas dúvidas que cheguem a ser 1 milhão.)"

Access Control Lists | Sairam os drivers do XFree para as NVIDIA  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • indicados pelo ICP
  • 4.313.600
  • grumbler
  • Mais acerca Portugal
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Censos2001 (Pontos:4, Engraçado)
    por fog em 24-05-01 11:05 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Isso devia era ter sido perguntado nos censos2001, com tantas perguntas idiotas, bem que podia lá ter metido umas sobre Internet ;)
    20% ou mais... (Pontos:3, Informativo)
    por SUp3rFM em 24-05-01 11:20 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    É bem possível. Segundo a Marktest, através dos dados do Bareme Internet, a evolução é contínua. Creio que este é o mais rigoroso instrumento para avaliar a penetração da Internet, em Portugal. O último dado no 1º trimestre de 2001, é de que 36.5% acedem à Internet

    Btw, os dados estão em PDF. :)
    .: SUp3rFM :. .: No whining, no moaning. Just facts :.

    Re:20% ou mais... (Pontos:2)
    por grumbler em 24-05-01 11:42 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A Marktest é uma empresa de sondagens, e os seus resultados têm o valor que as sondagens têm.

    Alias, eu nunca levei muito a sério os resultados do Bareme Internet, e das pessoas que conhecia que trabalhavam em ISPs com a noção de quantos utilizadores reais existiam também não os levavam muito a sério.

    Já agora o mesmo estudo indica que cerca 40% dos portugueses têm computador em casa, o que também me parece um bocado exagerado, e além disso é preciso não esquecer q as entrevistas do mesmo estudo forma feitas telefónicamente, o que exclui logo á partida quem não tem telefone em casa.

    Honestamente acho que números válidos só se o ICP detivesse o número real de acessos á Internet, e se fizesse alguma extrapolação para as empresas a partir desses números. Tudo o resto é wishfull thinking parece-me.

    --
    What, Me Worry?

    Re:20% ou mais... (Pontos:1)
    por k em 24-05-01 11:55 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Eu sinceramente acho que os tipos do marketing são todos uns mentirosos a tentar vender gato por lebre. E usam tudo ao seu alcance para isso.
    A Marktest tem nome em Portugal e até uma empresa relativamente boa a fazer o que faz. Mas isso não quer dizer que os dados sejam 100% fiáveis. Talvez lá para os 80%

    BTW o url correcto é este .
    --
    k

    Re:20% ou mais... (Pontos:2, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 24-05-01 15:05 GMT (#13)
    Basta ver que Sexo nao aparece como sendo uma das "Áreas que costumam consultar na Internet" para perceber a veracidade do inquérito .. :) -- gog
    Old... (Pontos:2)
    por mvalente em 24-05-01 11:43 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Este assunto ja' foi discutido há umas semanas atrás no Gildot, num artigo/thread que agora nao consigo localizar.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Old... (Pontos:2)
    por grumbler em 24-05-01 13:49 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Bem, eu aqui há algumas semanas atrás não lia a gildot regularmente :-)..

    Acho que não seria mau de todo que os artigos propostos e que fossem rejeitados por exemplo tivessem um comentário a explicar pq é q foram (por exemplo o meu artigo original ter sido rejeitado exactamente com um comentário igual ao que fizeste com um link para o outro artigo/thread original)

    Bem vou-me penitenciar para o meu canto..

    --
    What, Me Worry?

    Re:Old... (Pontos:2)
    por mvalente em 24-05-01 14:16 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Acho que não seria mau de todo que os artigos propostos e que fossem rejeitados por exemplo tivessem um comentário a explicar pq é q foram

    O artigo que referi nao foi rejeitado. O resto da tua conversa é bullshit.

    Bem vou-me penitenciar para o meu canto..

    Se quiseres, força, be my guest. Mas olha que é mais fácil ires à página de pesquisa do Gildot e procurares pelo artigo. Como disse antes, eu agora é que tenho mais que fazer do que andar a localizar o artigo e a fazer o teu trabalho de casa (necessário já que "há algumas semanas atrás não lias a gildot regularmente").

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:Old... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por grumbler em 24-05-01 17:54 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    O artigo que referi nao foi rejeitado.

    Acho que me expliquei mal.. Eu estava a defender que o meu artigo deveria ter sido rejeitado e que para ajudar evitar este tipo de situações quando um artigo fosse rejeitado fosse enviado um email a quem propos o artigo com um comentário (tipo uma linha).. nem era preciso o link para o artigo.. desculpa lá ter tido a ousadia de ter feito uma sugestão

    mas enfim, por quem sois..

    --
    What, Me Worry?

    Estatísticas (Pontos:2, Engraçado)
    por Gamito em 24-05-01 12:23 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Esta história das estatísticas, faz-me lembrar que por vezes as instituições trabalham bem, mas o trabalhador que está no fim da linha de produção estraga tudo.

    O filho do Sr. X nasceu numa clínica particular.
    A mãe teve obstectra, anetesista e enfermeira-parteira a assistir ao parto.

    À espera que o puto saísse, estava um pediatra que nessa altura pegou imediatamente nele e lhe prestou todo o apoio necessário.

    Quando o Sr. X foi registar o filho, a senhora que o atendeu tinha um impresso do INE (salvo erro, o Sr. X já não se lembra bem) para preencher.
    Nesse impresso (para preencher com cruzinhas), perguntava-se entre outras coisas que tipo de assistência o filho tinha tido à nascença: obstetra, pediatra, etc., etc., etc.

    A senhora (que estava mais preocupada em contar ao Sr X. como estava terrivelmente constipada) cagou no impresso e não perguntou nada disso ao Sr. X.

    Como já foi há mais de dois anos, o Sr. X já não se lembra se na altura chamou ou não a atenção da funcionária para o assunto e se portanto não haverá menos um cidadão português com assistência como deve ser à nascença nas estatísticas

    Mário Gamito
    educação, ensino
    1.5 milhões :) (Pontos:3, Engraçado)
    por chbm em 24-05-01 13:22 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Segundo o pseudo ISP virtual IOL somos pelo menos 1.5 milhões.
    Como é bom viver num país altamente civilizado :)
    Re:1.5 milhões :) (Pontos:2, Engraçado)
    por fog em 24-05-01 14:19 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Tás-te a esquecer que 1.5 milhões eram os utilizadors do IOL ;) fora os dos outros ISPs DUH!
    100% (Pontos:2, Interessante)
    por cfriacas em 24-05-01 14:13 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://cfriacas.home.sapo.pt
    Do meu humilde ponto de vista, todos têm acesso, a partir do momento em que existe essa possibilidade nos postos dos CTT, daí o meu número ser 100%.

    O meu problema é a QUALIDADE. Meter neste tipo de estatística pessoas que já viram uma página WEB estando em frente a um monitor parece-me completamente inútil.

    O número que eu gostaria de ver contabilizado é o número real de pessoas que fazem um uso quase diário deste extraordinário meio de comunicação, que não é mais do que um enorme conjunto de computadores interligados pelo mundo (e arredores) fora.

    Interessava-me saber o número de pessoas que querem usar este meio e não meter no saco os que por uma vez, por mero acaso, ou simples curiosidade foram "confrontados" com ele.

    Flames welcome.

    Regards,


    ./Carlos "Networking is Fun!"
    Re:100% (Pontos:2)
    por grumbler em 24-05-01 18:27 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Meter neste tipo de estatística pessoas que já viram uma página WEB estando em frente a um monitor parece-me completamente inútil

    Exacto.. eu não iria tão longe como tu e contabilizaria quem faz uma utilização pelo menos semanal como utilizador real.. Agora contabilizar como utilizador de Internet alguem q já viu as mamas da Palmela Anderson no computador do amigo, ou já esteve em casa de alguem no "mirc" (duuh) a fazer-se passar por gaja ou a ofender gente, parece-me no minimo uma imbecilidade.

    --
    What, Me Worry?

    3.000.000 (segundo o ministro...) (Pontos:3, Informativo)
    por RPatrao em 24-05-01 15:47 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia somos 3.000.000, o que equivale a uma Dinamarca...
    ver notícia pulicada no Ultimahora do Publico.
    Re:3.000.000 (segundo o ministro...) (Pontos:2)
    por grumbler em 24-05-01 17:59 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Bem, a este ritmo são mais os utilizadores de Internet portugueses que os cidadãos de um (ainda) pais pequeno ali no canto mais ocidental da Europa que dá pelo nome de Portugal.

    --
    What, Me Worry?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]