gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Planeta dos Macacos: Eazel down
Contribuído por ajc em 12-05-01 13:55
do departamento como-queimar-dinheiro
Gnome Há poucos dias aprovei um artigo que falava dos problemas e das guerras das empresas que operam na esfera do Gnome. A previsões mais pessimistas concretizaram-se. Segundo este artigo do Slashdot a Eazel fechou ou está para fechar nos próximos dias. Será que adianta alguma coisa queimar milhões para implementar projectos que se calhar tinham melhor sorte nas mãos de voluntários? (veja-se o kernel, e ahem, o KDE )

Na discussão do /. muitos perguntam se isto significa que finalmente o KDE será reconhecido como a melhor maneira de o Linux ter um desktop decente.

Programação Extrema | Porque Red Hat ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • gildot
  • artigo
  • artigo do Slashdot
  • Mais acerca Gnome
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Eazel != Ximian != GNOME (Pontos:4, Informativo)
    por nmarques em 12-05-01 15:01 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org

    Pela maneira como é apresentado esse poste parece que o GNOME não é feito por voluntários!! Note-se que o GNOME tb o é... Por favor nao confundam o GNOME com o Ximian-GNOME, a Ximian é apenas um packager do GNOME assim como a Red Hat e um ou outro user para a Debian...

    GNOME
    Ximian

    Cumps,
    Nelson Marques

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...

    Eazel is[?] dead, long live Nautilus (Pontos:4, Informativo)
    por Cyclops em 12-05-01 16:23 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Meus caros,
    Ja desde o inicio que o modelo da Eazel era tido com muito cepticismo. Porem, gracas a terem usado GPL e nao uma licensa comercial, a empresa pode desaparecer, que o producto se mantera.

    E, perdoem-me a frontalidade, mas acho que a forma como o artigo foi escrito um bocado tendenciosa...

    Ja usei KDE e GNOME. Sinceramente, quase so mantenho o GNOME para poder mostrar a outras pessoas como o Linux consegue ter um desltop bonito, e nos meus desktops qd conseguem aguenta-lo.

    Inicialmente, nao gostava do KDE porque me fazia sentir preso, era muito intrusivo, nao verdadeiramente Livre, e com problemas dos foros das filosofias de programacao e etica.
    Neste momento, nao gosto do KDE pq continua a ser muito intrusivo e a fazer-me sentir preso e, embora ja seja Livre e tal como foi apontado num outro comentario na /., se niguem apresentou problemas em trabalhar com uma licensa nao Livre no passado, muito provavelmente isso voltara a acontecer com bibliotecas fundamentais.

    Bem, eu nao acredito que o software deva ser pago. Pronto. Creio que pertenco mais a via do software Livre do que do software aberto. O que se deve fazer e: cobrar servicos feitos com o software (sinceramente, acho que a Eazel nao escolheu a melhor maneira de o fazer).

    De qq forma, como disse o Seth Nickell, ex eazelite, Even as an (ex) Eazel employee I think you underestimate the resilience of the GNOME project. For one thing, many of us who worked on Nautilus as Eazel employees will continue to work on Nautilus. The reason Nautilus appears to have relatively few volunteer contributors is it tended to hire people who made significant contributions! I'm sure most of us who started that way will continue to hack on Nautilus.

    E depois que a empresa faliu? Nao ha a source? Nao esta no CVS do GNOME? O GNOME nao cresceu primeiro sem apoio economico quase nenhum?

    > "This really sucks for the GNOME users and developers. But what can you do?"

    > The same thing we have always done: Write code. Fix bugs. Write documentation. Translate. Polish. Add features, keep improving. What do you do?

    Hugs, Cyke
    Re:Eazel is[?] dead, long live Nautilus (Pontos:2)
    por MavicX em 12-05-01 16:29 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    "Inicialmente, nao gostava do KDE porque me fazia sentir preso, era muito intrusivo, nao verdadeiramente Livre, e com problemas dos foros das filosofias de programacao e etica."

    Hummm é por isso que não gostas do KDE se apontasses razões como a estabilidade ou a rapidez (pesado) ou mesmo porque é feio, isso são razões entendidas agora problemas de etica é a primeira vez que encontro um argumento na querra KDE vs Gnome.

    P.S. another kde lover

    Re:Eazel is[?] dead, long live Nautilus (Pontos:2)
    por blackTiger em 12-05-01 18:14 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Ele disse inicialmente... Toda a gente sabe (ou se nao sabem passam a saber) que no inicio as bibliotecas Qt (nas quais se baseia o KDE) nao eram livres e isso foi um dos motivos que levou ao aparecimento do Gnome (que usou as bibliotecas Gtk do Gimp.

    Alem disso quem ja tentou programar interfaces graficas com o Qt ou com o Gtk tambem percebe as diferenças entre eles. O Qt e uma biblioteca C++ enquanto que o Gtk e uma biblioteca C. Ambos permitim o uso de alguns bindings: Ada, C++, Perl, Java, Python, Eiffel, Guile, Haskell, JavaScript, Objective-C,, Pascal e TOM no caso Gtk; e Python, Java, Ruby e Perl no caso do Qt. Neste contexto uma pessoa que prefira programar em C (como eu) pode preferir o Gnome enquanto que alguem que prefira o C++ naturalmente pode preferir o KDE.

    Re:Eazel is[?] dead, long live Nautilus (Pontos:2)
    por CrLf em 12-05-01 18:51 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Também pode acontecer que alguém (como eu) prefira programar em C, prefira o GTK+ e depois... prefira o KDE. É pena que o KDE não seja feito em C/GTK+ assim eu finalmente teria paz! :)

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Re:Eazel is[?] dead, long live Nautilus (Pontos:2)
    por vaf em 13-05-01 2:33 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Programar em GNOME com C++ também é muito fácil. Basta dar uma olhada aqui, ou aqui, dos quais se destacam esta, e esta.

    Sobretudo esta última, tem uma estabilidade e integração muito boas. Um argumento muito diferente e algumas vezes usado, é se não seria melhor a própria GTK estar em C++ logo, em vez de estar a emular a orientação a objectos com código procedimental. Aí, até acredito, mas trata-se de uma decisão dos senhores que mantêm a biblioteca, e do qual eu percebo muito pouco.

    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    Re:Eazel is[?] dead, long live Nautilus (Pontos:2)
    por Cyclops em 13-05-01 9:55 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    A resposta esta no post ao qual tu respondeste.
    Compara a quantidade de bindings da GTK e da QT.

    Hugs, rms
    GNOME (Pontos:1)
    por BladeRunner em 12-05-01 16:32 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "Na discussão do /. muitos perguntam se isto significa que finalmente o KDE será reconhecido como a melhor maneira de o Linux ter um desktop decente"

    Já aqui escrevi e reescrevi um bilião de vezes que (IMNHO) o GNOME, ou o Ximian, ou o Helix, ou o raio que o parta em que ele se trasveste, não passa de um elefante branco e que os único que anda a empurrar o Linux para o desktop (não estou a dizer que isso é bom ou mau. É outra discussão.) é o KDE.

    No fundo, no fundo, há mais de uma ano que o GNOME se limita a baralhar e voltar a dar, ou dito com todas as letras a mudar para tudo ficar na mesma.

    Enquanto surgem estas infindáveis notícias sobre o GNOME/Ximian/whatever-macaco-it-is, o KDE prossegue para a versão 2.2alpha1 e a Qt 2.3.0 surgiu com umas novidades bem interessantes (consultem o ChangeLog).

    Até a RH já deu um bocadinho o braço a torcer e a 7.1 traz o Konqueror.
    And... watch Mandrake.

    Eu usei durante muito tempo GNOME, até ver que aquilo não passa de um beco sem saída e ver o trabalho 5 estrelas da equipa do KDE.

    O GNOME durante muito tempo é que era bom e é que era o futuro e pá-tá-ti-pá-tá-tá e o KDE era o patinho feio ainda por cima baseado na Qt então não-GPL/purista-meu-Deus-que-pecado.

    Aconteceu que dormiu à sombra da bananeira, andou a ver como é que se havia de fazer para aquilo dar uns trocados fixes e foi ultrapassado em full-speed por um KDE2 bem maduro e avançado, já com uma Qt com licença purista-like e, azar dos azares... com um browser ainda muito longe da perfeição, mas muitas milhas náuticas à frente dos seus irmãos(?) GNOME e... wrote from scratch.

    Neste momento o KDE já tem ou está muito-muito prestes a ter massa crítica suficiente para deixar o GNOME deitado no tapete.
    Isto não é bom, pois como antes usava GNOME e defendia que era bom haver por onde escolher, continuo a fazê-lo.

    Para terminar, leiam este artigo já aqui referido há dias sobre este assunto, onde podem ser relembradas as tropelias do GNOME/Ximian (já não sei onde começa um e acaba outro) ao KDE e como este último trabalha e produz, em vez de perder tempo com os holofotes da comunicação social.

    Algumas citações desse artigo (os bolds são meus):

    "And there was that business where it was either stated or implied that Gnome source -- not Ximian-brand Gnome, but Gnome itself -- wasn't building very well; better to get the daily binary builds from within Ximian instead. So there arises a situation where the good stuff is kept off to the side by Ximian until the company is ready to spring it onto the world, full-grown. -- this from a company that goes on and on about its commitment to community and "free" software."

    "Though an angel to the popular press, Miguel has angered a lot of people -- especially KDE developers -- by some wildly intemperate comments which he has sometimes paused long enough to apologize for before repeating. But last year, a handful of good clippings from prestigious publications would open the valves for the inward flow of money, and Ximian capitalized on them, a smart move."

    "Indeed, Ximian has engaged in a kind of corporate flamboyance, such as when it purchased advertisements to appear on any Google search results pages that had anything to do with KDE, Troll Tech, or theKompany.com. The KDE people, who unlike Ximian have no outside media relations company (and the KDE League does not pass for even the shadow of one), blew a gasket, allowing Friedman to seem positively magnanimous the following day when he announced that Ximian would discontinue the practice (which had been, in fact, a dirty trick). It had all been in good fun, said Ximian."

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por chbm em 12-05-01 17:49 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > And... watch Mandrake.
    O leitor incauto é bem capaz que a Mandrake é exemplo para alguém. Apesar de ultimamente se terem redimido com algumas contratações continua a ser uma distribuição tão 1337 que é quase 2984 :)

    >"And there was that business where it was either stated or implied that Gnome source -- not Ximian-brand Gnome, but Gnome itself -- wasn't building very well; better to get the daily binary

    Tenho visto reports destes sobre o balsa. Tipicamente de gente que não compreende a subtileza do autoconf.

    > builds from within Ximian instead. So there arises a situation where the good stuff is kept off to the side by Ximian until the company is ready to spring it onto the world, full-grown. -- this from a company that goes on and on about its commitment to community and "free" software."

    Queres dizer que os ximians conseguem tirar coisas do cvs.gnome.org que as pessoas ... normais não conseguem ? Devem ser mágicos os rapazes! Sim, porque quem lê esse comentário até fica a pensar que existe um cvs.ximian.com paralelo ao cvs.gnome.org, o que é uma despregada ... mentira.

    > "Indeed, Ximian has engaged in a kind of corporate flamboyance, such as when it purchased advertisements to appear on any Google search results pages that had anything to do with KDE, Troll Tech, or theKompany.com. The KDE people, who unlike Ximian have no outside media relations company (and the KDE League does not pass for even the shadow of one), blew a gasket,

    Quem tem a memória curta não se lembra que durante alguns dias o www.gnomefoundation.org(ou algo semelhante, parece que eu também não me lembro muito bem ...) apontou para o kde.org. Ou talvez seja incoveniente notar que o gnome-support.de foi registado pela mesma pessoa que o .. kde.org.
    Petardo por petardo, uns anunciositos no google não me parecem assim tão maus ...


    Re:GNOME (Pontos:1)
    por BladeRunner em 12-05-01 18:57 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Quando escrevi o meu post estava a pensar com os meus botões:
    "não tarda muito está aí o chbm com o porrete na mão."

    Não me enganei nem um bocadinho :-)

    Abraços para ti.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por nmarques em 12-05-01 18:06 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Mario,
    Sabes que respeito as opinioes... Mas ja agora pensa bem no que te vou dizer:
  • O KDE nao é a razao principal do sucesso actual do Linux, quantos servidores usam KDE ? (um servidor em condiçoes nem X tem)
  • Sabemos que és pro-KDE, visita www.gnome.org, a Ximian é um packager!!! So faz RPMs e dá uns toques pessoais no GNOME... GNU not UNIX, Ximian not GNOME!!!
  • Carregas uma app em QT fora do KDE e aquela coisa arranca metade do KDE por baixo...
  • GNOME forever!!!



    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
  • Re:GNOME (Pontos:1)
    por BladeRunner em 12-05-01 19:06 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "quantos servidores usam KDE ?"
    Não sei.
    Os que eu administro nem têm X instalado.
    É só terminal.

    Quanto a desktop:
    Eu não sou pró-KDE. Eles não me pagam para dizer bem deles :-(
    Simplesmente já fui utilizador GNOME e passei para KDE porque acho melhor.
    "It's as simple as it can get."

    De qualquer modo, continuo a instalar o GNOME para mostrar às visitas como o Linux é tão bom :-) que até há várias interfaces gráficas diferentes para todos os gostos.

    Anyway...
    Olha que como dizem os ingleses, the tide is turning.
    Lê como exemplo este excerto de um mail que eu recebi há dias de um amigo:
    "(...)Instalei o SuSE 7.1 e, como estão sempre a falar do KDE 2, resolvi dar uma vista de olhos.
    Confesso que estou impressionado. Se não fosse o aspecto M$ quase que mudava :-)
    Vamos ver no que dá a coisa."


    Para terminar...
    "Carregas uma app em QT fora do KDE e aquela coisa arranca metade do KDE por baixo..."
    Mas se eu uso KDE, para que raio hei-de querer carregar uma app em Qt fora dele?
    Esse argumento está viciado.


    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por nmarques em 12-05-01 21:16 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    Mario, viciado ?? Nepia, eu sou dos primeiros a preferir GNOME a KDE, e dos primeiros a querer usar algumas apps que fazem parte do KDE como o Kmail, que sao excelentes apps, esse é o ponto fraco que nao gosto do KDE/QT as apps do mesmo levantam quase meio Desktop Enviroment por detras... Era a isso que me referia... Ja na uso Kmail, passei para Evolution ;)

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por chbm em 13-05-01 0:06 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > Ja na uso Kmail, passei para Evolution ;)

    Shamless plug: Devias ter olhado para o Balsa ;)
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por Cyclops em 13-05-01 9:59 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Even more shameless plug: ja ouviram falar no mutt?

    Hugs, Cyke
    Re:GNOME (Pontos:1)
    por BladeRunner em 13-05-01 10:03 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Shamer of all shamers, pluggers or not pluggers: já ouviram falar do "mail"?

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por fog em 13-05-01 14:22 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Eu sou muito mais l33t, cada vez que quero enviar mail faço telnet para o porto 25 do servidor ;)
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por chbm em 13-05-01 14:03 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Sim :) O Balsa usa o backend do mutt (chama-se libmutt no balsa).
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por nmarques em 13-05-01 12:31 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://nmarques.xpto.org
    O Balsa nao tem suporte para PGP/GnuPG e nao consegue ir a um directorio OpenLDAP buscar listas de contactos ao contrario do Evolution :\... o mesmo se aplica ao Mutt e ao mail... corrijam-me se estou errado :|

    --------------------------------------------
    If there is such a thing as too much power...
    I've not discovered it...
    Re:GNOME (Pontos:1)
    por bgravato em 13-05-01 14:01 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Se não estou enganado, penso que o mutt tem suporte para pgp/gpg.
    Quanto ao OpenLDAP isso já não sei.

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:GNOME (Pontos:2)
    por chbm em 13-05-01 14:12 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    O Balsa não tem supporte para PGP/GnuPG até ver. Há duas pessoas que supostamente estavam a escrever suporte utilizando o esquema de pipes. O pessoal do Seahorse falou em suporte via Corba, que me parece uma boa ideia mas na altura não gostei muito do método deles mas confesso que não tenho acompanhado aquilo o suficiente para dizer bem ou mal. De qualquer modo, não está no cvs do balsa.O suporte GPG do balsa está mais on hold até o pessoal do GPG ou alguém ganhar juizo e escrever uma interface para o GPG que não implique o esquema idiota de pipes que existe actualmente.
    Quanto a LDAP não uso mas quando experimentei só consegui crashar a libldap. Não sei como se comporta numa situação real.

    O mutt que eu saiba não tem LDAP mas tem gpg/pgp e funciona razoalmente bem.
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por Cyclops em 13-05-01 18:06 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    O mutt tem suporte para PGP/GPG ha ja alguns anos... dava jeito e que tambem suportasse certificados :)

    Ja agora, se for criado um pipe que de um interface a la mutt alias para um server ldap, o mutt tb consegue usa-lo.. mas suporte nativo para ldap nao sei.

    Ja agora, o evolution, imho, so tem um grave problema (para alem da instabilidade) que e nao ter um gui em modo de texto (nem que fosse so para o email)

    Hugs, Cyke
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por chbm em 12-05-01 23:56 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    >>"Carregas uma app em QT fora do KDE e aquela coisa arranca metade do KDE por baixo..."
    Mas se eu uso KDE, para que raio hei-de querer carregar uma app em Qt fora dele?
    >Esse argumento está viciado.

    Não, quer dizer que como é normal o design do KDE é ... errado :) Até desistirem do "release fast, release anything" vai ser sempre assim.
    E não vale a pena dizer que isto é apenas um comentário malicioso de um primata, porque eu não gostava de kde/qt a esse nivel já antes de existir Gnome. Quem se lembra da 0.2, nome de código "tranformar a home num enorme core" ou da 0.3, nome de código "montes de botões que não fazem nada excepto crashar". Isto pra não falar na 0.4 ou 0.5, "reescrevemos tudo porque descobrimos que estava Errado".
    De qualquer modo, a nível de utilização, é concebivel um utilizador desejar correr aplicações Qt/KDE em Gnome ou Gtk+/Gnome em KDE por isso é relevante.

    Re:GNOME (Pontos:2)
    por CrLf em 12-05-01 19:01 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    O que realmente me chateia é que programar para o Gnome tem mais piada do que programar para KDE, e as libs que o compõem (gtk+, libxml, ...) até podem ser usadas para programas não Gnome. É pena que o pessoal que trabalha no Gnome não tenha as mesmas qualidades que o pessoal do KDE. E, aparte o facto de o Gnome parecer não ter coordenação nenhuma, há qualquer coisa nele que... não sei. Talvez seja o KDE que tem um "feel" mais europeu...

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Re:GNOME (Pontos:2)
    por chbm em 12-05-01 23:59 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    O Gnome tem toda a coordenação que precisa. Acompanha uma lista ou duas e apercebes-te disso.
    Não tem é Keisers :)
    Move along, nothing to see here. (Pontos:2)
    por chbm em 12-05-01 17:34 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    > Na discussão do /. muitos perguntam se isto significa que finalmente o KDE será reconhecido como a melhor maneira de o Linux ter um desktop decente.

    Parece que o velho "o que é que acontece ao Linux se o Linus morrer" mudou de texto. Agora é o que é "o que é que acontece ao Gnome se a empresa xxx morrer".
    Bem, se o Linus morrer o Linux perde um coder brilhante e continua com os outros 500 ou 1000 ou 2000 ou o que seja. Se a Eazel morrer alguns coders de Mac vão deixar de escrever código Gnome a tempo inteiro. Se a Helix morrer o Miguel, o Nat e os outros 50 arranjam outros empregos e voltam a codar Gnome nos tempos livres.
    Em vez de se preocuparem com perguntas falaciosas e FUDicas podiam preocupar-se com perguntas tipo "o que é que acontece se a RedHat e a SuSE fecharem as portas?".

    A Eazel é uma aposta tipo "corporate" que provavelmente vai fechar como qualquer uma em cinco startups. Escreveram o Nautilus (do qual eu não conheço utilizadores), ajudaram o gnome-vfs e outros projectos laterais. Tentaram dar um bocado de fluf Macintoshiano ao Gnome. Não me parece ter funcionado muito bem.

    Move along, nothing to see here. Vão preocupar-se com "oh meu deus a transmeta manda no linux agora!".
    Já agora, para quando é que está agendada a próxima restruturação de alto a baixo do KDE ?
    Eazel e Ximian (Pontos:3, Interessante)
    por blackTiger em 12-05-01 17:56 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Pessoalmente prefiro o Gnome ao KDE. Bem sei que o KDE tem o Konqueror mas apesar de nunca o ter usado muito vou-me safando bem com o Galeon.

    Convem notar que nem o KDE nem o Gnome se encontram presos a empresas como as vezes as pessoas parecem pensam. Nem a Ximian ou a Eazel(no caso do Gnome) nem a theKompany(no caso KDE) controlam o ambiente grafico por isso nao vejo como o desaparecimento de uma delas possa afecta-los.

    Acho que a Ximian tem feito um bom trabalho, quer compilando o Gnome, quer desenvolvendo projectos como o Gnumeric, o Evolution, o Red Carpet, o Bonobo ou as Ximian Setup Tools, entre outros.

    Da parte da Eazel bem... o Nautilus ate e engraçado mas demasiado pesado por isso penso que o seu desenvolvimento pode e deve continuar.

    O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por monkey em 12-05-01 21:29 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Mais uma vez, estamos frente a uma discussao sobre KDE vs Gnome. Absolutamente patetico. Nao digo que nao tenham todos o direito a uma opinião. Não têm é, de maneira nenhuma, direito a criticar trabalho arduo de pessoas (que conheço bem) que apenas tentam dar o seu contributo para a comunidade que todos estamos aqui a defender.

    De qualquer forma, aqui está a minha opinião. O "planeta dos macacos", como de uma forma depreciativa foi denomeado o grupo Eazel & Ximian (sim, porque o Miguel de Icaza (CEO da Ximian e da Gnome) e o Mike Boich da Eazel sempre trabalharam em conjunto para trazer o nautilus ao gnome), é muito mais do que um grupo de disgrunteled-code-hackers com o unico intuito de apresentar uma alternativa ao KDE. Digo mais, o objectivo é mesmo que o Kde seja uma alternativa ao Gnome.

    Adicionalmente, sou forçado a mostrar o meu desagrado por ver que o publico em portugal continua com a ideia que o QT é feito pelos coders do KDE. Não tem nada a ver. O QT é desenvolvido pelos senhores da trolltech, que não tem de forma alguma uma afiliação com o KDE. Os senhores do KDE usaram sim a versão GPL da QTlib para implementar o anti-aliasing no KDE. Nada mais que isto.

    Mais. Quantos de voces, utilizadores do KDE ja nao viram o dragaozinho com a janela a dizer assim: BUG. Pois. É de todo incontestavel a diferença de estabilidade entre o KDE e o Gnome. Já para nao falar de utilização de CPU. Abram o KDE, façam um top. Fiquem a olhar para os numeros. Façam o mesmo para o Gnome 1.4.

    Ainda mais. Num reply anterior vi isto: Enquanto surgem estas infindáveis notícias sobre o GNOME/Ximian/whatever-macaco-it-is, o KDE prossegue para a versão 2.2alpha1.
    Não sabia que agora as versões é que importavam. Assim, se o Gnome, ou qq outro desktop manager, fizesse a release de um XPTO-KRAD-7.0alpha357, era logo considerado o maior, digno de todas as recomendações. Ridículo.

    Para finalizar, disponham de um bocado de tempo para ver a source dos core components dos dois desktop managers. Não vou dizer que discordo com a maneira de escrever codigo dos senhores do KDE. Mas talvez seja daí que vem a terrivel instabilidade do mesmo. (Tentem correr 2 ou 3 programas, e só falta mesmo um blue screen)

    Perdoem-me o tom algo ironico e por vezes hipocrita (se assim lhe quiserem chamar), mas nao gosto que trabalho seja contestado por pessoas completamente externas ao meio.

    Fred Oliveira (aka kript0n || monkey)
    Gnome WWW team & WM integration developer

    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:2)
    por MavicX em 12-05-01 22:08 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    "Não vou dizer que discordo com a maneira de escrever codigo dos senhores do KDE. Mas talvez seja daí que vem a terrivel instabilidade do mesmo. (Tentem correr 2 ou 3 programas, e só falta mesmo um blue screen)"

    Hummm KDE ? instabilidade ? deves tar a correr um Beta qualquer ( o que infelizmente não existe no Gnome ) ou se não o teu computador não tem recursos para correr mais do que três pogramas ao mesmo tempo.

    Nota : o kde 2.0 tinha algums problemas mas nada que o 2.1.1 não tenha resolvido. Mesmo assim não há nada como o 1.1.2 em termos de estabilidade é por isso que ainda é o suportado pelo FreeBSD juntamente com o Xserver 3.3.6 nunca teve problemas de instabilidade.
    Agora tou a usar o kde 2.1.1 e o Xserver 4.0.3 em FreeBSD 4.3 e nunca foi a baixo desde que instalei.

    Não estou a ver essa instabilidade que tas a falar.
    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por monkey em 12-05-01 23:17 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Hummm KDE ? instabilidade ? deves tar a correr um Beta qualquer ( o que infelizmente não existe no Gnome ) ou se não o teu computador não tem recursos para correr mais do que três pogramas ao mesmo tempo

    Nao estou a correr um beta qualquer. Não corro KDE. Mas quando experimentei foi a 2.1.0. Segundo erro: existem betas do Gnome. Se reparares bem no changelog do gnome, notas bem que a 1.4beta1 saiu 2 meses antes, tanto pelo www.gnome.org como pela ximian.

    Uma coisa interessante é o facto de toda a gente estar habituada a fazer tudo por elas proprias. Beta software significa quase TBWD (try before we distribute). Tens sempre acesso 'a ultima release da source (actualizada diariamente no daily tarball, ou ao minuto no anonymous CVS), que te da trabalho a compilar, e que nao é chamado Beta, mas funciona como tal.

    CVS-Changelog

    Fred Oliveira (aka kript0n || monkey)
    Gnome WWW team & WM integration developer

    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:2)
    por chbm em 13-05-01 0:04 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    >Hummm KDE ? instabilidade ? deves tar a correr um Beta qualquer ( o que infelizmente não existe no Gnome ) ou se não o teu computador não tem recursos para correr mais do que três pogramas ao mesmo tempo.

    Não existe no Gnome ? Deves estar obviamente a falar de instabilidades porque betas existem com fartura.
    Os builds da Helix eram feitos a partir do cvs (alpha baby!) e a 1.4 teve duas 2 betas (quase 3).

    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por BladeRunner em 13-05-01 1:25 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "Mais. Quantos de voces, utilizadores do KDE ja nao viram o dragaozinho com a janela a dizer assim: BUG. Pois. É de todo incontestavel a diferença de estabilidade entre o KDE e o Gnome."

    Isto é o que eu chamo distorcer as coisas.
    De que raio de KDE estás a falar?

    Eu uso o 2.1 intensivamente para produção/desktop (compiladinho à pata, Qt incluída).
    Tenho sempre no mínimo 3 desktops abertos, com montes de aplicações simultâneamente abertas e nunca me crasha nada.

    Curiosamente, a única que me crasha com frequência é gtk+ based e a única não Qt que corro: o gftp.

    Tanto assim que a larguei e passei para um cliente FTP chamado kbear.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por _Mordor_ em 13-05-01 3:45 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.plug.pt/
    Eu uso o 2.1 intensivamente para produção/desktop (compiladinho à pata, Qt incluída). Tenho sempre no mínimo 3 desktops abertos, com montes de aplicações simultâneamente abertas e nunca me crasha nada.

    O compilado á pata foi uma necessidade, nao é? É que é tão raro haver rpms decentes (ou não decentes) para Suse.

    3 desktops abertos? A minha máquina do trabalho, tém normalmente os 8 com varias aplicacoes a correr em todos eles, e o gnome 1.4 continua rápido como se nada fosse. E deixo sempre o pc ligado, noite e dia, de forma que as memory leaks que existam tenham hipotese de se manifestar. Não se nota nada. O kde normalmente nao chega a tanto. Qualquer coisa do koffice leva logo ao dragãozinho do crash. A velocidade é metade do gnome. O aspecto ... sei que gostos não se discutem, mas o Barbie Look do KDE nao me convence.
    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por RaTao em 13-05-01 5:01 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    bem...
    a mim acontece exactamente o contrario:
    gnome: crasha e come-me metade da ram
    kde: estavel e nao come a ram toda nem usa CPU

    YMMV: este é o termo que se aplica aqui, penso eu de que...

    ainda à 2 meses estava a correr o gnome... pois... tive que passar para kde que *nunca* crashou, pelo menos na distro que estou a usar: debian unstable aka woody.

    nao tenho nada instalado do koffice.. se calhar é por isso.

    no caso do gnome, desisti da ximian (não tem suporte para woody), mas, mesmo quando tinha aconteciam coisas maradas.. o mais normal eram os panels a "perderem" as applets, o gftp a crashar e o xchat a comer a ram toda.

    anyway, este é um exemplo prático, como estava a dizer YMMV!!! a lot!!!

    à uns 6 meses corria o kde (no work) em pentium IImmx, redhat e sempre se portou bem, i.e. ligado durante meses a fio na maquina do work. na altura era o kde 1.??

    desde o 2.0 passei a ser um kde advocate, por isso nao liguem à minha opiniao :P ehehehhe


    Regards, Nuno Silva aka RaTao
    só um pormenor à parte... (debian related) (Pontos:1)
    por bgravato em 13-05-01 14:18 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    > (...) debian unstable aka woody

    cof cof :P

    Já há dias estivemos a discutir isto...

    ncftp /pub/mirrors/debian/dists > dir
    (...)
    lrwxrwxrwx 1 debian debian 6 Feb 16 18:50 stable -> potato
    lrwxrwxrwx 1 debian debian 5 Feb 16 18:50 testing -> woody
    lrwxrwxrwx 1 debian debian 3 Feb 16 18:50 unstable -> sid

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:só um pormenor à parte... (debian related) (Pontos:1)
    por RaTao em 13-05-01 17:12 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    eheheh é verdade :)

    de qualquer modo no sources.list tenho links para o unstable e nao para os "nicknames".

    vi na ml que os nicknames iam mudar... se calhar vi mal ou entao foi uma falsa noticia.

    o que disse acima tem a ver com o unstable :)


    Regards, Nuno Silva aka RaTao
    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por BladeRunner em 13-05-01 10:21 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "O compilado á pata foi uma necessidade, nao é? É que é tão raro haver rpms decentes (ou não decentes) para Suse."
    Por acaso, para KDE, até existem e se calhar antes de para todos os outros, but...
    ...the truth is i don't care 'bout rpms.

    Já discutimos isso over and over.

    Eu não escrevi que o GNOME crashava.
    Escrevi que pela minha experiência o KDE não crasha.

    E quanto a performance, se calhar :P depende muito do hardwarwe, como é óbvio.
    Provavelmente eu e tu usamos hardware que não se queixa nem do KDE nem do GNOME.

    Quanto ao koffice, não sei dizer nada, pois não utilizo.

    Para terminar, volto ao princípio: rpms e quejandos.
    Ontem passei um bom bocado a martelar um servidor para lhe meter o XFS na /home a ver se integro aquela m3*da com o Samba.
    A SGI para o Red Hat fez um installer.
    Para os outros, desenrasquem-se, saquem um vanilla kernel, patchem-no, não usem o gcc 2.95, mais isto, mais aquilo.

    E como é que eu depois com um rpm lhe meto o suporte a ACLs?
    Ah! Sim.
    Há as rpm's sources :-)

    Por isso vou passar-me para Red Hat?
    O tanas é que vou.
    Qualquer dia temos a M$ do Linux.
    É isso que queres?

    BTW, conheces a piada do revolucionário que acaba de aterrar num país pela primeira vez e pergunta: "hay gobierno? si hay, soy contra."

    Sou um bocado assim com a Red Hat.

    Gosto da livre concorrência e que continuem a existir opções de escolha.

    Agrada-te que a Slackware possa desaparecer, mau grado a pouco ou nenhuma consideração que tens por ela?

    That's not my way of viewing things.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por BladeRunner em 13-05-01 10:25 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "E como é que eu depois com um rpm lhe meto o suporte a ACLs?"

    Obviamente eu queria escrever "E como é que eu depois com um rpm lhe meto o Samba com suporte a ACLs?"

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:2)
    por Cyclops em 13-05-01 10:04 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Bem pronto, toma la a bicicleta e volta para os kde-user discutir qual o gui para ftp que tu gostas mais.

    Ja ouviste falar no ncftp?
    Re:O tal "planeta dos macacos" (Pontos:1)
    por BladeRunner em 13-05-01 11:45 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Se há coisa que não suporto é a falta de inteligência.

    Mário Gamito
    educação, ensino
    Re:KDE é arqueroso e sempre o será (Pontos:1)
    por RaTao em 13-05-01 5:11 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    gostos não se discutem, AC.

    de qq modo, posso-te dizer que já experimentei tudo o que mencionaste (menos o nautilus...) e prefiro o kde apenas pela estabilidade, em termos de look parecem-me equivalentes embora com estilos diferentes.

    o evolution tentei utilizar várias vezes, mas sem sorte porque aquilo não se aguenta de pé mais que 5mins com uma ligação imap (para nao falar do imaps....), logo está fora de questão... além do mais para ter aquele look instalava o vmware e o win98 + outlook! ehehehhe .oO( sou mau, não sou? ) :P

    aceito de bom grado flames nas msg's seguintes:


    Regards, Nuno Silva aka RaTao
    Re:KDE é arqueroso e sempre o será (Pontos:2)
    por Cyclops em 13-05-01 10:09 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Bem, considerando que o Evolution nao e considerado "beta" sequer, acho que tiveste muita sorte! :)

    Penso que terei mais hipoteses de um dia vir a usar o evolution do que outro qq, sabes pq?

    Porque no Evolution estao a tentar ter ao maximo a GUI separada dos componentes internos de mail, permitindo a alguem, que tenha a capacidade, fazer um GUI em modo texto... :)

    Sim, porque ter um cliente de email paneleirote e muito giro, mas quando quiaseres ver o teu email com alguma seguranca vindo de fora, nada bate um ssh para a tua rede e um mutt, qual imaps, ou pops....

    Tsk tsk tsk... Larguem la a discussao de lusers a respeito do desktop preferido, e larguem os argumentos do genero do cliente gui de ftp preferido.

    Se querem discutir gnome/kde, peguem em aspectos tecnicos, geekness factor, e coisas do genero, que conseguem ter argumentos muito mais interessantes :)

    Hugs, Cyke
    Re:KDE é arqueroso e sempre o será (Pontos:1)
    por BladeRunner em 13-05-01 10:28 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "Se querem discutir gnome/kde, peguem em aspectos tecnicos,(...)"
    Errr...
    Pareceu-me que a génese deste artigo era política.
    Se calhar enganei-me.

    Mário Gamito
    educação, ensino

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]