gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
NETfast vs. NetCabo
Contribuído por vaf em 11-05-01 17:24
do departamento Guita-Vs-Cordel
perguntas jpamado escreve "NETfast ou NetCabo? Conheço malta com NetCabo que se diz contente com o serviço. Sobre o NETfast só tenho visto a publicidade da Telepac. Qual é a opinião (fundamentada de preferência) da comunidade?"

[vaf: De facto este é um tema interessante. Agora que finalmente temos DSL em Portugal, a oferta parece não aquecer nem arrefecer, mesmo aos mais apegados a estas tecnologias. Ou estarei enganado?]

LIP2001 | Programação Extrema  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • NETfast
  • Mais acerca perguntas
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    adsl (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 11-05-01 17:38 GMT (#1)
    Com preços daqueles, hão-de ter fregueses daqui a 600 milhões de anos!
    A má opção (Pontos:4, Interessante)
    por SUp3rFM em 11-05-01 19:06 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Com o risco de ser repetitivo, posso contar em breves linhas a minha experiência com a Netcabo.

    Ao início, em Julho, quando o serviço chegou a Almada, a Netcabo era uma perfeita maravilha, estabilidade, downloads, latência, you name it... era tudo perfeito.
    A partir de Novembro, as coisas começaram a piorar, lá ia caindo, de vez em quando, velocidades mais baixas (cerca de 2/3 do máximo), latências um pouco mais altas.
    Nos últimos três meses, a coisa tem estado negra. Ligação que se aguenta uns minutos ligada, até cair, latências absurdas (vai de 30ms a 3segs para o mail.netcabo.pt), downloads da Telepac a 20 e poucos kbs (lembro que eles GARANTEM velocidade máxima nos servidores PT Multimédia), etc.

    Com este cenário, resta-me reclamar. E, assim fiz. Em três meses, fiz 29 reclamações. O resultado? Trocaram-me de modem (de 3com para Elsa) - "Só mudaram as moscas...". Tive umas visitas de uns técnicos(?) que não sabiam fazer um ping ou um trace route, etc.

    Sei que passei a ter mais atenção quando fiz chegar ao presidente da TV CABO, Engº Graça Bau, um relato extenso sobre a questão. Na semana passada, tive lá uma equipa que viu tudo o que me acontece (quebras, velocidades, latências) e agora, segundo eles, vão fazer uma visita à minha casa, na segunda-feira, com um engenheiro(?) que me vai examinar o computador!!!

    Enfim... Resta dizer que os meus vizinhos passam pelo mesmo, amigos meus, que moram perto de mim, sentem o mesmo, mas não há um carolas que perceba que se está a falar de um crescimento de clientes e, que afinal, a célula deve de estar a rebentar pelas costuras.

    A Netcabo é mesmo assim...

    Afinal, não foi tão breve, pois não? E ainda ficou tanta coisa por dizer... :(

    Re:A má opção (Pontos:2, Informativo)
    por pls em 11-05-01 19:31 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://pls.mrnet.pt
    Same thing...

    O serviço netcabo está uma trampa (e eu chegeui a fazer grandes jogos on-line via netcabo), tudo lentissímo, uma incapacidae técnica assustadora no suporte... enfim...

    Está tudo descrito aqui.
    Nem tudo é negro (Pontos:3, Informativo)
    por jneves em 11-05-01 22:39 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/

    Para contrastar com esta história deixem-me contar-vos as minhas 3 semanas de problemas com a netcabo. Tudo começou numa sexta-feira em que houve uma falha de serviço que não sei se foi na minha central ou se foi generalizada.

    Segunda-feira - 20h30 - não consigo um sinal estável de sincronismo, muito menos de registo. Telefonema para a netcabo com o apoio técnico do costume (ligar e desligar modem). Segundo telefonema depois de passados os 5 minutos e sou passado para o pessoal técnico. Marcada a visita de uma equipa na quinta-feira.

    Terça-feira - 20h30 - repetiram-se as falhas.

    Quinta-feira - algures durante a tarde - vveio a equipa de supoorte e disseram que estava tudo bem.

    Quinta-feira - por volta das 21h - repetiram-se as falhas. Telefonema para a netcabo. Pessoal técnico diz para verificar se ainda há problemas no dia seguinte.

    Sexta-feira - 20h45 - voltou a repetir-se a história (impossibilidade de ligar na altura de maior tráfego), voltámos a reclamar. Desta vez o simpático senhor do suporte técnico (que era o mesmo de quarta e de quinta e que já me reconhecia a voz) disse que nestas situações habitualmente é um de 3 problemas:

    • Erro de configuração do cliente ou mau contacto nas tomadas.
    • Falta de sinal na célula.
    • Mau dimensionamento do número de IPS (ele jurou-me que a perda do sinal de sincronia de podia dever ao cable modem não conseguir um IP - que até já çhe tinha acontecido a ele).

    A primeira hipótese tinha sido eliminada pela visita da equipa. Restavam as outras duas. Deste modo ele disse-me que pediu para o "datacenter" para aumentarem o sinal na célula. Afirmou-me que não me conseguia dizer quando esta mudança seria feita.

    Sábado - 10h30 - voltou a falhar o acesso. Telefono, estavam a fazer manutenção à célula. Esperança à vista, pensei eu.

    Segunda - 20h45 - Voltaram as falhas, marcação da brigada de engenharia para de quinta-feira a oito.

    Continuação de problemas sempre nas horas de maior tráfego, entre 20h30 e 21h30 nos dias de semana, e entre as 11h e 13h e 20h e 22h em fins-de-semana e feriados.

    Quinta-feira - 12h58 (tinham prometido vir entre as 9h e a 13h) - recebo um telefonema do Pedro (também conhecido por brigada de engenharia) a perguntar se estou a perder sinal. Ligo a televisão e respondo que sim. "OK, aguarde um momento que já subo". Verificação rápida do material e conclusão de que está tudo bem em casa. Fora de casa substituiu o repartidor de sinal do prédio que diz ser um factor conhecido de falha na rede mas que "a engenharia não nos ouve".

    Até hoje não tive mais falhas nenhumas no acesso à netcabo, tirando os problemas com o proxy, mas isso é outra história.


    Re:A má opção (Pontos:1)
    por peyote em 12-05-01 8:19 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    os problemas (mais irritantes) que tenho com a netcabo são o facto de semanalmente o modem não conseguir ligar à internet ficando assim por intrevalos de tempo que rondam os 10 segundos e as 10 horas e os problemas com o news.netcabo e a proxy transparente em horas de ponta. de resto (lol) o serviço até é aceitável.

    quanto ao netfast... sinceramente já me tinha esquecido da existência disso, até porque não me parece que existam muitos clientes do netfast (com aqueles preços proibitivos para uma qualidade que, por enquanto, é incognita...) a não ser talvez algumas PMEs e clientes ricos ;)

    concordo com o que o gractalfuru disse: com os links que a telepac tem para o estrangeiro duvido que consiga aguentar 2 serviços de broadband + os sapos e os netpacs... se eles começarem a investir talvez consigam ganhar mais clientes e amortizar o investimento (uhm... nao me parece, mas...)


    peyote

    ---
    'God is as real as I am', the old man said. I was relieved since I knew Santa wouldn't lie to me...
    Técnicos (Pontos:1)
    por Airegin em 13-05-01 23:12 GMT (#20)
    (Utilizador Info)

    Uma vez deixei um "técnico" sem fala e completamente atordoado quando, ao tentar dignosticar um problema com o meu acesso, lhe disse que tinha feito um tracert.

    Quando se chegou ao pé do meu computador e viu que não tinha winipcfg (dos win9x) começou a transpirar. Tive que lhe explicar que no Win2000 existe uma ferramenta chamada ipconfig...

    Imagino o drama que seria se eu tivesse o cable modem ligado a uma máquina Linux!


    Airegin
    broadband em .pt (Pontos:1)
    por gractalfuru em 11-05-01 22:29 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Eu sinceramente nao sei porque tanta admiracao com tantos problemas... Desde que existe internet em portugal (em termos de massa) que este problema é visivel ! Nao temos infraestruturas de telecomunicacoes para suportar broadband (ate o ministro gago disse isto hoje na tveeee )!!!!
    Portanto tao admirados com que ???
    É aquilo que temos....Eu tenho satelite e tb ja gozei 250kbytes/s e ate 400kbytes/s (sim B.Y.T.E.S!!!) e agora levo com 30kbytes/s... E la fora o poderio é bem maior....
    Portanto aguentem-se...
    E lembrem-se da maxima da economia:
    "Nao ha almocos gratis"
    Btw: Lembro-me que nos usa no inicio do cabo toda a gente gozava altos speeds, depois aquilo levou um downgrade enorme e tava nojento (passou para 30k/s ou menos) e agora parece tar mais estavel... Simplesmente foi necessario tempo para se ajustarem.
    Ah... tb nao se esqueçam que Netcabo nao da dinheiro ah telecome :) So prejuizo :) Isto de fonte bastante segura da tv cabo ;) (por isso eh que bidirecional bem podem sonhar por ela ;) )

    Re:broadband em .pt (Pontos:2)
    por chbm em 12-05-01 0:37 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    400k byte/s ? isso com ... netcabo ? :)
    Re:broadband em .pt (Pontos:1)
    por Eraser em 12-05-01 2:28 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Ele tava a falar de de acesso via satélite. JP :)
    Re:broadband em .pt (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 12-05-01 4:46 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Eu não sei muito bem... mas para a TV interactiva não é preciso bidirecionalidade? Tenho a impressão que é... por isso essa de "bidirecionalidade bem podem sonhar com ela" não se encaixa muito bem :P


    HiTek DeVil
    Re:broadband em .pt (Pontos:2, Interessante)
    por darkangel em 12-05-01 13:37 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    hohohoho

    Segundo a explicação do Eng. deles (durante a semana da informática no IST), quando recebes um "convite à interactividade" a tua boxzita liga-se pela rede telefónica...Sim, pelo telefone. Bom, também é preciso dizer que quando questionado sobre se era necessário bi-cenita ou não, ele atrapalhou-se um bocado, mas lá mandou que isso funcionava pelo telefone.

    Mas esquece a TV interactiva... o "convite à interactividade" não é mais que um link que aparece no meio da imagem..depois é só clickar e ele abre um browser. Sim..TV interactiva é só um browser na televisão.
    Re:broadband em .pt (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 12-05-01 23:14 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    DarkAngel, o que o eng. disse não sei... sei que um amigo meu está a testar a TV interativa, e trocaram-lhe o cable modem 3com por um elsa por causa da TV interactiva... Foi só por causa disso que eu disse, isso e porque um amigo meu que esteve a trabalhar na tvcabo, parte de engenharia, disse-me que para a tv interactiva talvez fosse preciso bidirecionalidade... mas ele nao estava a trabalhar na tv interactiva, por isso não me deu a certeza... e com o exemplo desse meu colega, deduzi... deduzi mal... :P


    HiTek DeVil
    Re:broadband em .pt (Pontos:2)
    por dINAMItE em 13-05-01 14:33 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Se não houver biderecionalidade a ligação por ser feita pelo telefone ou mediante qq outro acesso à Internet (ex: LAN).

    BTW: a TV Interactiva não é só um browser, aquilo até tem DirectX e existem empresas a desenvolver aplicações para as Boxs.

    Re:broadband em .pt (Pontos:2, Engraçado)
    por jmce em 12-05-01 8:27 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Nao havera' almocos gratis, mas `a PT nao tem faltado sobremesas por conta da casa.

    <violinos> Ja' agora, essa fonte bastante segura da TV Cabo tambem QUANTIFICOU o prejuizo? E explicou porque lhes interessa enviar vendedores a promover o produto que causa prejuizo? </violinos>

    Re:broadband em .pt (Pontos:1)
    por gractalfuru em 12-05-01 12:47 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    a fonte segura eh um director da tvcabo :) queres melhor ? :)
    mais num posso dizer:P
    querem eh vender TVCABO ate pq tao com problemas com bue de malta a cortar subscricoes...
    NetFast (Pontos:0, Gozão)
    por SlickFox em 12-05-01 8:49 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Por acaso a discussão interessa-me bastante pq estou a pensar colocar NetCabo na zona da Pontinha.

    Penso que o grande prob é que quiseram por a corroça à frente dos bois, ou seja, vender um serviço em que garantem uma determinada largura de banda e depois vão-se fazendo "actualizações".
    O pessoal, e com razão, quer a largura que a publicidade promete e depois isso reflete-se na estabilidade do sistema ...

    Na MHO oferecer + do que uma certa largura de banda em PT é enganar os clientes.

    Mas já gora estavacurioso para saber se alguém sabe de experiências com ADSL por cá.

    Cump
    NetFast vs Netcabo (Pontos:2, Interessante)
    por SIGT3RM em 13-05-01 13:40 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Um pequeno pensamento para reflexão.
    A Netcabo, no mercado de acessos de banda larga, até agora estava sózinha. Há pouco tempo aparece um outro acesso concorrente, de uma empresa do mesmo grupo. Por acaso as saídas internacionais da Netcabo passam pela Telepac (a do ADSL). Até que ponto é que a Telepac não irá fechar a torneira (não toda, mas alguma) da largura de banda dos clientes Netcabo, em deterimento dos da NetFast?
    Na minha opinião, desde que a NetFast apareceu, tenho notado uma pioria nos acessos internacionais (baseio-me nos pings que tenho no Quake :-) ).
    Cá para mim, se a Netcabo não abrir os cordões à bolsa, que vai perder, como sempre, são os clientes!
    Re:NetFast vs Netcabo (Pontos:1)
    por grumbler em 15-05-01 8:21 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    A Netcabo, no mercado de acessos de banda larga, até agora estava sózinha

    Bem isto não é completamente verdade, visto em certas zonas já existir broadband fornecido por outros operadores de cabo. No meu caso (moro na Torre da Marinha, Seixal) estou a utilizar a Netvisao da Cabovisao.. não é muito mau, mas tem dias em que se arrasta, ou tem alguns problemas (principalmente de proxies transparentes), mas em geral não é mau de todo, e não acho que os 5 contos/mês (só contratei 128k) sejam completamente desperdiçados.

    De qualquer das formas acho que o que o cabo vem trazer de novo é a filosofia do always connected, ou seja deixa de fazer sentido dizer-mos que nos vamos ligar á Internet porque sempre que o computador se liga está conectado (isto claro descontando eventuais problemas técnicos).. era algo que eu já tinha no emprego, mas agora ter em casa dá uma visão um bocadito diferente das coisas :-)

    --
    What, Me Worry?

    Re:NetFast vs Netcabo (Pontos:1)
    por SIGT3RM em 15-05-01 10:22 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Tens razão, tinha-me esquecido da Netvisão. Mas essa, até agora, só está disponível na margem Sul (se estou enganado, corrijam-me). Por isso a minha opinião mantém-se para o resto do País (ou pelo menos nas zonas onde existe Netcabo).

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]