gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
As mulheres, a moda dos portais, a Sonae e cia.
Contribuído por npf em 06-05-01 12:32
do departamento das-quotas-:)
Web Joana escreve "É raro aqui no Gildot falar-se de Mulheres, ou projectos para elas (não me lembro de ver nada disso recentemente, vamos a ver se esta sugestão de artigo é aprovada :-) Não sei se estão a par duma pequena polémica que já passou para os jornais. A Sonae lançou uma mega campanha publicitária na Tv, na rádio, jornais, revistas e outdoors o seu novo projecto, o bikini.pt. O motivo da polémica é que a mensagem que tentam passar é de serem o primeiro portal para Mulheres em Portugal" [Continua...]
Sobre isto, gostava de deixassem as vossas opniões. Primeiro, eu pensava que a moda dos portais já era. Não sei porque é que aquilo é um portal e não um site como tantos outros. Depois, de facto há bastantes projectos, alguns já bastante antigos, e o primeiro parece que foi o www.mulherportuguesa.com (pessoalmente não sei se foi ou não), e mais recentemente outros projectos surgiram como o netfeminina.sapo.pt, www.maxima.pt, a www.pratica.iol.pt, o sextosentido.com, e a já extinta Elite do diario digital, etc,etc ...

Para além desse pormenor, não podia deixar de dar a bicada de que como projecto acho que está muito pobre. Para quem seguiu a web no feminino em Portugal sabe que aos poucos as coisas se foram tornando mais interessantes. Curiosamente apesar da mania das grandezas (e da mentira), este da Sonae até me parece bastante inferior a alguns dos que acima citei.
O que acham desta polémicazinha ? Acham que a Sonae ainda vive na euforia das grandezas dos portais ou que é distracção e não repararam que a Net já existia antes deles aparecerem. E para terminar, alguem me consegue explicar porque é que a maioria dos sites femininos abusam do cliché do cor de rosa. Será que são feitos por homens, que acham que cores para mulheres é só cor de rosa ? Ou é porque portugal é socialista ? :-) "

Gildot breaking news | Argentina pode adoptar Software Aberto  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Web
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    distracção (Pontos:1)
    por mlopes em 06-05-01 13:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info)

    "ou que é distracção e não repararam que a Net já existia antes deles aparecerem."

    Acho que isso é um mal geral das empresas que trabalham para internet em portugal.
    o que é um portal? (Pontos:2)
    por joao em 06-05-01 13:31 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Acho que isto é tudo um problema de dicionário:

    Portal: o mesmo que site (ex. o gildot é um portal de notícias Linux e não só)

    o primeiro na internet em Portugal: o único que eu conheço (ex: o bikini é o primeiro portal feminino nacional)

    portal para mulheres: um site na internet que mais parece uma revista feminina, ou um site na internet que é igual a tantos outros mas que é cor-de-rosa mas não é um portal para gays. (ex: o bikini é cor-de-rosa e não é um portal gay logo é um portal para mulheres; contra ex: o supersite do sapo é cor-de-rosa e é um portal gay, logo não é um portal feminino.)

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:o que é um portal? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-05-01 22:11 GMT (#11)
    'Portal' é o mesmo que 'Site' ?!?!?
    O Gildot é um portal ?!?!

    Andas um bocado a leste nao ?

    Re:o que é um portal? (Pontos:2)
    por joao em 07-05-01 0:53 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    'Portal' é o mesmo que 'Site' ?!?!?
    O Gildot é um portal ?!?!

    Andas um bocado a leste nao ?

    Não, de forma alguma. Podes ler algumas definições de portal aqui. Facilmente chegas à conclusão de que não existe nenhuma definição consensual de Portal e que algumas pessoas consideram o Slashdot um portal. Talvez agora consigas interpretar correctamente o meu post. Será ?

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:o que é um portal? (Pontos:0, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 07-05-01 9:28 GMT (#15)
    Um portal como o nome indica é uma "porta" para outros lados.
    Um site geralmente convida-te a ficar ali... um portal manda-te para varios sitios(canais ou sites afiliados).
    Há um diferença... o Gildot ou o Slash so te mandam para outros sites pq teem links nas noticias. E isso sao referencias. Nao te impelem para la ir. Um portal sim... é o canal do dia da mae, do pai, postais, popstars :-)... etc.
    Getit ?
    Re:o que é um portal? (Pontos:2)
    por joao em 07-05-01 10:24 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Um site geralmente convida-te a ficar ali... um portal manda-te para varios sitios(canais ou sites afiliados).

    As minhas definições eram definições irónicas para mostrar que este pessoal do marketing estica os conceitos para vender seja o que for. Não vou discutir o que é um portal, até porque um portal costumava ser aquilo que o sapo era no inicio: uma porta para toda a internet. No entanto, segundo a tua definição, um portal é um site grande com muitos sub-sites a que se chama "canais".

    ----
    joao
    nonio.com

    e finalmente descobriram.. (Pontos:1, Despropositado)
    por buffer em 06-05-01 15:02 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    que as mulheres SAO diferentes..
    fantastico..


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Nao soa bem. (Pontos:2, Informativo)
    por TarHai em 06-05-01 15:05 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Um portal portugues para mulheres chamado 'bikini'?

    Com um nome desses parece mais e um site sobre mulheres para os homens verem.

    Tens razao no cor de rosa. E um esteriotipo barbie, que na minha opiniao precede outros esteriotipos nada favoraveis as mulheres.

    Mas tambem, com tanta revista 'cor-de-rosa' barata por ai, quem vai prestar atencao a um portal?
    mediatização (Pontos:2, Interessante)
    por nuno em 06-05-01 16:46 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Isto faz-me lembrar do problema novis versus PT há uns tempos ;). Esta história de publicidade e mediatização (quando se vai fazer, como se vai fazer, a quem deve chegar, low profile ou high profile, etc...) é tão "política" que é melhor nem imaginar tudo o que se deve passar por detrás! De qualquer forma é mais conteúdo em português (standard) que é algo de que estamos a precisar (e a sonae também).
    Sexismo e outras más ideias (Pontos:3, Interessante)
    por Endymion em 06-05-01 17:35 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Antes de mais, devo dizer que tb não me recordo de ver aqui no Gildot projectos para Homens, querendo dizer com isto especificamente dirigidos para eles, e já há alguns anitos que visito este site. A meu ver as noticias são dirigidas a uma comunidade de interessados num topico comum, ou seja linux, e esta pode incluir a meu ver e sem nenhum problema membros de ambos os sexos, sem a necessidade de noticias "para eles" e "para elas", exceptuando algum campo de relevo que raramente possa advir. Claro que os homens e as mulheres são diferentes assim como possuem coisas em comum, factos que demasiada gente tem têndencia a esquecer com demasiada frequencia. E tenho a certeza que quando uma personalidade feminina tiver um papel de destaque no mundo informático será merecidamente aclamada, ou criticada, como qualquer outra. Ou será que é vigente a ideia que a "core" da net e da informática é constituida fundamentalmente por "nerds" do sexo masculino, sem uma vida social? Bah. Fui estudante de Eng. Informática na FCT UNL e tive a oportunidade de conhecer muitos colegas tanto nessa como noutras faculdades... e há de facto raparigas que estudam e possuem postos de trabalho na area. É certo que sempre ouve uma certa maioria de candidatos masculinos no que se refere a areas de especialização... mas a qtidade de mulheres em tal n é nada desprezavel, e em termos de utilizadores então...

    Enfim... qto a sites femininos, há inumeros sites na web feitos por mulheres. Qto a de mulheres feitos por mulheres, confesso que nunca demonstrei muito interesse pelo tópico, assim como n sou leitor assiduo de revistas femininas. Mas se realmente acham que os esforços e a qualidade destes são lamentaveis, pq não desenvolverem um projecto voluntário e livre nesse sentido? Quanto ao cor-de-rosa.. bem, acho que desde que chuchavamos no dedo que bebemos a ideia do azul-bebé >> rapaz; cor-de-rosa >> rapariga.

    "curiosamente lembro-me que amigos meus tiveram interesse em postos na sonae, e referiram-me que um dos incentivos era uma equipa jovem e dinãmica de trabalho.. tb me recordo que alguns desses meus amigos eram ninas"

    Re:Sexismo e outras más ideias (Pontos:2, Engraçado)
    por Endymion em 06-05-01 17:47 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    P.S. Espero que nunca venham a dividir o Gildot em
  • Gildot para eles.
  • Gildot para elas.

    :p

  • Re:Sexismo e outras más ideias (Pontos:2, Engraçado)
    por elclip em 06-05-01 20:58 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://accao.net

    Acho que isso não vai acontecer. Basta ver a sondagem actual no Slashdot para termos uma ideia da distribuição entre ambos os sexos (ignorando agora os "Somewhere in the Middle" :)).

    Apesar de o mundo da tecnologia ser totalmente unisexo, é triste ver que as mulheres são uma minoria neste campo, até porque trazem pontos de vista diferentes (e, muitas vezes, mais racionais).

    Mas numa nota de humor, eis um dos comentários à votação acima, à qual recomendo uma visita:

    My gender is... hmmm.... good question, I have been staring at this console for so long, I forgot. Let me check.... ooh yah, I am a male. I remember now.

    http://accao.net - mais um dia, mais uma frag.
    Re:Sexismo e outras más ideias (Pontos:4, Interessante)
    por vaf em 06-05-01 23:58 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/

    Claro que os homens e as mulheres são diferentes assim como possuem coisas em comum, factos que demasiada gente tem têndencia a esquecer com demasiada frequencia.


    ??!!

    Homens e mulheres são pessoas. Diferentes, claro. Mas, dizias, que factos é que as pessoas têm tendência a esquecer?

    E tenho a certeza que quando uma personalidade feminina tiver um papel de destaque no mundo informático será merecidamente aclamada, ou criticada, como qualquer outra.

    Exacto. Agora lembraste-me de uma frase genial que há uns tempos li algures na net portuga:

    "Só haverá igualdade de direitos entre homens e mulheres quando houver mulheres incompetentes em lugares importantes."

    Ou será que é vigente a ideia que a "core" da net e da informática é constituida fundamentalmente por "nerds" do sexo masculino, sem uma vida social?

    Err... É um bocado. Eu próprio já lutei contra essa mentalidade, mas aí veio-me à ideia outra frase:

    "Força para mudar o que podemos mudar; Humildade para aceitar o que não podemos mudar; E a sabedoria para saber a diferença."

    Esta questão é daquelas em que eu invoquei a minha humildade.

    Eu estou particularmente dentro da questão primeiro porque sempre me interessei por todos esses fenómenos psico-sociais e segundo porque sou aluno de Eng. Informática. Ah, e terceiro porque gosto de ter uma vida social (convém dizer, não é? ;-) )

    Por muito porreiros que sejam (e são), a maioria dos meus colegas informáticos são socialmente diminuídos, a sério. E não é por serem homens que são necessariamente viris, pois alguns há que ainda nos fazem pensar se lá têm dentro alguns resquícios de hormonas, enquanto que outros, ao invés, fazem-nos pensar onde é que deixaram a discrição e a educação, quando ao passar uma senhora com saúde, o nível da conversa desce e sobe o de baba no chão.

    Claro que não são todos, como é óbvio, mas o que eu quero dizer é que em informática, é uma grande parte. Infelizmente, pois sempre davam jeito umas coleguinhas interessantes, para variar de tipos ora inertes ora incontrolados. :-)

    No ano em que entrei, entraram 11 raparigas em 125 vagas. No ano seguinte acho que foram nove em 150, e por aí fora. Acho que a média no técnico é de 7%. Portanto os números e a estatística, dizem alguma coisa, ou não?

    A propósito, será que no Linux a percentagem é ainda pior do que em informática em geral? Assim de repente só me lembro de três senhoras da onda linux, uma do IRC, outra de uma LIP e outra de uma workshop no ISCTE. Estamos um pouco desequilibrados, não estamos?

    Outra questão interessante é: porque é que a infromática tem tão poucos adeptos femininos? Por ter matemática? Não, pois a licenciatura em matemática até tem muitas alunas. Será por ser...?

    O que é que faz com que a informática seja tão pouco apelativa a elas? Vai um thread no Gildot sobre isto?

    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    Re:Sexismo e outras más ideias (Pontos:2)
    por CrLf em 08-05-01 0:32 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/~cer09566
    Irrita-me essa ideia do informático socialmente diminuído, afirmar isso normalmente indica uma visão fechada, afasta-te um pouco, olha para o pessoal dos restantes cursos, TaDA... são exactamente como os informáticos, há os socialmente diminuídos e os outros. Estereótipos são uma Bad Thing(tm).

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Re:Sexismo e outras más ideias (Pontos:2)
    por vaf em 15-05-01 13:10 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Claro, mas estatistica, como é óbvio.
    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    Re:Sexismo e outras más ideias (Pontos:2)
    por vaf em 15-05-01 13:18 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Peço desculpa, enganei-me no botão e submeti logo. O texto original deveria ser:

    Claro, mas estatisticamente acredito que haja uma predominância para estes lados. A ideia que as outras pessoas adquiriram não é totalmente gerada espontaneamente. O que não implica que se possa dizer que quem é <inserir classe social aqui> é <inserir rótulo aqui>.

    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    bikinis, etc & tal (Pontos:3, Informativo)
    por BlueNote em 06-05-01 21:05 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Os sites dedicados a mulheres estão a seguir a mesma estratégia que as revistas dedicadas a mulheres. Nas revistas femininas a capa é sempre dedicada a uma moçoila curvilínea vestida com um traje decotado e provocante. Quem edita as revistas acha que assim mata dois coelhos de uma cajadada só:
    1. Adula as leitoras que gostarão de ver retratadas como jovens, bonitas, decididas e descomplexadas;
    2. Atrai os leitores que comprarão a revista (para oferecer às namoradas, irmãs ou esposas, claro) pela mesma razão que comprariam uma gq - olhar para mulheres bonitas em trajes reduzidos
    Desta forma duplicam as vendas e a exposição à publicidade que a revista contém, atraindo mais anunciantes e tornando a revista mais lucrativa. (A propósito: pelas mesmas razões a primeira gq saiu com o figo em tronco nu com a sua curvilínea esposa em traje diáfano ao lado...)

    Os grupos de media estão a tentar aplicar a mesma receita ao "on-line" porque:

    1. Na verdade não percebem nada de net e não sabem como estruturar uma nova linguagem para esses conteúdos
    2. "A concorrência já tem, nós também temos que ter"
    3. Aparentemente, com o uso do côr-de-rosa tentam atrair a camada da população que estava excluída nos produtos tradicionais - a comunidade gay! (ou pelo menos os travestis?)
    Claro que um "portal" de um dado grupo é sempre o "primeiro". Dentro de cada grupo os outros é como se não existissem. Se bem se lembram, a sic também financiou "os primeiros filmes portugueses"!

    Portanto, parece que a febre dos "portais" ainda vai piorar antes de melhorar!

    Portais ou "And now for more of the same".. (Pontos:2, Interessante)
    por grumbler em 07-05-01 8:43 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Não é a primeira vez que alguem faz uma brincadeira destas (dizer que é o primeiro, quando já existiam n sites semelhantes), nem irá ser a ultima

    Quanto ao que é um portal e a sua viabilidade, pessoalmente sempre achei que os portais surgiram devido á confusão que causava nos média tradicionais o modelo de informação da Internet que é baseado no muitos-para-muitos, ao contrário dos média tradicionais que são baseados no um-para-muitos. Mesmo comparado com os outros meios de comunicação a Internet continua a ser diferente porque os restantes são sempre ou um-para-um ou um-para-poucos(telefone, carta, etc.).
    E o que ainda lhes faz mais confusão é não poderem controlar o que o utilizador vê, e como tal lançaram o conceito de portais, que supostamente seriam a porta de entrada na Internet pelos quais os utilizadores iriam aceder á Internet, e como tal a sua "user-experience" seria controlada pelos portais, nos quais o utilizador tinha concentrado tudo o que poderia querer ver.

    Ora os média tradicionais pensaram "porreiro, só temos a ganhar com isto, os tipos só veem o que nós queremos, e ainda por cima papam com os anuncios que nós lhe mandarmos para cima", e o resultado está á vista.. sites que pareciam autenticas arvores de natal tantos eram os banners animados (moda que felizmente desapareceu!), onde não se encontrava nada do que se pretendia (encontrar informação sobre a teleweb ou a netc nos seus portais era uma dor de cabeça), e lixarem completamente com motores de busca que eram de confiança (alguem ainda se lembra do Altavista? ).
    Claro que numa fase inicial o pessoal papou aquilo (alias, muita gente ainda deve pensar que a Internet é a página do sapo ou da netc), mas já lá diz o ditado, não se consegue enganar toda a gente todo o tempo, e as pessoas a pouco e pouco vão percebendo que existe muito mais do que aquela página que lhes dá sempre a mesma coisa. Cada vez mais é obvio que a moda dos portais está a desaparecer e daqui a algum tempo vai ser tão lembrada como o "push technology" ou os blinks ou os gifs animados em excesso, ou outras tretas que desapareceram porque eram uma ideia porreira para alguns ganharem dinheiro, mas que se veio a provar ser complatamente ineficiente. Só tenho é pena estar a desaparecer a moda dos portais tão cedo.. ainda tinha esperanças de ouvir falar dos portais obliquos :-) (já que existem os portais horizontais e os verticias, porque não os obliquos? :-).. e já agora os n-dimensionais :-))

    --
    What, Me Worry?

    marketing e oportunismo (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 07-05-01 9:52 GMT (#16)
    a polémica aparece numa altura oportuna , ou seja "lançam" o portal (ou lá como lhe quiserem chamar) e "lançam" a polémica ... deste modo , a discussão se é o primeiros site ou não , se é dedicado a mulheres ou não , passa para segundo plano e toda a gente fala é do bikini.pt ... estratégias baratas e simples
    A bela da dor de cotovelo... (Pontos:1)
    por Matador em 09-05-01 11:24 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    É uma pena que os pretensos empreendedores da net portuguesa que não conseguem arranjar financiamento para os seus projectos mal estruturados, venham para a rua realizar aquela que foi, até agora, a única publicidade ao seu pretenso portal de mulheres (refiro-me como é óbvio ao Mulher Portuguesa.com), e que resultou num reforço da campanha do novo portal da Sonae.com. A visão de negócio e experi~encia de gestão é tão limitada, que não são capazes de prever que esta polémica só vai fortalecer ainda mais o Bikini.pt. No fundo para quem viu ontem as Noite Marcianas, restam poucas dúvidas quem conseguiu atingir 3 milhões de pessoas, mulheres e não só, durante 10 minutos em horário relativamente nobre. A isto chamo eu a supercampanha a que alguém se referiu. Pelas minhas contas, modestas, o valor desta presença, a preços de mercado, e que não foi paga equivale a...75 mil contos. Quanto à moda dos portais já ser..., de um ponto de vista puramente de gestão, nada passa de moda enquanto continua a dar dinheiro. Quanto ao facto de o projecto estar pobre, é uma opinião... Provavelmente não será partilhada pela grande maioria das mulheres do target, visto o furor que este portal estar a criar no mercado. Quanto ao ser inferior aos outros portais citados...para mim vai acontecer como a subscrição de acções do Benfica SAD - Sózinha vai ter mais subscritores que as outras anteriores todas juntas. Vamos ver o que passa...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]