gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
RIAA vs Academia
Contribuído por Xmal em 27-04-01 18:28
do departamento no-brainers-and-noble´s
News Os casos da RIAA têm sido prolíficos na demonstração de alguns paradoxos destes tempos modernos. Ainda à pouco tempo se tinha descoberto a ilegalidade de um número primo, mas o assunto actual é bem mais terra a terra: Na sequência do desafio lançado pela RIAA para o "quebranço" do seu método de marca de água, uma das equipas escusou-se a receber o prémio e procedeu com a normal divulgação da sua investigação. Caso tivesse aceite o prémio ficaria sujeita à aceitação de um conjunto de restrições.
[continua]
Como é normal para qualquer trabalho inovador de investigação, procederam à selecção de uma conferência ciêntifica apropriada e submeteram-se ao processo de peer reviewing, tendo recebido a aceitação e inclusão no programa da conferência.

A notícia de ontem é a de que após pressão do RIAA sobre os autores, os organizadores da conferência, e as respectivas instituições, estes se viram forçados a não apresentar o artigo.

Face ao paralelismo entre este caso e o caso DeCSS, há a mudança interessante de isto subir a parada do contencioso ao opor a RIAA a cientistas profissionais e que actuaram no contexto usual de discussão científica. Contexto esse, aliás, onde instituições como a RIAA vão buscar a ciência que utilizam nos seus produtos.

A actualização do tema no slashdot continua neste artigo posterior.

Carta de Condução ... informsática | Open Cola  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • notícia de ontem
  • artigo posterior
  • ilegalidade de um número primo
  • Mais acerca News
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    DMCA (Pontos:2, Interessante)
    por ruben em 28-04-01 1:25 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.nocturno.org/ruben
    A RIAA tem como base legal de ataque a mesma lei que foi utilizada pela MPAA no caso DeCSS, ou seja o Digital Millenium Copyright Act (DMCA). Esta lei obviamente so' e' valida nos EUA mas a RIAA, a MPAA, e outros que tais, ja' conseguiram aprovar uma directiva comunitaria equivalente ao DMCA. Isto significa que mais dia menos dia vamos ter os mesmos problemas na Europa e em Portugal.

    Nao deixa de ser curioso como a liberdade de expressao permite-me colocar na internet textos que ensinem a construir bombas mas proibe-me de publicar os resultados de uma investigacao cientifica que descreve metodos de anular os processos de proteccao anti-copia! Se isto nao e' inconstitucional eu deixo de acreditar na justica...


    Ruben
    Freenet key (Pontos:1)
    por jobezone em 28-04-01 19:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Quem usar o freenet, pode ver os documentos proibidos, incluindo as imagens, em MSK@SSK@p0EFqjmDioSqKmYYORPrClUepi4QAgE/snarfoo//pyre.html Eduardo
    Re:Freenet key (Pontos:1)
    por jobezone em 28-04-01 19:22 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    MSK@SSK@p0EFqjmDioSqKmYYORPrClUepi4QAgE/snarfoo//pyre.html

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]