gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
GPRS: Primeiras impressões
Contribuído por chbm em 20-04-01 9:26
do departamento techno-errmmmmmm
wireless Anonimo Cobarde escreve "A Telecel anunciou finalmente o serviço comercial GPRS há uns dias na Recortes página está um teste a um telélé com esta norma. Afinal parece que tanto escarcéu e promessa ficou longe da realidade: a velocidade parece ser inferior a um modem de 28,8Kbps. Melhor que GSM mas nada de entusiasmante :-| "

Windows XP e' uma "jogada" arriscada da M$. | PDFlib 4.0.0  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • página
  • Mais acerca wireless
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    GPRS + UMTS... (Pontos:2)
    por leitao em 20-04-01 9:42 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O problema com tanto o GPRS como o UMTS e' que a capacidade do standard e o que as operadoras vao fazer na realidade tendem a nao concordar.

    Embora os standards permitam capacidades maiores as operadoras tendem a "poupar" na largura de banda para reduzir custos de equipamento e manutencao da rede.

    Considerando o investimento das operadoras tanto no UK (£30 bln = 9000 milhoes de cts!) e na Alemanha (£60 bln) nos leiloes das frequencias, e' dificil de perceber como e' que estas vao recuperar o investimento oferecendo servicos deste tipo...

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    eeeerm (Pontos:3, Interessante)
    por Sub em 20-04-01 12:09 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    tenho medo de dizer alguma asneira, portanto corrijam-me se estou errado. a velocidade do GPRS não estava dependente do número de slots livres na BTS ("antena", para os leigos) a que o telefone estivesse atribuído? ou seja, se com um slot se tem uma velocidade máxima teórica de 9600 bps, quando a demanda é superior a isso faz-se a "aquisição" progressiva de mais slots, criando transparentemente mais canais de dados e aumentando a largura de banda.

    sendo hoje em dia teoricamente possível obter uma largura de banda fixa de 64K quase permanentemente, a largura de banda máxima obtida por um bicho destes não está dependente directamente da hora do dia a que se liga mas da carga (ou número de telemóveis GPRS/GSM) ligados à mesma BTS...


    Re:eeeerm (Pontos:1)
    por dnloreto em 26-04-01 0:15 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Cada BTS tem 30 slots para ligacoes dedicadas (voz/dados GSM). A "reconversao" para GPRS passou por dedicar 5 desses slots para transmissao de pacotes. Assim, esses 5 sao sempre dedicados ao GPRS. A largura podera depender dentro de uma celula consoante o nº de pessoas que estiver a utilizar naquele momento, ja que os 5 slots partilham o envio dos pacotes.

    Aqui o problema talvez se prenda mais (ao nivel da velocidae) com servidores e/ou ligacoes a internet de ma qualidade, desde o operador movel ate a internet em si. Ou congestionamento da propria internet.

    Outra coisa... Lembrem-se que estar estatico, em andamento a pe e em andamento de carro se têm transfer rates completamente diferentes... Quanto mais movimento, pior o transfer rate.

    Vou esperar pelo UMTS, de qualquer modo. Abracos

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]