gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Portugal atrasa-se
Contribuído por BladeRunner em 16-04-01 14:47
do departamento sabe-o-que-é-este-símbolo-@-?
Portugal Segundo este artigo do Público - Última Hora que cita um estudo da União Europeia, Portugal está a atrasar-se na corrida à Sociedade de Informação ao registar os piores indicadores da União Europeia na utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
A título de exemplo, nas nossas escolas existe um computador para cada 65 alunos, contra 30 na Grécia, e... 7 na Finlândia.
Quanto à Internet, o panorama também não é o melhor: apenas 11,7 por cento dos portugueses utilizam regularmente a Internet, muito abaixo da média europeia, que é de 25,7 por cento.
Já nem vale a pena pensar em países como a Suécia, a Dinamarca, a Filândia ou a Holanda, os quatro membros da União que apresentam taxas de utilização muito próximas ou acima dos 50 por cento.
O artigo cita outros números e conclusões interessantes.
Por cá continua-se à espera da fléte-reite para pobre usar e pagar caro.

The powers that be | RedHat 7.1  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • este artigo
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Peços.... (Pontos:1)
    por lfrodrigues em 16-04-01 19:06 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Talvez se os precos de acesso á internet fossem + em conta e a qualidade das linhas fosse melhor entao + pessoas utilzariam a net. A questao é q quando se recebe uma conta de 30cts de telefone em casa uma pessoa fica um bocado desanimada(por acaso aconteceu a um visinho meu). Temos de ver o estado tem investido bastante ao nivel de computadores ligados à net - a minha antiga escola secundaria ja tem la um à uns bons anos, o problema e q os putos nao utilizam a net para fazer pesquisas minimamente uteis, nomrmalmente e so para irem "namorar" para o IRC. Tambem temos de ver esta situação em Portugal pelo seguinte prima: a populacao de Portugal ta a a envelhecer e as pessoas + antigas tem um certo receio das novas tecnologias.
    Re:Peços.... (Pontos:2)
    por buffer em 16-04-01 21:01 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    "Temos de ver o estado tem investido bastante ao nivel de computadores ligados à net - a minha antiga escola secundaria ja tem la um à uns bons anos, o problema e q os putos nao utilizam a net para fazer pesquisas minimamente uteis, nomrmalmente e so para irem "namorar" para o IRC. "

    Oki.. queres que se faça o quê ? Os que tem ligação em casa pesquisam em casa.. os outros, preferem usar a internet na escola, para se 'divertirem'. Tas a espera que pessoal de 15 anos va pra web fazer o que ?
    Pesquisar sobre fisica quantica ? Yeah rigth..

    been there, done that


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..
    Re:Peços.... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 17-04-01 5:42 GMT (#6)
    Talvez fosse necessário dizer que computadores na escola não é sinónimo de melhor qualidade de ensino. No máximo é uma boa fonte de propaganda política. Temos que admitir que uma escola com um belo laboratório informático impressiona. Daí a conseguir melhor rendimento escolar vai uma grande caminhada.
    Educacao. (Pontos:3, Interessante)
    por leitao em 16-04-01 19:10 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    [flame bait]

        Humm... como e' que PT nao vai andar atrasado nas IT ? A minha irma esteve dois anos 'a espera de professora de matematica do 11o ano -- isto nao e' muito mais grave ?

        Quando estudei na Uni. tinha bestas de professores que em 1994 nao compreendiam a importancia da Internet e diziam que era uma "moda" -- "os AS/400 e' que estao a dar"...

        Ao mesmo tempo PT tem a menor taxa de literacia da Europa Ocidental, isso nao e' muito mais grave que o acesso 'a Internet ? A percentagem da populacao que le jornais genericos (i.e., != Bola) tem diminuido regularmente nos ultimos 10 anos, a qualidade dos noticiarios televisivos e' a que se sabe, e o acesso a museus e bibliotecas e' quase inexistente. Mas o acesso 'a Internet e' que conta...

        IMHO a solucao esta' em dar melhor e mais educacao, o resto vem naturalmente. Revejam os curriculos, acabem com a divisao professor/aluno (especialmente na uni.) e a mentalidade do "Sr. Dr.".

        Quanto a acessos Internet, quem nao tem e' porque nao quer, nao sabe o que e' ou nao sabe o que fazer com ela. Muita gente nao sabe ou nao esta' para aprender outra lingua -- os conteudos em PT sao insignificantes e a informacao e' de fraca qualidade, logo se nao es razoavelmente fluente em Ingles estas feito... isto retira logo 50% dos potenciais utilizadores.

        Tambem nao me venham com o argumento que os acessos sao caros -- sao comparativamente tao caros como em qualquer outro pais da UE. Em Espanha, e' mais barato ? Sera' que 5 cts./mes numa familia media e' assim tanto ? No Natal vejo todos os anos em PT pessoas a gastar 'as dezenas de contos de cada vez em "Jean Paul Gautier's" e "Armani's", sera' que esse dinheiro nao pode ir para o acesso a um ISP ?

        Primeiro deve-se aprender a andar, depois aprende-se a correr...

        [/flame bait]

        Regards,

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:Educacao. (Pontos:2, Interessante)
    por Shadlan em 16-04-01 19:58 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://arjoc.cjb.net
    Será que isso é mesmo Armani's ou é Armando's.
    É que o pessoal que usa mesmo Armani's é bem capaz de ter em casa uma ligação decente, e dizes que 5 contos por mês não é muito, não seria se não houvesse todas as outras contas a pagar mensalmente, não é por acaso que a divida dos particulares aumenta cada vez mais.
    Mud rulez
    Re:Educacao. (Pontos:1)
    por wizeman em 16-04-01 23:35 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Tambem nao me venham com o argumento que os acessos sao caros -- sao comparativamente tao caros como em qualquer outro pais da UE. Em Espanha, e' mais barato ?

    Não te esqueças de comparar o nível de vida (basta ver o salário mínimo) de Espanha com o de Portugal...

    Re:Educacao. (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 17-04-01 6:25 GMT (#7)
    Humm... como e' que PT nao vai andar atrasado nas IT ? A minha irma esteve dois anos 'a espera de professora de matematica do 11o ano -- isto nao e' muito mais grave ?

    ...

    IMHO a solucao esta' em dar melhor e mais educacao, o resto vem naturalmente. Revejam os curriculos, acabem com a divisao professor/aluno (especialmente na uni.) e a mentalidade do "Sr. Dr.".

    Já começava a pensar que teríamos sempre pontos de vista opostos ao discutir qualquer assunto. Afinal de contas, em alguma coisa concordamos :).

    Encher uma escola com computadores não é solução aos problemas da educação. Muito mais importante é um ensino básico de qualidade. O computador é apenas mais uma ferramenta para auxiliar o processo de aprendizado.

    Tambem nao me venham com o argumento que os acessos sao caros -- sao comparativamente tao caros como em qualquer outro pais da UE. Em Espanha, e' mais barato ? Sera' que 5 cts./mes numa familia media e' assim tanto ?

    Claro que pra não fugir à regra tinhas que dizer algo com o que não concordo. O custo é um factor a ser levado em conta sim. Além disso, é necessário ter atenção não só os preços absolutos como os relativos. Portugal está em desvantagem em qualquer dos casos.


    Re:Educacao. (Pontos:2)
    por leitao em 17-04-01 21:55 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Claro que pra não fugir à regra tinhas que dizer algo com o que não concordo. O custo é um factor a ser levado em conta sim. Além disso, é necessário ter atenção não só os preços absolutos como os relativos. Portugal está em desvantagem em qualquer dos casos.

    Nao me parece que o preco seja o factor decisivo para uma familia decidir ter acesso a um ISP ou nao -- basta considerares o numero de acessos a ISP's gratuitos, o pessoal nao pode pagar 30 minutos diarios de telefone para aceder ao Clix ? Nesse caso como e' que uma pessoa normal paga as assinaturas mensais do telele' ?
    O servico do Clix e' assim tao mau ? Nao me parece...

    O meu pai tem um acesso normal de 33Kbits/s e nao deixa de o usar diariamente para e-mail e outras coisas que tais... simplesmente ele tem um motivo para usar, e tem a motivacao para isso.

    Bye,


    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias

    Re:Educacao. (Pontos:1)
    por TarHai em 17-04-01 11:29 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Portugal nao e um pais desenvolvido. (ponto)

    Vivemos numa ilusao de desenvlvimento porque estamos dentro da comunidade europeia e porque eles nos injectaram uma quantidade de dinheiro capaz de quase fazer andar um morto.

    Ainda temos graves carencias estruturais e a questao da internet e apenas um reflexo disso.

    A internet e tudo o q lhe esta associado e pura ficcao cientifica para um pais onde se gastam + de 8 horas para ir de comboio de lisboa a tras-os-montes, onde a justica tarda e falha, onde as listas de espera dos hopitais sao o q se sabe, onde se controem estradas e nao se tem dinheiro para as manter, etc...

    De facto, ate acho um bom sinal existirem 10% (?) de pessoas a revoltadas por algo q os restantes 90% ainda pouco ouviram falar e muitos deles ate nem querem saber.

    Re:Educacao. (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 17-04-01 15:21 GMT (#9)
    só que esse dinheiro injectado é na maioria das veses mal empregue. os primeiros milhões que recebemos foram todos direitinhos para os bolsos daqueles que já os tinham bem cheios.
    realidade (Pontos:1)
    por ekstassy em 17-04-01 19:19 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://linus.uac.pt/~milton_m/site/
    como já disseram por aqui, em portugal vai-se atrás em quase tudo. esta mentalidade pequenina e comodista que a maioria da população portuguesa têm leva muito tempo a mudar.

    visitei à cerca de um ano a finlândia, que todos sabemos ser um pais extremamente civilizado e avançado tecnológicamente e fiquei simplesmente maravilhado.

    sabem que lá, aos 16 anos, o estado (sim, o *estado*, o *governo*) dá facilidades enormes aos jovens que querem entrar em cursos técnicos/universidades, disponibilizando casas/apartamentos e ordenados mensais? a maior parte dos jovens sai com esta idade de casa e vai morar *sozinho*. claro que fica com esta divida ao estado, mas vai pagando depois de ter a sua vida acertada.

    o ordenado mínimo lá é cerca de 300 mil escudos. sim, até o rendimento mínimo garantido anda à volta deste valor. é certo que o nível de vida é ligeiramente mais alto (tabaco: 800$, coca-cola: 350$) mas mesmo assim...

    quanto á internet, bem... nem se fala. fiquei alojado numa associação de juventude que dispunha de 4 terminais (atenção, *terminais*) ligados à central mais próxima do ISP (não me lembro do nome) e foram *oferecidos* pela mesma entidade.

    enfim... qualquer dia, mudo-me para lá.

    - xtc

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]