gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Fim do SMS gratuito
Contribuído por ajc em 16-04-01 9:53
do departamento no-such-thing-as-a-free-lunch
wireless joao escreve "Durante muito tempo vários sites independentes prestaram um serviço gratuito de envio de mensagens para telemóveis. Agora as próprias empresas de telecomunicações procuram ganhar dinheiro com o SMS, quer seja através do monopólio do serviço, quer seja através do da distribuíção de programas de SMS próprios, quer seja através da cobrança de 10$00 por mensagem aos portais de SMS. "
joao:

A informação segundo a qual a TMN e a Telecel pretendem cobrar 10 escudos por mensagem consta de um aviso nas contas de email do portugalmail. Alguns sites deixaram já de permitir o envio de mensagens para a TMN, mas continuam a oferecer o serviço de envio de mensagens para a Telecel e a Optimus.

Um portal que viva da publicidade não pode de maneira nenhuma pagar 10$00 por mensagem. Mesmo que mostrasse 3 banners por cada mensagem teria que cobrar 4$00 por banner para ter lucro e duvido que existam muitos sites que consigam vender banners a esse preço.

Portanto, esta política é uma tentativa de monopolizar o envio de mensagens para telemóvel por parte dos grandes grupos. Algumas das empresas de telefones moveis pertencem a grupos económicos que também são donos dos grandes portais da internet (Sonae - optimus- Clix, Telecom - Sapo - TMN). Não é ilegal e não penso que seja imoral já que a rede é deles, mas dá que pensar.

Este facto permite-nos prever algumas tendencias para o futuro. Os grandes grupos de comunicações vão tentar controlar o utilizador da internet para que eles simplesmente não saiam dos seus magnificos portais oferecendo todos os serviços e mais alguns e fazendo os possíveis para que os sites independentes não sobrevivam. O espirito da televisão aplicado à internet. O povo tem o que quer, mas não tem a minima hipótese de algumas vez querer aquilo que ainda não conhece.

C-P-R-M | As portagens e a velocidade média  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • joao
  • portugalmail
  • Alguns sites
  • joao
  • vários
  • sites
  • independentes
  • empresas
  • telecomunicações
  • através do monopólio do serviço
  • da distribuíção de programas de SMS próprios
  • Mais acerca wireless
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Existem outras opcoes (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 16-04-01 10:36 GMT (#1)
    Mas alguem te obriga a usar os gateways Portugas para enviares sms via web de borla ?
    Para o menos curioso/experiente é chato mas se procurares bem encontras sites na web(estrangeiros) que te dao o mesmo servico de borla e para os operadores nacionais sem usarem a treta do numero@sms.operador.pt.
    Sim... é chato para certos servicos de notificacao e para servicos como tu mensionas que os utilizavam de BORLA para ganharem uns cobres a custa de banners.
    Pq raio havia a Telecel ou a TMN ou a Optimus estar a aguentar o servico só para alguns sites(scripts) ganharem hits de banners ?
    Gostavas que um gajo se aproveitasse da tua linha telefonica para montar uma cabine telefonica na rua e cobrar as pessoas ? :-)
    Re:Existem outras opcoes (Pontos:2)
    por joao em 16-04-01 11:14 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Já agora gostava de saber como funcionam esses sites estrangeiros de que falas. Se a TMN barra as mensagens dos sites portugueses porque não haveria de barrar as mensagens dos sites estrangeiros?

    Em relação ao teu argumento, eu admiti que as empresas têm todo o direito de fazer o que lhes apetecer. Mas, são empresas concessionárias de um bem público e que dominam ao mesmo tempo o mercado de conteudos e o mercado de telecomunicações.

    Como eu escrevi, a TMN e a Telecel, querem cobrar preços que simplesmente não são razoaveis com o único objectivo de monopolizarem um serviço. Devo lembrar que a internet é uma entidade descentralizada e que isso é um bem muito precioso. Essa caracteristica da NET está a ser destruida pelas grandes empresas que a querem tranformar em 3 ou 4 grandes portas para um centro comercial onde eles vendem os seus produtos. Se esta ideia te agrada, a mim não me agrada nem um pouco.

    Quero ainda lembrar que o serviço de SMS gratuito funciona como uma forma de gerar tráfico pago para as empresas. Quando alguem recebe uma chamada grátis é levado a responder e muitas vezes responde enviando uma mensagem paga ou fazendo uma chamada. Por isso a TMN, a Telecel e a Optimus têm bons motivos para manter os portais de SMS activos. Provavelmente acham que não são suficientes.

    O que os cerebrozinhos destas empresas não conseguem entender é que a internet funciona em rede. E por isso não entendem porque é que o WAP, por exemplo, não funcionou. Não funcionou porque as empresas tentaram controlar os sites wap a que o utilizador acede.

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:Existem outras opcoes (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 16-04-01 16:32 GMT (#6)
    A TMN nao barra sites... a TMN basta-lhes cortar os numero_do_gajo@sms.tmn.pt ou achas que estes sites portugas teem gateway proprio ?
    Aquilo é um cgi que pega no numero de telemovel junta-lhe um @ sms.telecel/tmn/optimus.pt e envia o email com a mensagem.
    Duh!
    Re:Existem outras opcoes (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 17-04-01 13:38 GMT (#8)
    Quando nao se sabe o que se está a dizer, o silencio é o melhor procedimento!
    Re:Existem outras opcoes (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 16-04-01 11:36 GMT (#4)
    se procurares bem encontras sites na web(estrangeiros) que te dao o mesmo servico de borla

    Such as...

    Re:Existem outras opcoes (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 16-04-01 13:42 GMT (#5)
    mtnsms.com r0cks! =)
    acho que não é o fim (Pontos:1)
    por blind em 16-04-01 11:08 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Penso que o que vai suceder é que o trafego que era gerado para aceder a sites portugueses de envio de sms sera transferido para ,por exemplo a mtnsms.com ou para a quios.com ou entao o pessoal vai todo utilizar o ICQ2000 pois este permite o envio e recepção de sms(tanto pelo site como pelo programa)
    SMS (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 17-04-01 0:21 GMT (#7)
    Er mas voces nao percebem que nao ta aqui em causa os portaizecos mas sim as receitas das empresas de telemoveis ?
    La vamos para uma licao de economia :)
    Para quem nao le, as empresas de telemoveis tao com um grande problema, que eh que toda a gente ja tem telemovel, logo vende-se menos, e ainda po r cima pre-pagos, que sao como os preservativos, usa-se e deita-se fora.
    Foi um erro que cometeram na ansia de ganhar mais users e agora nao tem fidelizacao, porque os contratos eh que fidelizam.
    Com as receitas a cair, toca a arranjar novas formas... As SMS!!! Ainda me lembro do tempo em que eram ah borla, em que se mandava por gateways marados, etc etc etc... Ate que descobriram a febre das sms e logo uma mina de ouro ! Toca a cobrar $$$ pq a febre ja ta e nao se perde facilmente :)
    E pronto ai ta uma maneira facil de ganhar dinheiro, pq as sms nao ocupam mais rede, pq sao enviadas pelo sinal entre as antenas, e so precisam de gastar $ em meia duzia de computadores...
    Assim é que se ganha dinheiro :)
    Para melhor exemplificar, tem o exemplo na Finlandia (axo que era aqui) em que fizeram um telemovel tipo tamagotchi, em que os putos tinham que mandar sms senao o bicho morria (e ainda por cima eram mais caras). Foi uma febre louca e os pais eh que se lixaram a pagar as contas:)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]