gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Acessos à net sobe 320% em 2000
Contribuído por AsHeS em 28-03-01 15:50
do departamento sempre-a-crescer
News SUp3rFM escreve "Segundo o ICP (link), conforme notícia da digito.pt (link), os acessos à Internet em Portugal subiram 319% em 2000, relativamente a 1999. São números impressionantes. Estima-se que o número actual de clientes ronde os 2 milhões de pessoas. Para este número muito contribuiram os acessos "gratuitos", responsáveis por 87,5% dos acessos. Depois de analisados estes dados, surge-me uma questão: Será que o investimento em infra-estruturas (linhas, ligações, etc) também foi composto por um número de três digitos? Pessoalmente, acho que não. Imho, a táctica dos ISP's é «desde que consigam abrir páginas e ver o mail, não necessitamos de andar a mexer nas linhas» (sim, é uma citação de uma pessoa responsável num ISP português... )"

Glitches no Gildot | ADSL da Telepac: ex-ce-len-te report  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • SUp3rFM
  • link
  • link
  • Mais acerca News
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Correcção (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 28-03-01 16:53 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O título deveria de ser "...sobe..." e não "...sobre...".


    Re:Correcção (Pontos:2, Informativo)
    por darkangel em 29-03-01 7:13 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    sobem
    X * Y = Z (Pontos:1)
    por [WaR] em 28-03-01 16:58 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.GenHex.org/
    Resta saber quantos utilizadores é que têm X contas em Y ISPs.
    Todas as pessoas que conheço que usam acessos "grátes" têm pelo menos 2 contas diferentes. Alguns têm 3 ou 4.

    São dados muito POUCO fiáveis, como é óbvio.

    -- [WaR]
    ACKnowledge my SYNs
    Re:X * Y = Z (Pontos:1)
    por TarHai em 28-03-01 17:46 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    eu tenho 4 contas activas. Ainda perdi umas contas pelo caminho devido erros de login... Ja perdi a conta, mas pelo menos ja me registei 2x na oni :P

    Um crescimento tao grande so me lembra as taxas de crescimeno economico dos paises sub-desenvolvidos: No ano passado compraram um tractor => Crescimento economico de 10% (passaram a haver 11 tractores).


    Lies, damn lies... (Pontos:2)
    por mvalente em 28-03-01 17:10 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    São números impressionantes

    Mas que, feliz ou infelizmente, são falsos. Como diz o ditado "there are lies, damn lies and statistics".

    Estes números dao-me sempre vontade de rir.
    Primeiro porque logo na raiz são falseados. Nenhum ISP quer ficar atrás do outro e então inflaciona os valores; ou desinflaciona, não vá o fisco tece-las ("ora sao X mil utilizadores a Y$, isso dá Z de facturação oh amigo! Passe para cá W$ mais a multinha...").
    Segundo porque alguns dos numeros são feitos a olhómetro. Ainda me lembro de um caso em que o ICP pedia o trafego em Kbytes do ultimo trimestre. Ora ninguem sabia que isso era necessario, por isso ninguem contabilizou. Ripa da calculadora e faz ai uma estimativa...

    Mas acima de tudo, independentemente da correccao dos numeros fornecidos ou nao, são falsos porque são incorrectamente tratados. Ou incorrectamente apresentados. Ou os dois, é conforme der jeito ao governo para parecer que são uma "malha" nas tecnologias de informação.

    E porquê perguntam ? Bom, é o proprio ICP a admitir no report/link apresentado: "4. O valor apresentado tem por base a informação fornecida pelos ISP, podendo incluir situações em que um utilizador recorre a mais de um ISP" . Ou seja, é muito provavel que os quase 1,8 milhões de acessos gratuitos sejam na realidade 450 mil gajos com 4 contas diferentes em 4 ISPs gratuitos diferentes. ZÁS! O numero total passa logo para a zona dos 700 mil acessos.
    Mas há mais: é que o mesmo raciocinio pode ser feito relativamente aos "pagantes"; não só é tipico um "pagante" ter uma ou várias contas gratuitas, também acontece um "pagante" ter várias contas "pagantes". ZÁS! Já estamos na zona dos 500 mil.
    Depois há que contar com mais duas coisas: há quem tenha multiplas contas; contas que abriu e que já não usa; e finalmente contas que foram criadas para pacotes lançados em CDs gratuitos que nunca foram nem estão a ser usadas.

    Contas bem feitas e com alguma sorte, há para aí 300 a 400 mil pessoas clientes de acesso Internet (gratuito ou pago, empresa ou individuo). Bastante diferente de quase 2 milhoes.

    Cumprimentos

    Mario Valente
    Re:Lies, damn lies... (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 28-03-01 17:38 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Mário, concordo com a tua leitura, que me parece correcta. Por lapso, também não referi esse importante parágrafo (ao menos o ICP foi honesto ao incluí-lo). De qualquer modo, creio que o aumento de users se faz notar, ou sou só eu que noto uma lentidão contínua na net em Portugal? Até que ponto o investimento acompanha este crescimento?
    Re:Lies, damn lies... (Pontos:2)
    por mvalente em 28-03-01 17:49 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    De qualquer modo, creio que o aumento de users se faz notar, ou sou só eu que noto uma lentidão contínua na net em Portugal?

    A lentidão que se nota não se deve tanto ao número de users, IMHO. Deve-se ao quê então ?
    Deve-se primeiro ao uso que esses users fazem; há 2 anos era mail, irc e web. Hoje é Napster, download de DiVX's e voice chat.
    Em segundo lugar deve-se também às expectativas dos users; há dois ano ainda aturavas 1kbyte/s; hoje não tens pachorra para menos de 10.
    Em terceiro lugar deve-se à propria Internet a nivel mundial; há dois anos havia 1000 gajos em simultaneo a aceder ao cdrom.com; hoje são 10.000. Por mais que um ISP local invista, não pode obrigar o site do outro lado a investir em escala com o uso da Internet.

    Até que ponto o investimento acompanha este crescimento?

    Tem havido investimento. É injusto assumir que não. Mas não há investimento que aguente a espiral de consumo de largura de banda; é como a RAM e o espaço em disco: nunca se está satisfeito com o que se tem e quanto mais se tem mais se usa (se tenho espaço em disco [RAM,banda] porque é que não hei-de guardar as 6 versões do IE? Posso vir a precisar... nunca se sabe...). E tanto há investimento que sempre vais conseguindo aceder à Net, apesar de nenhum ISP ter lucros...

    Cumprimentos

    Mario Valente
    Re:Lies, damn lies... (Pontos:2)
    por SUp3rFM em 28-03-01 18:20 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Apesar de ser exigente, sei reconhecer a outra face da moeda, neste caso do retorno desse mesmo investimento.

    Relativamente ao tráfego, acredita que suporto ainda dloads 1k/sec (sou cliente netcabo ;). O que eu não suporto são os meus pacotes darem a volta ao mundo quando quero visitar um site ingles/italiano/belga... enfim europeu. O que eu gostava era ainda de poder jogar com um ping aceitável e sem packet loss para um server que está "aqui ao lado". Mas isso leva-nos a outras discussões, certo? :)

    Re:Lies, damn lies... (Pontos:2)
    por mvalente em 28-03-01 18:32 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    O que eu não suporto são os meus pacotes darem a volta ao mundo quando quero visitar um site ingles/italiano/belga... enfim europeu.

    Bem, isso é a forma como a Internet funciona. NUNCA vais ter um caminho directo para TODOS os hosts a que desejas ter acesso. Claro que ajuda se o ISP tiver boas e multiplas ligacoes internacionais.

    O que eu gostava era ainda de poder jogar com um ping aceitável e sem packet loss para um server que está "aqui ao lado".

    Liga directo para lá :-). Ou entao para o sitio mais perto (i.e. o ISP onde está alojado o server)

    Mas isso leva-nos a outras discussões, certo? :)

    Certo. Leva-nos à questão do peering. Tens um ISP estupido que não faz peering com todos os parceiros possiveis. Chateia-os. Mas tb não é nada que não se resolva com um udp/tcprelay numa maquina da FCCN ;-) Com certeza que algum dos teus parceiros de jogo arranja isso ;-)

    Cumprimentos

    Mario Valente
    Re:Lies, damn lies... (Pontos:1)
    por Lowgitek em 28-03-01 22:47 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Viva! Caro Mário a conversa ja vai longa e desculpa da a me meter neste "chat" mas acho e tou a falar por mim que é nítido a quantidade de pessoas q hj em dia faz uso da internet em portugal.

    Um exemplo simples e da quantidade de modems que são vendidos agora e que eram vendidos antes ... a diferença é bastante grande. Agora se estes mesmo consumidores fazem uso como eu da internet :) isso já é outra coisa mas já é bastante dificl pelo menos aqui nesta pequena cidade de provincia alguem que ja nao tenha navegado na internet um número cada vez maior de pessoas e que já não dispensam uma visitinha diária. Era ja altura de se fornecer acessos a la USA e deixarmos de as contas nao dao lucros as pessoas não querem pagar... acredito que grande parte dos utilizadores da net e novamente falo por mim nao se importariam de pagar mais seja 10 cts por exmplo mais ter um acesso digno nem que seja para ligar do porto para lisboa da provincia para o litoral ou mesmo para um pais ao lado aqui na Europa porque não. Mas tenho fé que isto ira mudar só não tenho essa mesma fé que seja tao breve :(

    My 2 cents
    bad routing (Pontos:1)
    por bgravato em 29-03-01 1:39 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Primeiro, no seguimento do início desta thread, gostava de acrescentar que não foi só os napsters e os divx's que contribuiram para a lentidão, acho que há mais pontos a acrescentar, como por exemplo o acesso por cabo, que consome larguras de banda consideráveis, assim como o facto de não haver limite de tempo para este caso (24h/dia o que leva ao pensamento "já que não pago mais por ter isto sempre ligado pq não hei-de fazer o download disto e daquilo que posso vir a precisar no futuro..."). Também de não esquecer que com os acessos (pseudo-) gratuitos passou a haver menor limite em termos de tempo... e as mesmas pessoas que já usavam internet antes, passaram a usar durante mais tempo por dia. Menos relevante talvez, mas também contribuiu o facto de haver mais empresas a fornecer serviços pela internet e a congestionar mais o tráfego de uma maneira geral.

    Quanto à questão dos "pacotes darem a volta ao mundo", gostava de falar em particular do caso da netvisão que tem imensos (agora parece já ter menos) problemas de routing... Houve uma altura em que esteve mesmo caótico, em que, além de haver perdas de conectividade muitos frequentes e grandes percentagens de packet loss (que ainda existem nas horas de maior congestionamento),
    aconteciam casos como, por exemplo, para chegar ao tux.cprm.net estava a passar primeiro por paris, londres, para depois voltar a pt, e finalmente chegar à rede da marconi após 14 ou 15 hops (o mais engraçado é que a netvisão tinha uma linha para a marconi).
    Nestas questões também há aquele visão por parte de alguns ISP's de que "se ficar mais barato ir pela china para chegar do porto a lisboa, pq hei-de ir directo, apesar de ser mais rápido, e pagar mais?".

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:Lies, damn lies... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 29-03-01 9:52 GMT (#14)
    Oi! Eu tambem gosto de jogar online (quake2) :). Tenho ligação cabo e ultimamente tem sido um pesadelo: o meu isp esta em reestruturacao :(. Com um pouco de sorte vai valer a pena esperar para ver. Bem, o facto é que o server de q2 do meu isp esta em baixo desde que sou cliente e por isso costumava jogar na teleporca mas desde que comaçaram a mexer na rede os meus ping para a telepac estao geralmente acima dos 600. :( O meu espanto foi verificar que conseguia um ping de 150-200 no server da teleweb. :) Melhor ainda encontrei la pessoal que estava a jogar desde Franca e outro desde o Canada! Tinham pings de 150-200 e com modem! Afinal parece que nem todos os isps têm as suas redes saturadas nem as suas ligacoes externas esgotadas. Espero que sirva de exemplo. Eu sei que a teleweb nao tem assim tantos clientes mas demonstra que pelo menos a rede deles parace estar dimensionada para a carga que esta a ter e isso é coisa rara em Portugal.

    Fiquem bem!

    JP

    PS: esqueci-me da pass. :(

    Re:Lies, damn lies... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 28-03-01 21:27 GMT (#9)
    Para se ter uma ideia bastante aproximada do nº de utilizadores activos da internet em Portugal, deve-se analisar as contas anuais da PTM, SONAE.COM, TELECEL, EDP (Telepac/Sapo, NETC Novis/Clix, ONINET)e somar cerca de 15% de outros ISP. Estas contas apresetam o nº de utilizadores activos (que acederam pelo menos uma vez nos ultimos 30 dias). Assim o nº poderá ser de 300 mil + 150 mil + 100 mil + 100 mil + 100 mil = 750 mil
    Re:Lies, damn lies... (Pontos:2)
    por mvalente em 29-03-01 9:48 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    E depois dividir, não digo por 4 (pt+clix+oni+netc=4), mas digamos por 2, na hipotese de que em média um utilizador tem 2 contas em ISPs diferentes.

    Dá por volta dos 350 mil.

    Cumprimentos

    Mario Valente

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]