gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
O Caso MegaBenfica
Contribuído por ajc em 14-03-01 11:56
do departamento horror-story
News Circula em alguns sites desportivos um aviso sobre um caso que, a ser verdade, merece a condenação de todos nós e deve servir de aviso a todos os techies ingénuos que se aventuram na coutada do "chico-esperto lusitano". Escrita pelo seu autor, aqui está a história do história do MegaBenfica.

Golden Penguin Bowl | Casos de Polícia  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • história do MegaBenfica
  • Mais acerca News
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Grande Tristeza (Pontos:1)
    por lsof em 14-03-01 13:53 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Isto é de facto uma grande tristeza a ser verdade.

    As alegações parecem configurar um quadro penal de 'Abuso de Confiança' pelo que julgo que valerá a pena avançar para os tribunais.

    Menor (Pontos:1)
    por MavicX em 14-03-01 14:19 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Pelo que li na altura ainda era menor de idade e se não houve uma validação pelo encarregado de educação todos os contratos são nulos, é um caso a ver. Mas fora isso não acho que houve mais alguma ilegalidade visto que a OberonSis era detenctora de 55% do site pode é ter havido má fé da OberonSis e ingenuidade por parte do Leo.
    mega-benfica.com (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 14-03-01 14:20 GMT (#3)
    É muito dificil roubar um site. Se o autor ficou com os scripts e com a base de dados pode reconstrui-lo noutro domínio. Ainda por cima a tal empresa é do norte. Pode-se insinuar que são portistas. Meia duzia de boatos espalhados pela internet e em emails enviados ao membros do site esvaziariam o megabenfica em pouco tempo. Como o megabenfica.com vive dos forums, algumas mensagens insinuando que o site foi roubado por gajos do norte :)), acabaria com ele em poucas semanas. Tudo isto para mostrar que as relações publicas são essenciais para o sucesso de um site, principalmente um site que é uma comunidade. E roubar um site clubistico a alguém que desenvolveu o site por amor ao seu clube é um monumental erro de relações publicas.
    Re:mega-benfica.com (Pontos:1)
    por jmce em 14-03-01 14:54 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Pois... Se o sitio (que nao conheco) tem uma comunidade habitual, se essa comunidade tem uma percepcao razoavel do papel do autor, e se o autor tiver tido o cuidado de fazer backups privados (e mesmo sem eles) talvez a tal OberonSis posssa acabar por ficar com uma galinha esteril e perder os ovos.

    O autor regista pelo preco de um ou dois almocos o hiperbenfica.com ou o hyperbenfica.com (que por acaso estao disponiveis e ate' trazem uma ligeira recordacao de hipertexto :-) ), tenta arranjar um outro local de alojamento ou uma empresa colaboradora que perceba melhor o valor do entusiasmo individual nestas coisas, previne-se melhor do que antes contra eventuais abusos, e passa palavra, mesmo sem o boato... A empresa original, entretanto talvez a gastar mais dinheiro para pagar a alguem com menos entusiasmo que o autor original, pode acabar por perceber que o nome de um dominio nao e' tudo, mesmo junto com conteudo roubado.

    Há por aí muitas empresas assim... (Pontos:1)
    por Lamego em 14-03-01 14:51 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente em Portugal o que não faltam são empresas sem escrupulos, prometendo mundos e fundos a iniciativas que acham interessantes por motivos pessoais ou comerciais e uma vez tendo a "posse" técnica do trabalho dos outros, fazem uma apropriação "informática" dos recursos. Um caso parecido aconteceu com a PTlink, aquando do apoio da angelsp e mais tarde da sonet. Neste caso não foram motivações comerciais mas sim pessoais que levaram a que certo dia após conflitos entre um dos membros do projecto e estas entidades promotoras, as pessoas responsáveis, apoderaram-se de todos os nossos recursos informáticos que eram suportados pelos serviços oferecidos por eles, como seja o DNS web, emails, curiosamente apercebi-me desta apropriação quando utilizava o meu email @PTlink.net para responder a um ultimato no que dizia respeito à continuação de um dos administradores no projecto.No nosso caso não está em causa qualquer problema legal uma vez que se tratava de um apoio vinculado apenas pela boa fé e "falsa" vontade de participação no projecto. Felizmente o nosso domínio havia sido registado por nós pelo que em algum tempo conseguimos recuperar com apoios renovados de outras instituições que têem lidado connosco de forma responsável solidária e sincera, e não da forma abusadora prepotente e sem qualquer ética de alguns senhores de algumas empresas que andam por este país.
    o caso da formiga e da cigarra (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 14-03-01 16:07 GMT (#6)
    mas isto e' normal acontecer.
    so' e' parvo quem quer..

    querem ter 1 domain.. metam 1 maquina vossa nao usem recursos dos outros.

    o caso megabenfica e' tipico. a oberonsis detem 55% ela manda no site... Agora o puto e' que devia de ter a esperteza de meter ele 1 maquina e pedir o $$ a oberonsis...

    azar... a vida e' dificil
    Hit them with a large hammer... (Pontos:2)
    por mvalente em 14-03-01 16:15 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Com tantos 'acaros' que por ai há e, mais do que isso, defacers, nao há ninguem que faça um redirect do www.megabenfica.com para a página referida ?

    Oh well...

    Cumprimentos

    Mario Valente
    Re:Hit them with a large hammer... (Pontos:1)
    por Ph0bic em 14-03-01 21:41 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://ph0bic.net
    Se o rapaz desse a cara e mostrasse a toda gente como o site está construido ( a tal visita aos bastidores ) o site era defaced em minutos. cheers
    "Jesus Christ is coming... act busy!"
    Re:Hit them with a large hammer... (Pontos:1)
    por Eraser em 16-03-01 11:06 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Este seria realmente um caso para uma intervenção talvez menos "legal" devido ao sentimento de injustiça despertado.Nem tudo precisa ser legal, principalmente quando pessoas sem escrúpulos se servem da lei para abusar da ingenuidade das pessoas. Hacking Rula!

    JP ou deveria por PJ ;) PS: eu não disse nada mas acho estão a pedi-las! :)

    ... (Pontos:2)
    por leitao em 14-03-01 16:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

        Shit Happens.

    -- "Why waste negative entropy on comments, when you could use the same entropy to create bugs instead?" -- Steve Elias
    Re:... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 14-03-01 17:11 GMT (#9)
    Hey... you happen don't you ? Soooo...
    O porreirismo está fora de moda... (Pontos:1)
    por Airegin em 14-03-01 19:20 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Pois é. O porreirismo das conversas e acordos informais já passaram de moda. E não creio que regresse tão cedo. Numa altura em que as empresas se comem vivas umas às outras em mercados mais competitivos que o nosso, chegou a altura quem entra nesse mundo não ir em promessas, contratos verbais e falinhas mansas. Não se deixem enganar: tudo assinado no papel, com cópias, carimbos e tudo o resto.
    Airegin

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]