gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Conquistador de quê afinal?
Contribuído por BladeRunner em 17-02-01 1:01
do departamento what-a-pitty
KDE Provavelmente, não vou dizer nada de novo com este artigo, mas siga que é fim-de-semana e a altura convida a reflexões calmas.
Ia hoje testar código em php que tinha acabado de amanhar de rajada, quando resolvi fazê-lo em Konqueror sobre Window Maker.
Era a primeira vez que executava o Konqueror fora do KDE, embora o fizesse sob reserva pois os requisitos de software para o Konqueror não se ficam pela Qt, mas estendem-se aos pacotes kdesupport e kdelibs do KDE.
O meu desgosto surgiu quando realmente verifiquei que o Konqueror não se porta bem fora do KDE e o browser no qual depositava mais esperanças de vir a ocupar o lugar do intragável e já morto e enterrado Netscape, caíram por terra :-(
Logo de início, ao arrancar o browser levei com uma série de avisos sobre interprocess communication que me fizeram desconfiar da coisa, mas como arrancou lá segui para a minha tarefa.

O código que tinha começado a escrever destinava-se a autenticar utiizadores com ligação ao MySQL e é muito simples:

<\\?php if (!isset($PHP_AUTH_USER)) {
header('WWW-Authenticate: Basic Realm="Área de autenticação de Docentes." ');
header('HTTP/1.0 401 Não autorizado.');
echo 'É necessário autenticar em http://www.(...)';
exit;
}

else {

mysql_connect("localhost", "prof", "password")
or die ("Não foi possível estabelecer ligação com a base de dados.
Envie um mail para gamito@xpto");
mysql_select_db("sumarios")
or die("Não foi possível seleccionar a base de dados.
Envie um mail para gamito@xpto");

$sql = "SELECT id_prof FROM prof WHERE login='$PHP_AUTH_USER' and passwd='$PHP_AUTH_PW'";

$result = mysql_query($sql) or die ("Não foi possível extrair os dados da tabela de utilizadores.
Envie um mail para gamito@xpto");
(...)


Acontece que a autenticação falhava sempre (com sintomas de o login ou a password estarem errados) e depressa vi que o problema só poderia estar na falta do KDE.

Foi só fazer o teste em Konqueror sobre KDE e ver que o código já funcionava bem.

Estes comportamentos "estranhos", que me fazem lembrar os de uma marca de software bem conhecida, fazem-me augurar um futuro sombrio para um browser que apesar de tudo me parece muito bom e também já fez o KDE descer um pontinho na minha consideração.

Damn it...

BladeRunner

Clube dos Sites Mortos | yaiwlt  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Netscape
  • Mais acerca KDE
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Deja vu (Pontos:2)
    por chbm em 17-02-01 1:49 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Lembro-me de discutir à cerca de dois anos com um tipo do core do KDE porque é que sem ter o kde todo a correr (ie. kfm+kwm) coisas básicas tipo input de texto em caixas de dialogo não funcionava, isto para não falar em session managment e que tais. Depois de muita discussão em que eu (e outros) argumentamos que a arquitectura estava basicamente errada ele continuou a dizer que não, que era um problema de implementação, etc etc.

    Parece que continua tudo na mesma coma lesma ... Pelo lado bom vou deixar de chatear algumas pessoas a pedir um konqueror estatico para testar ...

    pikatchu (Pontos:1)
    por ekstassy em 17-02-01 4:00 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://linus.uac.pt/~milton_m/site/
    Bem, ia eu fazer um post para defender o individuo em questão (o Konqueror), quando ao iniciar o bicho, aparece-me um ecran (não azul) a dizer que ele tava a crashar. ui q giro.

    mas a verdade é que nunca gostei muito do KDE (uso helix(ximian)-gnome) e já tinha tentado correr o Konqueror sob o gnome e (até agora) não tive qualquer tipo de problemas (tirando este crash).

    qual é a versão que tens instalada? eu tenho a 2.1beta2 e funciona "perfeitamente" sob o gnome sem avisos nem nada (e até corre o meu php).

    -xtc

    ps: estou a fazer este post com o Konqueror (& gnome)

    semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:1)
    por bgravato em 17-02-01 4:32 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Nunca usei o Konqueror, mas como ouvi falar bem dele algumas vezes, um dia resolvi experimentar...
    Qual o meu espanto quando descubro que não existia nenhum "package" (fosse em que formato fosse) do dito Konqueror... Vim ainda a descobrir que ele fazia parte de um certo "package" que tinha o nome de "kdebase"... isto fez-me logo lembrar uma certa empresa de software, cujo browser vem também incluído no seu "base package" e que também não é possível usar o dito browser sem o tal "base package". Perante esta situação perdi logo qualquer vontade de experimentar o Konqueror e continuei a minha pesquisa sobre browsers...
    Já agora... aproveito para dizer que o que mais me surpreendeu foi o links que podem encontrar em http://links.sourceforge.net

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:1)
    por BladeRunner em 17-02-01 10:40 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Oi!

    O Konqueror é muito, muito bom, como produto. Penso que isso é inegável.

    Quanto a razões políticas, realmente tem uns senãos de que só agora que me quis libertar do KDE mas manter o Konqueror me estou a aperceber.
    Talvez o ppl de KDE queira fazer dele uma âncora para atrair adeptos ao não disponibilizar (tanto quanto procurei, não encontrei) uma versão stand alone do browser.

    Na prática, se o quiser correr sobre fora do KDE, tenho além da Qt, que instalar o pacote kdesupport e o kdelibs, ainda com a agravante de pelos vistos a coisa funcionar mal.

    Lá tenho que voltar ao Nestcape.
    Esse é que eu não lhe consigo encontrar nada de positivo.
    O Netscape e o telnet deviam ser amarrados um ao outro e postos num barco sem fundo fora da barra, num dia de tempestade :-)

    BladeRunner
    Re:semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:1)
    por BladeRunner em 17-02-01 10:43 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Viva!

    Aliás, agora que me lembro bem, o suposto site do konqueror (http://www.konqueror.org) parece não existir, apesar de haver um link para ele no site do KDE.

    Se calhar resolveram a meio da viagem não dar vida própria ao Konqueror...

    BladeRunner
    Re:semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:1)
    por Lowgitek em 17-02-01 20:11 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Para ser sincero acho o internet explorer o melhor browser do momento apesar dos apesares o seu grande mau é "ser windows para windows" espero que esse mau não se espalhe quanto ao netscape concordo com a tua opniao já ´´e tempo de amarrar a tal corda e manda-los para bem longe.
    Re:semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:1)
    por vaf em 19-02-01 1:55 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Quanto a razões políticas, realmente tem uns senãos de que só agora que me quis libertar do KDE mas manter o Konqueror me estou a aperceber.
    Talvez o ppl de KDE queira fazer dele uma âncora para atrair adeptos ao não disponibilizar (tanto quanto procurei, não encontrei) uma versão stand alone do browser.


    O que é totalmente contrário aos valores apregoados pelo movimento Open-Source do qual o KDE supostamente pertence.

    Ou então é simplesmente mau design, e, mais uma vez, não representa ou não deve representar o que se entende por Software Open-Source, apenas por uma questão de qualidade. Qualidade essa que é um dos principais apanágios do Software Livre.


    Cumprimentos,

    Vasco Figueira
    Re:semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 18-02-01 12:23 GMT (#20)
    O konqueror faz parte do kdebase e depende das kde libs porque ele nao existe por si so': e' apenas a "colagem" de varios componentes que fazem parte deste pacotes, tais como os ioslaves e o componente de html. E' o equivalente a quereres utilizar o gecko mas nao quereres o resto do mozilla. (ja agora, ha algures no sourceforge um projecto que quer fazer como o componente de html do konqueror o que o galean ta' a fazer como o gecko)
    Re:semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:1)
    por bgravato em 18-02-01 15:30 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    > (ja agora, ha algures no sourceforge um projecto que quer fazer como o componente de html do konqueror o que o galean ta' a fazer como o gecko)

    Sim é o netraider, já o referi noutro post algures nesta thread.

    Quanto à comparação que fazes entre kdebase/kdelibs e mozilla acho que não é assim tão comparável... O kdebase e as kdelibs concerteza que trazem muito mais coisas que nada têm a ver com o Konqueror ou com html, enquanto que o package do mozilla só trás o mozilla e mais nada.
    (ok trás tb o cliente de mail.. mas isso tb o netscape trás enquanto que o kdebase deve ter muito mais que isso senão não teria muita lógica chamar-lhe kdebase em vez de konqueror).

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:semelhanças com empresas de software conhecidas (Pontos:2)
    por blackTiger em 19-02-01 7:26 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Por acaso o mozilla que eu uso (compilado para RedHat 7 por um senhor lá da casa) vem com a parte de mail separada para que, quem não a utilizar, não a instale.
    Alternativas (Pontos:2)
    por blackTiger em 17-02-01 9:04 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Sempre ouvi dizer bem do Konqueror mas como adepto do Gnome que sou confesso que nunca o experimentei. Para todos os que se fartaram dele deixo aqui uma alternativa (especialmente boa para quem usa Gnome com mais regularidade que o KDE). Chama-se Galeon e é um browser que usa o Gecko do Mozilla mas com interface GTK. Tem todos os prós do Mozilla com a vantagem de ser mais rápido.

    Quem se quiser aventurar mais dê uma saltada à Eazel e vejam o Nautilus (um file/web browser também para Gnome e também baseado no Gecko).
    Re:Alternativas (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 17-02-01 12:57 GMT (#7)
    Já testei várias alternativas:

    O Netscape 4.x gosta muito de congelar,
    O Netscape 6, é um caracol de muletas,
    O Mozilla, um caracol com umas moletas novas,
    O Galeon crasha muito,
    O Konqueror é bastante estável e rápido
    O Opera é muito rápido e bom, mas se não lhe dermos atenção ele de vez em quando usa 95% dos recursos (deve entar num loop infinito).
    Re:Alternativas (Pontos:1)
    por bgravato em 18-02-01 4:29 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    O Galeon já experimentei uma vez e gostei, mas acabei por pôr de parte porque não consegui por o psm a funcionar (suporte para ssl), o que para mim é essencial.

    Já agora outra alternativa semelhante ao galeon que também usa o gecko do mozilla é o skipstone que podem encontrar em http://www.muhri.net/skipstone/
    Só o vi muito rapidamente mas pareceu-me estar numa fase de desenvolvimento ainda muito inicial, mas talvez seja uma hipotese viável no futuro.

    E já que falamos de Konqueror aqui fica mais uma alternativa, também ainda em fase inicial, mas este é baseado no Konqueror. A ideia parece bastante interessante, ainda não o experimentei (talvez espere por uma versão mais estável e com mais "features" implementadas), mas vou ficar de olho nele... chama-se netraider e está aqui: http://mandragon.org/raider/

    Se procurarem na SourceForge irão encontrar ainda mais projectos de browsers, muitos deles ainda na fase de planificação.

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.
    Versoes e bugs (Pontos:1)
    por Storm em 17-02-01 13:01 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Tas a usar uma beta, nao ?

    E que eu tou a usar a CVS da futura KDE 2.1 e estou a escrever este comentario no konqueror a rodar sobre WindowMaker. A unica coisa que fiz foi abrir um terminal e:

    $ export KDEDIR=/opt/kde2
    $ export PATH=$KDEDIR/bin:$PATH
    $ konqueror

    ... e pasme-se o konqueror roda e funciona as mil maravilhas tanto como filemanager como webbrowser.

    PS: O Nautilus roda bem na KDE sem o GNOME ? Parece que ninguem faz esta pergunta...
    Re:Versoes e bugs (agora no BlackBox !) (Pontos:1)
    por Storm em 17-02-01 13:09 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Sim, tb funciona exactamente da mesma maneira.

    Têm é que ter a kdesupport,kdelibs e kdebase. A kdesupport e libs é obvio pq (o konqueror usa as widgets definidas na kdelibs que por sua vez usa a kdesupport). A kdebase é precisa pq o konqueror é modular, e precisa do dcopserver, kcookiejar (para suportar cookies), e dos varios ioslaves para ir buscar os dados (kio_http por exemplo).

    Qto a nao ser possivel ter o konqueror sem KDE, exite um modulo na CVS da kde que se chama kdenox e é isso mesmo, o konqueror sem sequer precisar de X !
    Re:Versoes e bugs (agora na KDE 1.1.2) (Pontos:1)
    por Storm em 17-02-01 13:15 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    So para provar que a KDE nao deixa os seus utilizadores para tras como algumas empresas (sim pq a kde nao e uma empresa).

    O processo para o rodar foi o mesmo que nos outros posts.
    o KDE e as empresas (Pontos:2)
    por blackTiger em 17-02-01 21:34 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    KDE = Kool Desktop Environment por isso falem em o KDE e não a KDE :)

    E já agora o KDE pode não ser uma empresa mas, como quase tudo nos dias que correm, tem uma empresa que desenvolve programas específicos. Chama-se The Kompany e pode ser vista aqui.
    Re:Versoes e bugs (Pontos:1)
    por BladeRunner em 17-02-01 14:01 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Viva!

    Sim!
    Tenho as variáveis de ambiente bem definidas.
    E não. Não disse que o Konqueror não corre fora do KDE.
    Disse sim que na situação específica (mas vulgar) que apontei, não se portou como devia.

    BladeRunner
    Re:Versoes e bugs (Pontos:1)
    por Storm em 17-02-01 15:20 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Deves tar a usar a versao 2.0 ou 2.0.1 ...

    Isso foi resolvido na 2.1, ele agora roda os processos que precisa para funcionar automaticamente.

    Se com a kde 2.1 isso ainda acontecer entao e um bug e deve ser introduzido na base de dados de bugs da kde (bugs.kde.org).
    Isto está mau! (Pontos:1)
    por CrLf em 17-02-01 15:27 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Apesar de não ser particularmente fã do KDE, acho o Konqueror bastante bom e tenho-o corrido fora do KDE por várias vezes sem problemas nenhuns. Ainda não consegui foi por o java a funcionar.
    Acho também que o panorama dos browsers para Linux está mesmo mau, todos têm grandes falhas, mesmo assim acho que o mais promissor ainda é o Mozilla, é preciso é que eles se preocupem mais a corrigir bugs e a fazer optimizações.

    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    konq e o suicido do Mozilla! (Pontos:1)
    por unLucKyLuKe em 17-02-01 21:48 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/fdc10056/
    Eu até devia ser um acérrimo defensor do Mozilla dado que estou a traduzi-lo para português com um colega meu, mas a cada semana que passa fico mais desiludido com o dito cujo. O projecto do mozilla já dura há vários (muitoooos) meses, acho que a intenção era fazer um browser de raiz rápido, estável e eficiente, algo que o netscape não era, passados estes meses todos o que é que temos? Não sei quantas linguagens de programação criadas pelos senhores do mozilla, n subprojectos e funcionalidades que não lembrava ao diabo, desde um cliente de IRC (pasme-se) até a uma shell embutida (o que será que eles têm contra a bash?), ou seja, temos tudo menos aquilo que todos queríamos: UM BROWSER!!! Ao fim deste tempo todo temos um browser que leva ~15seg a arrancar, tem um suporte de java a rondar o lastimável, o render das páginas em 90% dos casos é mais lento que o do netscape e mais mal feito. Temos que esperar uns 2 segundos para que cada menu apareça, o consumo de memória é o que todos nós sabemos e o de CPU anda lá perto. Enfim, podia continuar a falar do cliente de mail que demora uma eternidade a fazer o display de qq mail que seja mas o post já vai longo. Conclusão, temos um browser PIOR que o netscape 4.x, mais lento e mais instável, só é melhor no tratamento das fonts, temos uma interminável lista de features mas com muito poucas a funcionar decentemente.
    Depois deste testamento todo, os senhores do KDE criaram um browser/filemanager em meia duzia de meses mais rápido/eficaz que o mozilla que já leva n meses de desenvolvimento. É certo que o konq não mostra bem algumas páginas, mas é uma muito pequena minoria, mas não tenho receio nenhum de afirmar que é sem dúvida o MELHOR browser disponivel para linux neste momento (nota: ainda nao testei o opera).
    Assim acabo o meu maior post no Gil.
    -- "Existem duas formas de lidar com as mulheres e ninguém conhece nenhuma delas."
    Re:konq e o suicido do Mozilla! (Pontos:1)
    por BladeRunner em 17-02-01 22:03 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Viva!

    Parabéns pelo teu post.

    Também sou de opinião que o ppl do *nix deve procurar alternativa(s) ao Mozilla/Netscape, pois na minha opinião já estão mortos, mas ainda ninguém teve coragem de lhes fazer o enterro.
    Para mim, são cartas fora do baralho.

    O Konqueror é sem dúvida um execlente produto (e só o negará quem não o viu) e mais ainda, mostra ter muita margem para evoluir.

    Por isso mesmo a manifestação da minha pena se os senhores do KDE desperdicarem o diamante que têm nas mãos.

    BladeRunner
    Re:konq e o suicido do Mozilla! (Pontos:1)
    por CrLf em 18-02-01 17:43 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    É verdade, mas quanto a mim, o mozilla ainda é o browser com mais potencialidades (tem o melhor motor pelo menos), e preciso é que consertem os bugs e o optimizem urgentemente. É uma pena que consigam desperdiçar assim um grande projecto e transformá-lo no mais flagrante exemplo de bloatware.
    Ainda não vi a versão do Konqueror que vem com as últimas betas do KDE mas acredito que se os tipos do mozilla não mudarem de atitude o Konqueror vai passar-lhes à frente.
    Já agora, experimentei o Nautilus como browser (um componente do mozilla embebido) e pareceu-me tar decente e rápido.


    -- Carlos Rodrigues

    - "I think my men can handle one little penguin!"
    - "No, Mr. Gates, your men are already dead!"
    Já falaste disto ao tipos do konqueror? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 18-02-01 2:58 GMT (#18)
    Assim eles podem arranjar o problema.
    Que tal (Pontos:0, Despropositado)
    por slug em 18-02-01 21:26 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    deixarem-se de comentários parvos e começaram a contribuir alguma coisa para melhorar o panorama do software para os free unixes??? Ao menos já fizeram alguma coisa???

    Se não, enfiem os vossos comentários onde merecem :P

    Re:Que tal (Pontos:1)
    por b0fh em 19-02-01 1:15 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Acho que essa arrogância só te fica mal. Que eu saiba, o beta-testing contribui tambem para o desenvolvimento de software, ou não? Apesar de não me safar muito bem em programação, procuro preencher o máximo de bug reports que consigo. Falar mal desses mesmos bugs não são comentários parvos - a não ser que faças o teu próprio software e te tejas borrifando para o dos outros...
    Re:Que tal (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-02-01 1:52 GMT (#25)
    Utilizar não é contribuir ? Ou vossa excelência é tão capaz como developper que consegue produzir código perfeito ? Com essa prepotência toda, parece-me que é mais fumo do que fogo... Quanto ao sítio onde sugeriu que enfiássemos os nossos comentários, sugiro-lhe que mantenha o seu em alerta, pois nunca se sabe quando pode precisar que lhe façam um upload... Nos casos como o seu, de gente que não se sabe calar, existe uma tendência para a pele perder tensão quando a boca se abre, pelo que o "sítio" fica um pouco mais fechado e o upload pode consequentemente ficar um pouco mais doloroso.
    Tradução (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 19-02-01 12:44 GMT (#28)
    O que o editor deste artigo parece querer dizer: Quando apaguei alguns dos componentes do KDE ele deixou de funcionar, logo, é obvio que existe uma teoria da conspiração terrivel.

    Bem, agora vou submenter um artigo sobre a terrivel falha do Gnome: Apagando o GTK+ deixa de funcionar! Aqueles Ximian são uns patifes.

    E que dizer do Linus? Apaguei um par de ficheiros à sorte na source do kernel e já não compila! Aquele patife quer-me obrigar a usar o kernel todo!

    BladeRunner: dedica-te à pastoricia, ou então tira umas férias que estás a precisar.

    Re:Tradução (Pontos:1)
    por BladeRunner em 19-02-01 15:06 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Viva!

    Começo a ficar cansado de responder a este tipo de posts escritos primeiro e (não) pensados depois.

    Aonde é que eu disse que apaguei algum componente do KDE?
    EU NÃO APAGUEI NADA DOI KDE.
    Tenho e sempre tive o KDE a funcionar a 100%.
    Simplemente o Konqueror não tem um comportamento estável fora do KDE.

    Foi isso que eu disse.

    Entretanto, vou dedicar-me à pastorícia, pois sempre rende mais do que andar para aqui a responder a posts de gente que nem leu o artigo de certeza.

    Quanto a ti, dedica-te a aprender a ler textos com cabeça.

    BladeRunner

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]