gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Eutanásia
Contribuído por BladeRunner em 30-01-01 7:32
do departamento vergonha
Portugal Gostava de perguntar aqui à saciedade quando é que alguém se decide a cometer um acto da mais pura piedade cristã e a puxar a ficha da hierarquia de news pt.*
Na verdade é penoso ver aquela que já foi uma das facetas mais divertidas e instrutivas da rede em Portugal estar no estado em que está, completamente minada pelo spam.
Enquanto que no pt.internet.usenet se discute continuamente o sexo dos anjos olhando para o umbigo e se vão aceitando RFDs para se gerar mais cao..., perdão grupos, quem está verdadeiramente interessado em discutir as coisas, vai fujindo a sete pés para os fóruns web como este.
É na verdade incrível e mais ainda revoltante, como é que durante estes três anos a que se tem assistido à mais completa degradação da hierarquia, nunca se tenha conseguido chegar a um consenso ou em última opção a um conjunto de directivas que permitisse impôr ordem na casa.
Por ironia do destino, todas as tentativas de modificação do estado de coisas (enquanto era tempo) foram sistematicamente bloqueadas pelos guardiões da liberdade e da anti-censura.
Esqueceram-se sempre estas pessoas que de facto quem estava a ser censurado eram todos aqueles que como eu gostavam de frequentar a pt.* para debater e aprender coisas novas.

Mas não... estes guardiões em união com a burocracia e a inércia dos Deuses do Olimpo acabaram por enterrar a hierarquia.

Até para se discutir se se pode banir um sujeito que ande meses a spamar a hierarquia com milhares e milhares de posts é preciso um RFD com os inevitáveis não-sei-quantos-dias-de-discussão-e-não-sei-quantos-votos-que-são-precisos-para-ser-aprovada-a-medida.
Nem vale a pena esperar pelo CFV.
Quando as coisas começam a roçar o surrealismo, pefiro abrir um livro de quadros do Salvador Dali que tenho cá em casa.

R.I.P

Napster vai ser pago | Nova cara na Freshmeat  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    A Hierarquia Pt.* (Pontos:1)
    por Anonimo Cobarde em 30-01-01 13:19 GMT (#1)
    É vê-los passar...

    Sim, existiram múltiplas discussões sobre a aplicação de novas soluções de moderação ( Estavas lá??? ) à hierarquia pt.* . O problema disto tudo resume-se ao facto de que para aplicar determinadas soluções é preciso tempo, e tempo é dinheiro.

    Não me preocupo de perder o meu tempo na hierarquia pt.* . Mas será que tu o perdes?

    E sim, será sempre necessário seguir determinadas regras, de modo a não provocar o caos completo. Olha, se quiseres discutir este assunto, pq não usas o pt.internet.usenet?

    Sim, está cheio de spam. So what? O pt.comp.programacao tb, e no entanto ainda se mantêm thread's interessantes. E olha, o pt.rec.media.tv tb é um sitio interessante. E o pt.ciencia.geral possui um grupo de utilizadores bastante interessantes, com muitas novidades à mistura.

    O Spam "desaparece" ou "diminui" quando a participação é suficiente, de boa qualidade. :-)

    O problema do spam é real, mas como todos os problemas, eles possuem soluções. Este se calhar possui uma solução complicada, e será por isso que a maioria aparece com comentários como os teus, mas depois desaparece, por pura falta de tempo ou paciência.

    Queres ajudar? Aparece pelo pt.internet.usenet com ideias. Vem discutir. Agora, criticar como tu fazes ( nem estou a ver quem és, :-), sem apresentar soluções, novas perspectivas, etc, etc, não vale de nada.

    A votação para a exclusão ( nunca mais vi post's do spammerzito, imagina ) demorou tempo. O suficiente, na minha opinião, pq não se pode decidir tudo no joelho e esperar que funcionem bem.

    Bem, a parte do desligar a hierarquia pt.* tb é interessante. É que esse facto é algo complicado de acontecer. :-)

    @595, Nbk

    Re:A Hierarquia Pt.* (Pontos:1)
    por BladeRunner em 30-01-01 13:42 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Viva!

    Começo pelo fim:
    "Bem, a parte do desligar a hierarquia pt.* tb é interessante. É que esse facto é algo complicado de acontecer. :-)"
    Claro que era só uma maneira de introduzir a questão.

    "O pt.comp.programacao tb, e no entanto ainda se mantêm thread's interessantes. E olha, o pt.rec.media.tv tb é um sitio interessante. E o pt.ciencia.geral possui um grupo de utilizadores bastante interessantes, com muitas novidades à mistura."
    É absolutamente verdade o que dizes. O que se passa é que uma pessoa perde a pachorra para seguir threads no meio do lixo.

    "Olha, se quiseres discutir este assunto, pq não usas o pt.internet.usenet?"

    "Não me preocupo de perder o meu tempo na hierarquia pt.* . Mas será que tu o perdes?"

    "Aparece pelo pt.internet.usenet com ideias. Vem discutir"

    Já fiz tudo isso, mas desisti.
    Era tudo muito andar à volta da cauda (sem ironia).
    Vai ao dejanews e procura por Gamito.

    Sem ironias e figuras de estilo, o que me levou a escrever este artigo, foi a pena que eu tenho de ver a pt.* como está e não propriamente criticar A ou B.

    De qualquer modo e infelizmente para mim, para ti e para todos os que gostam das news, não conseguiste refutar aquilo que eu disse.
    Infelizmente não. Tomara eu não ter razão.

    A propósito, agora que sabes quem eu sou (ou pelo menos o meu nome), quem és tu?

    Mário Gamito
    Re:A Hierarquia Pt.* (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 30-01-01 16:14 GMT (#3)
    Sem ironias e figuras de estilo, o que me levou a escrever este artigo, foi a pena que eu tenho de ver a pt.* como está e não propriamente criticar A ou B.

    De qualquer modo e infelizmente para mim, para ti e para todos os que gostam das news, não conseguiste refutar aquilo que eu disse.
    Infelizmente não. Tomara eu não ter razão.


    Sim, tens razão. Mas divulgar e falar vezes sem conta sobre o problema, não o resolve. Parece que está tudo à espera de Sebastião para resolver o problema...

    A propósito, agora que sabes quem eu sou (ou pelo menos o meu nome), quem és tu?

    Não passas na hierarquia pt. à já muito tempo...

    @720, Nbk

    P.s. - Não tenho paciência para usar um login/password no Gildot.
    Re:A Hierarquia Pt.* (Pontos:1)
    por BladeRunner em 30-01-01 17:09 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "Não passas na hierarquia pt. à já muito tempo..."

    Nop!
    Virei-me para o comp.os.linux.*
    As discussões são muito mais interessantes e acima de tudo, não há spam.

    BladeRunner
    Re:A Hierarquia Pt.* (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 31-01-01 0:49 GMT (#5)
    @720, Nbk

    P.s. - Não tenho paciência para usar um login/password no Gildot.

    Já paciência para escrever @xxx, Nbk parece não faltar ...

    @now, Nabuko

    Re:A Hierarquia Pt.* (Pontos:1)
    por BladeRunner em 31-01-01 7:32 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    "@720, Nbk
    P.s. - Não tenho paciência para usar um login/password no Gildot.


    'Tá bem abelha.
    Deves julgar que eu sou da Lourinhã (sem desprimor para os ditos habitantes).
    Para atirares o barro à parede dizendo que não sabias quem eu era, tiveste pachorra.
    Mas não tens para dizeres quem tu és.

    Para a próxima, lembra-me de não te responder seja àquilo que for.

    Cumprimentos,
    Mário Gamito
    O nascimento, a vida, a doença e o abandono (Pontos:1)
    por vaf em 31-01-01 3:09 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    De facto a usenet pt já anda doente há bastante tempo. Mas o que é mais doloroso é vê-lo acontecer devagar e não poder fazer nada. É como ver alguém a afundar-se em areias movediças e não conseguir fazer nada.

    No início, o entusiasmo tomava conta de algumas pessoas com vontade de criar uma rede Portuguesa, algo que não havia na altura. Já havia a Francesa, já havia muitas outras, mas não havia ainda uma pt.*... Conversas foram feitas, máquinas se arranjaram e ao fim de algum trabalho e conversas, lá se tinha a hierarquia pt.* inicialmente apenas com (eram três, não eram?) três newsgroups.

    A Usenet era algo de desconhecido e em Portugal muito mais. Na altura a Internet estava muito pouco desenvolvida e eram poucos e privilegiados aqueles que tinham acesso. Como é óbvio apenas frequentavam os newsgroups nacionais a "elite" informática da altura. Era fácil as coisas correrem bem.

    Outros tempos vieram e o acesso à Internet massificou-se. O número de internautas crescia a cada mês que passava, sobretudo depois do natal com a venda dos NetPacks. Sentia-se perfeitamente uma vaga de novos utilizadores e novas velhas perguntas que inundavam os newsgroups. Não que as perguntas fossem chatas, nem por serem sempre as mesmas, mas simplesmente porque se sentia que se estava a perder algo. Não no sentido de posse, de que era algo nosso que estava a passar para outros. Mas antes no sentido de que algo se estava a perder mesmo.

    Contudo continuávamos, pensando que o progresso tem destas coisas, e que só pode ser bom que 100 mil Portugueses tenham acesso à internet sem saberem a diferença entre um endereço de mail e um URL, entre um site e um newsgroup. Pronunciando '@' como "arroba" como que aludindo à medida de peso, parando uns segundos para pensar se se enganaram... Pessoas que ainda pronunciavam 'internet' com a voz trémula e um sorriso nervoso na cara. Pessoas que se entusiasmavam horrores quando comunicavam aos outros que já faziam parte da tão apregoada aldeia global, enquanto os que ouviam perguntavam prontamente: "Qual é o teu nick?".

    Arghhh!!!

    Podemos pensar que esta presunção de achar que os outros são piores porque não sabem, não devem vir porque não querem saber ou que devem limitar-se à sua insignificância, é tremendamente arrogante que vem de um informático filho-único umbigo-centrista que tem a mania que percebe da Internet, Usenet e todas as outras coisas acabadas em '@'. Mas também podemos pensar que isto é verdade.

    É pena mas é verdade. Acreditem.

    Não sei se é de sermos Portugueses, não sei se é de sermos humanos, mas acontece que em tudo onde aparece muita gente estraga-se. Em tudo? Não, talvez não em tudo mas em muitas coisas sim. E não, não me parece que a causa da doença da Hierarquia pt.* seja essa. Eu acho que tem causas bem específicas, feridas bem específicas que doem de certeza a algumas pessoas sempre que se tocar lá. Mas há coisas que têm de ser feitas, doa a quem doer.

    Sendo um pouco mais pragmático, vamos lá a analisar os factos. Houve de facto uma inundação da Hierarquia por muita gente que não sabia o que era um Newsgroup. Tudo bem, é natural. Acontece que a educação não deu conta do recado. Apesar de muita gente ter tentado (eu incluído) avisar os mais novos acerca do modo de funcionamento, a verdade é que isso não resultou. Veio a moderação automática. Melhorou um pouco, mas não faz milagres.

    E agora continuamos neste rega-bofe, nestas águas-de-bacalhau em que quase só se vê mensagens comerciais, e uma vez por outra, uma mensagem on-topic. E ninguém faz nada.

    E ninguém faz nada, mas há uns que têem mais obrigação de fazer que outros. Como para bom entendedor meia palavra basta, não seria preciso dizer mais além disto. Basta notar que nada, repito nada (!) foi feito! Quem quiser que enfie o barrete.

    Qual é solução? - Perguntam. A solução NMO e NO de muita gente minmimamente iluminada é a Moderação Humana. A moderação humana permite que uma equipa de moderadores verifique as mensagens antes de elas entrarem em circulação, de acordo com o charter, isto é, as regras de utilização, de cada grupo. A moderação humana não é censura e se for tecnicamente bem implementada permite que na eventualidade algo remota de acontecer um abuso de poder por parte de um dos elementos da equipa de moderação, ele seja retirado. A moderação humana se for tecnicamente bem implementada permite que as mensagens recusadas sejam arquivadas, que respostas aos autores cujas mensagens foram recusadas, sejam enviadas. Resumindo, a moderação humana, se bem implementada resolve 99% do problema.

    A partir do momento em que os newsgroups estejam livres do lixo, as pessoas voltarão e novas e boas discussões renascerão. Este será então um mundo melhor.

    O problema da moderação humana na hierarquia pt.* já nem é a aceitação da moderação humana pois até os mais conservadores começam agora a repensar e a aceitá-la. É, isso sim, as dificuldades de implementação de um sistema de moderação humana eficaz, compatível com as exigências de hoje em dia e de esta hierarquia em particular.

    É aí que entra a inércia de todos, sobretudo daqueles que não a deviam ter. Pode ser que um dia esses mesmos sejam surpreendidos por outros, simples frequentadores que decidiram, um dia dar um passo em frente e fazer algo mais. Pode ser...

    Cumprimentos,

    Vasco Figueira

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]