gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Netcraft de Dezembro
Contribuído por scorpio em 03-01-01 17:39
do departamento httpd-mania
zope mvalente escreve " Já sairam as estatisticas da Netcraft de Dezembro.
Interessante notar que de Novembro para Dezembro o numero de servidores com Apache aumenta menos de 10% enquanto que o numero de servidores com Zope aumenta 20%.
Relacionado com isto é de notar que a ActiveState tambem passou a usar o Zope.
Cumprimentos, Mario Valente "

As universidaddes portuguesas e a licenca GPL | GNOME and/or KDE  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • mvalente
  • estatisticas da Netcraft
  • Novembro
  • Dezembro
  • ActiveState
  • Mais acerca zope
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Mais números (Pontos:2, Interessante)
    por js em 04-01-01 8:20 GMT (#1)
    (Utilizador Info)

    Mais exactamente, o apache passou de 14193854 servers em Novembro para 15414726 em Dezembro; o Zope passou de 1099 para 1310.

    Ou seja, Apache subiu 8.6% e Zope subiu 19.2%

    É verdade que o Apache tem uma ligeira vantagem (para cada server Zope há 11767 Apache), mas isso é por agora; a manter-se a diferença de crescimento, em apenas 100.66 meses o Zope iguala o Apache.

    Esse será certamente um ponto alto do crescimento fulgurante da Internet em todo o Mundo: Nessa altura, sempre a crescer a este ritmo, tanto o Zope como o Apache terão ultrapassado os 60 mil milhões de servidores na estatística da Netcraft! Mais de dez servers de cada para cada habitante do planeta é obra!

    O pior é o server CERN. A contagem da Netcraft relativa ao server CERN passou de 2704 em Novembro para 3697 em Dezembro, resultado de um fantástico crescimento de 36.7%! A este ritmo, quando o Zope e o Apache se igualarem nos 6*10^10 servers, o CERN já vai nos 1.7*10^17. a brincar, a brincar, são 29 milhões de servidores CERN para cada um dos 6 mil milhões de seres humanos vivos. Mais de dois milhões de CERN para cada Zope ou Apache.

    E se calhar até há algum server a crescer mais depressa que o CERN, pois não fui especialmente cuidadoso na escolha do exemplo dele.

    Referências: Netcraft em Novembro · Netcraft em Dezembro

    -------------

    Tentei mostrar porque é que o artigo que comentei é caso exemplar de péssimo jornalismo. Com base em números exactos, sem dizer uma única falsidade, são induzidas no leitor conclusões completamente falsas. A comparação da percentagem de crescimento dum servidor dominante com a de um que tem uma quota de mercado onze mil vezes menor é absurda.

    A mensagem superficial do artigo é a de que o Zope está a crescer muito mais que o Apache. A realidade é completamente diferente.

    É tão fácil mentir com estatísticas...

    Re:Mais números (Pontos:1)
    por Dehumanizer em 04-01-01 8:42 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    É verdade que o Apache tem uma ligeira vantagem (para cada server Zope há 11767 Apache), mas isso é por agora; a manter-se a diferença de crescimento, em apenas 100.66 meses o Zope iguala o Apache.

    Esse será certamente um ponto alto do crescimento fulgurante da Internet em todo o Mundo: Nessa altura, sempre a crescer a este ritmo, tanto o Zope como o Apache terão ultrapassado os 60 mil milhões de servidores na estatística da Netcraft! Mais de dez servers de cada para cada habitante do planeta é obra!

    Não estás a ter em conta o crescimento da população humana! :) Se daqui a 100 meses (pouco mais de 8 anos) já tivermos colonizado Marte...

    Ok, ok, eu calo-me. :)


    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield

    Gotcha (Pontos:1)
    por scorpio em 04-01-01 9:44 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/~scorpio/
    Eu li os relatrios, mas achei interessante ver até que ponto este artigo ia passar em branco.

    Que o Zope cresceu percentualmente mais do que o Apache, ninguem duvida. A frieza dos números, por outro lado, mostra uma diferente realidade.

    Mantenham-se acordados!
    typo... (Pontos:1)
    por scorpio em 04-01-01 14:58 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/~scorpio/
    relatorios even.
    Re:Mais números (Pontos:2)
    por joao em 04-01-01 13:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    É verdade que o Apache tem uma ligeira vantagem (para cada server Zope há 11767 Apache), mas isso é por agora; a manter-se a diferença de crescimento, em apenas 100.66 meses o Zope iguala o Apache.

    Imagina Londres em 1800. Carroças puxadas a cavalo por todo o lado e a crescer. Se a população de cavalos continuasse a crescer como estava a crecer na altura, neste momento Londres estaria soterrada por kilometros de bosta de cavalo. Porque é que isso nunca aconteceu? Porque é que não há cavalos em Londres?

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:Mais números (Pontos:2)
    por mvalente em 05-01-01 14:05 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    >Tentei mostrar porque é que o artigo que >comentei é caso exemplar de péssimo jornalismo.

    Não sou jornalista.

    >a manter-se a diferença de crescimento, em >apenas 100.66 meses o Zope iguala o Apache

    Assumindo que a diferença de crescimento se mantém. E assumindo que ela é linear. Nunca ouviste falar em crescimentos exponenciais ?

    >É tão fácil mentir com estatísticas...

    É um facto... Nao estou a tentar provar nada, nem a mentir com esse objectivo. Estou apenas a chamar atenção para um fenómeno crescente. Mas deixa lá, não ligues nada: muitos também não ligaram em 93 e 94 ao mesmo tipo de estatisticas com uma "coisa" chamada Linux.

    Cumprimentos

    Mario Valente
    Re:Mais números (Pontos:2)
    por joao em 05-01-01 15:13 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Mas deixa lá, não ligues nada: muitos também não ligaram em 93 e 94 ao mesmo tipo de estatisticas com uma "coisa" chamada Linux.

    Há muitas coisas a quem ninguém liga que não vão dar em nada nunca.

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:Mais números (Pontos:1)
    por js em 05-01-01 18:07 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

    De facto, suponho que nenhum dos envolvidos e' jornalista, pelo que nao e' exigivel um trabalho jornalistico exemplar. Mas isso nao obsta a que se deva exercer alguma critica `as noticias, e esta apresenta os factos (e sao factos) de uma forma francamente tendenciosa. Na prespectiva de cresimento dos servers em geral, sao omitidos servidores infinitamente mais usados que o Zope. Na prespectiva de crecimento do Zope, ele e' apresentado em comparacao com um que nao tem nada a ver com ele em termos de expansao (quota de mercado), em vez de ser comparado com servidores do "campeonato" dele. Finalmente, o desproposito da comparacao fica escamoteado pelo facto de se compararem percentagens, sem qualquer referencia a uma gritante diferenca de um para onze mil (!) nos valores absolutos!

    A conta dos 100.66 meses e' exponencial. E' assim:

    apache_dezembro*(apache_dezembro/apache_novembro)^100.66
    iguala
    zope_dezembro*(zope_dezembro/zope_novembro)^100.66

    O crescimento e' exponencial, pois todos os meses se vai multiplicando pelo mesmo factor. Apenas faz sentido analisar o crescimento exponencial quando se comparam percentagens de crescimento. A replicacao da percentagem nos meses seguintes gera uma exponencial; a replicacao e' feita para ter um feeling de "onde e' que isto nos leva", e claro que se for levada muito longe deixa de fazer sentido. So' que ela teve se ser levada longe para os numeros ficarem parecidos! A conclusao foi que, apesar de haver uma exponencial ao barulho, o avanco do apache e' tao grande que sao precisos uns oito anos de exponencial para o apanhar. Isso serve para sublinhar a conclusao de que a comparacao dos numeros do Zope com os do Apache e' destituida de sentido. Daqui a oito anos a industria vai estar toda diferente e ninguem sabe o que vai ser.

    O comentario do "mentir com estatisticas" saiu mal, pois pode ser tomado como insulto com toda a facilidade... Nao era essa a minha intencao, peco perdao.

    Sobre o Zope como um fenomeno crescente, tenho algumas opinioes, mas neste espaco exiguo ficam um bocado "apertadas". Salvaguardando que nao sou especialista no Zope (ou seja, a minha opiniao nao vale la' grande coisa), parece-me que ha' umas ideias interessantes ali, mas que o esforco esta' terrivelmente desviado dos alvos mais rechonchudos. E' horrivel ficar emaranhado em seis ou sete menus disjuntos para fazer uns miseros queries de SQL que se podem fazer em ambiente DTML-free em tres ou quatro linhas de Python. Dizendo de outra forma, Zope pode ser interessante, desde que tirem de la' o DTML e ponham Python no lugar. Provavelmente nao podem fazer isso por razoes de seguranca, e acabaram atafulhados num sistema hiper-hiper-hipertrofiado. Por exemplo, claro que e' terrivel manter um sistema em que e' impossivel fazer uma pesquisa nos files que se estao a desenvolver. Nao ha' "grep ... `find`" no data.fs! Como e' que se resolve? Inventa-se uma coisa para pesquisar no data.fs... A mim, parece-me que os developers do Zope se apaixonaram tanto pelo "seu sistema" que o tornaram incompativel com as miriades de ferramentas do Unix. Como essas ferramentas nao existem por acaso, eles acabam por precisar delas, e finalmente exibem uma ferramenta desenvolvida de proposito para fazer no Zope o que as outras ja' faziam fora dele. O mal e' que em vez de apresentarem isto como um defeito (por incompatibilidade tiveram que fazer ferramentas redundantes), apresentam-no como virtude (o Zope e' tao bom que ate' da' para se desenvolver um pesquisador para o data.fs). Isto a mim parece-me um sintoma grave de "quem o feio ama, bonito lhe parece".

    Mas, em abstracto, a ideia e' muito gira.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]