gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Brevetabilidade do software na europe: não
Contribuído por chbm em 21-11-00 10:18
do departamento brevetes?
Europa GuH escreve "Em relaçao ao artigo do "Xmal", é tambem questao da brevetabilidade dos softwares o que seria a morte pura e simples do Linux e dos Free Software.
A associaçao APRIL www.april.org luta para que haja um debate sobre esse assunto, porque por enquanto as grandes companhias e a OEB (Officio Europeu dos Brevetes) queriam fazer passar isso sobre silêncio.
A decisao sera no fim do mês de novembro, entretanto é preciso de apoio de empresas e de pessoas que tenham contactos e influências a nivel do estado ou das administraçoes do pais ou da Uniao Europeia.
E preciso agir! Se nao sabem como, podem contactar a APRIL (França), o contacto português é hnogueira@april.org.
Uma consultaçao europeia està aberta aqui!! "

PIII no Expresso e ninguém dá por isso? | Port de SiN para Linux (Not Loki this time)  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Poll
As patentes de software na Europa...
só por cima do meu cadaver!
prejudicam o desenvolvimento de software livre
são boas
já deviam existir à muito tempo!
hum ?
patentes ? isso é para os fracos!
[ Resultados | Sondagens ]
Comentários:11 | Votos:65

Referências
  • Linux
  • GuH
  • aqui
  • Mais acerca Europa
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    o que é isso? (Pontos:2)
    por joao em 21-11-00 13:55 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Alguém me explica o que é "a brevetabilidade dos softwares" ??

    ----
    joao
    nonio.com
    Re:o que é isso? (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Dehumanizer em 21-11-00 14:28 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Se fores a www.april.org, está lá uma linha que diz:

    "Pétition pour une Europe sans brevets logiciels."

    e o banner é (em inglês) "No E-patents"

    Por isso deduzo que sejam patentes de software. :)


    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield
    Re:o que é isso? (Pontos:1)
    por GuH em 22-11-00 10:16 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Exacto, desculpem pela confusao Francês-Inglês-Portugês.
    Sao prejudiciais para TODO o software... (Pontos:2, Interessante)
    por Dehumanizer em 21-11-00 18:55 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Deixo-vos com este texto do John Carmack... o bold/itálico é meu.

    I just don't know what to do about software patents. There probably isn't another issue that can make me feel so helplessly frustrated.

    Patents are supposed to help promote invention and allow benefits to accrue to inventors. By most definitions, I would be considered an "inventor" of sorts, and patents sure as hell aren't helping me out.

    The idea that I can be presented with a problem, set out to logically solve it with the tools at hand, and wind up with a program that could not be legally used because someone else followed the same logical steps some years ago and filed for a patent on it is horrifying.

    To laymen, all of programming is alchemy, and trying to convince them that any given software patent is "obvious" or "clearly follows from the problem" is really tough.

    The only way to fight it is with legal and political means, and I don't have the skills or tools to even formulate a plan of attack. I give money to causes that try to fight those battles.

    The only scenario that I can see would be to have enough truly, blatantly stupid patents prosecuted that someone could make a stand in congress and show the public in an understandable way just how wrong it is.

    On a personal level, I refuse to patent anything that I am involved in. Anyone that has ever gotten an idea based on any of my work and done something better with it - good for you.


    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield
    Hmmm.... (Pontos:1)
    por [WaR] em 22-11-00 1:57 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.GenHex.org/
    Tenho as minhas dúvidas quanto à possibilidade de implementação destas patentes... Para as verificar seria preciso ter a source da patente, e da possível "imitação", certo ? :) Estão a ver a M$ a mostrar a source para provar q alguém "copiou" ? E além disso, de quantas formas é possível implementar algo ? E em quantas linguagens ? E...

    Sou muito céptico quanto a isso, mas de qualquer forma, espero q essa ideia tão estúpida não vá para a frente, nunca se sabe...

    -- [WaR]
    ACKnowledge my SYNs

    Re:Hmmm.... (Pontos:2, Informativo)
    por GuH em 22-11-00 10:15 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Nao é so sources, é patenteamento de processos. Exemplo: Amazon que fez um patente (aceito) sobre o "one-click-shopping" e tambem sobre os cookies. E portanto nao foram eles que inventaram isso!! E aliàs, nao à invento nenhum nisso. E uma coisa commum, uma téchnica informàtica.
    Re:Hmmm.... (Pontos:3, Informativo)
    por joao em 22-11-00 13:21 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Tenho as minhas dúvidas quanto à possibilidade de implementação destas patentes...

    Registadas elas já estão. Só falta a quem registou impor essas patentes ao mercado. E isso faz-se com um batalhão de advogados. Mesmo que as patentes sejam estúpidas gasta-se muito dinheiro que podia ser gasto em desenvolvimento para provar em tribunal que as patentes sao estúpidas.

    ----
    joao
    nonio.com

    Livre e não, só..... (Pontos:1)
    por mlopes em 22-11-00 11:06 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    As patentes de software são prejudiciais para o software, ponto final, seja ele livre ou não.
    Traduçao do comunicado de Eurolinux (Pontos:1)
    por GuH em 27-11-00 14:44 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Autor:Jorge F. G. de Figueiredo
    PORTUGUESE TRANSLATION It was > ------------------------------------------------------------------------------------------ -------------
    Prezado Senhor, Prezada Senhora,
    A Comissao Europeia esta' actualmente a investigar o impacto economico o patenteamento de software. Por razoes bastante obvias, muitos advogados e juristas que ganham dinheiro com o sistema de patentes estao actualmente a fazer lobby na Comissao Europeia em favor de uma vasta extensao do sistema de patentes ao software, aos metodos de negocio, aos metodos intelectuais, etc.
    A menos que expresse a sua propria opiniao, somente as opinios deles serao tomadas em conta no processo de decisao, quaisquer que sejam as consequencias sobre o seu negocio, quaisquer que sejam as consequencias sobre a inovaçao.
    E' portanto muito importante e urgente, se considera que o patenteamento de software e' mais danoso do que util, enviar sua opiniao por email para:
    consultation@eurolinux.org
    tao logo quanto possivel e, em qualquer caso, antes de 15 de Dezembro de 2000. Pode escrever na lingua oficial de qualquer pais embro da Uniao Europeia.
    Seu email sera' entao enviado aa Comissao Europeia e publicado no EuroLinux Web a fim de assegurar que o seu ponto de vista sera' levado em conta:

    Ha' actualmente um consenso entre os economistas sobre o facto de que o patenteamento de software tende a asfixiar a inovaçao e prejudicar as pequenas e medias empresas porque criam tremenda incerteza juridica, a qual somente beneficia os advogados e juristas. Ha' tambem um consenso entre os advogados especializados em patentes sobre facto de que patentes sobre metodos de negocios sao apenas uma especie de patentes de software e que seria impossivel banir patentes de metodos de negocios se as patentes de software tornarem-se legais.
    E' favor escrever serios (mas nao necessariamente longos) emails, com uma analise consistente baseada em exemplos economicos, tecnologicos ou do mundo real a partir da sua pratica quotidiana. Aqui vao uns poucos conselhos a fim de o seu email alcançar o maximo impacto dentro da Comissao Europeia:
    1- SEM POLITICA - Nao inclua nos seus emails qualquer analise poltica. Do contrario, certos funcionarios administrativos na Comissao Europeia dirao que esta' a ser politicamente enviesado e afirmarao que os seus argumentos sao irrelevantes.
    2- RETORICA DO MERCADO LIVRE - Use uma retorica baseada no mercado livre, competiçao, inovaçao, empresarialismo, PMEs e propriedade, tal como se fosse o chefe da federaçao de empresas do seu pais. EuroLinux tem constatado que "economia de mercado livre" e' actualmente a unica linguagem comum que a maior parte da Comissao Europeia entende. A fim de permitir-lhes entender o seu ponto de vista e leva-lo em conta, e' obrigatorio falar a linguagem deles. Argumentos baseados sobre epistemologia, etica ou historia sao aceitaveis mas em geral nao teem impacto positivo sobre a Comissao Europeia porque somente umas poucas pessoas os entenderao.
    3- DAVOS COMPATIVEL - Imagine que esta' a apresentar o seu ponto de vista no Forum Economico de Davos junto a presidentes de empresas que somente o ouvirao se os seus argumentos significarem mais lucros para eles. Casualmente, muitos comissarios da Comissao Europeia costumam ser membros do comite de direcçao do Forum Economico de Davos.
    4- CONSENSO ENTRE ECONOMISTAS - Mencione sempre que ha' um consenso entre os economistas acerca do facto de que o patenteamento de software prejudica a inovaçao.
    Entenda por favor que os nossos conselhos nao representam qualquer ponto de vista politico da Aliança EuroLinux e sao concebidos estritamente com o objectivo de ajudar a apresentar os seus argumentos de uma forma que possa ser levada em conta pela Comissao Europeia.
    Para mais informaçao acerca de patenteamento de software leia por favor nossa base de dados de conhecimento e siga os links:
    consultaçao
    eurolinux
    Se necessitar de inspiraçao para escrever a sua propria declaraçao, pode nossa base de dados de declaraçoes onde 100 companhias europeias ja' publicaram declaraçoes nesse sentido:
    http://petition.eurolinux.org/statements
    Os melhores cumprimentos
    EuroLinux Alliance
    petition@eurolinux.org
    http://petition.eurolinux.org
    Traduçao do comunicado de Eurolinux (Pontos:1)
    por GuH em 27-11-00 14:44 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Autor:Jorge F. G. de Figueiredo
    PORTUGUESE TRANSLATION It was Let the EC know what you think about software patents ------------------------------------------------------------------------------------------
    Prezado Senhor, Prezada Senhora,
    A Comissao Europeia esta' actualmente a investigar o impacto economico o patenteamento de software. Por razoes bastante obvias, muitos advogados e juristas que ganham dinheiro com o sistema de patentes estao actualmente a fazer lobby na Comissao Europeia em favor de uma vasta extensao do sistema de patentes ao software, aos metodos de negocio, aos metodos intelectuais, etc.
    A menos que expresse a sua propria opiniao, somente as opinios deles serao tomadas em conta no processo de decisao, quaisquer que sejam as consequencias sobre o seu negocio, quaisquer que sejam as consequencias sobre a inovaçao.
    E' portanto muito importante e urgente, se considera que o patenteamento de software e' mais danoso do que util, enviar sua opiniao por email para:
    consultation@eurolinux.org
    tao logo quanto possivel e, em qualquer caso, antes de 15 de Dezembro de 2000. Pode escrever na lingua oficial de qualquer pais embro da Uniao Europeia.
    Seu email sera' entao enviado aa Comissao Europeia e publicado no EuroLinux Web a fim de assegurar que o seu ponto de vista sera' levado em conta:

    Ha' actualmente um consenso entre os economistas sobre o facto de que o patenteamento de software tende a asfixiar a inovaçao e prejudicar as pequenas e medias empresas porque criam tremenda incerteza juridica, a qual somente beneficia os advogados e juristas. Ha' tambem um consenso entre os advogados especializados em patentes sobre facto de que patentes sobre metodos de negocios sao apenas uma especie de patentes de software e que seria impossivel banir patentes de metodos de negocios se as patentes de software tornarem-se legais.
    E' favor escrever serios (mas nao necessariamente longos) emails, com uma analise consistente baseada em exemplos economicos, tecnologicos ou do mundo real a partir da sua pratica quotidiana. Aqui vao uns poucos conselhos a fim de o seu email alcançar o maximo impacto dentro da Comissao Europeia:
    1- SEM POLITICA - Nao inclua nos seus emails qualquer analise poltica. Do contrario, certos funcionarios administrativos na Comissao Europeia dirao que esta' a ser politicamente enviesado e afirmarao que os seus argumentos sao irrelevantes.
    2- RETORICA DO MERCADO LIVRE - Use uma retorica baseada no mercado livre, competiçao, inovaçao, empresarialismo, PMEs e propriedade, tal como se fosse o chefe da federaçao de empresas do seu pais. EuroLinux tem constatado que "economia de mercado livre" e' actualmente a unica linguagem comum que a maior parte da Comissao Europeia entende. A fim de permitir-lhes entender o seu ponto de vista e leva-lo em conta, e' obrigatorio falar a linguagem deles. Argumentos baseados sobre epistemologia, etica ou historia sao aceitaveis mas em geral nao teem impacto positivo sobre a Comissao Europeia porque somente umas poucas pessoas os entenderao.
    3- DAVOS COMPATIVEL - Imagine que esta' a apresentar o seu ponto de vista no Forum Economico de Davos junto a presidentes de empresas que somente o ouvirao se os seus argumentos significarem mais lucros para eles. Casualmente, muitos comissarios da Comissao Europeia costumam ser membros do comite de direcçao do Forum Economico de Davos.
    4- CONSENSO ENTRE ECONOMISTAS - Mencione sempre que ha' um consenso entre os economistas acerca do facto de que o patenteamento de software prejudica a inovaçao.
    Entenda por favor que os nossos conselhos nao representam qualquer ponto de vista politico da Aliança EuroLinux e sao concebidos estritamente com o objectivo de ajudar a apresentar os seus argumentos de uma forma que possa ser levada em conta pela Comissao Europeia.
    Para mais informaçao acerca de patenteamento de software leia por favor nossa base de dados de conhecimento e siga os links:
    consultaçao
    eurolinux
    Se necessitar de inspiraçao para escrever a sua propria declaraçao, pode nossa base de dados de declaraçoes onde 100 companhias europeias ja' publicaram declaraçoes nesse sentido:
    http://petition.eurolinux.org/statements
    Os melhores cumprimentos
    EuroLinux Alliance
    petition@eurolinux.org
    http://petition.eurolinux.org
    Patentes, que mais... (Pontos:1)
    por mazevedo em 04-12-00 0:29 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Imaginem o Knuth a patentear muitos dos métodos que descobriu?

    Faz-me lembrar uma conversa que tive com um investigador que fazia programação em Fortran. Disse-me ele que teriam de comprar um Fortram marca XXXX, porque as bibliotecas continham rotinas que faziam as multiplicações de maneira muito mais eficiente que as que tinham disponíveis.


    ----
    //\anuel /|zevedo

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]