gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
GeoPoint
Contribuído por AsHeS em 09-11-00 23:42
do departamento IP-big-brotha
News unsolved escreve "Vi esta noticia (página) no securityfocus.com, ha já bastante tempo sobre uma companhia (www.quova.com) que andava a fazer scan à internet toda. Recentemente revelou o porquê (página) desse scan sobre a forma de um produto chamado GeoPoint. Esse produto, alegadamente pode localizar geograficamente qualquer utilizador através do IP em tempo real... "

ADSL em PT | livro sobre segurança em Portugues  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • unsolved
  • (página)
  • (www.quova.com)
  • (página)
  • Mais acerca News
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Mass scanning? (Pontos:2, Interessante)
    por Kripton em 10-11-00 10:17 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Eles "andem" aí. Disto já nós tinhamos a certeza. Agora que andavam aí a fazer pings e traceroutes a torto e a direito já é um novo facto... Resta saber qual o objectivo desta empresa (Quova Inc) em obter informação sobre tudo o que anda por aí (sim, visto que ja foram detectados scans do wisconsin até ao brazil). Até que ponto é que os dados obtidos são para beneficiar os visitantes do site deles (devo salientar o facto que só lá fui por causa disto porque muito provavelmente nunca lá iria parar de outro modo). Não sei se repararam, mas o numero destes mass scans, e www-spying generalizado tem aumentado brutalmente nos ultimos tempos.

    Estive a ver mais sobre o Geopoint (que eles consideram um serviço altamente proveitoso) e fiquei altamente surpreendido com a estupidez daquilo (nao ha outro termo para descrever tal coisa). Quem for ver a pagina deles ve a ironia (será mesmo?) com que é dito que conseguem localizar qualquer utlizador até ao promenor do codigo postal.

    Isto já me faz lembrar uma outra coisa chamada Echelon

    Para evitar trabalho a este pessoal todo, acabo o comentário a dizer que os meus boxers são pretos (hoje... heh), para evitar mais um scanner especial para sites de e-commerce de roupa interior *grin*
    Re:Mass scanning? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 13-11-00 17:23 GMT (#7)
    Bah... akelam merda n tem demonstração em tempo real... k merda :\
    Net - BI (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-11-00 12:08 GMT (#2)
    O futuro nos dirá para que lado vai isto torcer. Faço alguns reparos: Aqui há uns tempos falou-se, creio a nivel da UE, sobre a necessidade de um 'BI' pessoal para a navegação na net e mesmo sobre a possibilidade da existência de uma 'Carta de Navegação' na net. De qualquer forma o controlo irá cada vez ser mais apertado com tanta digitalização de dados pessoais e utilização de cartões financeiros, via verde, e outros.
    E qual o grau de eficiência disto? (Pontos:1)
    por JohnnyBigodes em 10-11-00 15:36 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Já ocorreu à malta o grau de (in)eficiência de um scan deste tipo? Ora pensem bem, primeiro, na quantidade IPs dinâmicos que existem por aí, depois na quantidade de sub-redes que utilizam gateways para aceder à net, possivelmente ainda com firewalls que nem respondem a ICMPs. Depois, pensem também em casos como os da AOL, em que aprox. 5 milhões de utilizadores parecem estar no mesmo sítio :). Pensem também nos users que utilizam os serviços do anonymizer (www.anonymizer.com). Dado isto, e possíveis outras questões similares, como a mudança vertiginosa da net, é como eu vi num comentário na /. - agora têm um mapa rasco, daqui a um ano, já não têm mapa nenhum :)
    Re:E qual o grau de eficiência disto? (Pontos:1)
    por Kripton em 10-11-00 16:05 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Sim, temos de contar com todos esses arranhões no sistema deles, mas repara. Até que ponto é que é de boa fé eles terem acesso a informação, que normalmente nao deveriam ter? Se pensares bem, é apenas mais outro modo de controlar fluxos e trafego pela world wide web, mas que, apesar da sua ineficiencia (pelos casos que apontaste e nao so), nao deixa de ter o seu lado perturbador e revoltante, e que nao deixa de incutir aquele sentimento de "eu estou neste site, e neste momento, ta o pessoal todo a fazer-me portscans, a descobrir o meu codigo postal, etc".

    Se este é mesmo o método que as multinacionais vão passar a utilizar, temos de ponderar até que ponto é que isto não será um abuso, e responder (quando possivel) em função do mesmo...
    Re:E qual o grau de eficiência disto? (Pontos:1)
    por JohnnyBigodes em 10-11-00 17:47 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    "terem acesso a informação que normalmente não deveriam ter" - e que informação é essa, mesmo? Tanto quanto eu saiba, a Internet ainda é uma rede pública, e não é crime pingar e fazer traceroutes. Se uma pessoa está ligada à net, deve esperar ser pingada, e sabe-se lá o que mais. Há coisas que são ilegais, e outras não. Eu não estou no direito de censurar estes mecos por quererem mapear a net (o que decidiamente NÃO fazem decentemente :) porque utilizaram informação PÚBLICA. Big Brother may be watching us, but these guys are just curious :)
    grau zero (Pontos:1)
    por jamaica em 13-11-00 12:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://ainda.nao.tenho
    "but these guys are just curious :)

    no minimo chamava-lhes assholes

    ---------------------

    do rio que tudo arrasta diz-se que é violento.

    mas ninguem diz violentas as margens que o oprimem

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]