gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Privacidade no mail
Contribuído por scorpio em 05-11-00 11:28
do departamento postmasters-corner
Big Brother is watching you Gamito escreve "Fica aqui um artigo interessante do Expresso (espero que o url se mantenha) acerca da privacidade dos mails dos funcionários em ambiente empresarial.
Alguém quer contar da sua experiência neste aspecto? "

Marcas de Água Musicais | Server Side Scripting: comparações  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Gamito
  • aqui
  • Mais acerca Big Brother is watching you
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Curioso (Pontos:1, Despropositado)
    por SUp3rFM em 06-11-00 11:14 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    ... Não deixa de ser. Fala uma das pessoas da ControlJornal, sobre esta questão do mail. Tenho conhecimento pessoal de 2 casos de despedimentos nessa empresa pelo uso do mail. :)

    Experiência pessoal destes casos não tenho. Felizmente, que ainda há limites para a intervenção do Big brother (não, não é aquele programa). No entanto, sei que li há um ano uma estatística engraçada. Nos US, cerca de 60% das empresas afirmavam monitorizar os mails dos empregados, mas apenas uma parte faziam questão em informá-los dessa política. Já vi algumas reportagens da NBC sobre despedimentos, em que a causa eram os mails, navegar demasiado tempo pela www, icq, etc. Não me admira, que ca' em pt existam várias empresas com esta política pouco clara. Tenho também conhecimento pessoal de uma empresa, cujo director-geral, em articulação com o dir. de informática se diverte a ver o mail dos empregados, e vangloria-se por isso...
    Quanto às consequências, apenas chegou ao conhecimento público, um caso, ha' pouco tempo citado aqui no gildot.
    Re:Curioso (Pontos:1, Despropositado)
    por SUp3rFM em 06-11-00 20:05 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    1. pTd, o que eu faço ou deixo de fazer e' puramente da minha responsabilidade. Btw, faço das tuas as minhas palavras em relação ao teu trabalho. Dá jeito olhar para o umbigo em vez de empinar o nariz.

    2. Perdão? Quem és tu para afirmares que o que digo 'e mentira? Alguém morreu e te nomeou juíz cá do sítio?
           
    3. Que não saibas ler um artigo feito na tua xafarica e' uma coisa... mas eu faço um desenho... alias uma transcrição.

    O EXPRESSO Online falou com António Torres Pereira, director responsável da holding ControlJornal para novos projectos

    Ora uma pessoa como tu taaaaaaao bem informada, certamente deve ter conhecimentos na Abril/Controljornal e tentar descobrir porque razão desapareceu uma redactora da Visão e um rapaz da distribuição da Abril, creio que por altura do ínicio deste ano.

    4. Não precisava sequer de me dar ao trabalho de te responder. É por estas e por outras que es um gajo muito bem cotado.

    5. Poupa-me as flames, até pq está frio e dá-me jeito a lenha para outras fogueiras
    Mentiras e verdades (Pontos:1)
    por pTd em 07-11-00 13:28 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    portanto, recusaste o desafio... é pena - e pronto, ficamos todos a saber que afinal não sabias do que escrevias.

    ops, perdão, não fui nomeado juiz cá do sítio, portanto não posso afirmar que sim, és mentiroso, porque afirmaste uma coisa que não é verdade e tu não a podes provar.

    atenção, pessoal, eu cá não afirmei que ele é mentiroso: não estou autorizado a isso. só Deus s Estaline estão (mas como um não abre a boca há 2.000 anos e o outro, coitado, já morreu, agora resta-nos A Verdade pelo teclado de SUp3rFM).

    Que não saibas ler um artigo feito na tua xafarica e' uma coisa... mas eu faço um desenho... alias uma transcrição
    minha xafarica????? ué... não me lembro de a ter comprado... já tiva aquela camisola vestida mas, CARAMBA!, todo o mundo sabe, está espalhado pela web, que eu deixei o quadro redactorial do Expresso para lançar a BBS A Rede há um ror de anos!!!
    hum, estarás a referir-te ao facto de eu escrever uns artigos no Expresso? se é isso, fica sabendo que me limito a redigir para a edição papel e dadas as boas relações que tenho (inclusivé com o Torres Pereira que tu citas...) na Sojornal (reparar na diferença) aceito que os meus artigos sejam editados na edição online semanal do jornal. não tenho relação com a "actualização diária", onde o post original foi beber a informação sobre o e-mail (sem reparar que a fonte original por acaso era a Lusa).

    poupo-te às flames e escusas de responder: poupa-me à leitura de mais inverdades.

    ou então PROVA o que afirmaste. e se sabes que desapareceu uma redactora da Visão e um rapaz da distribuição da Abril, creio que por altura do ínicio deste ano (desapareceu??? hum... esvaneceu-se no ar? foi raptada por uma daquelas redes de prostituição? ou Torres Pereira - e porque não Francisco Pinto Balsemão???? - decidiram mandar executá-la??? mais cuidado no Português fazia-te bem, não passavas vexames)
    se estás assim taaaaaaao bem informado, tu, então explica aqui aos pobres leitores do Gildot porque razão esses casos aconteceram.
    porque - e atenção caros 3 leitores desta thread! - não houve ainda casos de despedimento - ou sequer admoestação - no referido grupo relacionados com o e-mail, abuso de e-mail, ou whatever e-mail.

    o taaaaaaao bem informado super que nos esclareça sobre os desaparecimentos...

    Re:Mentiras e verdades (Pontos:1)
    por SUp3rFM em 07-11-00 15:21 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    caro pqp,

    1. Se nao sabes ler, processa a tua professora da 1ª classe.
    2. Desculpa la' nao saber o que fazes, mas raramente leio a Caras para saber onde andam o pessoal do jet7.
    3. para bom entendedor, meia palavra basta. Para um AM nem isso serve.
    4. Nao houve? ok, tu e' que sabes... trabalhas la' e tal.. enfim, fim de conversa. Com as tuas acusações, posso eu bem
    Re:Mentiras, verdades e esfreguemos as mãos (Pontos:1)
    por pTd em 07-11-00 16:49 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    não processo.

    jet7? já lá vai o tempo em que ia comer tias pró Plateux. retirei-me há 10 anos.

    o que tu deste a entender foi que 2 pessoas foram despedidas por um grupo por 1 razão (razão apontada no post inicial). o que é mentira: a razão foi outra. para bom entendedor... é preciso quem saiba utilizar as meias palavras certas.

    és duro de olhos, precisas de óculos? não trabalho lá, ponto final. mas sei. e o que sei desmente o que tu afirmaste e continuas a manter que é verdade. ok.

    só te acusei (e mantenho) de não saberes o que estavas a escrever. desafiei-te a prová-lo. não foste capaz. podes bem com a acusação, é óbvio.

    end of story

    Re:Mentiras, verdades e esfreguemos as mãos (Pontos:1)
    por SUp3rFM em 07-11-00 17:29 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Reafirmo a situação que relatei no 1º post. Agora se nao consegues descobrir de facto as razões, a história é outra. Se por outro lado, não tens assunto e se andas 'a procura de algo para escrever, faz-te 'a vida, pe0n. 'nuf said
    Re:Mentiras, verdades e esfreguemos as mãos (Pontos:1)
    por pTd em 07-11-00 18:56 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    a baixar o nível, hein? eheh, continua: adoro mergulhar em águas profundas...

    eu SEI porque eles foram despedidos. tu NÃO SABES, ou se sabes mentiste porque a razão nada tem a ver com e-mail.

    não queres dar o braço a torcer, é pena. azar. adeus.

    Re:Mentiras, verdades e esfreguemos as mãos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-11-00 23:39 GMT (#13)
    eu tb sei que tu sabes que nao sabes e que sabes que eu sei mas tb nao digo... pleeease!
    Se o queres calar diz... senao deixa-te de "trenguisses".
    PGP, anyone? (Pontos:1, Despropositado)
    por ajpalace em 06-11-00 17:37 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O único problema de usar encriptação é que uma pessoa é logo automaticamente suspeita de ser terrorista (não esquecer que um email encriptado é uma coisa tão perigosa como uma bala, barra de explosivo, etc.)
    Re:PGP, anyone? (Pontos:2, Interessante)
    por daniel em 06-11-00 19:39 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    A maior parte dos utilizadores de mail, penso eu, nao faz ideia do que e' o PGP (Policia de Geguranca Publica? Partido Gomunista Portugues?) nem sequer que e' possivel "encapotar", digo, encriptar o mail ou o que quer que seja, sendo uma das principais razoes a de que isso nao vem com os clientes de mail (leia-se Outlook, que e' o que a esmagadora maioria usa these days), por causa de leis absurdas de exportacao de tecnologia de encriptacao ou outros.

    A Pretty Good Privacy e' simplesmente uma coisa que nao existe, nem e' garantida `a partida, nem `a chegada. Se nao e' uma politica de empresa, pelo menos ha admins que tb sei que "velam" pelo bem estar dos servidores (nao tem mais que fazer, if you ask me) e que vem os "headers" a passar ou semelhante, sendo que partindo do principio que nao "bisbilhotem" os conteudos, podem concerteza detectar padroes (genero, aquele user mantem autenticos dialogos com aquele outro) ou detectar quem e' que anda sempre a mandar attachs (pelo tamanho das mesgs) para meio mundo, etc... e' so por a imaginacao a funcionar, do que e' possivel a um admin sem escrupulos fazer.

    A mim, mete impressao, de facto, saber que ha certas pessoas que, no trabalho, passam o dia a mandar attach's, resmas de Megabytes que infestam a nossa ja de si sobrelotada Internet, pelo simples facto de que nao lhes custa nada pegar no que recebem, carregar no botao do "fwd" e fazer um select all ao Address Book e siga!

    Ai', concordo que a "administracao" queira meter o dedo, controlar, chamem-lhe o que quiserem, mas tendo a preferir o metodo preventivo ao interventivo - medidas como sejam, tamanho maximo nas mensagens de mail (ja apanhei um bounce back de um mail com o cd inteiro do office!!! num zipfile), etc.

    Eu prefiro a abordagem (sincera/aberta) da empresa que declara claramente que o e-mail da empresa e' para trabalho e nada mais - conheco empresas em que as passwords dos users sao do conhecimento da administracao, todas iguais, ou ate ha quem leia tudo da mesma mailbox.
    Quem quiser um e-mail privado que se registe num webmail, nesse caso.

    A privacidade maxima, como na seguranca, so existe garantida no estado "unplugged", so to speak.

    Eu prefiro considerar o e-mail da maior parte das pessoas como postais ilustrados ou cartas abertas (ja agora, nao sei se sabem, mas fica mais barato mandar uma carta (CTT) se nao for fechada) e e' nessa base que "lido" com isso.

    Coisas mesmo importantes sao via FAX ou outras formas mais "seguras".
    Daniel Fonseca
    Re:PGP, anyone? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-11-00 10:58 GMT (#7)
    É ajpalace, desculpa o despropositado e os 0 pontos, mas não eram para ti. Eram para os dois galitos de cima.
    Esta treta da moderação podia ser mais user-friendly.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]