gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Internet para todos - preços vão baixar
Contribuído por chbm em 03-10-00 0:01
do departamento
Portugal Um Anonimo Cobarde escreve "Segundo este link da Recortes página Guterres respondeu ao relatório da OCDE com a muy-ansiada tarifa fixa para Portugal. " e SUp3rFM escreve "Curiosamente, e depois da notícia a propósito de Portugal ter a Internet mais cara da Europa, eis que encontro esta notícia na Agência Lusa sobre a descida dos preços de acesso, e da palavra mágica "Flat rate". Aqui fica a notícia integral: "
SUp3rFM continua:"
Internet para todos - preços vão baixar : Mariano Gago

Lisboa, 02 Out (Lusa) - "A iniciativa governamental para a massificação da Internet concretizou um passo decisivo com a adopção de um novo tarifário, fixo, independentemente das horas de navegação. O primeiro-ministro revelou-o hoje e o ministro da Ciência e da Tecnologia explicou à Agência Lusa que este resultado é consequência de contactos com os operadores no sentido do aumento da oferta concorrencial em flat rate (tarifas não temporizadas). "O Governo contactou empresas de telecomunicações para se avançar com estas tarifas, que vão conduzir, dentro em breve, a custos de utilização da Internet mais baixos", disse o ministro José Mariano Gago. Segundo o ministro, o acesso à Internet vai passar a ser contratado pelo utilizador através de uma mensalidade fixa, independentemente da duração das chamadas (tempo de navegação). Trata-se, no fundo, da concretização da iniciativa Internet, que visa também assegurar junto do mercado melhores acessibilidades, o aumento da largura de banda e uma redução de custos, referiu o ministro. Mariano Gago notou que esta evolução tem a ver, também, com o aumento das condições de concorrência, através da liberalização total do sector das telecomunicações, que, sublinhou, estará concluído, no máximo, até Junho de 2001.

Fiquem atentos aos próximos capítulos :)"

Edição 0 da Linux Manual está online | Escolhido algoritmo europeu para o AES  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • SUp3rFM
  • página
  • SUp3rFM
  • Mais acerca Portugal
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    err... portanto, é fazer as contas... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-10-00 7:33 GMT (#4)
    "O primeiro-ministro António Guterres prometeu hoje, segunda feira, «para muito breve» o acesso à Internet por tarifa única [...]"
    Para quem não sabe, "para muito breve" quer dizer um mês antes das eleições.
    Por outro lado, as palavras "Guterres" e "prometeu" na mesma frase deixam-me muito indiferente a estas notícias.

    (só faltava isto ser moderado por um gajo do PS)

    Portugas Burros (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-10-00 23:10 GMT (#21)

    Vocês Lusos ainda estão a discutir se a Internet deve ter "tarifa única" ?
    Pois saibam que aqui no Brasil isso já aconteceu há mais de 3 anos.
    Os poucos que ainda cobram pelo acesso, cobram no máximo de 10 a 17 dólares por mês.
    E tem mais. Agora muitos dos "ISP's" já estão a prover acesso gratuito à Internet.
    Já temos Internet grátis no Brasil, semelhante ao que acontece na Inglaterra.
    E depois somos nós os brasileiros que somos atrasados ? :-/

    http://www.ig.com.br
    http://www.brfree.com.br
    http://www.gratis1.com.br
    http://www.bol.com.br
    http://www.terralivre.com.br

    Agora chorem...

    Não é um problema de custo. (Pontos:2, Interessante)
    por mduarte em 03-10-00 7:58 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Talvez este comentário fizesse mais sentido no artigo anterior, mas na minha opinião apesar de termos a internet mais cara (?) não é o custo de acesso à internet que está a limitar a sua aceitação. Do ponto de vista da rapaziada que quer "aceder" à internet os custos são bastante acessiveis quando comparados com outras tecnologias em voga (telefones moveis por exemplo, escandalosamente caros e um sucesso enorme cá no burgo). Alias, não se pode sequer dizer que a aceitação tem sido limitada porque quem já tentou entrar em qualquer ISP nas hora de ponta já deve ter ficado com a sensação de que está a rebentar pelas costuras. É preciso um grande investimento em infraestruturas de comunicação para existir uma melhor qualidade de serviço, não vai ser o abaixamento de preços, flat rate seja o que for. Seria sim interessante que os custos para obter uma linha dedicada (de 128kbits/s) baixassem para fazer proliferar a oferta de serviços para quem tem know how, mas não $$ para os implementar. Um sistema GNU/Linux oferece tudo o que é preciso para desenvolver uma aplicação capaz de competir com o que de melhor existe por ai em termos de serviços. Mas hoje em dia ou se está de baixo do guarda chuva de uma qq universidade, e de alguma maneira se consegue ter uma máquina usável, mas limitados do ponto de vista ético no desenvolvimento de soluções comerciais ou então estamos basicamente capados. Claro que existem serviços de web hosting por ai que podem oferecer um serviço similar, mas não muito flexivel, por isso não são alternativa. Neste momento as grandes empresas de telecomunicações estão a virar-se precisamente para esta area para gerar $$$ a partir da internet. Suspeito que o serviço de ISP já deu mais dinheiro, e provavelmente em alguns casos deve ser deficitário em termos de lucros (e pior vai ficar com a regulamentação dos preços).... Gostava de ouvir alguns comentários da rapaziada do forum com interesses nesta area.
    save the wales, feed the poor, free the mallocs
    Re:Não é um problema de custo. (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-10-00 9:50 GMT (#8)
    concordo plenamente, acho exurbitante ter que se pagar cerca de 100cts mensais para ter uma m**** de uma frame relay de 128kbps.
    Re:Não é um problema de custo. (Pontos:1)
    por MavicX em 03-10-00 10:00 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Em primeiro lugar quem tá a ganhar dinheiro com a presente situação e a PT e não os ISP's, os ISP's com a entrada desta nova regulamentação só tem a ganhar, primeiro tem mais movimento o em principio quer dizer que recebem mais dinheiro quer em retornos de publicidade quer se calhar em próprias chamadas, visto que 35% do valor das chamadas vão para o ISP ( não sei como vai ser a nova legislação ). Segundo podem voltar em força os serviços pagos com mais qualidade, não me importava nada de pagar 3 ou 4 contos para a PT e mais outros 3 ou 4 para os ISP's e ter horas ilimitadas. O que não gosto é da presente situação em que tenho de pagar contas astronomicas para navegar meia duzia de horas por mês e sempre com medo de quanto vai ser a proxima conta telefónia.
    Como as coisas mudam... (Pontos:1, Interessante)
    por Branc0 em 03-10-00 9:44 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.branc0.f2s.com
    Escrevo este comentario pq ja ha algum tempo estive envolvido numa luta pela Tarifa Unica. Gostava apenas de lembrar os comentarios que tive na altura sobre varias das coisas que eram pedidas...

    1. Sobre ISP's... Era defendido que os ISP's funcionassem na altura como funcionam hoje (nao esquecer que isto foi ja faz 2 anos) os servicos SAPO, NETC e CLIX... comentario da altura de um dos responsaveis pela IP "Isso seria ilegal pois estariamos a recorrer a tecnicas de 'overdumping' (acho que era isso) e decerto que os portugueses nao querem que os ISP's se estingam por recorrerem a metodos ilegais ou nao terem meios de subsistencia! [Era +/- isto que ele disse... ainda devo ter o jornal algures]" Por mais estranho que pareca um ano depois apareceram exactamente os servicos que eram pedidos... parece que a falencia so e desculpa quando os clientes reclamam qualquer coisa... quando a mesma coisa ja e ditada pelas empresas concorrentes, entao ja nao e causa de desgraca nenhuma...

    Quanto a tarifa unica telefonica repare-se bem que sempre foi declarado como uma impossibilidade e foi uma proposta mesmo considerada 'ridicula' pela parte de muitos senhores neste pais (relembro que o executivo da altura era o de Guterres, ainda que no seu primeiro governo). Considerava-se que nao haveria meios tecnicos (as linhas estariam congestionadas e nao haveria qualidade de servico), tambem a nivel economico seria impossivel para a PT fazer qualquer coisa do genero... parece que os cibernautas iriam custar muito dinheiro...

    Moral da historia... agora ja nada disto se passa, tudo pode ser concretizado sem qualquer problema e para muito breve... nao, nao vai ser no tempo de eleicoes, vai ser no tempo da liberalizacao das telecomunicacoes que como sempre a unica coisa que faz avancar este pais e a competicao.

    Ressentimentos do que fiz? Nao... Apenas a frustracao de ter razao antes de tempo...

    Nuno Branco
    "The wildest woman can rule the brightest man..."
    Re:Como as coisas mudam... (Pontos:2, Engraçado)
    por SUp3rFM em 03-10-00 10:24 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Ainda me lembro quando a Netc anunciou o Fri, dos comentários dos outros isp's... Do tipo... "É uma medida suicida", "Esta medida NÃO VAI aumentar o fenómeno da Internet em Portugal", entre outras alarvidades.

    O que na realidade eles queria dizer era...
    (encenacao de uma conversa entre o CFO e o CEO de um ISP generico portugues)

    CEO: Ouve la', entao os caramelos da Netc vão arrancar com o Fri... eles aguentam-se?
    CFO: Bom... acho que sim
    CEO: Mas como??
    CFO: Em vez de terem X lucros, têem X(-y) de lucro.
    CEO: Então quer dizer que aqueles lucros brutais com as assinaturas de acesso vão acabar??? Estamos perdidos! Onde é que isto vai parar?? Qualquer dia ainda querem Flat rates! Esta info-democracia ainda nos vai custar

    CEO=Chief Executive Officer
    CFO=Chief Finantial Officer


    A piada podia ser melhor... mas não se pode exigir mais a um gajo que só dormiu 3 horas :)
    Re:Como as coisas mudam... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-10-00 10:59 GMT (#14)

    boa piada sim senhor, mas eu acrescentava ai mais uma variavel correspondente 'a percentagem de crescimento do numero de clientes dos isp's e entao se calhar....e so' se calhar... X < X(-y)

    ass. MACHO MAN


    Re:Como as coisas mudam... (Pontos:1)
    por SUp3rFM em 03-10-00 11:04 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    good point ;)
    Re:Como as coisas mudam... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-10-00 17:29 GMT (#17)
    pois... podias era estar calado oh urso
    Tarifa unica? (Pontos:1)
    por TarHai em 03-10-00 10:43 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Perdoem-me o cepticismo, mas suspeito q a PT ainda me vai sangrar o acesso a net durante uns meses...

    A questao e *quanto* sera essa tarifa unica. Pode ser q so compense para quem se ligue mais de 60-100 horas/mes, p.ex. Assim seguem-se as recomendacoes do governo e fica tudo na mesma.

    TH

    Nao subestimem o poder do lado escuro da forca.
    Re:Tarifa unica? (Pontos:1)
    por Sub em 03-10-00 15:36 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    fica tudo na mesma?
    eu acho que é a partir daí que começa a ser justo. uma coisa é flat rate para as empresas que querem informatizar os seus elementos ou oferecer acesso net aos clientes porque é in, outra são putos 24h/dia no IRC... penso que o governo a pensar em flat-rate está a pensar mais no #1 que no #2...
    Re:Tarifa unica? (Pontos:1)
    por TarHai em 03-10-00 19:02 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    > eu acho que é a partir daí que começa a ser justo.

    Eu discordo q seja justo q a tarifa plana comece a compensar a partir das 100h telefone/mes.

    O objectivo da tarifa plana e, a meu ver, promover a penetracao da internet junto da populacao em geral. Ora, dependendo da interpretacao da PT das recomendacoes do governo (leia-se custos junto ao consumidor), a implementacao da tarifa plana pode ter um impacto junto dos consumidores praticamente nulo. Confesso q nao li o suficiente sobre isto para ter uma opiniao fundamentada.

    Por enquanto a ideia mais plausivel parece-me ser q o governo quer evitar ser posto na mesmo grupo q os paises de leste (tal como esta explicito no relatorio da OCDE). Fica muito mal junto aos nossos amigos da comunidade europeia e cria uma impressao negativa do pais.


    Sick and tired of flames (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-10-00 23:27 GMT (#19)
    Olá, wC here...
    é só para dizer que, farto de flames já estou eu
    if you dont like me, just ignore me...
    quem são vcs para falarem mal de mim?
    já o eminem dizia...
    "So you can suck my dick if you dont like, my shit, cause i was high when i wrote this, so suck, my dick"
    a única diferença é que não tou high, tou bem sóbrio, e..não quero q ng me sugue a dick [senão vcs todos, homosexuais de merda, ai é q não me largavam]
    Resumo: metam as flames onde mais gostarem [provavelmente, vamos ter vários fetishs concretizados se levarem isto a sério..]

    regardz, wC
    Re:Alguns pensamentos (Pontos:1)
    por lucipher em 03-10-00 7:30 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.delphi-pt.com
    1º, comentarios como os teus e que destroiem a gildot
    segundo aposto que tas cheio de azar e que o scorpio vai continuar cá pra mandar moderar a gildot,
    3º, se tens problemas com o scorpio resolve-os fora da gildot, pois os teus comentarios e que destroiem a gildot!,
    4º se não sabes da missa á metade não fales mal das pessoas nem das suas acções.. e assina à MACHO com nick e não com anonimo cobarde !
    sobre a tarifa baixa ou fixa, tou me pouco importando final deste mes devo ter cabo bidirecional.. ja deviam ter feito isso a 2 anos atraz ou mais... emfim.. portugal devia se chamar alentejo (sem ofensa) *g* cyas!
    "do not try to bend the spoon !" (matrix)
    Re:Alguns pensamentos (Pontos:1)
    por lucipher em 03-10-00 7:32 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.delphi-pt.com
    s/mandar moderar/moderar
    "do not try to bend the spoon !" (matrix)
    Re:Alguns pensamentos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-10-00 10:47 GMT (#13)

    O' lucifer, essa do assinar 'a MACHO foi hilariante....continua assim :)

    e aproveitando o mote...

    ass. MACHO MAN


    Re:Alguns pensamentos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-10-00 4:18 GMT (#20)
    concordo plenamente .. portugal é o pais do atraso tecnológico .. dos preconceitos .. enfim .. do cepticismo .. é por isso que esta shit não anda pa frente !! mandei ao departamento comercial da netc um mail acerca da hipóteses do serviço flat rate e começaram a dizer que era muito caro e que não seio o que .. eu até me passei com a resposta estúpida que me deram ... estes ISP's andam a engordar muito às minhas custas .. pois ainda não ha netcabo onde vivo...
    http://antipraxe.cjb.net
    Re:Alguns pensamentos (Pontos:1)
    por BipBip em 03-10-00 9:10 GMT (#6)
    (Utilizador Info) Http://BipBip.XpTo.OrG
    Pá,se foste hackado .... o que tens a fazer é corrigir a merd* do prob.

    agora não me venhas para aqui cascar nos outros..... pá ... como já disse várias vezes ...

    Baza ca malta na te curte




    Do not phear them, phear me because i'm lame. ~:o)=
    Re:Alguns pensamentos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-10-00 9:52 GMT (#9)
    se nao gostam dos comentarios, e julgam ser este genero de comentarios que destroiem o gildot. entao nao respondam. a indiferença e' a melhor arma.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]