gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Pontos:2, Interessante
Contribuído por ajc em 29-09-00 16:35
do departamento tha-rules
Gildot BuBbA escreve "Gostaria de saber quem é que "dá" as pontuações aos posts e com que direito é que essa pessoa/grupo de pessoas pode estar a pontuar o que A ou B escreveu... não me parece nada justo que apenas uma minoria possa fazer esta seleção. Ou escolhem todos ou não escolhe ninguém, se bem que eu tenda mesmo para o " não escolhe ninguém". Para muitos é capaz de parecer que estou a gastar o teclado para nada, mas é apenas um meio de afirmar a sociedade democrática em que vivo... " [AJC: explicação na continuação]
AJC:
O mecanismo de moderação que usamos não foi inventado aqui. Vem directamente do Slashdot. Embora nada seja perfeito, achamos que este tem boas características e que é bastante justo.

Em primeiro lugar, é preciso notar que nem todos os comentários nascem iguais: A classificação inicial de um comentário depende do karma do seu autor. Isto é uma forma de reconhecer a credibilidade dos utilizadores que contribuem para o Gildot, seja com artigos submetidos, seja com bons comentários. Assim, um comentário pode começar com 2 pontos se o seu autor tiver karma acima de 25.

Em relação ao "grupo de pessoas" que fazem a pontuação, os moderadores, de facto são escolhidos de forma automática e bastante democrática. São elegíveis para moderadores os leitores que:

  • se tenham inscrito há algum tempo - os 20% mais recentes não são elegíveis;
  • tenham karma maior ou igual a zero;
  • não tenham sido moderadores há pouco tempo.
De tudo isto se conclui que o todos os utilizadores poderão se moderadores de vez em quando. Cada moderador recebe apenas 5 pontos para atribuir, que de qualquer modo expiram ao fim de 3 dias.

O conjunto de moderadores está sempre a mudar, isso em si garante o equilibrio do método.

UltraSPARC III, mais poder para a vaca... | Com a Sic, chegaram os domínios .tv  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • BuBbA
  • Mais acerca Gildot
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    rules (Pontos:2)
    por Bandit em 29-09-00 18:35 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    http://www.gildot.org/moderation.shtml
    :::Bandit:::
    BULLSHIT! (Pontos:1)
    por darkangel em 29-09-00 19:21 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    1) Estou registado no gildot desde que o sistema de moderação foi introduzido.

    2) Tenho Karma >= 0

    3) Nunca fui moderador.

    4) Vejo o gildot, em média, 2 vezes por dia (suponho que *deva* chegar).

    Agora onde é que estão os meus pontos?
    Re:BULLSHIT! (Pontos:1)
    por eddie em 29-09-00 19:25 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Manda uma carta pra deco. Eu ja fui moderador umas 10 vezes. Lamento
    Re:BULLSHIT! (Pontos:0, Despropositado)
    por darkangel em 29-09-00 19:36 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente, esse teu comentário sai completamente do âmbito da questão.
    O que estou a tentar mostrar aqui, é que o sistema de atribuição de pontos de moderação, simplesmente não é democrático, tal como disse o BuBbA no post inicial desta thread.

    Anyway, tu deves é ter dormido com os admins :))))
    Re:BULLSHIT! (Pontos:1)
    por eddie em 30-09-00 13:42 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Sim... mas isso ja era do dominio publico.
    Re:BULLSHIT! (Pontos:1)
    por z0mbi3 em 30-09-00 9:16 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://z0mbi3.sempre.nu
    LOLAO !
    Re:BULLSHIT! (Pontos:1)
    por |The-Crow| em 29-09-00 19:55 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.impulsive.org
    http://slashdot.org/moderation.shtml
    http://www.gildot.org/moderation.shtml
    Lê estes dois documentos sff.
    Ficas mais elucidado...

    Mas, yha, não gosto muito do sistema actual de moderação, mas já fui moderador várias vezes, o sistema é que escolhe :)

    ~ |The-Crow|
    Re:BULLSHIT! (Pontos:3, Informativo)
    por buffer em 29-09-00 21:44 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org

    @ http://slashdot.org/moderation.shtml


    " What is Karma?

    Karma is the sum of all moderation activity done to a user. Karma is used to determine eligibility for moderator status. Every new user starts with a Karma of 0, and as long as your karma isn't negative you are eligible to become a moderator. This doesn't mean you ever will become a moderator, but it does make you eligible! "


    gimme your karma or die ;PP


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Blah blah blah (Pontos:1)
    por TarHai em 29-09-00 19:39 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Com uma media de 10 comentarios / historia (media optimista), sera q existe necessidade de moderar comentarios?

    O meu karma anda nos 2... deve ser do mais lame q ha :P
    Re:Blah blah blah (Pontos:2, Esclarecedor)
    por joao em 29-09-00 20:30 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Existe, porque ninguem gosta de ser mal classificado e isso evita muitas parvoices.

    ----
    joao
    nonio.com
    Re:Blah blah blah (Pontos:2)
    por buffer em 29-09-00 21:46 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    BEm, o elevado uso do anonimo*cobarde serve pra dizer muitas parvoices e nao ficar mal visteo ;)


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:Blah blah blah (Pontos:1)
    por joao em 29-09-00 23:14 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Eu não leio anónimos cobardes.

    ----
    joao
    nonio.com
    Re:Blah blah blah (Pontos:2)
    por buffer em 30-09-00 15:13 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    racista ?


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    lo karma (Pontos:1, Despropositado)
    por buffer em 29-09-00 21:25 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org

    Bem.. para subir o karma basta fazer posts de noticias.. se não me engano são 3 pontos por cada noticia adicionada..

    Em relação ao sistema, não é muito democratico não.. tenho 52 pontos de karma, e pelo menos desde que passei dos 20/25 não fui moderador.

    desde a implementação do sistema penso que fui moderador 2 vezes, não tendo gasto todos os pontos em nenhuma delas (não sei se isto influencia futuras possibilidades de ser moderador..)

    o sistema podia ser mais democratico..

    salazar ?


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:lo karma (Pontos:1)
    por darkangel em 29-09-00 23:54 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Se eu fizesse posts como os teus, já devia ir com 400 pontos de karma
    Re:lo karma (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 30-09-00 1:56 GMT (#20)
    Não é isso. Os posts que aumental o Karma são as noticias que aparecem na pagina principal. Quem tem + de x karma tem 2 pontos 'default' nos posts (comentarios), mas esses não contam para aumentar o karma. Só contam se, por exemplo, a pessoa tiver 2, e for moderado para 3. Ai sim, sobe um ponto no Karma.

    pelo menos parece que funciona assim .. a mim..

    el bufu (ja puz la em baixo.. reduntante:PP)

    O que é que isso contribui para a nossa felicidade (Pontos:2, Interessante)
    por jig em 29-09-00 22:35 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    O que é que isto tem a ver com os temas que são aqui discutidos?
    Vocês contribuem pelos pontos ou única e exclusivamente pelo gosto e a alegria de contribuirem e manterem as outras pessoas informadas!?
    Acham que isso faz de voces melhores ou que vão ter algum reconhecimento por isso?! O reconhecimento advém de MUITO e intenso trabalho. Acho esta discussão lamentável...
    Re:O que é que isso contribui para a nossa felicid (Pontos:1)
    por BuBbA em 29-09-00 22:46 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Exactamente por ninguem estar interessado em enviar cenas para ter a maior pontuação é que essa pontuação não deveria existir... ;)
    Re:O que é que isso contribui para a nossa felicid (Pontos:1)
    por jig em 30-09-00 1:22 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Eu acho q isso deve ficar ao criterio dos editores da gildot. Afinal eles e q tiveram o trabalho !
    Re:O que é que isso contribui para a nossa felicid (Pontos:1)
    por BuBbA em 30-09-00 2:54 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.BuBix.net
    Sim, ta bem... eles tiveram o trabalho, mas não acredito que nao queiram saber a opiniao dos leitores da gildot... ou eles tiveram a codar isto e metem aqui notícias para brincarem aos jornalistas? :P
    o gildot é uma meritocracia (Pontos:3, Interessante)
    por joao em 29-09-00 23:34 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    O gildot é uma meritocracia não é uma democracia. O karma de cada um reflecte os contributos positivos que cada um dá ao gildot. Como muitas comunidades espalhadas pela net as pessoas que contribuem para o gildot fazem-no de borla. A recompensa é o chamado EGOBOO, aquela sensação que se tem quando as nossas boas ideias são reconhecidas.O sistema de moderação é uma forma de as nossas ideias serem reconhecidas e traz um gozo adicional ao jogo.

    Infelizmente as meritocracias são raras e as pessoas parece que não gostam de ser classificadas. Acho que lhe podiamos chamar o sindroma da PGA. Por isso seria de esperar que um sistema que premeia o mérito fosse tão mal compreendido.

    Se repararem bem quando é necessário escolher pessoas num curso universitário, e eu penso que muitos dos leitores do Gildot são universitários, a solução mais popular não é o curriculum académico mas o sorteio. É assim que se escolhem os trabalhos ou os horários ou qualquer outra escolha que se tenha que fazer.

    ----
    joao
    nonio.com

    Penso que é democrático o sistema (Pontos:3, Interessante)
    por shakazulu em 30-09-00 1:06 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Eu vejo o sistema de moderação assim :
    Quem coloca mais post mereçe mais Karma pois está a trabalhar para o fundamental do Gildot: as notícias
    Eu frequento o Gildot desde á 1 ano e actualmente tenho karma 66...
    Muito,pouco...bem a mim não me interessa se tenho muito ou pouco mas sim se participo ou não no Gildot.Se sou ou não moderador também é um ponto que acho não fundamental pois se sou (e já fui várias vezes) é bom e se não sou também é bom !


    Nunca é tarde para aprender mais e todos os dias aprendo sempre mais um pouco. O respeito pelos outros deveria ser algo fundamental em todas as nossas acções.

    Re:Penso que é democrático o sistema (Pontos:1)
    por darkangel em 30-09-00 1:29 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Eu frequento o gildot desde que isto apareceu e tenho karma 0.

    Muito, pouco...mas a mim não me interessa. (acho que já tive karma = 1 durante uma semana...fiquei maravilhado!)
    Acho que se começasse a fazer daqueles posts que dizem "LOL" ou seja lá o que for, em todas as threads, talvez tivesse um karma de +436

    Eu curto posts que dizem "LOL" com 2 pontos de moderação...Ha! já sei! o autor tem mais de 25 de Karma e recebe logo 2 pontos.
    Claro que o post a dizer "LOL", como tem 2 pontos, vai logo contribuir para manter o karma alto, etc.

    A meu ver, o esquema de pontos permite manter os karmas continuamente altos...basta fazer post dos "LOL" de vez em quando...
    This is not democracy. It's the the enpowerment of the idiots... but anyway, it's just Gildot. :)
    Re:Penso que é democrático o sistema (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 30-09-00 1:53 GMT (#19)

    Não é isso. Os posts que aumental o Karma são as noticias que aparecem na pagina principal. Quem tem + de x karma tem 2 pontos 'default' nos posts (comentarios), mas esses não contam para aumentar o karma. Só contam se, por exemplo, a pessoa tiver 2, e for moderado para 3. Ai sim, sobe um ponto no Karma.

    pelo menos parece que funciona assim .. a mim..

    el bufu

    Re:Penso que é democrático o sistema (Pontos:2, Esclarecedor)
    por joao em 30-09-00 10:30 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
  • Claro que o post a dizer "LOL", como tem 2 pontos, vai logo contribuir para manter o karma alto, etc
  • O karma só aumenta se te derem pontos ou se contribuires com noticias. Se o teu karma é 26 e colocas uma noticia LOL o teu karma não passa para 27

    Se alguem coloca uma mensagem LOL arrisca-se a perder karma porque as mensagens LOL não valem dois pontos e os moderadores podem achar por bem moderar para baixo.

    ----
    joao
    nonio.com

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]