gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Big Brother o maior "sucesso" da Internet em PT
Contribuído por chbm em 06-09-00 9:58
do departamento arrancar-os-cabos-e-ir-pra-casa
Portugal fog escreve "Segundo esta noticia e esta no site da TVI e passando a citar: "Nunca se viu uma coisa assim na Internet em Portugal","Big Brother. O sucesso está à vista. Na Televisão e na Internet, liderança - esmagadora! - de audiências","Para terem uma ideia: não é costume em Portugal que haja mais de duas mil e quinhentas pessoas a tentar entrar num site em simulâneo. No Big Brother, esse número foi multiplicado por seis!","Paulo Salvador, da TVI, acha mesmo que nasceu uma nova era no mundo da Internet em Portugal","No top de sites mais visitados do Sapo, o Big Brother esmaga o seu concorrente mais directo: 30 vezes mais clics que o site do jornal Record."fim de citação " [chbm: gostava de poder confirmar as citações mas o grande sucesso da Internet está ... morto :)]

Lobby EU no ICANN | O "real" Big Brother - update  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • fog
  • esta
  • esta
  • Mais acerca Portugal
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    É UMA VERGONHA!!! (Pontos:2, Interessante)
    por Silver_Surfer em 06-09-00 11:41 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.zopers.org

    É uma vergonha para Portugal e mais uma a registar pelo sr. ministro Mariano Gago. Que a telepac era mah jah todos sabiamos... mas que outros ISP's em PT podem ultrapassar a telepac? No fundo e analisado a frio o problema eh geral... nao ha melhor que a jah triste telepac...

    Ainda ontem falava com Ethan mindlace Fremen (developer da Digital Creations) e a respeito da conectividade em portugal ele queixava-se de sermos do 3 mundo nesse aspecto. Como viveu em portugal 1 ano ele estah bem ao corrente do que se passa aqui. Eh triste.

    Depois vem o Paulo Salvador da TVI tentar "desdramatizar" a situacao dizendo tratar-se da maior utilizacao da internet em Portugal... Se o Paulo Salvador tivesse vergonha na cara nao tinha aceite a triste tarefa de vir "dar a volta" ah situacao talvez ordenado por altos dirigentes da Media Capital (empresa detentora da TVI). A unica coisa em que a TVI teve merito foi ter posto a nu a situacao real da conectividade em Portugal mostrando a todos nos e ao mundo como somos insignificantes bastando meia duzia de acessos a um site para provocar um DoS.

    Assim sendo senhores "developers" da TVI e da telepac: nao se escondam atras do sucesso de um programa para justificar a trampa que fizeram... Assumam que Portugal nao estah preparado para acompanhar os paises realmente desenvolvidos no que respeita ah internet.

    Quanto ao sr. ministro Mariano Gago.. tenha vergonha e nao pense sequer em fazer qualquer tipo de comunicacao a respeito do facto... o que me dah uma pequena esperanca eh o facto de pensar que nao vai aguentar muito mais tempo no governo... a areia para os olhos de enfiar meia duzia de pc's nas escolas nao engana muito tempo...


    ==========
    Hugo Ramos - hugo@zopers.org
    ZopersORG - www.zopers.org

    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 12:19 GMT (#4)
    afirmacoes a contestar: 1. a culpa e' do ministro 2. os outros ISP estao cheios de gente incompetente e nao fazem frente 'a telepac a primeira e' tao ridicula, que e' o mesmo que culpar o guterres por um peido dado pelo rei de espanha... desta vez o ministro nao tem nada ver... o BB e' um iniciativa privada... mercado... ja' ouviram falar ? por acaso ate' sou de esquerda, mas nao sou burro... a segunda... enfim... para quem e' capaz de se alhear ao facto de o marketing da telepac ser o mais agressivo, vera' que existem alternativas crediveis e com gente muito competente... eunet, ip, oni, so' para citar algumas... o que mantem a telepac como "numero 1" e' o laxismo e o desconhecimento dos clientes e a importancia dos meios gastos mais em publicidade que em infraestrutura... :-) quanto ao paulo salvador... que e' um jornalista que aprecio... e' um funcionario, e acho bem que defenda quem lhe paga, mas tb nao lhe reconheco grande autoridade/competencia nestas materias... e provavelmente nao sou o unico... se a barbara guimaraes emitisse a sua opiniao sobre o assunto, qual seria o valor dessa opiniao ? :-) devia ser cada macaco no seu galho mas ja' sabemos que nao e' assim... regards.
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:3, Interessante)
    por Silver_Surfer em 06-09-00 14:17 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.zopers.org

    Ninguem te chamou burro... quando nao consegues ver a "big picture" nao sou eu que te posso indicar o caminho...

    O sr mariano gago, pouco tempo depois de entrar no governo, anunciou a realizacao da maior infraestrutura de suporte de dados em portugal, "feita em apenas 1 dia", chamada RCTS. Acontece que essa infraestrutura jah existia e chamava-se FCCN... bastou mudar o nome nao eh sr ministro??

    O sr mariano gago, pouco tempo depois de entrar no governo, alterou as regras ate entao em vigor permitindo, por exemplo, o top domain gov.pt, indo contra todas as regras acordadas pelos ISP's. Diga-se de passagem que esta alteracao vai contra todos os principios gerais e conselhos da instituicao ICANN para que os top domains dos paises nao tenham o mesmo nome que as terminacoes internacionais como o .com ou o .gov... nao eh sr ministro??

    O sr mariano gago, pouco tempo depois de entrar no governo, anunciou a "nova era" da comunicacao em portugal fazendo a maior revolucao de sempre... comprou meia duzia de pc's e mandou para as escolas secundarias... nao eh sr ministro??

    Onde estah a revolucao prometida?? onde estah a inovacao em Portugal?? Onde estao os apoios ao sector privado de modo a desenvolver nao so a infraestrutura publica mas tb a privada??

    Para bom entendedor a compreensao do meu post anterior eh bastante facil...

    I rest my case...


    ==========
    Hugo Ramos - hugo@zopers.org
    ZopersORG - www.zopers.org

    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:3, Informativo)
    por chbm em 06-09-00 14:26 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    PCs esses equipados com w95, e um cd de reinstall que saia do armario todas as semanas, ou posteriormente com NT o que resultou em fabulosas linhas de 64kbps pagas à PT e com utilização zero.

    Algumas (poucas) escolas tiveram o bom senso de ignorar as directivas do Ministério e contratar gente para por aquilo a funcionar. Essas agora pelo que sei teem a escola toda com acesso à Internet, graças a gateways linux.

    Mas isto, é claro, é mito urbano. De qualquer modo estamos aqui para bater no BB e não no MG.
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 14:48 GMT (#17)
    isso nao e' bem assim... e segundo me informaram ha' estatisticas de trafego que contradizem isso... regards.
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:1)
    por Nuno Loureiro em 06-09-00 23:10 GMT (#53)
    (Utilizador Info) http://eth.pt/nuno
    Verdade, verdadinha!

    Numa escola de faro, foi a minha empresa que teve a instalar o gateway/proxy/etc.. em linux claro.

    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 14:59 GMT (#19)
    se calhar estou mais dentro da big picture do que gostaria de estar... 1. A FCCN e' a entidade de geria a RCCN e que gere actualmente a RCTS, onde a antiga RCCN esta' englobada... ou seja... foram aumentadas larguras de banda, feitos grandes investimentos em equipamento de rede etc... o backbone de interligacao das universidades foi remodelado de alto a baixo... so' isso ja' seria de louvar... mas o objectivo e' muito maior e mais amplo... foram cometidos erros ? claro, nada e' 100% acertado... nao foi so' fachada... e continua a nao ser... 2. regras acordadas pelos ISPs ? nao me facam rir... os ISPs sao os primeiros a atropelar e dobrar as proprias regras quando isso lhes convem... 3. meia duzia de PCs ? meia duzia vezes trezentos... e sao numeros por baixo... ate' porque tanto quanto sei continuam a ser feitas novas ligacoes dia a dia... 4. e' o governo que tem que fazer o desenvolvimento da estrutura privada ??? eu nao gosto de muitas coisas neste governo, mas sinceramente, acho que se fizessem isso estavam a empregar muito mal as varias dezenas de contos que mensalmente pago de impostos... o sector privado se quer crescer tem que INVESTIR, e nao ficar 'a espera de esmolas do "grande bolso de todos nos"...
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:1)
    por Silver_Surfer em 06-09-00 15:19 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.zopers.org

    Meu caro amigo...

    Tudo muito lindo... muita remodelacao... muita largura de banda... muitos pc's... Mas de super-homens estamos todos nos fartos... o anuncio de toda essa estrutura nao foi feito hoje!!! Foi feito dias depois de o referido ministro chegar ao governo... Isto nao se chama usurpacao de infraestrutura jah existente??

    Nao eh comprando "meia duzia" de pc's que se desenvolve a internet em Portugal... eh com accoes concretas e politicas de risco!!! Mas de risco os ministros nao querem nem ouvir falar... porque?? porque eh o cu deles que fica ao vento! Eh a cabeca deles que rola!! E depois o tacho?? nahhh... assim estah muito bem... deixem andar...

    E eu nao digo que o estado devia ajudar a iniciativa privada financiando os investimentos privados... longe de mim tal afirmacao. O que eu digo eh que na Irlanda existem dezenas de empresas da nova economia (entenda-se tecnologicas) que para lah se foram instalar por algum motivo. O motivo jah lhes digo mas o que fizeram ah Irlanda essas empresas??
    - Desenvolvimento
    - Empregos
    - Infraestruturas decentes...
    - etc

    O porque de se instalarem lah?? Ora bem... porque em Portugal nao ha hipotese de instalar uma empresa. Impostos vergonhosos, condicoes inexistentes e preguica laboral dos portugueses.

    Era por aqui que o sr ministro devia ter comecado. Incentivar a instalacao de empresas da nova tecnologia em Portugal e ajudar POLITICAMENTE (entenda-se medidas de risco) as existentes.

    Em resumo: nao era dando o peixe que ele resolvia... era DANDO A HIPOTESE DE PESCAR!!!


    ==========
    Hugo Ramos - hugo@zopers.org
    ZopersORG - www.zopers.org

    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:14 GMT (#33)
    sim, o ministro nao partiu do zero, mas teve a sensatez de nao destruir o que de bom estava feito... quanto 'as empresas... nao e' um ministro que vai modificar a atitude dos empresarios... e dos trabalhadores portugueses, com mais ou menos benesses... regards.
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:1)
    por mvalente em 06-09-00 17:28 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    >quanto 'as empresas... nao e' um ministro que
    >vai modificar a atitude dos empresarios...


    IMHO *tem* de ser um ministro a mudar a atitude dos empresários.

    Por exemplo, e no caso específico, abrindo um concurso para a gestão da rede cientifica nacional (RCCN na versao original; RCTS na versão "gamada") e receber propostas dos vários operadores de telecom. e Internet do país, em vez de entregar a rede criada (com muito esforço e com muito custo) ao grupo PT.

    Claro que no processo ajudou a birra de se *exigir* o gov.pt, o facto de haver um financiamento de uns milhões do Praxis à mistura e que dava muito jeito, o facto de o PS ter ganho eleições e um ministro to-be ter passado a ser presidente da PT.... etc etc

    Mudar atitudes é muito chato...e os empresários também (especialmente se não são do clube dos boys)...

    Cumprimentos

    Mario Valente


    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 16:58 GMT (#65)
    pois... este comentario cai mais no "atroz", que no chorrilho...
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:2)
    por fog em 06-09-00 12:28 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Ainda não percebi o que é que a Telepac tem a ver com o assunto. A Telepac vende largura de banda, se quiseres que a Telepac venda um E1 a Telepac tem banda para te dar um E1 assim como tem banda para te dar um E3 ou DS-3 ou até um STM-1. Agora ninguem espere que o preço seja o mesmo. De certeza que as máquinas colocadas no backbone da própria Telepac não têm esse problemas de falta de largura de banda (se é que isto é um problema de largura de banda, a mim parece-me mais um problema de má implementação de toda a infrastutura, e essa tenho duvidas que pertença á Telepac)
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 12:55 GMT (#9)
    completamente de acordo... eu referi que a incompetencia existe na telepac, mas neste caso nao me parece que a responsabilidade, ou pelo menos a maior parte esteja do lado deles... e confirmo isso olhando para uns graficos a que pouco gente tem acesso... ;-) regards.
    Re:A Telepac é um "vomito" (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 8:56 GMT (#56)
    Apoiado!!!!
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:1)
    por chbm em 06-09-00 12:35 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Oh Hugo :) se o problema fosse da Telepac parece-me a mim que o *acesso* ao site ficaria lento. O problema pelo que percebo é que não há acesso *nenhum*. Ou será que a Telepac tem culpa dos erros de ligação ao Oracle que aparecem na página quando o servidor se digna a responder ?

    *Quando* houver acesso, e cameras e links que não apontam para endereços de rede interna vamos ver se o acesso é lento ou não. Até lá, BigSucesso.
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:1)
    por Silver_Surfer em 06-09-00 14:35 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.zopers.org

    Entao porque motivo 80% da rede da telepac deixou de existir???

    porque o sapo desapareceu do mapa ao mesmo tempo?


    ==========
    Hugo Ramos - hugo@zopers.org
    ZopersORG - www.zopers.org

    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:2)
    por fog em 06-09-00 14:48 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Não sei do que estás a falar mas eu vejo toda a rede da Telepac:

    route>sh ip bgp regexp _3243$
    BGP table version is 103609160, local router ID is 195.92.201.108
    Status codes: s suppressed, d damped, h history, * valid, > best, i - internal
    Origin codes: i - IGP, e - EGP, ? - incomplete

          Network Next Hop Metric LocPrf Weight Path
    *>i194.65.0.0/16 195.92.201.130 0 100 0 7176 5400 8657 3243 i
    * i 195.92.201.130 0 100 0 7176 5400 8657 3243 i
    *>i212.55.128.0/18 195.92.201.130 0 100 0 7176 5400 8657 3243 i
    * i 195.92.201.130 0 100 0 7176 5400 8657 3243 i
    *>i212.55.154.0 195.92.201.130 0 100 0 7176 1 6453 8657 3243 i
    * i 195.92.201.130 0 100 0 7176 1 6453 8657 3243 i
    *>i213.13.0.0/16 195.92.201.130 0 100 0 7176 5400 8657 3243 i
    * i 195.92.201.130 0 100 0 7176 5400 8657 3243 i

    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:1)
    por Silver_Surfer em 06-09-00 14:54 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.zopers.org

    O que eu disse referia-se ao domingo passado... nao a hoje...

    Para quem nao reparou a noticia que o sapo desapareceu do mapa ate saiu num jornal qq... se quiserem posso tentar saber qual jornal foi!


    ==========
    Hugo Ramos - hugo@zopers.org
    ZopersORG - www.zopers.org

    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:2)
    por fog em 06-09-00 15:01 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Deves estar a referir-te a isto !!
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 15:01 GMT (#20)
    carago, estas a baralhar o rapaz com tanta informacao... regards.
    Telepac no processo (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 14:47 GMT (#15)
    Simples... A Telepac tem 4Mbps para o PIX. Se cada feed tiver 50k, 80 clientes entopem a linha da Telepac para o resto de Portugal. Isso inclui Sapo, Telepac, IOL, e a clientela deles toda. Isto, aliado ao(s) problema(s) que a maquina da IOL parece ter, faz-me acreditar que nao vai haver BigBrother tao cedo...
    Re:Telepac no processo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 15:02 GMT (#22)
    perguntem 'a telepac se chegou aos 100% de utilizacao da LB que tem para o PIX... :-) para alem disso a telepac nao troca trafego com os outros ISPs so' no PIX... regards.
    Re:Telepac no processo (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 15:04 GMT (#23)
    Mike, repara que nem todos os ISP's se ligam à Telepac via Pix. A Telepac troca muito pouco tráfego pelo PiX com outros ISP's. Existem links directos entre a IP/Oni/KPNQwest/etc e a Telepac e alguns são a 2M e outros podem estar nos 6M. Trabalho num ISP e tenho 0% de packet loss para a Telepac e 72% de packet loss para o 'www.tvi.iol.pt'. Problemas na aplicação? Sim. Problemas no link? Sim. Provávelmente o responsável ténico ou administração autista pensava que se tivessem uma linha de 256K podiam aguentar alguma coisa. Cómicos. A Telepac, como é óbvio não tem culpa nenhuma nisto.
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:46 GMT (#38)
    "Ainda ontem falava com Ethan mindlace Fremen (developer da Digital Creations)"
    Já cá faltavas tu mais os mecos da Digital Creations mais o Zope e mais o raio que parta.
    Re:É UMA VERGONHA!!! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:09 GMT (#41)
    Cool!!!
    Re: É UMA VERGONHA!!! não é nada... é Publicidade (Pontos:1)
    por FatZU em 07-09-00 10:56 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    A meu ver, o problema não é da Telepac, mas sim dos "inginheiros" que trabalham para a TVI/IOL.

    Prova disso esta abaixo....

    Pings de uma maquina minha dentro do nó da telepac:

    $ ping www.tvi.iol.pt
    PING www.tvi.iol.pt (212.55.137.57) from 212.55.140.50 : 56(84) bytes of data.
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=0 ttl=251 time=1.0 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=1 ttl=251 time=1.0 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=2 ttl=251 time=0.9 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=3 ttl=251 time=1.2 ms

    --- www.tvi.iol.pt ping statistics ---
    4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
    round-trip min/avg/max = 0.9/1.0/1.2 ms

    $ telnet www.tvi.iol.pt 80
    Trying 212.55.137.57...
    telnet: Unable to connect to remote host: Connection refused

    Agora... de fora... vamos escolher... humm.. KPNQwest...

    $ ping www.tvi.iol.pt
    PING www.tvi.iol.pt (212.55.137.57) from 193.126.1.172 : 56(84) bytes of data.
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=0 ttl=249 time=109.2 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=1 ttl=249 time=55.4 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=2 ttl=249 time=279.1 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=3 ttl=249 time=64.8 ms

    --- www.tvi.iol.pt ping statistics ---
    4 packets transmitted, 4 packets received, 0% packet loss
    round-trip min/avg/max = 55.4/127.1/279.1 ms

    Alguma latencia ? acho que sim... O Link da KPN telepac parece estar um bocadito saturado desde que foi para o ar o http://www.bigbrotherpt.com/ que está numa máquina na KPNqwest.

    Vamos então tentar na ONI...

    $ ping www.tvi.iol.pt
    PING www.tvi.iol.pt (212.55.137.57) from 194.38.131.74 : 56(84) bytes of data.
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=0 ttl=249 time=103.9 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=1 ttl=249 time=134.4 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=2 ttl=249 time=97.9 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=3 ttl=249 time=87.8 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=4 ttl=249 time=59.9 ms
    64 bytes from 212.55.137.57: icmp_seq=5 ttl=249 time=64.4 ms

    --- www.tvi.iol.pt ping statistics ---
    6 packets transmitted, 6 packets received, 0% packet loss
    round-trip min/avg/max = 59.9/91.3/134.4 ms

    IT WERKS !

    O Problema definitivamente não é má conectividade.

    O Problema deve residir sim na péssima concepção / engenharia do sistema/solução.

    [ Resumindo, Hugo cada dia que passa cada vez mais revelas a tua personalidade. ]

    $ ./unstress hugo-silver-surfer-zbr

    IOL = sem senso.. deviam mudar o nome do site para LOL ( Lammers On- Line ) :-)
    BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:3, Engraçado)
    por mvalente em 06-09-00 11:43 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Gabinete de Relações Publicas de um hipotetico hipermercado concorrente do Belmiro de Azevedo, a tentar "desdramatizar":

    "Nunca se viu uma coisa assim no retalho em Portugal","BigMarket. O sucesso está à vista. A liderança é esmagadora! ","Para terem uma ideia: não é costume em Portugal que haja mais de duas mil e quinhentas pessoas a tentar entrar num supermercado em simultâneo. No BigMarket, esse número foi multiplicado por seis!","Nasceu uma nova era no mundo do retalho em Portugal","No top de supermercados mais visitados , o BigMarket esmaga o seu concorrente mais directo: 30 vezes mais visitas que o hipermercado Continente."

    Este hipotetico PR sai depois de o BigMarket ter anunciado que dava Ferraris a quem fizesse um minimo de 1.000$ de compras; infelizmente só havia 2 caixas registadoras e o parque só tinha lugar para 10 automoveis.

    Deixem lá a rapaziada da TVI fazer o "damage control" que podem; a vergonha já ninguem lhes tira.

    Cumprimentos

    Mario Valente


    Re:BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 12:09 GMT (#3)
    já tinha ouvido dizer muito mal do mario valente a muita gente, e ja' li alguns chorrilhos de asneiras escritos por ele, mas para este comentario so' ha' uma palavra: brilhante! regards.
    Re:BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 13:29 GMT (#10)
    Oi.

    Tenho muitas considerações pelas tuas opiniões, mas acho que as comparações estão um pouco pro esticado. Em vez do ferraris, talvez sofás a 15,000$00, como aconteceu aqui há uns meses em sevilha, e o tecto do armazem ruiu ferindo e matando algumas pessoas.

    Não sou expert na matéria, e tú como percebes mais disto do que eu, gostava de alguem me tentasse explicar o que se está a passar, e se fosses tú, ainda melhor.

    Pessoalmente acho que ninguem poderia esperar uma coisa destas, penso que a largura de banda do IOL não deve ser nada má. Eles tiveram a experiência da transmissão dos jogos do sporting via Net, que nas primeiras vezes não resultou, mas lá conseguiram depois corresponder.
    Agora, acho que ninguem pensava antes que haveria muitas vezes mais gente interessada no BB do que na Bola.

    E aquilo que me parece a mim, é que toda esta história se calhar até vai ser útil. Parece-me que põe a nú muitos problemas de conectividade na Net por cá. Pois eu acho que os problemas não são apenas lá no IOL. E se calhar até vai ajudar a perceber quantos somos realmente a utilizar a Net em Portugal.


    Re:BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:1)
    por mvalente em 06-09-00 16:38 GMT (#29)
    (Utilizador Info)


    Viva:

    Uma dupla resposta...

    >já tinha ouvido dizer muito mal do mario valente >a muita gente,

    Nao se pode agradar a todos...

    >e ja' li alguns chorrilhos de asneiras escritos >por ele,

    Há dias e dias.... Gostei do "chorrilhos"! :-)

    >mas para este comentario so' ha' uma palavra: >brilhante!

    Faz-se o que se pode... :-)

    >Tenho muitas considerações pelas tuas opiniões, >mas acho que as comparações estão um pouco pro >esticado. Em vez do ferraris, talvez sofás a >15,000$00,

    Fiquei sem perceber se era ironia ou não, e se me era dirigida ou à IOL :-). Whatever... o importante é a analogia: oferecer este mundo e o outro e não contar com as multidões.

    >Pessoalmente acho que ninguem poderia esperar >uma coisa destas, penso que a largura de banda >do IOL não deve ser nada má

    E não deve ser. Mas esse não é o unico factor da equação. Quanto ao esperar ou não "uma coisa destas": estás a insinuar que o site foi feito sem um estudo de mercado/impacto ? I find that incredibly hard to believe! ;-) E o importante não é esperar ou não, e "uma coisa destas" acontecer ou não: o importante é que o sistema arquitectado deveria estar preparado para, como é bem dizer-se, ser escalável; ou seja, "homem prevenido vale por dois: deixa cá por aqui mais uns megazitos não vá o pessoal levar isto a sério....".

    E depois é assim: paletes de conversa de chacha ? gingabytes de "peixerada" ? googles de gajas nuas (mesmo que hipoteticos) ? É garantido que o belo português está lá. Grátis ainda por cima! O belo português "grátis" até pregos na testa... Portanto era de "esperar uma coisa destas".

    >Não sou expert na matéria, e tú como percebes >mais disto do que eu, gostava de alguem me >tentasse explicar o que se está a passar, e se >fosses tú, ainda melhor

    É assim: eu também não sou grande expert; eu é mais "marteladas" até funcionar (vulgo "hack"); aliás há quem de mim diga muito mal e considere que só debito chorrilhos de asneiras ;-); e há por ai muito mais experts do que eu, pessoal que inclusive já esteve na NASA (private joke...:)

    Mas deixa lá ver se, de forma curta e mantendo a analogia do BigMarket, eu consigo explicar o que consigo entender: a via rápida até ao Colombo (leia-se Telepac) onde está alojado o BigMarket é bastante grande (leia-se grande largura de banda); infelizmente não é assim tão grande que aguente o transito de um dia de jogo do Benfica, Feira da Luz e fim de semana prologado (leia-se que na rede da Telepac, para alem dos sites todos do IOL, estao tambem outros sites de grande trafego como o Sapo). Ora, já dentro do Colombo (Telepac) não ajuda que tenham posto o BigMarket (i.e Big Brother) no corredor mais da ponta (leia-se que a largura de banda da Telepac para o IOL deixa a desejar); e que, para ajudar, a entrada do BigMarket seja tambem a da "Vorten" e a da "Wobis" (leia-se que na linha Telepac-IOL estao pendurados tambem os sites da Valor, da Internet Pratica, do proprio IOL e da propria TVI entre outros)(nomes alterados para manter a analogia e proteger os inocentes).

    Se agora a isto somarmos o facto de o BigMarket ter apenas um caixa (leia-se o endereco www.tvi.iol.pt corresponde apenas a um unico computador) com um QI=25 (leia-se "o servidor corre IIS em Windows NT") e que está a tentar processar clientes, oferecer Ferraris e calcular o PIB ao mesmo tempo (leia-se que o servidor unico está a correr o Web server, a BD Oracle e se calhar com jeitinho está a processar pacotes para o SETI) está-se mesmo a ver o que vai acontecer...Quando desatam a oferecer Ferraris por compras de 1.000$, o caixa (o servidor) está lixado; nem factura, nem oferece Ferraris, nem calcula o PIB.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    PS - Dizem-me aqui do lado que o servidor é Apache sobre Linux + PHP. Não consigo confirmar :-). Mas se assim for só ajuda à festa: o "Velmiro" lá do sitio lembrou-se de ao mesmo tempo passar a facturar em Euros e de trazer um gajo da Estónia para fazer de caixa (leia-se: os sites todos do IOL estão em IIS+Windows NT e há alguém aos papéis a tentar perceber que porra é aquela do httpd.conf e do "root#").

    PPS - Obviamente agora o BigMarket está a tentar contratar mais caixas (computadores), de preferencia sem serem da Estónia; mas tem também de rebentar com duas paredes do Colombo para aumentar o numero de caixas registadoras (leia-se "aumentar a largura de banda"); isto é extremamente dificil ao fim de semana; com o jogo a decorrer; e os Ferraris a serem entregues...Entretanto os clientes continuam a fazer compras, o que dificulta o trabalho dos "trolhas" que já nao dormem há 3 dias (e para os quais vai a minha total solidariedade, pois sei bem o que custa apanhar com a "pastilha"...)
    Re:BigMarket, just checking (Pontos:1)
    por scorpio em 06-09-00 16:58 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/~scorpio/
    [root@linus /root]# telnet www.tvi.iol.pt 80
    Trying 212.55.137.57...
    Connected to www.tvi.iol.pt.
    Escape character is '^]'.
    HEAD / HTTP/1.0

    [uns *largos* segundos depois...]
    HTTP/1.1 200 OK
    Date: Wed, 06 Sep 2000 15:54:29 GMT
    Server: Apache/1.3.12 (Unix) PHP/4.0.1pl2
    X-Powered-By: PHP/4.0.1pl2
    Connection: close
    Content-Type: text/html


    Re:BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:20 GMT (#34)
    conheco pessoal da antiga esoterica, mas tb algumas pessoas dos teus tempos de faculdade... se calhar "chorrilhos" é um termo exagerado, ate' pq nao me lembro de nada especificamente... mas em conclusao ate' costumo associar o teu nome 'a competencia... polemico mas normalmente competente... (e nao estou a dizer que eu seja competente, atencao...) regards.
    Re:BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:1)
    por mvalente em 06-09-00 17:39 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    >conheco pessoal da antiga esoterica, mas tb
    >algumas pessoas dos teus tempos de faculdade

    Ah, OK. Já percebi: "o Mário Valente tem mau feitio". É isso ? :-) Como disse, não se pode agradar a todos.

    >polemico mas normalmente competente

    Gostei do "normalmente" :-). Tipo: vai não volta, é competente e acerta uma. Não está muito longe da verdade :-).

    Quanto ao "polémico", não gosto do termo. Frontal, isso sim.

    Cumprimentos

    Mario Valente


    Re:BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:05 GMT (#39)
    Bom... ja que descambou para o "profile" pessoal do mario valente so quero deixar aqui uma que assiste quem le muito atentamente e examina (leia-se ate "escarafuncha") a informacao disponibilizada que e' associar o nome mario valente ao que eu chamo de "teoria da conspiracao"

    Ainda me lembro o quanto ri quando li o mv a dizer que o mail.pt era um frontend para o mail.com baseado no simples facto de que os dois estavam em baixo, ehehhe eu ate acreditei... passado umas horas o mail.pt continuava em baixo e o mail.com ja funcionava e pude comparar os scripts, etc e nao tinha nada a ver! Dou este exemplo porque ja vi o mv fazer esta afirmacao por mais do que uma ocasiao e outras do mesmo calibre!... ate achava piada ele responder a este "post" mantendo a sua opiniao sobre o mail.pt!

    Abracos!
    Re:BigMarket o maior "sucesso" do retalho em PT (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 17:00 GMT (#66)
    mas eu gosto do termo polemico e tb do termo "cowboy"... :-) regards.
    Re:bla bla bla (Pontos:1)
    por scorpio em 06-09-00 17:59 GMT (#45)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/~scorpio/
    Não transformem esta thread BB'esca num ataque ao Mário Valente, por favor.
    Parece-me que ele não tem qualquer relação com o BigBrother, a TVI, o IOL, o Continente nem as meninas de patins nos hipermercados nos domingos à tarde.

    Vamos manter o nível, e não fujamos do artigo original. Agradecido.
    Re:bla bla bla (Pontos:2)
    por Gamito em 07-09-00 0:19 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Viva!

    Tens toda a razão.
    É uma vergonha para o Gildot que aqui ao lado estejam notícias muito interessantes com pouca participação e no Gildot se ande a esbanjar a massa cinzenta já possui a discutir aberrações (BB).
    Eu sei que fazer comparações não é muito bonito, mas não resisti.

    Cumprimentos,
    Mário Gamito
    E as camerasitas ? (Pontos:1)
    por Xmal em 06-09-00 12:25 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Dando largas ao meu lado voyeur e aproveitando o facto de ter acordado pouco depois das 7:00, fui mais uma vez tentar ver o Big Brother e, pela primeira vez, o site presenteou-me com uma página. Já estava farto do chorrilho de ASCII de debug.

    Fui logo para o que interessa: As Cameras online !!!

    Fiz um update para a versão 8 do Real Player (oops, pelo sim pelo não fiz em Win.) e toca a tentar ver o feed.

    Desilusão. A coisa não está a funcionar e, pelo que ainda consegui ver no forum deles, ninguem conseguiu ainda ver as cameras a funcionar. O que está a funcionar muito bem é o motor de banners e toda a máquina publicitária. Depois das 8:40 congelou tudo quando Portugal começou a chegar aos escritorios.

    Se alguem conseguir usar as cameras, que seja altruista e avise.

    Re:E as camerasitas ? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 09-09-00 13:56 GMT (#71)
    Assim é que deve ser ... Banners a funcionar!! Ou não percebes-te a intensão da TVI?
    voces não estão a perceber (Pontos:2, Interessante)
    por joao em 06-09-00 12:30 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    O site estar em baixo provoca uma sensação de urgencia e de curiosidade ... Se toda a gente vai lá é porque deve ser interessante, pensa a maioria. Logo, se o site da TVI não fosse abaixo eles mandavan-no abaixo. Faz parte do marketing do próprio programa. Já se sabia antes que o site ia abaixo. Eles estavam a contar com isso. Para passar a mensagem "ta toda a gente tão interessada que o site até foi abaixo". A TVI não é um provedor de acessos à internet. Ganha por ter maus acessos e não por ter bons acessos.

    ----
    joao
    nonio.com
    Re:voces não estão a perceber (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Silver_Surfer em 06-09-00 14:31 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.zopers.org

    Interessante ponto de vista...

    Soh acho que nao eh coerente com erros de ligacao ah base de dados... se fosse uma manobra publicitaria eles nao iriam mostrar debug de codigo... iria aparecer sim um erro 503 Service unavailable (penso que eh o 503).


    ==========
    Hugo Ramos - hugo@zopers.org
    ZopersORG - www.zopers.org

    Re:voces não estão a perceber (Pontos:1)
    por joao em 06-09-00 15:24 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Eu sou completamente leigo mas se a base de dados esteviver numa máquina e o servidor noutra e se o estrangulamento principal fosse no acesso à base de dados então não seria normal que aparecessem erros de acesso à base de dados? Como disse sou leigo...

    ----
    joao
    nonio.com
    Oportunidade de negócio! (Pontos:2, Engraçado)
    por jmce em 06-09-00 15:28 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Ora aqui está um novo nicho a explorar nos infindáveis mercados da formação em bluff. Um curso para ajudar as empresas e as cadeias alimentares de formação a atingir (na testa e em cheio) os públicos-alvo, impressionando-os através da rica variedade de comportamentos de que um servidor WWW é capaz:
    HTTP para profissionais de marketing e formadores de formadores de formadores

    Que tal como ideia de negócio? É suficientemente bizarra para poder despertar uivos de interesse:

    1. nos meios empresariais mais dilbertianos, entre duas acções de Formação para a Excelência;
    2. nas hostes mais pedagogistas do Ministério da Educação, entre duas acções de Formação para os Novos Conceitos de Sucesso.

    Para não perturbarmos a cultura local da TVI, até podemos concordar com a presença de muitas câmaras para registar os pormenores mais escabrosos das aulas. Especialmente se os docentes puderem levar canivetes suiços e exercer o direito à curiosidade sobre o hardware.

    A primeira aula pode ser dedicada ao 404, com recurso a alguns exemplos profissionais de empresas de sucesso.

    Re:voces não estão a perceber (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 09-09-00 14:59 GMT (#72)

    Claro! A ideia é exactamente essa!! Põe-se um site com RESMAS de banners que promete conteúdo que não tem, as pessoas mostram-se interessadas, vão lá ver, perdem-se nao publicidade, a TVI ganha uns trocos com o número de vizitas, os vizitantes, como não ficaram satisfeitos pois não encontraram o que esperavam são obrigados a ver a TVI, a TVI ganha mais uns trocos com a publicidade que mete no meio dos programas (note-se que os intrevalos sao quase tao longos quanto os próprios programas) e ficam todos minimamente felizes com esta estratégia de marketing! E ainda se conseguem gabar depois de baterem as audiências da SIC powered by DOT!!! Agora digam-me lá se ISTO NÃO É UMA EXCELENTE ESTRATÉGIA?

    *G* Como é que eu nunca pensei nisto antes?

    Btw: Curtia o BB de início, achava as pessoas que lá estavam altamente pela boa disposição que demonstravam ter, mas agora, confeço que já chateia e perdeu completamente a graça que tinha.


    Vergonha total (Pontos:1)
    por hashCode em 06-09-00 16:22 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    É incrivel mas é verdade: a Média Capital não estava á espera de tanto sucesso cibernauta(não estava?).
    No Domingo e no momento que mostraram o url do site oficial da Big Tanga quase toda a estrutura da telepac foi abaixo e isto é um caso comprovado por quase todos nós.
    É natural que os técnicos da telepac digam o contrário pois é uma vergonha para eles mesmos.
    Ao mesmo tempo a própria rede de irc (irc.telepac.pt) sofreu um valente abanão que parecia o começo da 3ª guerra mundial :)
    IOL,TVI ONLINE e SAPO ficaram OUT embora o SAPO fosse o primeiro a recuperar do valente abanão.
    Mas eu vejo tudo isto pelo lado positivo.Ora vejamos :

    Deu para ver como estão as ligações em Portugal --->>> Péssimas.
    Deu para ver que já não somos poucos mas ---->>> Muitos.
    Deu para se notar a criatividade dos portugueses :

    www.bigbrotherpt.com

    www.homestead.com/ze_de_barrancos

    bigbrotherpt.virtualave.net

    Deu para notar que já existe um favorito --->>> Zé Maria
    Deu para ver que existe ainda muitos preconceitos em Portugal --->>> Riquita sendo casada teria de ser a primeira a sair...incrível a mentalidade nossa!

    Vejam os sites não oficiais pois tenho-me divertido imenso com todos eles.

    Re:Vergonha total (Pontos:1)
    por buffer em 06-09-00 16:33 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    " Deu para ver que existe ainda muitos preconceitos em Portugal --->>> Riquita sendo casada teria de ser a primeira a sair...incrível a mentalidade nossa! "

    casada não faz sexo lá.. (na volta ate fazia..)

    o pipoli quer é ver sexo..

    quem nao faz sexo nao fica

    a casada nao fica..

    ..

    TOU COM A SUSANA (;PP)


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:Vergonha total (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:11 GMT (#42)
    Yep, Concordo inteiramente.
    Re:Vergonha total (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:15 GMT (#43)
    Isso de ser expulsa por ser casada e' uma tanga!

    Ta-se mesmo a ver que a maior parte dos votantes era homem e votou para excluir a gaja mais feia (ainda por cima limitada sexualmente, mas anyway) que por la andava!

    That simple!
    Re:Vergonha total (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 09-09-00 15:11 GMT (#73)
    Bah! Se eu fosse a esse pessoal excluía um gajo, então... Porque seja como for, eu sempre prefiro uma gaja (por mais velha que seja) a um gajo, mas pronto ... gostos não se discutem!

    Btw: IMHO (que já não vejo isso, mas já ví) se alguém tivesse que ficar no fim, seria o Marco.

    Pronto lá vêm estes gajos dizer que me estou a contradizer, mas não, não estou, porque nunca afiremei que os meus critérios de votação tivessem alguma coisa a ver com sexo :P.
    offtopic (Pontos:2)
    por buffer em 06-09-00 16:44 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    Bem, uma bem offtopic (em relação há internet) mas relacionado com o BB, tive a ler um comentário sobre as nomeações dos meninos ontem há noite..

    http://www.bigbrotherpt.com/coment/?id=22


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    já repararam... (Pontos:2, Interessante)
    por joao em 06-09-00 17:37 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    já repararam que daqui a pouco tá toda a gente a falar do BigBrother aqui no Gildot. Há até pessoal que sabe os nomes dos fulanos. Isto tambem demonstra o que eu disse anteriormente: os servers irem abaixo faz parte do marketing (voluntario ou involuntário) do programa. É a famosa lei de Muller: a audiencia de um programa de televisão é directamente proporcional às criticas que lhe fazem. Quem ouve as criticas quer sempre saber como é que é. Quem critica só consegue fazer subir as audiencias.

    ----
    joao
    nonio.com
    Re:já repararam... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 17:24 GMT (#44)
    Qual é o problema????
    Re:já repararam... (já..) (Pontos:2)
    por buffer em 06-09-00 18:31 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org
    " já repararam que daqui a pouco tá toda a gente a falar do BigBrother aqui no Gildot. "

    acho que já tá ..

    " Há até pessoal que sabe os nomes dos fulanos. "

    e então ?? Nao se pode saber ? Se as pessoas acharem o programa interessante, sabem essas coisas.. da mesma maneira que outras pessoas sabem todos os nomes dos actores e personagens das telenovelas, e como muita gente sabe os nomes de todos personagens os dos X-Files..

    realmente nao percebo qual é o teu problema.. se calhar as pessoas gostam mesmo do programa, não é só do que vem das criticas.. até acho que a maioria do povo portugues nao ta muito preocupado com a " famosa lei de Muller " ..


    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:já repararam... (Pontos:1)
    por jmce em 06-09-00 18:36 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Yep, talvez a coisa mais terrivel para os media seja a indiferenca, encarar os eventos deles nao-eventos. Afinal, e' uma das estrategias seguida por eles com pessoas e assuntos pouco "convenientes" para as cadeias de comando/financiamento a que estao submetidos.

    Nao faltam assuntos mais interessantes, excepto se a pobreza for muita, a diversos niveis. Como era mesmo o nome da estacao de televisao? :)
    Re:já repararam... (Pontos:1)
    por joao em 06-09-00 18:47 GMT (#49)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Sinceramente não me lembro ...

    Tavamos a falar de quê ??

    ----
    joao
    nonio.com

    Re:já repararam... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 9:00 GMT (#57)
    O Assunto é o BigBrother e a estação de televisão é a TVI. Não precisam de agradecer.
    BB no cabo, 10 mil per minute ? (Pontos:2, Informativo)
    por buffer em 06-09-00 18:43 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://www.coders-pt.org

    http://www.valor.iol.pt/defaultValor.ASP?WCI=lateral&WCE=flashes_ver&WCU=06-09-2000 #10734..

    Em virtude da quase impossibilidade de acesso ao site oficial do Big Brother, dado o anormal número de utilizadores interessados em acompanhar na Internet o desenrolar daquela "novela da vida real", a Media Capital Multimédia já chegou a um acordo com a Telepac, do grupo PT - Portugal Telecom, para a disponibilização dos conteúdos desse site, nomeadamente a transmissão em directo das imagens e sons captados na casa, para os utilizadores de Net de banda larga da TV Cabo, ao mesmo tempo que um outro canal, mas desta feita em banda estreita, se tornará acessível a partir do portal SAPO. Este acordo não é exclusivo, o que deixa em aberto a possibilidade da Cabovisão, por exemplo, vir também a oferecer tais conteúdos aos seus utilizadores."

    (.....)

    "Simultaneamente, serão instalados mais servidores, o que deverá ajudar a um aumento da performance no acesso aos sites do grupo, nomeadamente ao IOL.pt e ao TVI.iol.pt. «As "máquinas" vêm já a caminho da Alemanha», referiu. Segundo a TVI Online, nunca na Internet em Portugal houve mais que 2.500 utilizadores simultâneos a tentar entrar num site. Com a chegada do Big Brother, esse número disparou para seis ou mesmo sete vezes mais, originando com que o pico de transmissões dos servidores chegasse aos 11 Mbits, quando uma vulgar transmissão de um jogo no IOL.pt se fica pelos 6 Mbits. Os últimos valores dão conta de uma média de 10 mil pedidos de acesso ao IOL.pt por minuto. "

    uhm, tá concorrido.. o big brother a ter um efeito like " slashdot "
    -- what was my problem with man You ask? No.. I ask you what was man's problem with me..

    Re:BB no cabo, 10 mil per minute ? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 12:52 GMT (#61)
    "seis ou mesmo sete vezes mais"

    Em todas as noticias publicas sempre se falou em 6
    vezes mais, no more, no less.

    Eheheh quem conta um conto acrescenta mesmo um ponto... se bem conheco o interior da TVI, o gajo que estava a ver os logs deve ter dito "Eh pah... 2500 acessos simultaneos ja vi, agora o _dobro_ nunca tinha visto!"

    Pessoal do Gildot - sugestao: passem o default do drop-down da submissao para "Texto Simples" e nao "HTML" porque a maior parte da malta nao poe html (e nao carrega no Antever) e as linhas de intervalo em branco ficam truncadas, tornando o post menos legivel!

    Abracos!
    Re:BB no cabo, 10 mil per minute ? (Pontos:1)
    por argc em 09-09-00 16:08 GMT (#74)
    (Utilizador Info)
    Quando estiver tudo pronto para os interessados acaba o programa! HEHEHEHE!!! Em PT as coisas funcionam assim :).
    Ó meuz amigozz... (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 19:52 GMT (#50)
    Este é o ano zero na internet em Portugal! Mas o que é isto?
    Qualquer dia irão ensinar ao meus netinhos na escola que foi a TVI que inventou a internet!

    Desistam... toda a gente sabe que foi o Al Gore!

    o sucesso do bigbrother (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 21:09 GMT (#51)
    Que o bigbrother tenha sido um sucesso na internet não sei, mas que foi um sucesso aqui no gildot, isso foi! Sucesso a cair em excesso
    Contra factos, não há argumentos (Pontos:3, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 06-09-00 23:03 GMT (#52)
    Caríssimos, É óbvio que quem inventou a Internet nos EUA foi o Al Gore, o homem das auto-estradas e apeadeiros da informação. O visionário da Internet em Portugal foi o nosso querido ciberdeputado José Magalhães, que em 1995 (vejam só) já enviava e-mail com a sua conta na Compuserve. O homem que realmente construiu a infraestrutura da Internet em Portugal foi o nosso querido ministro Mariano Gago, que disponibilizou através do nosso dinheirinho o$ meio$ e linhas necessárias para que as universidades pudessem navegar alguma coisa e o pessoal do Secundário ver porno lá no Liceu do Bairro ao mesmo tempo que os nossos meninos de 15 anos se instruiam nos canais 'temáticos' do IRC. Entretanto o nosso amigo Belmiro práticamente tornou-se o benfeitor nacional ao oferecer de borla (sim!) o acesso pelo Clix, em troco apenas de uns contitos a mais por mês nas chamadas locais, revertendo à nossa amiga PT, que óbviamente fez o favor de aumentar o preço das ditas. Esperem até os cromos da Novis começarem a usar devidamente os logs de cookies e acessos no portal e de utilização dos proxies para receberem informações e publicidade direcionado de coisas tão necessárias para o dia a dia como as promoções do Continente! Mas há mais. A Telepac/Sapo/PTMultimedia continua a sua política de peixe demasiado grande para ser engolido. De qualquer modo, os investimentos do Brasil vão engordar cada vez mais o bolo. A Oni ainda é um barco à deriva em termos de IP, e a única coisa que se lembraram foi a compra do último ISP à venda em Portugal na altura do boom e compraram um free-isp à Microsoft, aproveitando também a compra do 'portal.pt', que segundo as más línguas foi um domínio algo caro. O pássaro da Telecel foi um fiasco, mas ainda conseguem superar a Oni. A ViaNetworks ficou com os restos mortais da extinta Esotérica e está em stand-by. Então e o resto? Bem, temos a Marconi e KPNQwest(ex EUnet) que vendem IP a toda a malta referenciada. Quanto aos pequenos "ISP's", ou vão extinguir-se com o tempo ou vão se converter a ASP's ou simplesmente empresas de serviços onde haja o síndroma da Portalite e das Start-Up's. Tudo isto, motivado pela Nova Economia onde a única diferença para com a Velha, é o 'e-' nas denominações. Temos uma série de novas profissões: e-mpreiteiros, e-ncarregados de obras, e-ngenheiros, e-nólogos, etc. Mas o que é que isto tem a ver com o Bigbrother ou com a TVI? Porque mais uma vez, fez-se história na Internet em Portugal. Agora todos os portugueses ficaram saber que o site do BigBrother tentou ser acedido por mais de 2500 'pessoas' em simultâneo! Isto é um marco histórico! Se eles soubessem o que eram proxies, podiam multiplicar esse numero por x2, ou por x4! A TVI sem querer, teve uma idéia brilhante! Nada como o bom instinto voyeur dos portugueses para subir nas audiências. E nada melhor que usar a Internet para isso, filmando cada canto e vida de uma casa, em directo para milhares de outras casas em Portugal. Para quê gastar dinheiro em telenovelas que pouca gente vê se por muito menos, pode-se filmar a coisa 'for real'? Para quê simular um orgasmo se pudemos filmá-lo na realidade e sem efeitos especiais? A tecnologia muda tudo. Se há uns anos o acto de espiar resumia-se a um copo na parede e olho na fechadura, hoje temos um browser, webcams, e uns headphones para ouvir tudo o que se passa na casa do vizinho. Porque há ainda quem não entenda que o BigBrother somos todos nós, numa versão televisiva.
    Re:Contra factos, não há argumentos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 4:14 GMT (#55)
    olha se eu tivesse pontos de moderação dava-tos todos.
    Re:Contra factos, não há argumentos (Pontos:1)
    por xeon em 07-09-00 9:48 GMT (#58)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Arriscando o meu emprego (heheheh):

    "Entretanto o nosso amigo Belmiro práticamente tornou-se o benfeitor nacional ao oferecer de borla (sim!) o acesso pelo Clix"

    Errr... foi a Netc que iniciou os 'free' :-)

    "Let the games begin"
    Paulo Pinto
    Re:Contra factos, não há argumentos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 11:12 GMT (#60)
    XeOn: Atenção: A Netc iniciou com o 'free', para todo o país... quem iniciou com o 'free' em primeiro lugar, foi a SONET. (a noticia está na digito.pt ...) De resto... acho que o fog tem razão.
    Re:Contra factos, não há argumentos (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 13:01 GMT (#62)
    Nao estou a defender o Xeon (quem ainda nem me agradeceu o e-mail do DHCP :-), mas aqui funciona a velha lei (absurda) - se deu na televisao e' porque e' verdade, ou seja, nao adianta ter se nao se da' a conhecer.

    Foi (com o Netc) em Setembro de 99 (quando toda a gente estava a fazer preparativos para Janeiro de 2000) que a Internet verdadeiramente nasceu em Portugal, para o utilizador domestico (eu bem senti isso na pele, com os telefonemas dos primos dos tios, com problemas na "nete" em casa): os computadores passaram a vir de raiz com modem, etc, etc.

    Re:Contra factos, não há argumentos (Pontos:1)
    por BlueNote em 07-09-00 16:35 GMT (#63)
    (Utilizador Info)
    Correcção: começaram a vir com winmodems !!
    suposed former real life (Pontos:1)
    por BlueNote em 07-09-00 16:48 GMT (#64)
    (Utilizador Info)
    Uma coisa que me tem espantado profundamente foi a receptividade à Big Ganza da TVI, especialmente entre supostas pessoas evoluídas e pertencentes ao que de melhor este país tem a dar, que até anda ou andou no ensino superior e trabalha em ou com ti's e tem internet à 'n' e papa e-mails ao pequeno almoço e - quem sabe - até andou com t-shirts com 'free Kevin' ou chorou uma lágrima de raiva quando viu as imagens (reais) captadas com risco de vida pelo Max Sthal em Santa Cruz ou se juntou às manifestações contra o um dos maiores chorrilhos de disparates, atentado à inteligência degradante do ensino português que foi a famigerada PGA. Gente que se calhar protestou contra a filmagem e vigilância de manifestações pacíficas por câmaras enpunhadas por agentes da PSP e da GNR. Gente que se insurgiu contra a proibição de sobrevoar a ponte 25 de Abril para que os portugueses não fossem testemunhas pela TV da brutalidade policial que acabou com o bloqueio. Gente que se calhar esteve em funerais de vítimas da intolerância de pessoas que acham que todos devíamos estar sob vigilância para que não pudessemos ser 'diferentes'.

    Espanta-me e entristece-me. Este país está moribundo. Morre um pouco todos os dias. E parece que ninguém se apercebe. Ou sequer se importa. E é triste.
    Re:suposed former real life (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-09-00 22:49 GMT (#67)
    Estás bem informado sobre o assunto, estou a ver que também tens estado a acompanhar a "novela da vida real" :)
    Re:suposed former real life (Pontos:1)
    por jmce em 08-09-00 9:11 GMT (#68)
    (Utilizador Info)

    Já nem precisamos de notícias. A coisa é especialmente notória na TVI, mas os vícios espalham-se depressa. Os noticiários vão trocando o jornalismo pela promoção da programação local, o exaltar do "share" --- falta saber se estão a falar para os accionistas ou se o "share" é um argumento que convence o próprio público (efeito de manada?) --- e eventualmente o lançamento do ridículo sobre a concorrência. Veja-se o caso de um noticiário de ontem na SIC onde foi passado aparentemente na íntegra um filme de animação encontrado na Internet com uma paródia violenta a programas tipo BB (alguns minutos de "They shoved a camera up my ass", ou algo parecido, como se não houvesse mais nada para noticiar).

    Gostaria de saber o que sentem os jornalistas (os poucos verdadeiros que ainda restem) quando são transformados em agentes promocionais e moços de recados de uma estação de TV. Não esperando grande nível de boa parte das personagens mediáticas deste país, desconfio mesmo assim que a maior parte dos que nos despejam este lixo no "éter" não são espectadores interessados do mesmo tipo de programas que fazem. A coisa parece processar-se ao nível do fabrico de comida para cães: na melhor das hipóteses, se forem espertos, em vez de comer o que fabricam vão gastar o dinheirinho que lhes damos consumindo qualquer coisa mais decente: "comida" (de todos os géneros) para gente.

    Sim, o dinheirinho que lhes damos. Dantes o povo gemia e urrava por ter de pagar uma taxa de televisão. Aliás, continua a gemer e urrar (muitas vezes com muita razão) quando vê o Estado esbanjar descontroladamente o que pagamos em impostos. Mas ao mesmo tempo, o mesmo povo julga que todo o lixo da TV lhe chega de graça, esquecendo-se que quando vai às compras lhe sai do bolso uma "taxa invisível" que acabará nos bolsos dos donos dos tais "shares" e de todo o resto do ecossistema publicitário.

    A anestesia que nos é dada é tão boa que nem há problemas em contar-nos onde vão despejando o dinheiro que era nosso. Abrindo por acaso uma ""revista"" do Clube Viva Telecel, um belo par de páginas coloridas mostra-me algumas das coisas que a Telecel faz com o dinheiro que vai recolhendo: a decoração publicitária de um comboio, Manuel Russo num qualquer evento todo-o-terreno, Pedro Mates Chaves et al nos ralis, mais um molho de outros carapaus-de-corrida, os patrocínios aos grandes clubes de futebol. E golf, e vela, e karting. Se calhar sou eu que sou nabo e não estou no clube dos que fazem vela, golfe e karting à minha custa, mas é suposto tais relatos fazerem-me ficar mais satisfeito quando o dinheiro passa todos os meses da minha conta para a da Telecel? Será que se abrissem no banco uma conta de solidariedade-para-a-Raquel-Machado-ser-campeã-de-Jet-Ski, eu ia dar uma ajudinha?

    Ao menos, ao consumir comida para cães (da literal) e serviços da Telecel estamos na situação de clientes. Ao olhar para a televisão estamos a ser produto. Atiram-nos uns biscoitos (e umas imitações plásticas de jornalismo e outras coisas cuja natureza mais autêntica convém esquecermos), para ficarmos a olhar para eles de cauda a abanar, e depois vendem-nos (o share) a quem pagar mais.

    E sim, os tais personagens mediáticos, os fazedores de opinião, os que aparecem-na-TV-portanto-existem-e-devem-ser-bons, alguns dos quais não acredito que sejam tão estúpidos como aparentam, ficam calados e entram no jogo. Afinal, quanto mais barato fica fazer comida de cão (os próprios cães colaboram alegremente, e os concorrentes do BB são apenas mais um exemplo), mas fascinante o jogo se torna.

    Comparada com isto, a prostituição parece uma actividade honrada, dignificante e inofensiva (já para não dizer que é uma actividade mais "tradicional" e "ininterrupta" do que os eventos de Barrancos, caso em que a TVI cedeu mais uma vez à tentação de deixar fazer jornalismo para se afirmar como a "televisão oficial" da coisa).

    Como diz um amigo meu, pelo menos agora não temos, a nível colectivo, as desculpas do costume: não temos Inquisição, não estamos a expulsar judeus, não estamos a expulsar jesuítas, não estamos oprimidos por uma ditadura com os intelectuais académicos a fugir, escorre dinheiro da UE. Vejamos então agora o povo português a brilhar no seu melhor. Se não der grande coisa, podemos sempre afogar as mágoas bisbilhotando os vizinhos. Já nem precisamos de sair do sofá.

    experiencia (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 08-09-00 14:12 GMT (#69)
    experiencia, pf ignorar
    Será que me está a escapar qualquer coisa !! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por fog em 08-09-00 18:00 GMT (#70)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Clicando numa das cameras e seguindo o URL, vou parar a uma coisa:

    rtsp://172.16.1.9:554/split/10.128.0.254:3030/encoder/cam25

    pnm://172.16.1.9:7070/split/10.128.0.254:3030/encoder/cam25

    Ou me está a escapar qualquer coisa... Ou estes senhores ainda não perceberam que não existe routing nos routers dos ISPs para uma rede de endereçamento privado. Como é que eles esperam que se atinja a rede 172.16.0.0/16 ?!!

    Bem, pelo menos isto na rede interna deles deve tudo funcionar ás mil maravilhas, ou será que não ?!!
    Re:Será que me está a escapar qualquer coisa !! (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-09-00 9:27 GMT (#75)
    Só uma correcção: é 172.16.0.0/20 (subnet 255.240.0.0)

    Endereços privados:
    10.0.0.0 - 10.255.255.254 (genmask: 255.0.0.0) - 24 bit
    172.16.0.0 - 172.31.255.254 (genmask: 255.240.0.0) - 20 bit
    192.168.0.0 - 172.168.255.254 (genmask 255.255.0.0) - 16 bit
    Re:Será que me está a escapar qualquer coisa !! (Pontos:2)
    por fog em 10-09-00 11:26 GMT (#76)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    O que provavelmente queres dizer é que a gama de endereçamento privada é:

    10.0.0.0/8
    172.16.0.0/12
    192.168.0.0/16

    Já agora o endereço X.X.X.255 também pode ser usado ;)
    Para terminar aconselho-te duas leituras, esta e mais esta.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]