gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Páginas em P..o.. ...r....t....u....g....u.......ê
Contribuído por spyder em 07-07-00 11:31
do departamento qualidade
Web Gamito escreve "Segundo este artigo do público, 69% das páginas web portuguesas são lentas, desmotivando rapidamente os seues "leitores". Ainda por cima, da amostra constam instituições bancárias, "sites-de-ecommerce-e-ebusiness", como é fino e os inevitáveis portais.
Ainda segundo o mesmo assunto, a Dígito página aponta como uma das razões deste facto uma causa tão simples como a inexistência dos atributos width e height nas tags das imagens em 53% das páginas e problemas de concepção ou tamanho nas restantes 16%.
Portanto, o nosso país no "web factoring" (ena, que fino, também) vai como no resto. "

Windows e Linux já coabitam by ZDnet,pt | Emails perdidos do BBVA envolem a CGD  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Gamito
  • este artigo
  • Mais acerca Web
  • Também por spyder
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Dreamweaver (Pontos:3, Informativo)
    por dINAMItE em 07-07-00 15:16 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://utilves.com/ptadmin
    "a inexistência dos atributos width e height nas tags das imagens"

    Pois é, muito boa gente faz disto e nem se lembra, e aqui salta à vista uma vantagem do Dreamweaver que insere logo as ditas tags.
    Re:Dreamweaver (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-07-00 16:30 GMT (#2)
    Qualquer editor(moderno) de paginas faz isso... até a bodega do Frontpage.
    Re:Dreamweaver (Pontos:1)
    por bofh em 07-07-00 16:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Dreamweaver? O que é isso?
    Eu edito o HTML com o vi... :]



    "I explicitly give people the freedom not to use Perl as God gives people the freedom to go to the devil if they so choose." - L. Wall
    Re:Dreamweaver (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-07-00 17:15 GMT (#5)
    Pois editas... e quando metes imagens vais uma a uma ver a height e a widht delas para por nos atributos da ?
    Se calhar nao... que importa isso.
    Só implica mais tempo até que o browser faça o render da pagina. Se ao souber o tamanho das imagens nao te mostra o texto enquanto nao souber isso. Se vier no html chapa tudo mais depressa.
    Re:Dreamweaver (Pontos:1)
    por ruben em 07-07-00 21:17 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Quem cria html com o vi ou emacs ou outro editor de texto, não precisa de ir ver a resolução da imagem e alterar à mão. Existe um programita muito útil que faz isso automaticamente. Chama-se imgsizer. Se tiverem interessados procurem na freshmeat que deve lá estar.
    Ruben
    Re:Dreamweaver (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-07-00 1:26 GMT (#10)
    que a maioria dos que usam vi para criar paginas nao utiliza. ALias... quem utiliza o vi para criar paginas dee fazer umas paginas muita lindas.
    Alterar coisa é um coisa... criar paginas é outra.
    Ou é masoquista ou é burro...
    Re:Dreamweaver (Pontos:1)
    por mlopes em 10-07-00 10:17 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Um comentário deste género mostral logo quem é burro! Cada vez + sou contra os Anonimos Cobardes e a favor do ppl registado. Cada vez que alguem envia um post como Anonimo Cobarde é sempre negativo e ofensivo.
    Re:Dreamweaver (Pontos:2)
    por fog em 15-07-00 11:52 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    ... ou é lamer ;)
    Re:Dreamweaver (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 07-07-00 17:43 GMT (#6)
    E quando escreves codigo escreves em assembler não é ?
    falta de atenção (Pontos:2)
    por shakazulu em 07-07-00 17:06 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Na verdade existe da parte dos web-designers uma grande falta de atenção para certos pormenores na criação de páginas web e eu digo e afirmo isto porque também acontece comigo, por isso agora e antes de colocar online eu próprio prefiro primeiro revêr tudo e investigar ao pormenor e só depois é que coloco online.
    Eu sei que o tempo é pouco e que os "chefes" querem para ontem e não para amanhã, eu por exemplo estou não com um mas sim com 4 sites em produção mas os "chefes" se querem sites bem feitos têm que esperar e só assim é que podemos avançar para uma melhoria na criação de páginas em Portugal.
    Na verdade o problema é a falta de web-designers em todo o mundo ;)
    Excesso de web designers (Pontos:2, Interessante)
    por eddie em 08-07-00 10:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Talvez o problema seja exactamente um excesso de web designers, e uma escasses de web tecnicians (acabei de inventar o conceito :) O problema é q muitas das pessoas que fazem paginas (99% ??) sao designers e pouco percebem de html. Se calhar valia a pena aprenderem um pouco mais de como o html funciona e explorarem mais o lado tecnico e teorico da questao pq confiarem a geracao do codigo 100% ao frontpage ou a qq outro editor WYSIWYG é capaz de ser um bocado ingénuo demais.
    Excesso de *page designers* (Pontos:2, Interessante)
    por jmce em 09-07-00 12:45 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://artenumerica.com/

    Talvez mais exactamente, parece-me que o problema e' a predominancia de page designers/design grafico, por contraste com o que talvez se possa chamar mais propriamente web designers/site designers.

    Design nao e' so' design grafico, mas no mercado portugues parece que nao se repara muito nisso. O "design" de um servico WWW envolve as questoes tecnicas em "background", questoes de design de interface, questoes de usabilidade, ate' mesmo algum (ma non troppo) design grafico, e em tudo isto se deve ter em conta o que e' especifico da WWW.

    Parece que a perspectiva actual e' fazer o analogo "eleectronico" de placards, entregar tudo a designers graficos esperando que sejam omniscientes (e os piores acham-se omniscientes), e quando de repente e' preciso funcionalidade por detras (como ligacao a bases de dados) ou resolver questoes de usabilidade, chamam-se os bombeiros e os costureiros para apagar os fogos e fazer uns remendos. Entretanto no processo os "uber-designers" (graficos) vao-se forrando, ate' porque depois tornam a ir ter com eles para tapar os buracos anteriores.

    Re:Excesso de *page designers* (Pontos:1)
    por BlueNote em 10-07-00 9:23 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Por mim, acho que o que falta nesta àrea é a ausência de equipas multidisciplinares (aliás, acho que é uma falha em todos os campos da engenharia em Portugal).

    Os sites devem ser concebidos por especialistas em informática e redes mas nada obsta a que o aspecto gráfico seja concebido por pessoal habilitado, i.e. designers gráficos.

    O que não se pode pedit é a um designer gráfico que faça código html/xml/java etc decente e funcional e ilustrações ao mesmo tempo.

    Os gráficos devem desenhar o aspecto visual do site em função de um planeamento conjunto com a parte de engenharia do projecto de forma a que o resultado não seja "indigesto" na rede e entregar a colocação em html na mão do resto da equipa.

    A cada qual a sua àrea. O tempo do man que faz tudo e da sardinha gorda por pouco dinheiro tem de acabar, senão em vez de 50 anos para apanhar o resto da Europa vão ser precisos 5000.
    Re:Excesso de *page designers* (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 10-07-00 18:08 GMT (#13)
    Estou completamente de acordo contigo. Há curiosos a mais e profissionais a menos.
    Re:Excesso de *page designers* (Pontos:1)
    por Gandalf em 10-07-00 18:11 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Com muita razão o dizes. É a porcaria da mentalidade do bom-bonito-barato que grassa neste país aliada a um exército de curiosos com a mania que são autoridades em qualquer coisa desde canalizações até named pipes.
    Re:Excesso de *page designers* (Pontos:1)
    por jmce em 11-07-00 16:45 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://artenumerica.com/
    Completamente de acordo... E para alem de especialistas em informatica (idealmente com especializacoes variadas: redes, linguagens de markup, bases de dados, programacao, administracao de sistemas,...) e designers graficos (idealmente com sensibilidade para design de informacao, ergonomia, ..., nao apenas "fazedores de bonecos vistosos"), seria conveniente, pelo menos como objectivo ideal, ter ainda outros: gente com sensibilidade para os problemas de usabilidade (que nao e' automatico que qualquer dos anteriores grupos tenha), gente com boas competencias nas linguagens (humanas) e mesmo atitudes dos publicos esperados, ...

    A lista continua, porque fazer servicos WWW, especialmente os destinados a publicos muito vastos e com muito conteudo, pode envolver uma quantidade de disciplinas enorme.

    Infelizmente, isto parece pouco reconhecido por muitos clientes, muitos designers graficos e ate' muitos programadores. Ha' uma cultura de que cada um deve ser capaz de fazer de tudo (que me parece bastante forte no meio academico, por exemplo), mas como Leonardos (do genero daquele de Vinci) nao ha' muitos...

    Isto ja' para nao falar na situacao caricata de ter de gerar algum conteudo para o cliente que tem a visao de "querer um site porque sim" mas nao se esforca para fornecer conteudo. Ja' para nao falar da "sindrome das paginas do filho do cliente".

    Apesar da "sardinha gorda por pouco dinheiro", suspeito que em parte a atitude nao deixa de ser ajudada por alguns subsidios... como muito daquilo em que seremos "exterminados" por gente do resto da Europa habituada a trabalhar competentemente e sem depender de subsidios.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]