gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
microsoft.net
Contribuído por nuno em 23-06-00 12:22
do departamento msn-version-2
Microsoft NT escreve "A Micro$soft anuncia a sua nova estratégia (no mundo dos negócios... claro!). Com isto pretende meter à disposição, na net, o seu software, incluindo WAP e... Windows. A intenção é sincronizar dados... internet, email, calendário, ficheiros importantes, etc... Dizem eles que : 'The plan is to offer software over the Web as a service.' Podem ler a história completa aqui !" [nuno esta "nova" "estratégia" da microsoft não deve ser vista apenas para "o mundo dos negócios". É bem mais preocupante que isso (ver desenvolvimento)]

A "visão" anunciada recentemente pela Microsoft não é apenas uma visão/estratégia para ser vista como apenas para "o mundo dos negócios". A "estratégia" deles vai mais além (e é muito mais preocupante :( )! Quase todas as novas "ideias" que eles apresentaram não são "novas". Tratam-se de conceitos que em alguns casos (ex: agentes) já há muito tempo que têm vindo a ser desenvolvidos e em outros casos de conceitos que apenas "estam na moda".

O que eles prentedem fazer é conjugar uma série de ideias e conceitos para desenvolver um novo "user interface"... uma nova "plataforma" a que eles querem chamar ".net". Esta nova plataforma, na visão deles, teria de ser incorporada em tudo o que é "device", i.e. PDAs, E-Books, PCs, Telemóveis, Micro-ondas, Carros, Torradeiras, etc... E como é óbvio o código é controlado por eles e os protocolos e serviços que utilizam são deles. A função deste "código" é aprender os nossos hábitos, preferências, etc... (a conversa habitual acerca de agentes) para "melhor" nos servir. Como eles próprios descreveram, é uma tentativa de passar do modelo server-centric da internet actual para um modelo que lhes é mais favorável, o modelo client-server.

Quanto a privacidade notou-se uma grande dificuldade de eles explicarem como os nossos dados residentes numa plataforma distribuída e acessível de diversas formas são "privados" e de que forma existe a garantia de que apenas nós temos acesso.

O "terror" começou a surgiu com a demonstração de um novo telemóvel a ser lançado para o ano (reparem na marca ;) ). Simplesmente liga-se, faz-se login/password no serviço Passport (lembram-se hotmail/passport :) ?) e é feito o download automático para o telefone de toda a "nossa vida" (contactos, endereços, agenda, memos, preferências, gostos, etc...). Qualquer utilizador Windows irá reparar que se trata apenas de outlook/internet explorer para telefone :)

O mais grave poderá passar-se a nível dos PCs e E-books (este esta a correr Windows 2000 (makes me want one with a Crusoe ;)) ). Numa simples demonstração (onde se notou alguns primeiros problemas hilariantes com o novo interface de pergunta/resposta em linguagem natural com o PC) onde se escrevia um simples email, CADA PALAVRA do email era analisada, indexada e pesquisada na Internet (já imaginamos a que servidores irão recorrer) para, na prespectiva de melhor nos servir (*grin*), poder ser possível ao software "entender" o que escreviamos e podermos pedir informações, links, etc.. acerca da mesma.

Trata-se de uma "visão" para o mundo dos negócios, o universo pessoal de cada um de nós e até para programadores (ex: a nova linguagem like-java C# (slashdot)


A "visão" apresentada é bonita, agradável e o sonho de qualquer um de nós. Eles esperam lançar já para o ano os primeiros Windows com o código ".net" (para forçar o resto do mundo a acompanhar). Mas com o que conhecemos da Microsoft e os recentes avanços nos processos judiciais contra ela (que adiaram este evento), será interessante ver as cenas dos próximos capítulos :) Ainda para mais que não explicaram, nem parecia fazer parte da visão, a existência de outras plataformas concorrentes *grin*.

hackers contratados por partido mexicano | Gildot: Fechar as portas  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • novo telemóvel
  • E-books
  • slashdot
  • NT
  • aqui
  • Mais acerca Microsoft
  • Também por nuno
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Putamerda (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 23-06-00 12:58 GMT (#1)
    Por essas e por outras... Linux rulez!! jAmAica
    Isto faz-me lembrar um filme (Pontos:1)
    por dINAMItE em 23-06-00 14:32 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://utilves.com/ptadmin
    Chamava-se Netforce, deu na TVI há algum tempo, o filme era engraçado e parece-se com a história da Microsoft, aliás uma das vedetas era um antigo programador da M$, e quando esta policia cibernética se preocupava com a crimidalidade online, a verdadeira ameaça era um empresa q graças ao browser de internet deles permitia controlar qualquer computador, esta história causa ainda mais deja vu quando reparamos q o browser estava integrado num Sistema Operativo da dita empresa!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]