gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Gildot on the move
Contribuído por ajc em 08-06-00 15:36
do departamento pelo-menos-vai-ficar-mais-rápido
Gildot Imediatamente após escrever este aviso vou mudar o DNS do gildot.org de modo a que aponte para uma máquina fora da Universidade do Minho. Esta medida destina-se a evitar à U.Minho mais incómodos como o que ocorreu na semana passada. Uma empresa que não gostou dos comentários com que os leitores do Gildot ameaçou a U.Minho com um processo criminal se não se removessem dois artigos que lhe desagradavam.
A argumentação usada pela empresa é perfeitamente ridícula e é claramente uma medida de intimidação contra a UM e o Gildot.

É preciso dizer que a reacção do Departamento de Informática foi exemplar, dando todo o apoio ao Gildot. Desde o ínicio que este projecto foi apoiado pelo DI e sabemos que o continuaria a ser se o Gildot insistisse em continuar lá.

Acontece que esta é a segunda vez em poucos meses que a UM é incomodada por pessoas que querem calar o Gildot. Como entidade pública a UM seria sempre obrigada a analisar formalmente todas as queixas e teria que ter muito cuidado com as suas decisões.

Assim, achamos que a presença do Gildot na UM iria apenas provocar mais situações como a actual e decidimos retirar-nos.

Espero que fique bem claro que esta decisão partiu do Gildot e não do Dep. Informática. Qualquer que seja a evolução futura do Gildot, teremos sempre que agradecer o apoio que o DI sempre nos deu, na pessoa do seu director, mesmo "debaixo de fogo" como agora.

Hoje à noite este Gildot será congelado e o seu conteúdo copiado para uma nova máquina. Enquanto a mudança de DNS não se propagar o www.gildot.org apontará para a máquina congelada. O dot.gil.di.uminho.pt continuará nesta máquina até que ela seja desligada, o que deve acontecer em breve. Deixará então de ser possível aceder ao gildot por dot.gil.di.uminho.pt.

Uma vez na nova máquina voltarei a falar deste assunto e talvez a dar mais detalhes sobre a digníssima empresa que provocou esta confusão toda e em relação ao futuro do Gildot. Quanto a este uma vez mais dou a garantia que, enquanto eu puder influenciar o Gildot, este nunca se tornará comercial. Para já vai para uma máquina de uma empresa, sendo eu pessoalmente a pagar as despesas da sua ligação à Internet. Muito em breve iremos constituir uma "Associação Gildot" e procurar soluções definitivas.

Até breve!

Como se pode ter o seu próprio host ? | Pixar Studios fecham a pagina do DiVX ;-)  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Gildot
  • Também por ajc
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    *sigh* bons velhos tempos... (Pontos:1)
    por Cyclops em 08-06-00 16:29 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    As memorias que isto me tras... mas da ultima vez era um malvado "comedor" de criancinhas...
    Medo, medo, medo !!! (Pontos:1)
    por fog em 08-06-00 17:05 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.fog.nu/
    Estaremos a falar de uma empresa comecada por "C" e terminada em "S".

    Ups, não devia ter escrito isto, vou ser processado.
    Discordo (Pontos:2, Interessante)
    por river em 08-06-00 17:17 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Eu acho que a decisao de cortar o cordao umbilical com a UMinho nestas condicoes e' uma ma decisao. E' uma ma' decisao porque cria um precedente moral para este tipo de situacoes (que cada vez mais vao acontecer). Se a "ofensa" viesse da equipa editorial entao existem mecanismos legais como o direito de resposta (desconheco a situacao legal do Gildot no que toca a lei de imprensa. Esta' registado ?). Se a "ofensa" vem dos utilizadores, esses e' que deviam ser processados. Isto parece-me indiscutivel. Recuar aqui e', repito, um mau passo para o futuro. Compreendo que nestas situacoes a Universidade nao queira entrar em polemicas, e suspeito que a equipa do Gildot tudo fez para resolver a bem este caso. Mas se nao sao as univerisidades a mudar as coisas ninguem as muda.
    Re:Discordo (Pontos:1)
    por sena em 08-06-00 19:01 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://decoy.ath.cx/~sena/
    Não parece que alguém esteja a recuar... Acho bem esta mudança, porque eventuais problemas do género que venham a acontecer passam a ser da inteira responsabilidade do GilDot...

    O único senão que posso encontrar é o seguinte: se a empresa em que o gildot passa a estar receber uma queixa do género da última, não é possivel que essa empresa não seja tão complacente como o DI da UM e que feche logo o GilDot até a situação se resolver? Ou a empresa é de confiança?
    Re:Discordo (Pontos:1)
    por Vitor Domingues em 08-06-00 21:32 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Essa sim é uma questão pertinente, esperemos que sim.
    Qual Empresa? (Pontos:1)
    por Cyclops em 08-06-00 18:59 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Seria possivel saber de que empresa estamos a falar ao certo? E so para eu me lembrar de nao comprar la nada :)

    Um abraco de apoio ao Gildot contra os mangs feios da censura :)
    Re:Qual Empresa? (Pontos:1)
    por nmarques em 09-06-00 15:17 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    hmm, estamos a falar da google.pt :) Podes é fazer um defacezito :) Web Warriors :)
    Nelson Marques
    Qual o IP? (Pontos:1)
    por ruben em 08-06-00 19:05 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Podes dizer qual o IP da nova máquina para podermos ligar lá enquanto o DNS não se actualiza?
    Ruben
    Mudanças... (Pontos:1)
    por asoares em 09-06-00 22:44 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Como aluno da UMinho tenho que dizer que apenas posso concordar com a decisao do Director do DI em apoiar o GilDot.
    Quanta à atitude tomada pelos admins do GilDot (nomeadamente o ajc) apesar de ser, aparentemente, reprovavel (pois pode deixar transparecer algum receio face às acusações) foi uma posição inteligente, já que agora pode "passar ao contra-ataque"...

    Fiquemos pois à espera de desenvolvimentos (pois não sabemos a estoria toda) e vejamos quais os novos caminhos a tomar pelo nosso GilDot.

    -- António Soares
    Re:Mudanças... (Pontos:1)
    por barbatanas em 12-06-00 16:59 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Estou plenamente de acordo com a atitude do ajc. Já é altura do Gil seguir pelas suas próprias pernas, ou vai ter que se justificar perante a UM sempre que alguém se lembrar de enviar um mail a contestar. Estou disposto a contribuir monetáriamente para que o Gil se mantenha online. O ajc que diga para onde se devem enviar os donativos. barbatanas PS - Caro colega Soares, julguei que todos os alunos da UMinho soubessem escrever 'história' correctamente... :)
    força rapazes (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 09-06-00 23:35 GMT (#10)
    é incrível ainda existir censura em Portugal e por parte de uma empresa que só fez #$%$#" pois a ....já sabem!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]