gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Largura de Banda em Portugal (FCCN)
Contribuído por chbm em 02-06-00 22:51
do departamento leeeeeeeeeento
Portugal hgne escreve "Na passagem por Portugal o Bill Clinton elogiou o nosso desenvolvimento tecnologico, sendo este um fanatico pela internet pressuponho que não deve ter estado online em PT, porque senão veria a triste realidade que se vive em termos de bandwidth. " [CONTINUA] [chbm: note-se que isto é só em relação à FCCN]
hgne continua: "
Como exemplo temos as universidades portuguesas. O Instituto Superior Técnico tem de largura de banda 2Mbps, o que permite um downstream de 250 Kb/s. Como o instituto tem cerca de 2500 maquinas ligadas à internet, vamos supor que so 400 estao a ocupar banda, tendo em conta máquinas como mega.ist.utl.pt (com 100 users online em media) mas também que alguns "pedidos" estão em cache no proxy, isto dará downloads a 0.5kb/s
Não sei quem disse que a rccn oferece as linhas as faculdades, se assim fosse tinhamos no ist pelo menos um oc3;) hoje em dia ninguem da nada a ninguem convencem-se disso! Mas continuando... O Administrador fez os seus projectos e acha que o ist com 20Mbps de banda ficava um "luxo", eu pessoalmente acho ridiculo considerar-se um "luxo" ter downloads a 5kb/s. Ok, a noite tinhamos velocidades boas, mas nao se esquecam dos screens "all night stand".
Nunca fui a uma faculdade nos E.U.A, mas uma com 2500 computadores que bandwidth terá?

p.s: Alguem sabe se as faculdades tem uma leased line Point-to-Point ao backbone da rccn, ou se estamos a falar de frame-relay? "

Sun, à prova de bala. | Site da M$ brasil invadido!  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Portugal
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    .pt wonder land... (Pontos:2)
    por Bandit em 02-06-00 23:47 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Boas...

    Pois é.. Portugal é sempre assim a "bandalheira pegada" que é este nosso Portugal. Promessas é tudo o que os cibernautas portugueses ouvem. xDSL mais uma promessa (http://www.centroatl.pt/internet2000/i2000-cong-eduardo_david_pt.html) vamos lá ver se chega... em condições e a um preço acessivel.

    As ligações por cabo em Portugal, eu vejo-as como algo que nos benefeciou de um modo geral... embora muitas criticas já tenham sido feitas.

    O preço de uma linha dedicada.. frame-relay por exemplo custa bastante.. por cada mbps que se peça.

    Restanos esperar.

    hasta
    :::Bandit:::

    Re:.pt wonder land... (Pontos:2, Interessante)
    por NeVErMinD em 03-06-00 13:23 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Boas..

    Ja deu para perceber que tecnologias como cable modem em Portugal nao resulta, isto porque é shared, ou seja estamos dependentes da quantidades de users que usam a mesma linha, e como em Portugal ha poucas opcoes, "correu" tudo para o cabo, resultado, temos um serviço obsoleto que nao responde as expectativas
    Em relacao ao DSL em portugal, estou com um pouco de receio, isto porque é uma tecnologia que depende muito da qualidade da linha (phone line neste caso) e de distancias ao POP, mas tem a vantagem de ser unshared. À uns tempos li que existia em aveiro um projecto piloto de DSL, alguem sabe os resultados?
    Iram disponabilizar DSL para consumo domestico? Quais as bandas? É que nao tou a imaginar, por mais que se pague, uma linha de 1,5Mbps (downstream) num domicilio, Portugal nao esta preparado para isso, mesmo que seja em ADSL. (V/S)DSL deve ser so para o mundo empresarial
    pois,pois (Pontos:2, Engraçado)
    por tourt em 03-06-00 8:50 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O bill clinton é um fanático por internet? Hummm.. Eu imagino...
    Fiber to the home! (Pontos:2, Interessante)
    por fjca em 03-06-00 10:26 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Ah, só um pequeno reparo... Não é o IST que tem 2 Mb de largura de banda, é todo o polo da UTL constituido por IST, Reitoria, ISEG, Serviços Sociais e a parte da FMV que ainda não se mudou para a Ajuda... Ver gráficos aqui:
    Re:Fiber to the home! (Pontos:1)
    por fjca em 03-06-00 10:30 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Oops, faltou o URL: http://ci.isa.utl.pt/ri/riutl.html
    Internet em todo o lado... (Pontos:1)
    por dINAMItE em 03-06-00 16:40 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://utilves.com/ptadmin
    E ainda o Guterres vem dizer que espera q nos próximos dois anos mais de metade da população portuguesa tenha internet em casa, o bacano deve andar a dar nos drunfs...

    BW do IST/UTL (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 03-06-00 16:43 GMT (#7)
    Se o ist tivesse uma politica minimamente decente de rede e nao fosse a anarquia que e' talvez os 2mb/s lhe chegassem, como politica minimamente decente eu considero a obrigacao do uso do proxy para acesso a net, a limitacao de numeros de downloads paralelos, obrigacao do uso dos varios mirrors existentes no ist, limitacao de bw a nivel do utilizador/pc/grupo etc etc...

    SchEmE
    Re:BW do IST/UTL (Pontos:1)
    por MacLeod em 04-06-00 0:51 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Não concordo com a obrigação do uso do proxy para acesso à net, pois se conheces bem o proxy do IST, peca pela velocidade. E mesmo que fosse veloz, se toda a gente se ligasse a ele lá se ia a velocidade ... Faz muito mais sentido a utilização de proxys consoante departamentos, sabendo que grande parte das máquinas fazem parte da rede de cada departamento (por exemplo, deec, departamento de fisica). Assim não se sobrecarregaria uma só maquina. Em relação à FCCN, seria uma boa politica "dividir" o tráfego entre vários proxies, mas não concordo com a obrigação! E a questão dos mirrors é uma questão de bom senso. (Aliás, o "bom" senso da Netcabo demonstra-o ao limitar o acesso nacional com um volume 20 vezes maior de tráfego nacional em relação ao tráfego internacional).
    Re:BW do IST/UTL (Pontos:1)
    por taf em 04-06-00 23:17 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    perái !!! decente seria no mínimo 2mb/s para CADA 2 utilizadores !!! será utópico ou apenas sonhar por um futuro ?? e olha ... 0.5 kb/s é mais que akilo que eu normalmente lá costumo apanhar ...
    Realmente, nunca deves ter ido aos states :) (Pontos:0, Despropositado)
    por wildcoyote em 03-06-00 19:32 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Nunca ouviste falar nas velocidades *loucas* q os users da AOL'conseguem? ;D tenho amigos meus q já lá tiveram..e..fikaram realmente muito impressionados'com os seus 0.xkb/s :D lol
    Re:Realmente, nunca deves ter ido aos states :) (Pontos:1)
    por Presley em 03-06-00 19:56 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Mas também tens de perceber que lá fora é tudo melhor do aqui dentro.
    A isto chama-se "pensar em português".
      Mas se não nos queixarmos, nunca teremos nada de jeito, não é verdade?
    Re:Realmente, nunca deves ter ido aos states :) (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 03-06-00 20:55 GMT (#10)
    Realmente os teus amigos de la devem ser nabos o suficiente assim como tu... ja exprimentaste fazer um traceroute para um cena qq la? ja reparaste no delay ke tens ate la e depois no delay ke tens ja depois de entrar nos states? Basicamente a AOL n e' um exemplo que devas seguir... SchEmE
    Re:Realmente, nunca deves ter ido aos states :) (Pontos:1)
    por wildcoyote em 04-06-00 21:14 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    oh coyote..és sempre a mesma merda.. ng te curte pah! nem o palhaço do scheme! Não tens vergonha? todos tem pelo menos 1 ponto e tu nem isso! "despropositado" deita-te ao rio... por cW heterónimo_de_vcs_sabem_quem
    Re:Realmente, nunca deves ter ido aos states :) (Pontos:1)
    por wildcoyote em 04-06-00 21:16 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    damn cookies! nem as piadas saem bem... *g* more flames to come.. :))
    Re:Realmente, nunca deves ter ido aos states :) (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-06-00 23:46 GMT (#20)
    este gajo e' seriamente parvo! flama-se e a ele proprio e so' depois e' que repara que tava a responder com a sua propria handle.. errr! ah sim, e depois culpa os cookies... oh jovem, ora repara bem num quadradinho la' em baixo que diz SUBMETER ANONIMAMENTE. rings a bell? good grief! e ias-te flamar em termos tao violentos para que? para o ppl ter pena de ti apoiar-te e ficares bem visto? get real!
    largura de banda em portugal (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 04-06-00 11:18 GMT (#12)
    a razão mais forte da escassez e alto preço da largura de banda tem sido uma politica deliberada de protecão à PT até 1999 e agora à EDP, BRISA, REFER, etc. que dispõem de condutas ou fibra óptica instalada em meios públicos (nossos porque são empresas concessionárias do estado) mas que o governo do sr. Guterres não obriga a disponibilizar aos restantes cidadãos. Por isso a ladainha do primeiro-ministro e do ministro da ciência é hipócrita e eles sabem isso bem !
    2Mbps (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-06-00 9:21 GMT (#16)
    É uma chatisse quando uns se queixam que partilham 2Mbps com milhares de users numa univ. e outros partilhem 2Mbps com 6 pessoas no escritório :)
    Deus dá nozes a quem não tem dentes... thank u God! ;)
    IST: não chegam os 10 milhõenzitos do papá Guta? (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-06-00 14:24 GMT (#17)
    Bolas... esta thread parece o muro de lamentações do IST... não vos chega serem a universidade mais despudoradamente favorecida nos financiamentos que há bem pouco tempo já andava na ordem dos 10 milhões de contos num ano?? Já não vos chega que o Guterres por coincidência ex-IST vos faça a papinha toda?? Também queriam acesso prioritário à RCCN se calhar??? Grow up, kids!! Fora o portugal único!!!!!!!!
    Re:IST: não chegam os 10 milhõenzitos do papá Guta (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 05-06-00 19:30 GMT (#18)
    Eu queria é que gente como tu permanece-se calada!
    IST era um exemplo, achas que as outras faculdades a situacao é muito diferente? (Scheme nao venhas com historias do isel pk isso tb sucka, e administar meia duzia de maquinas eh diferente de administrar cem)
    Acho que pela velocidade do gildot tb da para ver que a uminho tb sofre do mesmo..
    Quanto ao "Grow up, kids", normalmente sao os proprio kids que o dizem, e tu para kereres particularizar a thread apenas ao ist, podes ser big, mas eh um big anormal. Deixa-me adivinhar, nao conseguiste entrar no ist.. dor de cotovelo eh f*dida
    Movam-se para outros meios (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 06-06-00 0:15 GMT (#19)
    Isto chegou ao meu conhecimento, por meio de docentes da minha universidade, que a Oni, a Novis e a Jazztel, bem como outras, que propoem a mudança da RCCN para linhas deles. E os preços a pagar não diferem muito... Apenas na velocidade e suporte técnico. Experimentem tentar a rede da FCCN para aceder a sites no estrangeiro (Corel, por exemplo) e quase de certeza têm respostas dos proxys da FCCN (Porto e Lisboa) a dizer que não conseguem ligação...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]