gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Som & MIDI para Linux
Contribuído por dario em 04-05-00 9:17
do departamento para-o-verdadeiro-artista
Musica Os melómanos da audiência ficarão certamente satisfeitos com a página Sound & MIDI Software for Linux. A lista do software disponível é bastante completa e impressionante!

Audioton: deck de mp3 para sala... | Apache.org defaced  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Sound & MIDI Software for Linux
  • Mais acerca Musica
  • Também por dario
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    MP3 em Linux (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 04-05-00 13:21 GMT (#1)
    Estive a ver a seccao sobre encoders de MP3, e vi que existem varios. Alguem tem alguma experiencia sobre qual e' o melhor?
    Re:MP3 em Linux (Pontos:2)
    por chbm em 04-05-00 14:28 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Dos "free" os dois que interessam (mais :)) é o LAME e o GOGO. O LAME é o mais rápido/melhor dos baseados no código da norma. O GOGO é o LAME com algumas rotinas reimplementadas em mmx/3dnow (mais rápido ainda) mas a última vez que vi a qualidade do resultado era um pouco pior porque estava algumas versões atrás do LAME. Existe também o NOTLAME que é mais um derivado do lame que supostamente melhora a qualidade do som, mas nunca testei por isso não me digo nada :).
    Resta o Blade, que não é mau mas não chegava ao lame (a última versão que vi foi à cerca de 6 meses) e o 8hz. O 8hz foi logo o primeiro, deixou de ser distribuido, voltou a ser distribuido e teve alguns problemas com os senhores Fraunhofer. Honestamente, acho o 8hz uma treta :)

    Em relação aos pagos, o mp3enc original do fraunhofer é muito bom até 128kbps stereo mas a partir daí fica atrás dos baseados no codificador de referencia. O Xing antigo fazia muitas aldrabices para ser mais rápido, o que resultava num som tipo rádio AM. Parece que o Xing mais recente é bom mas nunca testei.
    Re:MP3 em Linux (Pontos:1)
    por dario em 04-05-00 14:49 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Da experiência que tenho, o LAME também me parece ser o melhor codificador livre disponível actualmente. O BladeEnc é bastante mau a taxas menores ou iguais que 128kbps, enquanto o LAME produz resultados quase tão bons como o Fraunhofer com essas taxas.
    Curiosamente, ainda não encontrei nenhum teste *recente* que compare os diversos codificadores a taxas mais elevadas (160, 192, e acima). O BladeEnc garante que é melhor que o Fraunhofer, mas o LAME contrapõe que o modelo psico-acústico do padrão ISO (usado no BladeEnc) tem várias deficiências.
    Ainda por cima, utilizando taxas mais elevadas não é fácil notar qualquer diferença, sobretudo com toda a distorção introduzida pela placa de som e colunas pindéricas que equipam os computadores típicos.
    Mas talvez seja uma boa ideia lançar esta discussão no Gildot! Seria um bom tema para "Pergunte ao Gildot", não?
    Re:MP3 em Linux (Pontos:1)
    por su- em 04-05-00 18:13 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Também ainda só experimentei o BladeEnc e o NotLAME: o NotLAME é sensivelmente duas vezes mais rápido que o BladeEnv e a qualidade também me parece ser boa.
    Re:MP3 em Linux (Pontos:1)
    por ShadowMan em 05-05-00 13:42 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Pra mim o melhor e mais rapido encoder de MP3 eh o GOGO. Ponto! E pra quem quer ripar CDs inteiros de uma soh vez com um bom interface tem o ripperX (em GTK).

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]