gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Duas da nvidia
Contribuído por chbm em 26-04-00 23:10
do departamento drivers-e-sem-drivers
Hardware ThE_KiLLeR escreve "Finalmente a nvidia lançou drivers *BETA* GLX para o xfree 4.0 link resta saber até que ponto com estes drivers o xfree consegue competir com o windows em termos de performance / qualidade " shakazulu escreve " Numa das minhas viagens pela net fui encontrar esta curiosa notícia sobre a Nvidia e o seu último producto a GeForce, placa maravilha - análise da GeForce"

Internet por satélite - de novo | Bug no script de limpeza da /tmp do SuSE Linux  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • ThE_KiLLeR
  • link
  • análise da GeForce
  • Mais acerca Hardware
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    GeForce *2 GTS* (Pontos:2, Interessante)
    por Dehumanizer em 26-04-00 23:38 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    A nova placa é a GeForce 2 GTS, aka NV15. Não confundir com a GeForce "antiga", a NV10. A NV15 só saiu de NDA ontem (dia 26 de Abril), tendo a Creative Labs, Elsa & cia já anunciado placas com este novo chipset.

    Ou seja, as Creative Labs Annihilator Pro e semelhantes que podemos encontrar na Fnac, por exemplo, são GeForces "originais" (NV10), a geração a seguir à TNT2. As "novas" NV15 ainda devem demorar a chegar aí... um mês, talvez, e são a geração a seguir.

    Mais um golpe para a 3dfx, uma vez que esta placa sai *antes* da Voodoo 5 5500, que supostamente iria competir com a GeForce... a geração anterior! :)

    A ATI também anunciou recentemente o seu novo chipset Radeon 256, menos potente que a GeForce 2 GTS, mas que como habitualmente na ATI tem montes de coisas a ver com vídeo, DVD, etc.. Ah, e drivers péssimos. :)

    A Matrox, por seu lado, vai lançar em breve a G450, da qual não sei pormenores, mas parece que é uma G400 melhorada. Não pretende, portanto, competir com a nova geração de placas, sendo esse desafio para a G800, que aparecerá lá para Setembro.

    A 3dfx... francamente, não sei se depois desta vão continuar por aí. A única placa anunciada por eles que pode competir em "raw power" com a GeForce 2 GTS é a Voodoo 5 6000... que custará $600 (120 contos). O modelo imediatamente abaixo, a Voodoo 5 5500, como disse anteriormente, era para competir com a GeForce, que saiu há 8 meses atrás...


    "Nada é tão grande que não possa ser comido." - Garfield
    Benchmarks (Pontos:1)
    por su- em 27-04-00 0:31 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Segundo li num artigo da linuxgames.com, eles fizeram benchmarks e a velocidade dos drivers em Linux /XF4 era aprox. igual à performance em Windows (Quake3).

    Como os drivers ainda são beta, é natural que a performance ainda venha a melhorar ligeiramente.

    No artigo da linuxgames eles fartam-se de reclamar dos drivers serem closed-source, mas no site da NVidia encontrei vários tipos de RPMs, incluindo dois com código fonte.

    No entanto, não cheguei a fazer download das sources para ver o que realmente tinham lá dentro, porque a ligação para o site deles estava mesmo lenta...

    su-
    Demasiado beta (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 27-04-00 10:35 GMT (#3)
    Ontem a' tarde resolvi instalar o X4 e os drivers da nvidia que (finalmente) viram a luz do dia. O X4 foi agradavelmente facil de instalar/configurar, assim como os drivers da nvidia, em termos de 2d a diferenca de performance e' assustadora.....o conjunto X4+drv nvidia e' extremamente rapido. Quanto ao opengl nao posso dizer propriamente o mesmo. Tentar correr o q3 teve como resultado n crashes do X, ou seja, nunca consegui jogar. Apesar de tudo a aceleracao 2d foi bem vinda, e la' terei que esperar por uns drivers opengl q sejam - beta q estes.
    Re:Demasiado beta (Pontos:0)
    por Anonimo Cobarde em 27-04-00 11:03 GMT (#4)
    Constou que o X só estouira quando se muda de resolução enquanto o GLX está em funcionamento.
    Re:Demasiado beta (Pontos:1)
    por ekstassy em 27-04-00 22:46 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    ehehe... :D (sorriso maroto) eu tb tive os mesmos crashes que tu... mas esses crashes nao se devem ha instabilidade dos drivers, mas sim ah falta de documentacao nos README's... depois de ter instalado os .tar.gz, esses tais crashes ocorreram... eu, pensando q tinha posto algum file num directorio errado, fui buscar os RPM's. Ora, depois de confirmar que o libglx.so nao devia estar no /usr/X11R6/lib como eu o tinha posto, mas sim no /usr/X11R6/lib/X11/modules/extensions, pensei q tudo iria funcionar... la tentei outra vez o quake3... sem sucesso... ate q fui ao tal directorio dar uma espreitadela e reparei q os outros fixeiros todos tinham a extensao .a e o libglx era .so... fiz simplesmente um ln -sf libglx.so libglx.a e maravilha :) quake3 com optima framerate. Ainda nao esta comparavel ao Windows, mas esta 200% melhor ao anterior... ! espero q isto ajude a mais alguem :)
    Viva o espirito dos utilizadores do Linux (Pontos:1)
    por Shadow em 28-04-00 12:01 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Quando ha' uns tempos li que os proximos drivers da nvidia nao iriam ser open-source, a primeira coisa de que me lembrei foi vender a minha TNT e arranjar uma Matrox, ATI ou coisa parecida. Isto porque ambas teem drivers completamente open-source (o que provavelmente acontece porque as companhias nao teem, pelo menos por enquanto, contratos com a M$ -- X-Box, anyone ? :D), e porque ambas teem placas razoaveis (melhores que a que eu tenho agora). Nao e' que a minha TNT nao chegue para o que eu quero, e' que simplesmente acho que a nvidia esta' a lixar os "fieis consumidores", e alguns deles ainda parecem gostar disso.

    No entanto, decidi esperar para ver o que e' que a nvidia ia fazer. Afinal, foram a primeira companhia a lancar drivers open-source para os produtos deles, apesar de serem horrivelmente lentos e nao funcionarem muito bem. Podia ate' ser que com companhias como a Matrox a publicar os specs dos seus chips, a nvidia fizesse o mesmo, mas nada. Parece que esta historia toda do Linux foi mesmo so' para vender mais umas placas a alguns incredulos que pensavam que iam poder usar a sua placa para jogar Q3.

    O que eu nao entendo e' como e' que nao ha' ninguem descontente com esta situacao. Fomos pela 3a vez enganados pela nvidia: 1 - Codigo obfuscado no XFree86 (que eventualmente desapareceu, mas mostra bem as intencoes da nvidia); 2 - Drivers open-source lentos e horriveis que nao davam informacao suficiente para criar novos drivers; 3 - Drivers closed-source. O suporte da nvidia esta' a decrescer, e sem specs nao podemos sequer ter a certeza de que estes nao vao ser os ultimos drivers para Linux. Nao e' que a existencia de drivers mesmo closed-source de qualquer companhia nao seja bom, mas no caso da nvidia isto acaba por ser mau sinal: ja' tivemos drivers open-source, por muito maus que fossem, e agora nao ha' source para ninguem.

    A meu ver, o Linux corre neste momento o risco de se tornar em outro Windows. Ninguem se importa com os tao falados ideais que sao supostamente defendidos pela comunidade Linux, o que toda a gente quer e' jogar Q3 com drivers closed-source. Para isso ja' ha' o Windows, acho eu...

    Nuno Subtil

    Benchamarkes e performance.. (Pontos:1)
    por ThE_KiLLeR em 28-04-00 13:08 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    A performance do quake 3 em linux é identika á do quake 3 em windows.. porem ainda muitos bugs residem nomeadamente um grandissimo pois é impossivel mudar a resolução do jogo ou opções graficas

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]