gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Sun pode vir a processar a MS
Contribuído por chbm em 06-04-00 9:59
do departamento dos-advogados
News Segundo a ZDNet a Sun pode vir a processar a MS com base nas conclusões do Juiz Jackson. O objectivo do processo seria recuperar perdas na area do Java provocadas pelas práticas monopolistas da MS.

UMTS, GPRS | Novidades do Red Hat 6.2  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • ZDNet
  • ZDNet
  • Mais acerca News
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Processo aki processo ali (Pontos:1)
    por Vitor Domingos em 06-04-00 10:56 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Agora e moda andar a processar empresas, principalmente nos estados unidos. Como sabemos a ms anda sempre com processos, e agora abriu-se um procedente ao monopolio. Outra coisa que foi referida e que o sistema judicial podera nao aplicar alguma coima, nem tao pouco fazer nada. Vejamos: Se o sistema aplicar alguma multa, a ms e obrigada a agir. E age como ? Com a divisao de si mesma em 3 companhias. Ou seja, temos a ms cotada em bolsa, agora imaginamos 3 ms cotadas! Uma coisa em grande. Se 1 ms incomoda mta gente 3 ms´s incomodam mto mais. Entao ai o governo esta a ter um grande problema. Ninguem gosta de provocar o homem mais rico do mundo e a empresa mais rica. E ainda com uma ameaca de condenar mais os mercados se a ms for dividida. Solucao para o problema? Nao aplicar nada a ms, para que ela nao se divida e ai sim monopolize o mercado. IMHO...
    Re:Processo aki processo ali (Pontos:2, Esclarecedor)
    por ajc em 06-04-00 11:43 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Essa é uma visão muito simplista...

    Se a M$ fosse dividida, se-lo-ia de modo a que as 3/4 Baby-M$s fossem completamente independentes entre si.

    Os accionistas receberiam acções de cada uma, mas a partir daí o preço dessas acções passaria a depender exclusivamente dos resultados de cada empresa. Por exemplo: a empresa dos sistemas operativos não poderia deixar de ser lucrativa para beneficiar a empresa das aplicações, ou o preço das suas acções caía. Isto poderia ter que levar a um aumento do preço do Windows.

    Por outro lado, a empresa de aplicações deixava de ter interesse em depender de apenas um fabricante de sistemas operativos, que até já não lhe daria informação sobre características secretas do sistema.

    Isto não quer dizer que a M$ deva ser dividida. Eu acho que não. A solução ideal para o problema já foi enunciada há meses pelo Sto Ignúcio himself, Richard Stallman: obrigar a Microsoft a publicar todas as APIs, protocolos e formatos de ficheiros que usa, e manter sempre essa informação pública e actualizada.

    Quais seriam os efeitos: Wine a funcionar, todos os programas Windows a correr em Linux; filtros exactos para transformar documentos de todo o tipo em coisas legiveis; compatibilidade entre aplicações da M4 e da concorrência, inclusivé em Linux.

    mais importante do que parece (Pontos:1)
    por vaf em 06-04-00 19:17 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Este tipo de 'acusaçõezinhas' que agora se fazem à MS, são mais importantes do que se pode pensar.

    Com a assunção de que a MS é *de facto* monopolista, é uma chave fundamental no processo de qualquer empresa contra a Microsoft. Até aqui ainda se teria de passar por um longo martírio de tentativas de convencer aqueles senhores juízes que pouco ou nada percebem destas coisas das TIs, até que se pudesse assumir que a MS era monopolista.

    Agora, que isto já é um facto, pode-se concentrar os processos nas coisas importantes: aquilo que MS fez à empresa que move o processo. E deixar as questões paralelas (não por isso menos importantes), uma vez que estão já provadas.

    E, moralmente, consegue-se a justiça possível: a MS foi declarada culpada. Para que se dissipem as dúvidas dos mais atadinhos intelectualmente inertes.

    Agora, quando ouço o BillGat~1 ou o SteveBal~1 a falar na CNN, sei que muitas mais pessoas dizem:
    "Olha aquele palhaço com a mania que sabe tudo..."
    sei que muitas mais pessoas (talvez inconscientemente) simpatizam com o Linux/Netscape/opensource
    sei que muitas mais pessoas abriram melhor os olhos.

    Estou mais feliz (dentro do possível, claro que não vivo para isto... :-) )

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]