gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
FreeBSD 5.4
Contribuído por AsHeS em 10-05-05 19:26
do departamento das releases
Free BSD Ancestor escreve "Já está disponível o FreeBSD 5.4-Release. Nesta release destacam-se as múltiplas alterações/correcções para melhoria da estabilidade do sistema (nomeadamente a correcção de um bug nos sistemas SMP, suporte melhorado para máquinas com mais de 4Gb de RAM, e melhorias em múltiplos drivers de rede). Destaca-se também a inclusão do CARP, um mecanismo de redundância criado pela equipa do OpenBSD. Para mais informações e lista de mirrors consulte o anúncio oficial. "

trouble@Google | Novell adquire Immunix, Inc  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • anúncio oficial
  • Mais acerca Free BSD
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    bits por cá (Pontos:1)
    por quantum em 10-05-05 22:43 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Não está listado no anúncio oficial, mas por cá está disponível em ftp://ftp.pt.freebsd.org/.disk2/FreeBSD/releases/i386/ISO-IMAGES/5.4/
    CARP... (Pontos:1, Informativo)
    por tonidosimpostos em 10-05-05 23:23 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O Carp é extremamente interessante. Em 5 minutos configura-se um sistema redundante, com sincronização dos estados. O teste que fiz o OpenBSD, tinha uns 1-3 segundos de perda de ligação, mas também eram duas máquinas VMWARE a simular o queluster !

    Alguém conhece um sistema de sincronização dos esstados para Linux ? A última ronda que fiz não existia nada semelhante... É que StoneBeat faz-se pagar muito bem, apesar de ser muito bom :)

    SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !

    Heartbeat ?? (Pontos:1)
    por r00tamos em 11-05-05 1:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Boas

    Não estou propriamente dentro do assunto, mas o SUSE LINUX Enterprise Server 9 trás um sistema para clusters chamado Heartbeat, que faz parte do projecto Linux-HA, e pelo que pude ler na página, deve ser isto que andas a procura.

    Aqui

    Re:Heartbeat ?? (Pontos:1, Esclarecedor)
    por tonidosimpostos em 11-05-05 2:40 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Quando verifiquei, não fazia (e ainda não faz) a sincronização dos estados. Claro que estou a falar de firewalls, porque para clusters web e afins, deve funcionar sem problemas. Também há uma ou duas implementações do VRRP que parecem ser interessantes. No entanto para firewalls, e de borliú, só mesmo o CARP (com sincronização de estados claro).

    SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !
    Re:Heartbeat ?? (Pontos:1)
    por r00tamos em 11-05-05 9:59 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Segundo estive a ler, supostamente já existiu um OpenVRRP, mas entretanto desapareceu o projecto e o próprio domínio. Olhando para o nome, será que também pertencia a equipa que desenvolveu o CARP?

    Ora, e como o assunto até me despertou algum interesse, andei a investigar e afinal já houve alguém que implementou o CARP em Linux, não embutido no kernel, mas a correr em userland, o que já não é mau. Vê aqui (UCARP).

    Já agora, para os interessados, aconcelho a leitura deste artigo do Ryan McBride “Firewall Failover with pfsync and CARP”.

    Re:Heartbeat ?? (Pontos:2)
    por Ancestor em 11-05-05 10:46 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    O grande problema da utilização do VRRP é que é um protocolo proprietário. Pelo que sei existiam pessoas a tentar implementar uma solução livre de VRRP, mas acabaram por ter problemas com a falta de "abertura" por parte da CISCO. Daí surgiu o CARP.


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    Re:Heartbeat ?? (Pontos:1)
    por sunfarmjp em 12-05-05 18:26 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Sem dúvida que os teus posts são bastante pertinentes e quiçá de alguma utilidade, no entanto “aconcelho” que o conselho apresentado seja revisto. :-)
    Re:CARP... (Pontos:1)
    por pires em 11-05-05 8:32 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    não podemos esquecer o pfsync (sincronizador de regras do packet filter pf), que no caso em questão, ou seja, firewalls, é o único open-source existente AFAIK. o netbsd também está a seguir o mm caminho :-)
    After all, we're all alike!
    Re:CARP... (Pontos:1, Interessante)
    por tonidosimpostos em 11-05-05 22:41 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    exacto eu falava essencialmente da combinação carp/pfsync ! my fault :) o pfsync é que faz a sincronização de estados entre os nós... para já é o único de borlix a fazer isto !

    SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !SLB !
    Re:CARP... (Pontos:3, Engraçado)
    por null em 11-05-05 23:49 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Eu percebo, o pagantix dá problemas, muahahah.

    O som oculto nos posts do toini

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]