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Um "First Person Shooter" em... 96Kb...?..?!...
Contribuído por vaf em 19-04-04 17:18
do departamento comprimidos-anti-depressivos-comprimidos
Tecnologia dmaster escreve "Exactamente isso que leram no assunto. Um FPS em 96Kb! E não estamos a falar de uma sala com umas colunas pelo meio...
60 Kb de código mais 36 Kb de dados preciosamente comprimidos num executável diminuto graças a algoritmos de compressão de geometria e texturas. Numa palavra: Impressionante.
Para os cépticos, sim, é real".

SMTP+SPF | Portugal 1111 : Já se compra!  >

 

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Referências
  • Um FPS em 96Kb
  • é real
  • Mais acerca Tecnologia
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Screenshots (Pontos:2)
    por 4Gr em 19-04-04 17:38 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Screenshots aqui

    Numa palavra: impressionante. Lembra-me aqueles filmes de 50k em OpenGL que foram feitos para um concurso de programaçãom com quase 10 minutos de filme..

    Dominus vobiscum
    DirectX :-( (Pontos:1)
    por coder em 19-04-04 17:40 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    interessante... só é pena ser closed-source e usar DirectX em vez de OpenGL.
    mais um Windows-only...
    Quem é que conseguiu instalar e jogar? (Pontos:1)
    por tourt em 19-04-04 17:41 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Puxei o ficheiro zip e corri o executável pno0001.exe. Apareceu-me uma imagem (fullscreen) toda em preto e com uma barra progressiva branca. Deve ter chegado aos 5% e depois desapareceu. Simplesmente não funciona no meu. E parece que não fui o único a ter problemas.

    É pena!

    Cumprimentos
    Artur Martins

    ----------
    cat /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage > /dev/dsp, and the voice of god will be heard.

    Re:Quem é que conseguiu instalar e jogar? (Pontos:2)
    por PRE em 19-04-04 17:47 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    "Precisa de pixel shaders para correr. Acho q dá problemas nas gf's, pelo menos ppl q conheço não o conseguiu correr (ou com problemas) numa gf. Mas, aqui na ati funcionou bem." -- Tirado daqui.
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog
    Re:Quem é que conseguiu instalar e jogar? (Pontos:1)
    por tourt em 19-04-04 21:14 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    eheh... E logo eu que tenho uma ATI? Que azar!

    Cumprimentos
    Artur Martins

    ----------
    cat /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage > /dev/dsp, and the voice of god will be heard.

    Re:Quem é que conseguiu instalar e jogar? (Pontos:1)
    por DeadKill em 20-04-04 0:40 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://pcoelho.no.sapo.pt

    Viva!

    Pelo menos numa Geforce 5600 corre. Um pouco aos saltos, mas por 96K é excecpcional. Faz lembrar os demos de 64K.

    Cumprimentos: Pedro Coelho


    Re:Quem é que conseguiu instalar e jogar? (Pontos:1)
    por seg_fault em 19-04-04 21:24 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Num Athlon XP 2600 e Radeon 9200 Slow Edition corre... mas devagarinho.

    Está engraçado, mas prefiro de longe os demos de 64kb e afins dos mesmos gajos (farbrausch).
    Muito bom .. realmente ... (Pontos:2)
    por Esqueleto em 19-04-04 17:48 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com
    Ainda à uns tempos com uns amigos reviamos o tempo que os computadores tinha 48Kbytes de memória e fazia-se jogos que nos deixavam pregados à consola Horas e Horas a fio.

    Eram jogos com poucos efeitos especiais, mas, com imensa história.

    Com o surgimento desta tecnologia, chegou-se à conclusão que podemos er qualidade em pouco espaço... e grandes computadores não é obrigatoriamente sinónimo de Evolução, mas sim, melhores algoritmos e melhores programadores.

    Como à uns tempos ouvi uma frase da comunidade Linuxer: "486 é um excelente computador para deitarmos fora"

    O meu único senão foi: não consegui experimentar ... mas com o aparecimento desta tecnologia, e a sua futura colocação na comunidade openSOURCE, podemos portar para openGL e ter também essa maravilha para sistemas abertos.

    (())
    Esqueleto
    Re:Muito bom .. realmente ... (Pontos:2)
    por smsp em 20-04-04 11:13 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Bom, primeiro, nenhum computador é bom para deitar fora; segundo -- e se não estou em erro (não RTFA, confesso) --, o jogo gera as texturas da primeira vez que é corrido para ficheiros que ficam pelo disco, logo é necessário o espaço de qualquer forma. Não tenho a certeza disto, só li o artigo por alto no slashdot uns dias.

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Muito bom .. realmente ... (Pontos:2)
    por higuita em 20-04-04 18:34 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Bom, primeiro, nenhum computador é bom para deitar fora;

    bem isto e' recliclar...
    melhor e' reaproveitar...

    ja' instalei uma data de 486 como firewalls, placas de rede ISA que estao a ganhar po', uma disquete com o floppyfw ou afins, ou se quiseres algo mais evoluido, um disco de 200Mb e' enorme

    print servers tambem sao uma boa solucao, assim como servidor de dhcp, servidor de dns interno e muitos outros pequenos servicos, mas uteis

    tambem servem como pequenas consolas, varios jogos de DOS ou de linux, no disco ou arranque de CD...

    um 486 ainda sao maquinas uteis, pena que as placas ISA estejam quase a acabar 8)

    Higuita
    Re:Muito bom .. realmente ... (Pontos:2)
    por racme em 20-04-04 11:21 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://tinyurl.com/2zvku
    Como à uns tempos ouvi uma frase da comunidade Linuxer: "486 é um excelente computador para deitarmos fora"

    quem diz isso nao sabe o que diz.
    por exemplo algumas distros ainda lancam os seus official packages pra esta arquitectura, abandonando definitivamente os 2/386 mas 486 e' tanto viavel pra pqno server, gateway como ate pra desktop, e tu com x (precissas e' de +32 ram) e com xlib e svgalib consegues desenvolver muitas coisinhas boas.

    O meu único senão foi: não consegui experimentar ... mas com o aparecimento desta tecnologia, e a sua futura colocação na comunidade openSOURCE, podemos portar para openGL e ter também essa maravilha para sistemas abertos.

    se esse fpshooter bater as malhas da comunidade oss e alguem o portar pra ogl, e se tiveres em cima da cena apita aqui.





    make world && !war;
    Sem palavras (Pontos:1)
    por TV_Brinca em 19-04-04 18:19 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Só quando vi os screenshots é que me apercebi do trabalho magnífico que o programador fez em apenas 96KB. Uma verdadeira obra de arte. Este programa devia ser aberto para podermos compreender as maravilhas que ele usou. Faz-me lembrar os antigos relojoeiros Suiços. Sem palavras.
    Pfff... (Pontos:1)
    por soska em 19-04-04 18:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Realmente é bonito.
    Já tinha "brincado" com isto 'a uns dias, e fez-me logo lembrar o ppl da demoscene que, em 50Kb fizeram bem melhor em termos gráficos (no entanto, sem interacção com o user)
    Papa é RAM que sa farta... :)


    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Re:Pfff... (Pontos:2)
    por CrLf em 19-04-04 23:15 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Pois, e eles não tinham uma biblioteca de som e gráficos de largos megabytes para os apoiar.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Pfff... (Pontos:1)
    por soska em 19-04-04 23:35 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Desculpa, mas não percebi se o teu post foi irónico ou não.


    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Re:Pfff... (Pontos:2)
    por mlopes em 20-04-04 9:47 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Irónico??? Nunca, quando muito sarcástico, apesar de verdadeiro ;)

    "Para mim a tecnologia é como as tangerinas, na medida em que não consigo fazer uma analogia decente sobre nenhuma das duas neste momento" Scott Adams

    Re:Pfff... e Request For Links (Pontos:2)
    por CrLf em 21-04-04 0:38 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Não percebo onde está a dúvida. Eu dizia que era mais complicado fazer o que eles faziam na altura, dado que toda a infraestrutura tinha de estar no próprio executável. Era incrível as maravilhas que se viam em demos de 4K...

    Já agora, ninguém sabe onde se podem sacar demos dessas? Antigamente existiam uns repositórios mas eu nunca mais consegui dar com eles...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Pfff... e Request For Links (Pontos:2, Informativo)
    por soska em 21-04-04 11:22 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Uma grande verdade, sim senhor.
    Podes sempre tentar no scene.org.


    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Equilibrio é a palavra! (Pontos:1)
    por mullog em 19-04-04 21:37 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    É realmente um feito interessante conseguir tanto em tão pouco espaço, mas nos computadores mais é menos e menos é mais. Ou seja, para ter um programa tão pequeno o algoritmo tem de ser extremamente consistente e dependente(sendo daqueles algoritmos que uma pequena mudança provoca resultados imediatos), mas também puxa mais pela máquina, já que tem que criar espaço para toda a enorme quantidade de dados de saída dos cálculos(ocupa mais RAM) e também um processador(e placa) suficientemente rápidos para permitir uma experiência transparente ao utilizador. Portanto sim, é interessante, mas um bom programa é aquele que equilibra o uso das capacidades da máquina e a rapidez necessária para acompanhar o utilizador.
    ----- Só há 10 tipos de pessoas no mundo: os que sabem binário e os que não sabem.
    Off-topic (Pontos:2, Informativo)
    por mullog em 19-04-04 21:38 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Já agora, alguém sabe porque é que o startux.org fechou. É que hoje fui lá e fui surpreendido com o RIP, e tenho curiosidade em saber o que se passou. Desculpem o off-topic.
    ----- Só há 10 tipos de pessoas no mundo: os que sabem binário e os que não sabem.
    Re:Equilibrio é a palavra! (Pontos:2)
    por Arrepiadd em 19-04-04 23:26 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    Mas penso que o objectivo aqui não é fazer algo equilibrado. É mostrar o quanto pode ser feito em pouco espaço. Até porque atingindo o tal equilíbrio que falas, este jogo ocuparia (eu ainda não vi, por isso é um bocado ao calhas) 10 mb, correria num P3 a 600 MHz só que depois, era um jogo sem nada de especial. Teria um nível e não passaria de mais um miniprojecto. Assim, enfiado em 96 KB mostra o nível que as coisas podem atingir, até porque em 96 KB nós nem enfiamos um JPG e estes gajos têm um jogo!!


    Desmistificando.. (Pontos:2, Interessante)
    por voxvirus em 21-04-04 12:04 GMT (#23)
    (Utilizador Info)

      Não vou negar de maneira alguma que este è um feito incrivel, o de por um FPS desta categoria em 96k, mas refrescando a memória aos distraidos, não são quaisquer 96k, mas sim 96k de código assembly com linkagem aos recursos fornecidos plo directx9 (uma biblioteca multimédia de varios megabytes).

      Continuo a achar mais incriveis os jogos 64k (sem recursos externos) produzidos em CONS tipo a assembly party, ou outras do género.

      Mas como já disse, este é um magnifico trabalho de programação (e principalmente algoritmia, plo que deu para perceber) que deve ser louvado. È pena não ser opensource.

     

     

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