gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Google X Privacidade
Contribuído por scorpio em 06-04-04 14:37
do departamento .
Big Brother is watching you Mandrakero escreve "Com os novos serviços do Google (Orkut, AddSense e o futuro GMail) além do próprio mecanismo de busca e serviços ainda por vir possibilitam ao Google juntar uma grande quantidade de informações sobre seus usuários. Com isso, por uma lado, o Google poderá oferecer melhores serviços, por outro lado coloca em risco a privacidade dos usuários.
O que vocês acham disso? É bom ou ruim para os usuários?
Esta discussão pode ser vista com outros detalhes e links no blog Bibliotecários Sem Fronteiras. "

Site da DGCI a 95% | XI Jornadas de Informática de Gestão da U.Minho  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mandrakero
  • discussão
  • Bibliotecários Sem Fronteiras
  • Mais acerca Big Brother is watching you
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Bem .. que é um ataque à privacidade ... é mesmo.. (Pontos:2)
    por Esqueleto em 06-04-04 17:00 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com
    Viva

    à muitas coisas que nos acontece diáriamente que nos ataca a privacidade e que não nos damos a devida importância.

    Para quem tem Cartão de Crédito e faz movimentos mensais e paga sempre a horas várias vezes por ano irá ver o seu plafom de crédito aumentar. Como é que a instituição de crédito sabe disso?? Simples, porque usou processos que identificam que o seu plafom é baixo para as suas necessidades e nos propões um crédito maior.
    Não é uma atentado à privacidade??? Bem, neste caso como é para nosso benefício ninguém faz manifestações.

    A mesma coisa acontece com os nossos bancos que de tempos a tempos, e consoante uma análise à nossa conta bancaria nos vêm propor produtos bancários para que invistamos o nosso dinheiro. E neste caso.. não é invasão de privacidade ???

    Até quando vamos à praça comprar alfaces e a dona da banca se recorda de nós e nos escolhe o tipo de alface que costumamos levar, não é um atentado à privacidade???

    Para nós atentado à privacidade é usar a infraestrutura da Via-Verde para multar automobilistas infractores que tenham percorrido a autoestrada em menos tempo que deveriam se tivessem empreendido a viagem no limite máximo de velocidade.

    Num caso nós identificamos como ser bem tratados pelos nossos fornecedores, no outro é um caso de Invasão de privacidade.

    Por favor decidam-se.

    (())
    Esqueleto
    Só agora é que reparaste? (Pontos:1)
    por edsonmedina em 06-04-04 17:46 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Já no ano passado, a Public Information Research, Inc. recomendou (sem sucesso) a nomeação do google para o "corporate Big Brother of 2003".

    here's why
    Re:Só agora é que reparaste? (Pontos:1)
    por mullog em 06-04-04 18:12 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Eu por acaso só agora é que me apercebi disso. Sempre pensei que o google fosse um motor de busca bem mais honesto do que todos os outros, principalmente pelo facto da maior parte da comunidade usar(e preferir) o google. Mas o facto é que mesmo se guardar todos os dados que puder indefenidamente, continua a ser o melhor motor de busca. Eu acho que a privacidade é quebrada quando a informação é guardada e organizada, para ser directamente ligada à pessoa e assim poder usar contra ela se se tornar necessário, promovendo assim a corrupção. Mas acho que temos que ser nós a protegermo-nos a nós próprios(apagando sempre os cookies, etc), e lutando sempre contra esse tipo de espionagem(se é que se pode chamar espionagem a algo feito à vista de todos), mas a verdade é que as grandes empresas como Microsoft e Google estão cá para ficar e vão balançando sempre as coisas, abusando quando podem e aliviando mais com publicidade. A única coisa que podemos fazer é não usar quando à abuso de poder...mas se não se usa o google, usa-se o quê? O sapo?
    ----- Só há 10 tipos de pessoas no mundo: os que sabem binário e os que não sabem.
    *atentado* (Pontos:2)
    por Kmos em 06-04-04 20:12 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    O Google diz explicitamente, que não irá vender nem usar aqueles dados para mais nada, eu nunca recebi um e-mail de lá com spam(pub,afins..) e tou no orkut, registado no google, e em outros serviços do Google. Achava pior ter os meus dados com o Hotmail por exemplo! Mas isto é uma coisa perfeitamente normal, se vires que abusam com os teus dados para spam ou algo, tens algo a fazer "delete account".

    I'm a lost soul in this lost world...
    1 GB e ainda se preocupam se alguém lê os mails... (Pontos:1)
    por Anonymous Cow em 06-04-04 22:53 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.palmpt.com
    quero lá saber se alguém me lê os mails!!!! ainda p\ cima escritos em português (que eles nem sequer percebem)... dêem-me lá mas é o GB que eu quero lá saber se alguém que os anda a ler!!! :)

    abraços


    palmPT - http://www.palmpt.com

    Grand Operation Of Global Litigation Enterprise (Pontos:2)
    por dmaster em 07-04-04 22:25 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    G.O.O.G.L.E.
    Grand Operation Of Global Litigation Enterprise

    Se for o Big Brother, então é algo mais que uma SCO...

    :)

    Temos sem dúvida que ser prudentes nesta sociedade de informação cada vez mais polarizada e aglomerada em volta de um núcleo de empresas e poderes centralizados. Aparentemente o conceito de Internet tal como a boa ARPANET a concebeu, ou seja um modelo de uma rede perfeita, eficaz, rápida e de natureza distribuida está longe dessa fantástica visão de futuro. Infelizmente quando alguém sonha algo perfeito, alguém vem logo a seguir que trata de criar entropia no sistema.

    Quando o Google surgiu foi um sucesso, tão grande que até os rivais se renderam e passaram a usar o seu motor de pesquisa. Porquê? Engenho, claro. Uma coisa é certa, quem trabalha na Google é bom, mesmo muito bom. Cada vez que penso na infrastutura por detrás daquele deliciosamente limpinho ecran de pesquisa, fico até com arrepios na espinha - Mass Storage Devices é apelido.

    Se é Big Brother ou não... bom, isto pode colocar uma nova questão; será possível criar algo semelhante às redes Peer To Peer para criar um motor de pesquisa open-source na Internet? Se sim, como? Será mesmo que o óptimo é ser centralizado? E em respeito ao hardware? Quem vai colocar o pescoço?

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]