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Iniciativa de apoio a jogos livres
Contribuído por vd em 05-04-04 16:33
do departamento play!
Jogos blacksheep escreve "Há uma série de jogos sob licenças de software livre por aí, mas poucos são jogáveis. Alguns têm um bom motor, mas faltam-lhes a parte de arte (níveis, gráficos...), a outros passa-se o contrário, e alguns apenas precisam de ser limados um pouco.

Por essa razão, o Ingo Ruhnke, um sujeito super-talentoso e que está por detrás de uma série de projectos de excelente qualidade, decidiu criar o Game of the Month (aka GotM)."

"Basicamente, a ideia é haver, durante um mês, um jogo que é votado para ser o Game of the Month; e quem tiver tempo, disposição e talento que ajude a alcançar os objectivos. Estes objectivos são definidos numa proposta, que tem que obedecer a uma série de coisas, entre elas uma síntese do projecto, o estado do projecto, o que deveria ser feito e quem se propõe a ser o responsável pela manutenção durante, pelo menos, aquele tempo.
Tudo isto se passa numa secção dos forums do The Linux Game Tome dedicada para o efeito.

No mês passado o jogo seleccionado foi o SuperTux, que foi muitíssimo polido e uma versão Milestone1 é esperada para breve.

Para este mês, temos o Pingus como GotM. Basicamente é esperada a criação de duas novas ilhas de níveis, suporte para 2 jogadores e bastante polimento nas acções dos pingus.

Portanto, quem tiver tempo para gastar e vontade de participar nesta comunidade, seja bem-vindo. "

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Referências
  • Linux
  • Basicamente, a ideia
  • secção dos forums
  • The Linux Game Tome
  • SuperTux
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  • esperada
  • Ingo Ruhnke
  • série de projectos de excelente qualidade
  • criar o Game of the Month (aka GotM)
  • Mais acerca Jogos
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Gamedev PT (Pontos:4, Informativo)
    por PRE em 05-04-04 18:45 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Aproveito para deixar mensagem que existe uma comunidade portuguesa de desenvolvimento de jogos: www.gamedev-pt.net. Existe também um jogo - Software Livre - a ser criado por alguns membros da comunidade: RC Mania.
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog
    Re:Gamedev PT (Pontos:1)
    por Anonymous Cow em 05-04-04 20:02 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.palmpt.com
    mto parecido c\ o Re-Volt!!! ;)
    palmPT - http://www.palmpt.com
    Re:Gamedev PT (Pontos:1)
    por z em 06-04-04 1:20 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    este também foi feito por portugueses ;)
    Re:Gamedev PT (Pontos:1)
    por soska em 06-04-04 2:35 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Meu Deus... tanta tarde que eu passei a jogar a isso :)
    este também foi fieto por portugueses
    (sex crime @ world of spectrum


    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    no comments (Pontos:2)
    por [Cliff] em 05-04-04 21:41 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Ainda pensei em moderar mas que se lixe, vou fazer comentário.
    Não consigo de deixar de pensar numa coisa: já que alguns jogos como o Portugal 1111 são, definitivamente, para uma pequena minoria - é um jogo de interesse apenas nacional e internacionalmente há tão bom ou melhor a nível comercial - (e agora desculpem o caps) PORQUE RAIO É QUE NÃO LANÇAM A PORCARIA DO JOGO PARA LINUX?
    Será que custa assim tanto? Já me inscrevi para ir (tentar) assistir ao evento e com tantos case-studies c/ malta nacional porque é que vão à luta num OS no qual se sabe há partida que os que já lá estão são reis e senhores do burgo?
    Será que ninguém faz ideia do quão precioso poderia ser um jogo tipo PT1111 em Linux? Da saída que um RTS decente teria?
    Enfim... ficam as questões a ver se alguém - com responsabilidades para tal - se digna a responder.

    ---
    Conformity is the jailer of freedom and the enemy of growth.
    --John F. Kennedy
    Re:no comments (Pontos:2)
    por [Cliff] em 05-04-04 22:56 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Definitivamente... tenho de largar o prozac. comentário way way waaaaaayyyyyyyyyyyyy off. Peço desde já as minhas desculpas.

    ---
    Conformity is the jailer of freedom and the enemy of growth.
    --John F. Kennedy
    Re:no comments (Pontos:2)
    por PRE em 06-04-04 8:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Deve custar, também penso muito nisso, não percebo porque é que não se fazem jogos que corram em todo o lado - exemplo:: UT's. Nos dias que correm acho que apanhar os nichos de todos os mercados seria uma boa ideia.

    Mas não sei se teria assim tanta saída...
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog

    Re:no comments (Pontos:2)
    por joaobranco em 06-04-04 11:42 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Em relação ao Portugal 1111 pelo menos (e acho que o mesmo se pode aplicar a outros jogos) penso que a única coisa que foi desenvolvida em PT foi a história e a "arte". Ou seja, o motor do jogo e ambiente de desenvolvimento usados foram o do Age of Empires (II, penso), que foi licenciado para o efeito. Alguém que saiba mais do que eu por favor corrija-me se eu estiver enganado.

    Ou seja, temos aqui um problema de "bootstrap". Não se podem fazer em Portugal jogos para Linux porque não existem jogos para Linux que possam ser adaptados em Portugal. Ainda estou à espera de ver um RTS mais ou menos decente em OpenSource (o fim do FreeCraft não ajudou, claro).

    Cumps, JB

    .. acusaram-O de pirataria, por ter duplicado uma cesta de pão e cinco peixes, e disseram: crucifiquem-No .. (Biblia do Século XXI)

    Re:no comments (Pontos:2)
    por blacksheep em 06-04-04 12:43 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Ainda estou à espera de ver um RTS mais ou menos decente em OpenSource (o fim do FreeCraft não ajudou, claro).

    O FreeCraft deu origem ao motor Stratagus, que já é usado por muitos jogos. Entre eles este protagonizado por formigas ;)
    Re:no comments (Pontos:2)
    por racme em 06-04-04 21:45 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.guildsoftware.com/download.html/

    O FreeCraft deu origem ao motor Stratagus, que já é usado por muitos jogos. Entre eles este protagonizado por formigas ;)


    Obrigado pela info, nao tinha conhecimento deste jogo e fiquei supreendido com a maturidade do projecto. As formigas sao mesmo divertidas, e apesar de alguns bugs ta muito bom.

    Agora mais supreendido fiquei em saber q o freecraft tinha acabado. Nao tinha conhecimento da historia, sabia que a blizzard tinha andado atras do pessoal da bnet mas agora isto nunca me passou pela cabeca...

    como nota, este tipo de discriminacao e' que e' saudavel e devia ser fomentado :)
    (se e' q alguma o pode ser, alguma vez)

    Welcome to My.insectwar.com, you have to be a registered member of the Magnant Community to receive a login & password.(unless you have a linux OS, in that case go to linux.insectwar.com and download the game)



    make world && !war;
    Re:no comments (Pontos:2)
    por blacksheep em 07-04-04 11:15 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Como nota, o FreeCraft não foi encerrado por causa da Blizzard, os programadores já estavam desmotivados há algum tempo. A Blizzard foi apenas a gota final.

    Embora, como é óbvio, eu esteja contra o facto da Blizzard ameaçar um projecto livre, quando esta nem sequer disponibiliza uma versão para Linux do WarCraft.

    Para quem não sabe, o FreeCraft eram um motor que mimicava o WarCraft e permitia o uso dos gráficos do mesmo (claro q a pessoa tinha q ter o Cd do WarCraft).
    Também havia um projecto para criar gráficos originais para o FreeCraft, mas nunca foi longe.
    iniciativa de apoio a jogos livres (Pontos:0)
    por Thing em 05-04-04 22:29 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    "alguns tem um bom motor, mas faltam-lhes a parte de arte (niveis, gráficos..." por alguma razao existem imensas comunidades e modificacoes para jogos ja existentes, e e por isso que o half-life sera para mim o segundo melhor jogo de sempre. isto e algo que as empresas tem estado a estudar, um jogo que ja tem seis anos e ainda hoje tem a modificacao mais jogada no mundo (agora tornada comercial), e nos gostamos, nao custa muito trabalhar com feramentas para criacao de conteudos para os jogos ja existentes, lembro-me de neverwinter nights... a publicidade feita aos editores de campanhas e tudo o resto.
    thing

     

     

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