gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
palmofones vs fonopalmos
Contribuído por Xmal em 17-03-03 15:33
do departamento convergir
Pilot A fusão entre telemóveis e PDAs parece decidida a fazer os consumidores pouparem um de dois tijolos no bolso (apesar de desembolsarem a mesma quantidade de euros). Contudo, há duas opções distintas ao escolher qual o tijolo a ser eliminado e qual o que vai evoluir. Enquanto não surge algo com o melhor dos dois mundos (será este samsung?) deve estar para aparecer por cá o novo modelo datacentric (a.k.a. telefonicamente desconfortável) da Palm com GPRS. Trocando o Palm OS por Symbian OS, surge tambem o Sony Ericsson P800. E a lista continuaria, no que respeita à combinação PDA + Telemóvel.
A opção parece ser ainda entre telemóveis confortáveis com funcionalidades PDA básicas, como o T68i, ou PDAs de pleno direito como os acima referidos (ou para quem preferir nas variantes Pocket PC). Pelo menos nesta área não há soluções únicas, mantendo-se várias opções em aberto, quer ao nível do hardware quer ao do sistema operativo.

O cenário já não é tão risonho para os consumidores quando se olha para os preços do GPRS nos operadores nacionais. Afinal, se se tem um PDA com conectividade é porque convem comunicar sem ser só por voz.

Vodafone - entre 2.4 e 7.2 euros por Mb - + info
TMN - entre 2.8 e 8 euros por Mb - + info
Optimus - 2.1 a 6 euros por Mb - + info

Tendo em conta que há um ano atrás se conseguia passar um 1Mb por pouco mais de 60 centimos numa ligação clássica de 9600 sobre uma assinatura normal de voz (Vitamina P da vodafone, quando era a 5 escudos por minuto), o futuro não parece ser muito risonho para as comunicação móveis de dados.

Pelo menos, para os consumidores ...

Doação de material velho | Freeserve: Broadband baseado na Madeira.  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • T68i
  • + info
  • + info
  • + info
  • este samsung
  • por cá
  • Palm com GPRS
  • Sony Ericsson P800
  • Mais acerca Pilot
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    GPRS? 802.11x (Pontos:4, Interessante)
    por joaobranco em 17-03-03 17:36 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Com os preços anunciados para as comunicações de dados, quem vai ficar a perder são as operadoras de telemóveis...

    Daqui a pouco vamos a ver por aí equipamento com (pelo menos) bluetooth a comunicar com "bases" com capacidade Wi-Fi ou directamente com Wi-Fi. E redes Wi-Fi a praticar custos muito inferiores aos das Telcos.

    Não tem o "acesso universal" do GPRS? Pois não... E quantas vezes é que vão precisar mesmo de ter essa universalidade? Não será em vossa casa, no vosso escritório, no aeroporto, no hotel nem na sala de conferências, que todos esses vão ter Wi-Fi...

    Cumps, JB

    Re:GPRS? 802.11x (Pontos:1, Redundante)
    por leitao em 17-03-03 18:51 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Totalmente de acordo.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:GPRS? 802.11x (Pontos:2)
    por Xmal em 17-03-03 19:00 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://gsd.di.uminho.pt/cbm
    Digo mais: Totalmente de acordo

    Aliás já andei a pregar isso :)

    Se as telcoms não abrirem os olhos a tempo, ainda vão ter uma linda surpresa ...

    Re:GPRS? 802.11x (Pontos:3, Esclarecedor)
    por raxx7 em 17-03-03 19:15 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    As operadoras de telemóveis podem baixar os preços. É uma questão comercial e não de tecnologia.
    E não subestimes a vantagem de estar mesmo em todo o lado. Estamos a falar de telemóveis e as pessoas já não aceitam muito bem que eles não funcionem na praia, no café, na rua, na casa do amigo que nem tem computador ou num dos outros milhentos sitios que não disponibilizam Wi-Fi..

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:GPRS? 802.11x (Pontos:3, Interessante)
    por joaobranco em 17-03-03 21:24 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    As operadoras de telemóveis podem baixar os preços. É uma questão comercial e não de tecnologia.
    Pois é... Mas o problema é que houve muito dinheiro investido a assumir uma determinada rentabilidade do investimento. Se o lucro por cliente baixar, muitos planos de investimento deixam de fazer sentido (aqueles que ainda o fazem). O importante para o consumidor final é a relação qualidade/preço do serviço, quem lho fornece é geralmente pouco importante...
    E não subestimes a vantagem de estar mesmo em todo o lado.
    E convém também não sobrestimar essa vantagem, no respeitante aos serviços de dados, que é do que estamos a falar. A menos que apareçam novas aplicações que exijam, ou pelo menos sejam fortemente benificiadas por, um tráfego de dados ininterrupto, continuo a afirmar que os mecanismos wireless fora do controlo das telcos serão um grande empecilho aos planos destas para ganhar dinheiro. Hoje em dia, a maior parte das aplicações que eu efectuo com um dispositivo móvel que impliquem transferência de dados ocorre em locais onde a instalação de redes Wi-Fi faz sentido (e nalguns casos já está a ocorrer). O que não faz sentido é estar a pagar muito dinheiro às telcos por um serviço que pode ser fornecido a um custo muito baixo por outros.

    Claro que pode ocorrer que algum tipo de aplicação que exija o uso ininterrupto e universal de telemóveis para acesso a uma rede móvel de dados esteja aí a aparecer (o SMS é um exemplo disso). Mas mesmo nesse caso tem de ser visto qual será o valor que as pessoas estão dispostas a pagar por esse serviço... E ou muito me engano ou nesse caso mais do que o volume de dados, o que importará é o "always on", pelo que tarifar por volume de dados é ineficiente...

    Cumps, JB

    Re:GPRS? 802.11x (Pontos:2)
    por raxx7 em 17-03-03 21:55 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Hoje em dia, a maior parte das aplicações que eu efectuo com um dispositivo móvel que impliquem transferência de dados ocorre em locais onde a instalação de redes Wi-Fi faz sentido (e nalguns casos já está a ocorrer).
    Mas aposto que as fazes para um PDA ou talvez um laptop..
    Talvez convenha esclarecer uma coisa: eu não vejo isto como GPRS vs Wi-Fi. Para mim são duas tecnologias diferentes com objectivos e compromissos diferentes.
    Por exemplo, aposto para que o que tu fazes, os cerca de 150 kbps que GRPS permite são um bocado inaceitáveis. :-)
    Mas se for para saber a que horas é o cinema enquanto estás a jantar com os amigos, chega. E ter uma cobertura como a proporcionada pela rede de telefones móveis é importante.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    P800 (Pontos:4, Informativo)
    por juggler em 17-03-03 18:27 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    A quem interessar, o P800 é IMHO um dos melhores gadgets que saiu no mercado nos últimos ano. É de facto um salto visível de tecnologia no que respeito à nova vaga de pda-phones. Full-featured, stylus, expansível, bleeding-edge, EPOC R7 (aka Symbian)... e mais importante do que tudo, tem Opera! :) Na realidade este pda-phone está a criar uma sensação de comunidade utilizadora muito semelhante ao nostálgico Amiga, para quem se lembra. In other words: Rula! Tenho um desde Janeiro e posso dizer que vale bem o seu preço. Entretanto acho que chegou este fim de semana a Portugal - já se pode encontrar na FNAC por 790 Euricos. Celso.
    t68i (Pontos:2)
    por pcardoso em 17-03-03 19:11 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Tenho um t68i e um Palm e estou satisfeito. Quando não ando atrás com o palm tenho o telefone que dá para desenrascar, e depois em casa sincronizo tudo no iBook com iSync. A única coisa que gostava que o t68 tivesse era j2me, mas sou capaz de viver sem isso até haver um telefone que o tenha na vodafone que dê para trocar por pontos e que valha a pena.

    Em relação aos preços de GPRS, são um roubo. Assim como o Wap e o HSCD, é uma tecnologia que as operadores matam à nascença pelos preços que praticam, independentemente das qualidades (ou falta delas) que tenham.

    Ainda tenho a Vitamina P ao preço antigo (5 escudos, não são 5 cêntimos como a nova), que agora é chamada de P Plus, que antes deveria ser chamada de P Plus Plus, e que em cada iteracção perdeu cada vez "Plus" qualidades... (primeiro para a unificação do horário económico+normal e aumento dos preços, depois com a actualização para o euro em que 5$ por minuto passam a 5 cêntimos). Fugindo ao OT, ainda consigo fazer ligaçõs por dados com o telefone, ainda que apenas a 9600bps... Mas para ver o email sempre é capaz de dar...
    Re:t68i (Pontos:2, Informativo)
    por foo em 17-03-03 20:41 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    A única coisa que gostava que o t68 tivesse era j2me

    sempre podes instalar j2me no teu palm

    Re:t68i (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 18-03-03 2:15 GMT (#11)
    sim sim mete java e vais ver o palm a ficar mais pesado... 50g claro esta :D
    Optimus "PDA" a particulares (Pontos:1, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 17-03-03 21:46 GMT (#9)
    Os clientes particulares da Optimus vão poder passar a usufruir das vantagens do Optimus Personal Assistant (OPA), depois do serviço ter sido disponibilizado a empresas, com o lançamento do Qtek na gama Boomerang, revelou hoje a operadora da SonaeCom. (link)
    Tungsten ? (Pontos:2)
    por chbm em 18-03-03 10:19 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://chbm.nu/
    Treo :)
    Preços do GPRS (Pontos:1)
    por mvitorino em 18-03-03 11:20 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Viva!

    O preço do GPRS é *bastante* competitivo quando se fala em pequenas transferências e onde a velocidade de ligação tem de ser rápida. Veja-se, por exemplo, consultar o email ou um instant messenger que é actualizado de minuto a minuto - é provável que sejam transferidos 100 ou 200 bytes de cada vez. Ou seja, com GPRS esta aplicação ficaria dezenas (centenas) de vezes mais barato do que se tivesse de fazer uma ligação "normal". Além disso, cada actualização demora entre 2 a 8 segundos (depende se o "always-on" está "on" ;-) a estabelecer a comunicação.

    Depois de se usar o GPRS é difícil imaginar que ainda há pouco tempo era necessário 25 a 40 segundos só para ligar à Internet!

    Dito isto, acho que os preços do GPRS são caros demais ao ponto de desincentivar a sua adopção pelo comum dos mortais :-|

    Quanto aos PDA, continuo fã do meu velhinho Visorphone. O Treo pode vir a tornar-se uma boa alternativa mas, quanto a mim, sofre de problemas tipicos de primeira geração.

    um abraço,

    m i g u e l   v i t o r i n o, Blog
    Porque é que eu não uso pdaphone (Pontos:2)
    por jig em 18-03-03 11:26 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Eu tive um Nokia 9110 que era PDA+Telefone.
    O PDA avariou-se sem causa aparente e consequentemente o telemóvel deixou de funcionar.
    Esta grande desvantagem fez-me pensar melhor em relação a este assunto...
    Resolvi então comprar um portátil (que ficou ao mesmo preço que um pdaphone novo), com um número superior de vantagens e que tem apenas 2,6cms e pesa 1.5 Kg.
    Aproveitei os pontos da Vodafone e arranjei um t68i com bluetooth.

    É simples.Os dois aparelhos funcionam em conjunto mas são independentes fazendo melhor serviço que o pdaphone.


    Em relação ao aumento de preço da Vitamina P achei que foi mafioso e concertado com a TMN dado que esta acabou ao mesmo tempo com o Mega-Smile (?) que oferecia igualmente chamadas a 5$ por minuto.Para mim teve a ver com as chamadas de dados em GSM...
    Era maravilhoso (e vai continuar a ser...) ler o gildot e fazer posts, durante as férias, na praia a apanhar sol e a sentir o cheirinho do mar (ahhh... 8) ).
    O acesso GSM a dados continua a valer a pena e não me parece que tão cedo vá valer a pena HSCD ou GPRS,pelos preços completamente suícidas por parte das operadoras.
    Por este mesmo motivo um notebook+telemóvel GSM (que até já são oferecidos com yogourtes e detergentes) continua a ser a melhor solução para quem precisa de "acesso móvel" à internet.
    Re:Porque é que eu não uso pdaphone (Pontos:2)
    por Sub em 18-03-03 13:13 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Hint: podes usar high-speed a 14.4 e não pagar mais por isso. Porque só utilizas um canaç. Já experimentaste?
    Re:Porque é que eu não uso pdaphone (Pontos:2)
    por jig em 18-03-03 13:22 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Não.Onde é que eu posso obter mais informações acerca disso?

     

     

    [ Topo | Sugerir artigo | Artigos anteriores | Sondagens passadas | FAQ | Editores | Preferências | Contacto ]