gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Responsável da "WETA digital" fala sobre a empresa...
Contribuído por pls em 14-03-03 3:49
do departamento
News A Slashdot chama a atenção para um artigo na www.theonering.net em que, entre outros tópicos, se fala sobre a "render farm" e respectivos clientes utilizados no "Lord of the rings: the two towers".

O "Cyclops" escreve "A WETA Digital é quem faz os efeitos especiais para os filmes do Lord of the Rings. Das 395 workstations, mais de metade (220) não são nenhum sistema operativo de RedMond. Para além destes, 640 servidores para a render farm. Shocking news: a avaliar por estes dados, a Microsoft apenas domina menos de 10% do mercado de workstations..."

A conclusão é dele... mas a história vale a pena... :-)

7º Encontro de Gestão e Tecnologias de Informação | google.pt  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • Slashdot
  • www.theonering.net
  • Mais acerca News
  • Também por pls
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    e é verdade.... (Pontos:0, Informativo)
    por Anonimo Cobarde em 14-03-03 13:28 GMT (#1)
    pelo menos nas casas de efeitos especiais...

    Computer Graphics World: Linux Invades Hollywood

    Linux and Star Trek

    quantic_oscillation
    ILM (Pontos:3, Informativo)
    por vd em 14-03-03 14:11 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    por sua vez, a toda poderosa Industrial Light and Magic, diz que "Linux is increasing the quality of our work, not the quantity" e "We have, I'd say, 90% of our Maya users on Linux".

    http://www.linuxjournal.com/article.php?sid=6011

    vd
    Re:ILM (Pontos:2, Interessante)
    por hununu em 15-03-03 12:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://dequim.ist.utl.pt
    E só não há mais novo (sem $, entenda-se) a usar linux/*bsd/etc para os seus projectos pessoais (e escolares porque não) porque o suporte para placas gráficas a nível 3D não é melhor. Normalmente os drivers não são tão optimizados e o suporte para eles só sai bem mais tarde do que para windows. Por exemplo, utilizando o novo 4.3.0, "out of the box", só tens suporte 2D para as novas radeon. Suporte 3D nem vê-lo... Quanto a mim, é isto que faz a diferença. Se eu quiser utilizar software de visualização gráfica molecular como por exemplo o pymol ou outro, é melhor que me assegure que a placa que comprar, tem suporte 3D. Não deveria a ATI além de libertar as specs, fazer grande parte dos drivers? Não seria do seu interesse? Se fosse uma empresa pequena, compreendia-se. Para a ATI, meter um engenheiro a programar uns drivers para Xfree seria completamente indiferente. A Nvidia tem uma abordagem diferente no sentido de fazer os drivers mas estes não serem open source. Mas ao menos vão fazendo e até já se preocuparam com freebsd, ao invés da panaceia opensource generalizada que só existe linux.

    Espero que a atitude da parte dos fabricantes vá melhorando. Pode ser que deixem de pensar no mercado non-windows como negligenciável.


    \oo/
    Re:ILM (Pontos:1)
    por hununu em 15-03-03 12:46 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://dequim.ist.utl.pt
    s/novo/pessoal novo

    \oo/
    Re:ILM (Pontos:2)
    por Cyclops em 17-03-03 10:04 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Até porque com um bocadinho de jeitinho podiam nem ter de alterar muito código dos módulos para Linux+XFree para as respectivas para Windows.
    Re:ILM (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 17-03-03 12:03 GMT (#6)
    Carissimos, tanto a ATI como o NVidia têm drivers para Linux. Que saem mais tarde isso sem duvida, que podem não estar tão optimizados, também concordo, mas vão tendo e quanto mais downloads e posteriores pedidos de ajuda em qualquer bug que surja, mais eles poderão levar os mesmo drivers a 'sério'. Por isso vamos a fazer o download SFF ;)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]